Sobe para 300 as escolas ocupadas no PR após governador declarar guerra aos estudantes

cleto_richaSubiu para trezentas as escolas ocupadas na rede pública do Paraná. A disparada no número das ocupações ocorreu depois que o governador Beto Richa (PSDB) declarou guerra aos estudantes.

Na noite de terça (11), eram 200 as escolas ocupadas em todo o estado do Paraná.

O tucano gravou um vídeo apelando para o diálogo com os estudantes, no entanto, sorrateiramente, ele pediu na Justiça a reintegração de posse das escolas. Richa havia jurado que não tomaria essa atitude enquanto conversasse com a União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES).

O governador mentiu, mas levou rapidamente o troco da presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, Camila Lanes, que cravou em Beto Richa: “você rouba da construção das escolas para pagar sua campanha eleitoral”.

A líder estudantil prometeu ainda que “a cada escola reintegrada, duas [novas] serão ocupadas”.

Nesta quinta-feira (13), o governo do Paraná realiza seminários regionais para discutir com a comunidade escolar a desocupação das escolas. Entretanto, o tirou saiu pela culatra do tucano, pois os eventos se transformaram em palco de manifestação pelo “Fora Beto Richa”. Ouça o áudio da reunião no Canal da Música, em Curitiba:

26 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Espero que tudo se resolva e não acabe em pizza

  2. Prisão para diretoria da APP Sindicato. Defensores do quanto pior melhor. Pessoal a serviço do PT.

    • Não escreva bobagem BABA OVO DO RICHA. O pessoal está brigando pelos seus direitos, Já você é melhor começar a enviar currículos pois o seu emprego na TETA DIGITAL está findando, isso se você tiver alguma profissão PELEGO.

  3. Agora estou começando a acreditar na turma da Educação.
    Não só nos Estudantes, mas nos Professores.
    Ninguém, em sã consciência, depois de ter levado chumbo desse Playboy, pode apoiá-lo.
    Chegou a hora do Beto Racha.
    Fora!
    E leve o Greca junto!

  4. Quem vê até pensa que a sociedade se importa com jovens de escola pública. Santa Demagogia Batman…

  5. MINISTÉRIO PÚBLICO….vai arrumar esses baderneiros.
    Sem diálogo…..
    Com certeza,os reprovados , os mal educados, os bagunceiros, estão fazendo parte desse dito movimento…..
    Não se resolve dessa maneira…..O Paraná, tem que se desvencilhar dos Partidos Poíiticos…..
    No sudoeste….vão passar vergonha esses incentivadores…..
    Aqui não se cria…..
    Usurpadores….
    Meu recado…..NÃO VOTEI NO TEMER……tá contente agora….kkkkkkkk

    • Visite uma ocupação para confirmar (ou não) o que você disse.

    • Não, não são os baderneiros que estão ocupando as escolas. São estudantes de escolas públicas, lutando pela manutenção de direitos conquistados, que merecem todo o nosso respeito.

      • corretíssima simone é exatamente isso

        • Cai aqui sem querer e aprendi muito. Pena que quem está “ganhando” com essas ocupações é a tal da Camila por causa da UPES. Já pensou só os alunos do Paraná perderem o ano porque só eles estão ocupando as escolas contra a reforma proposta pelo governo federal (ué não é do governo estadual) e todos os alunos dos outros 25 estados passarem de ano porque a menina não apita nada

      • “Não, não são os baderneiros que estão ocupando as escolas. São estudantes de escolas públicas, lutando pela manutenção de direitos conquistados, que merecem todo o nosso respeito”.

        Estudantes de Escola Pública??? Tem certeza?

        A maioria são estudantes da FEDERAL, pois os estudantes das escolas estão CONTRA a ocupação!!!
        E Baderna não merece respeito!!!
        Querem protestar, ocupem o Palácio Iguaçu!!

        Por qual motivo o Paraná que está encabeçando as ocupações?

        Acho que estão querendo colocar fogo no país começando pela sede da Lava-Jato. Mas, o povo não é besta e infelizmente, isso vai acabar mal!!!

  6. paulo, boa tarde.
    nao sepreocupe, este capitao em outras situaçoes, foi explicado,desenhado, nao adiANTA, vassalo nao e facil.

    • Concordo com você Pedro, mas não se pode deixar ele confundir as coisas e deixar a entender que as reformas no ensino médio são corretas. Eu prefiro alertar e até ser taxado de comunista, mas não sou baba ovo de ninguém.
      E obrigado pelo aviso, dá próxima eu desenho para o Capitão, quem sabe ele entenda.

    • E outra Pedro, nada contra os comunistas, socialista e capitalistas, que fique bem claro, só mencionei a ideologia, porque vai ter gente que irá taxar as pessoas desta forma, só porque são contra as maracutais do governo federal e estadual. Mas respeito a todos, afinal em tudo tem seu lado bom e ruim, nada é perfeito neste mundo o ÚNICO nos crucificamos à mais de dois mil anos atrás.

  7. Amanhä vai ser major amanhä vai ser maior

  8. A situação do estado está sem controle, é como eu disse um ano ou dois atrás, o pessoal do Paraná estava mais preocupado de derrubar a Dilma do que olhar as cagadas do Beto. Hoje além da merda de terem colocado o Temmer no poder que está tirando o direito de todos em relação ao tempo de aposentadoria, teto salarial de aposentadoria e outras coisas mais, deixaram o Beto fazer o que bem entende e hoje estamos vendo um Estado em pé de guerra, já que ele não paga os direitos dos trabalhadores de aumento salarial e outra gratificações por direito. E não venham dizer que ele está certo, já que o Brasil está quebrado e etc…. porque o caso não é este e sim de direitos adquiridos por anos de trabalho. E se o meu padrão de vida é x e o cidadão Temmer quer y quem vai pagar a diferença? Ou alguém está satisfeito com isso!

    • POR FAVOR!!!!!!! NÃO SE CONSIDERAM (AUMENTO SALARIAL) MAS SIM, REPOSIÇÃO DE PERDAS SALARIAIS, PORQUE AUMENTO NÃO EXISTE.
      (AUMENTO SÓ PARA OS POLITICOS)

      • DVRA isso é igual a reforma previdenciária do Temmer. Para os brasileiros que são funcionários da iniciativa privada e das autarquias públicas que não sejam das Forças Armadas e nem políticos vai tudo para a vala comum as aposentadoria com um teto máximo de R$ 5 mil mensais. Já os militares ele disse que está “avaliando” por ser de características especiais e dos políticos ele também está “revendo”.
        E ainda tem gente que acredita nestes caras.

    • Vamos lembrar onde tudo começou, a turma do PT metendo a mão no jarro da PETROBRAS, como ja dizia o ex-presidente Lula o pre-sal é nosso, bem vejamos quando a Petrobras da lucro quem ganha são os acionistas, quando da prejuízo quem paga é o povo brasileiro com o aumento de impostos, afinal a gasolina do Brasil é uma das mais caras do mundo, então não sei para que serve a Petrobras senão para dar cargos para apadrinhados de políticos e repassar as propinas e agora pagar as contas deixadas pelos péssimos administradores, toda ação tem consequência e como na física da mesma força com reação ao contrario, só posso desejar muita paciência e sobriedade para os que estão no poder.

  9. Pois é, então! Repetindo. O ensino público no Brasil e no Paraná são maravilhosos, não precisa mudar nada.

    • Capitão mudanças sempre são bem vindas, desde que para melhor, e não para pior. Se liga!

    • Pense melhor no que está falando neste momento tão delicado, seu irresponsável. O ensino médio está prestes a sofrer mudanças drásticas e os estudantes estão engajados num movimento pela manutenção de seus direitos. Vai se informar primeiro pra depois falar.

    • Capitão me parece que você, pela patente, não entende muito de educação…. Então cada um na sua… Lute pelos seus direitos e respeite a luta dos demais… Mudanças devem ser discutidas com todos os setores envolvidos e não empurradas como medida provisória… Todos, especialmente os professores, desejam melhores condições de trabalho, maior reconhecimento para além das frases de efeito às vésperas do dia dos Professores…

  10. Beto Richa tem now row para cometer desatinos com dinheiro publico,arrumou um tarifaço o ano passado e mesmo assim continua dar calote.
    Será que o dinheiro está no Libano ou em Dubai?????????????