Universidades deflagram greve da educação contra Beto Richa já na segunda-feira

richa_greve_universidadesO governador Beto Richa (PSDB) terá de lidar com greve pipocando contra ele já na próxima segunda-feira, dia 10, quando docentes das universidades estaduais paralisam as atividades por tempo indeterminado. Ao todo, o ensino superior público do estado conta com cerca de 100 mil alunos e 8 mil professores.

Os sindicatos filiados ao ANDES S/N em Cascavel e Ponta Grossa decidiram antecipar a luta contra a revogação da lei 18.493, que suspende a reposição da inflação deste ano na data-base em janeiro de 2017.

As assembleias realizadas ontem (6) consideram que a proposta do governo se trata de um verdadeiro ataque ao funcionalismo, já que retira a obrigação do estado de repor as perdas inflacionarias anualmente.

“Isso é muito grave, a lei da reposição era uma conquista da categoria que vinha sendo cumprida pelos governos desde 2007. Beto Richa acaba com isso e gera uma instabilidade de que a cada ano será preciso brigar pela reposição salarial” avalia o professor da UNIOESTE, Luiz Fernando Reis.

Como efeito imediato, a reposição da inflação de 2016, prevista para ser paga em janeiro de 2017, não seria cumprida conforme a lei. “Não se trata de uma negociação entre os sindicatos e o governo, mas sim de um compromisso do governo com a lei. O não pagamento da reposição agrava o quadro de desmonte das Universidades Estaduais” informa Luiz Fernando.

Na UNIOESTE a greve começa a partir da próxima segunda-feira (10). Na UEPG a greve docente começa na próxima quinta-feira (13). A UEM realiza assembleia na próxima segunda-feira (10) e pode entrar em greve na quinta-feira (14). A UNESPAR realiza assembleia na próxima quinta-feira (13) e a UNICENTRO reúne seus docentes no próximo dia 18.

Economia

Os profissionais da educação básica, representados pela APP-Sindicato, no entanto, só entrarão em greve no dia 17 de outubro. Eles ainda farão uma assembleia geral da categoria na quarta, dia 12, para iniciar o movimento paredista.

Comments are closed.