“Sabemos o que estamos fazendo”, dizem estudantes que ocupam escolas no Paraná

leocadia_pinhais_ocupacaoO Colégio Leocádia Braga Ramos, no município de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, é uma das 90 escolas tomadas pelos estudantes na manhã desta segunda (10). Eles dizem que sabem o que fazem e que não havia outra alternativa senão a ocupação contra o desmonte da educação. Assista:

“Ocupamos o colégio depois de ver que outras alternativas não funcionariam. Ocupamos o colégio contra a MP do ensino médio e da PEC 241. Queremos deixar claro que nós não somos crianças e sabemos o que estamos fazendo. Se nós podemos votar, nós também podemos fazer isso. Nós não estamos fazendo nada contra lei. A nossa ocupação é pacífica e continuará assim”, declarou em vídeo a estudante Gabriele Walesco, 17 anos, integrante do grêmio estudantil do Leocádia B. Ramos.

50 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Eu queria que essa infeliz disse apenas um trecho da PEC que ela é contra. Ela não sabe nem o que está falando. Vai estudar vagabunda.

  2. Que pena os alunos quebram e sucateiam as escolas.
    Façam uma analise, o que os alunos fazem para melhorar as escolas????
    Vocês tem direitos, mas também tem DEVERES. O que vocês fazem para ser um cidadão??
    Vocês sabem votar ou vendem seus votos.?????

  3. Os alunos parecem filhos dos petistas que perderam o empregos no setor federal, somente ocupam, protestam e não propõem nada. Assim é igual a uma criança que chora fazendo manhã por qualquer coisa, nos outros estados não está acontecendo nada, porque será?, agora só falta eles pediram a independência da região sul como República do Paraná.

  4. AS PROVAS ESTÃO LÁ. VÃO LÁ E VEJAM COM OS PRÓPRIOS OLHOS. BANDO DE GUIADOS.

  5. AS ESCOLAS ESTÃO DESTRUÍDAS, PRECISAM DE REFORMAS URGENTE, SEM CUMPRIMENTO DO LAUDO DE CORPO DE BOMBEIROS, REFORMAS ATRASADAS, OS ESTUDANTES NÃO ESTÃO MENTINDO, E NÃO HÁ QUEM FAÇA NADA, CALEM A BOCA OS QUE NÃO SABE, PROFESSORES E ALUNOS CORREM RISCOS, VÃO VISITAR UMA ESCOLA E PEÇAM PARA VER O LAUDO DO CORPO DE BOMBEIROS EM DIA E A LICENÇA SANITÁRIA TAMBÉM, SE DUVIDAM, VÃO LÁ E PEÇAM!!
    RINDO DO SÉRIO, CALHORDAS, ISSO A GAZETA LIXO POR MEDO DOS JUÍZES DO BETINHO NÃO DIVULGA, NOSSO ESTADO ESTÁ SOB RISCO, ESSE BETO DOMINOU E OS BURROS NÃO PERCEBEM, É PRECISO TIRAR ESSE CARA, NÃO SOU PTISTA SEUS BOSTAS, MAS SOU CONTRA UM PLAYBOY MANDAR E SE ACHAR DONO DAQUI, E COMPRAR JUÍZES, NUNCA SER INVESTIGADO E SER PROTEGIDO DA GLOBOSTA.

  6. Sou aluna do Ensino Médio e não concordo com essa ocupação. Ficaremos sem aulas próximo a vestibulares e ENEM. O ano todo estidamos, mas não quero ter aula no próximo ano. Sei que a reforma pode prejudicar muita gente. Alguns que estão nesse movimento não sabem o que estão fazendo e nem o que estão reivindicando, estão ali para tumultuar. Não concordo com as propostas do governo, apoio os estudantes mas não quero ficar sem aulas!!!

  7. Só digo uma coisa para quem vai contra os Estudantes, leiam a PEC 241 e a nova proposta para o Ensino Médio. Depois disso podemos discutir.

  8. SERÁ QUE BETO RICHA NÃO LEMBRA QUE QUEM NÃO DEIXOU QUE A COPEL FOSSE VENDIDA, NO GOVERNO DO SEU PAI POLÍTICO JAYME LERNER, FOI OS ESTUDANTES E O BETO LEVANTOU O BRAÇO E DISSE SIM PARA A VENDA. PORÉM, HOJE O GOVERNADOR ESTÁ VENDENDO A COPEL E A SANEPAR DE OUTRA FORMA, VAI PASSAR QUASE A TOTALIDADE DOS 50% DAS AÇÕES DA COPEL E SANEPAR PARA A INICIATIVA PRIVADA. E QUALQUER VACILADA, ESSA INICIATIVA PRIVADA, COMPRA MAIS 2% DAS AÇÕES E LEVA AS DUAS MAIORES EMPRESAS DO PARANÁ. OS ESTUDANTES ESTÃO DEFENDENDO OS SEUS PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS QUE NÃO VÃO RECEBER O QUE O ESTADO LHES DEVE, DE PAPEL ASSINADO PELO GOVERNADOR ASSISTIDO PELA SUA CÚPULA, ( DEPUTADOS DO CAMBURÃO), MAIS O REPRESENTANTE DO PODER JUDICIÁRIO DO PARANÁ, NA ÉPOCA ENTÃO OS ESTUDANTES SABEM O QUE ESTÃO FAZENDO, ESTÃO CONTRA A PEC 241 DO TEMER E MAIS 0 PACOTAÇO DO GOVERNO DO ESTADO, QUE É CLARO, VAI SER APROVADO PELOS DEPUTADOS DO CAMBURÃO.

  9. rodctba,
    “de que adianta ensinar história para quem não sabe interpretar um texto” , QUANTA IGNORÂNCIA!!!!!! O ensino de História tem justamente a função de ensinar o indivíduo a interpretar o texto! “De que adianta ensinar filosofia, para quem não sabe fazer uma redação”. O ensino de Filosofia tem justamente a função de ensinar o aluno a fazer uma boa redação!

    • Prezado João, interpretação de texto e redação são ensinados em aulas de português. Em história e filosofia não se ensina interpretação de texto nem redação. Se fosse assim, ensinariamos primeiro história e filosofia para depois ensinar português.
      Se um aluno tiver uma boa formação em português ele poderá aprender história e filosofia sozinho e se achar necessário.
      Ignorância é achar que história e filosofia são mais importantes que português, isto sim é ignorância!

  10. Sabem bem o que estão fazendo, não estão estudando!
    Com a reforma, várias matérias serão optativas, o que é muito diferente de proibidas. Dizem que as matérias que serão optativas, são matérias importantes para a formação do senso crítico.
    Discordo, de que adianta ensinar história para quem não sabe interpretar um texto. De que adianta ensinar filosofia, para quem não sabe fazer uma redação.
    Nossos jovens devem ser ótimos em português e matemática, com estas duas ferramentas terão capacidade de desenvolver seu senso crítico sozinhos.
    Os que se colocam contra a reforma não estão preocupados com os alunos, mas sim com seus empregos e em manter os alunos alienados.

  11. Agora a CUT, PSOL, PT e APT sindicato alienando e doutrinando pobres alunos.

    • O lado positivo deste tipo de comentário, muito parecido com o do governador, está no fato que impulsiona ainda mais o movimento dos jovens. As pessoas que postam um comentário tão imbecil como este, não se dão conta que o resultado é o inverso do esperado, funciona como combustível, aumentando ainda mais a indignação dos alunos do ensino médio. Depois da declaração infeliz do governador sobre as ocupações, elas multiplicaram de forma assustadora.

  12. Inteligente é fazer o PT de bode expiatório, partidarizando a situação, como se a juventude não tivesse direito ou capacidade de lutar por seus interesses. Tenho todas as desconfianças do mundo em relação as pessoas que utilizam os maus passos do PT para justificar o que não tem justificativa. Não sou petista e nuca fui, muito pelo contrário, torço para que todos os maus feitos realizados pelos petistas sejam desvendados e punidos, porém, não sou ignorante a tal ponto de acreditar que todos os males advém dos governos petistas, todos os partidos no Brasil são corruptos, alguns em menor, outros em maior grau. Um dos pontos positivos no processo do Impeachment de Dilma Rousseff, está no fato que o PT foi afastado do poder, e esse discurso de herança maldita com o tempo vai perder a força, e muitos perceberão que não existe uma herança maldita, existem muitas heranças malditas.

  13. Foram esses mesmos alunos que preocupados com a educação se manifestaram contra o corte de 9 Bilhões promovidos pelo governo Dilma em 2015?
    Não…… acho que não foram eles não!

  14. A falta de argumentos para a sustentação duma discussão inteligente e proveitosa, insistem em desqualificar opositores isolando-os numa tenda. Quando não, dizem-nos contraditar a mando de patrão.
    Além do buraco negro que surgiu após o impeachment da inábil presidente na cabeça de cada um, com o esquecimento do vergonhoso lugar do Brasil no ranking da Educação, na rabeira ao lado de países bem menos expressivos, insistem em transferir essa nódoa para um governo que, pelo menos, em menos de semestre de gestão, se dispõe a propor mudanças.

  15. Tivemos 13 anos de PT na esfera federal, e alguns mandatos nas esferas estaduais e
    municipais, a educação só piorou, e ninguém protestou.
    Agora o governo federal quer mudar o ensino para aumentar a sua eficácia, e aí aqueles
    que afundaram o ensino, junto com aqueles que nunca protestaram, querem boicotar a
    mínima reforma possível, que visa melhorar o desempenho dos alunos.
    Espero que pelo menos não depredem os imóveis invadidos, pois isso significa menos
    recursos para se investir nos alunos e professores.
    O calendário será reposto, e assim teremos mais um ano escolar que terminará em
    dezembro ou janeiro.
    Quanto ao “beto rixa” aqui no Paraná, não tem a mínima preocupação para essas
    invasões, e invadir ou fazer greve. não é o que vai fazê-lo ceder em qualquer ponto.
    Gurizada, estudem, mesmo que seja esse estudo de 2ª oferecido, pois pior que isso
    é não estudar.
    As multinacionais e nacionais aqui estabelecidas, vão procurar em seus currículos
    os cursos feitos, e não as escolas que vocês invadiram.
    Se não houver mão de obra nacional para atender as demandas, eles trarão gente
    do exterior, e a vocês caberá vender pipoca, cachorro quente, churros, ou no máximo,
    abrir um restaurantezinho para atender à turma das empresas.
    Tem que haver protesto, mas a vida não é só isso.

  16. Parabéns paranaenses por esse governador arrogante, chamou os estudantes de amebas, acéfalos, de maria-vai-com-as-outras. Ele é incapaz de assumir as asneiras e agora coloca a culpa nos outros partidos, pais, ele nunca faz nada, é um imbecil mesmo.

  17. aos sem nome, ja descobriram o nome de papai, nascer na zona nao deve ser nada facil

  18. Se é prá tomar como exemplo o grau de instrução e educação do Lula e da Dilma realmente não precisa mudar nada, o ensino está adequado.

    • Ao meu ver mudanças são necessárias desde que haja condições mínimas para que elas aconteçam.
      Te pergunto:O senhor tem contato com escolas estaduais, sabe o que acontece nelas???

      A própria REDE GLOBO apresentou meses atrás reportagens mostrando a triste realidade da maioria de escolas do BRASIL o sucateamento, o descaso, obras inacabadas porque alguém roubou ou desviou verbas.
      Tenho filhos que estudam em escola estadual, triste realidade…professores desanimados com promessas de governador que não honra com sua palavra, falta de merenda escolar, banheiros que não funcionam, portas caindo, a maioria nem papel higiênico tem ….
      Me diga como manter alunos por 7 horas dentro de uma escola que atualmente mal tem salas para os alunos que possuem em três turnos…o que vão oferecer????
      Turmas lotadas, professores sem salários , falta de materiais básicos.
      Tanto a MP quanto a PEC são retrocessos aos nossos direitos adquiridos ao longo de tantos anos…
      E os alunos do noturno, como vão fazer??? Pois precisam trabalhar durante o dia para ajudar no sustento de sua casa, de sua família.
      Antes de julgar, vá a uma escola de periferia conheça a realidade…Participe….

      • E o que o governo petista fez nos 13 anos para auxiliar a mudar esta situação? O que a senadora Gleisi fez? O que o senador Requião fez? Estava todo mundo quieto e agora vem reclamar.
        Essa falta de estrutura é crônica e ataca todas as esferas: federal, estadual e municipal. Também acho que qualquer mudança é quase ficção se não houver estrutura compatível. Mas o fato é que ano a ano regride, e o PT não fez bosta nenhuma para mudar esta realidade, ou fez?

        • O que o governo petista fez, ou deixou de fazer, dentro deste contexto não vem ao caso. Pode ter feito medidas positivavas (Enem, Pronatec, Prouni, Sisu, Piso Nacional da Educação, entre outros), pode ter feito medidas negativas (Oito dos nove principais programas sociais que entraram em vigor ou tiveram seu auge nos governos Lula e Dilma perderam recursos em 2015, mostra levantamento do Estado com base em dados do Orçamento da União). O contexto está no fato que o governo Temer que fazer mudanças SIGNIFICATIVOS no Ensino Médio através de Medida Provisória sem consultar os maiores interessados (OS ESTUDANTES). Alguns oportunistas hipócritas estão tentando descaracterizar o movimento legítimo dos jovens partidarizando o tema. A questão não é partidária, a questão é sobre educação e democracia!

          • Mas esse projeto de reforma no ensino
            está rolando desde 2010 no governo Dilma…Por que será que blindam tanto Dilma e Lula?

        • O John Mimimi é tão imbecil que fica difícil ele compreender que a responsabilidade do ensino de 2o. grau, cuja mudança plausível proposta pelo governo golpista é mudar o nome para “ensino médio”, é dos governos estaduais. Logo, se o John Mimimi quer responsabilizar algum partido, ele deve responsabilizar o PSDB, no caso do Paraná, e o PSDB de novo, no caso de São Paulo. As maiores mudanças ocorridas nos últimos anos ocorreram exatamente no ensino superior, de responsabilidade do governo federal. Se o John Mimimi quiser saber quais foram os avanços no ensino superior, há farto material na internet. É só sacudir o bundão que vai obter informações relevantes em sites não-petistas.

      • A rede globo faz parte do golpe…….são 20 anos acobertando tucanos condenando petistas esse modelo exauriu o povo começa a entender que são os governadores também os culpados quando pagam 90% da escolas para construir 10%
        Dividem em azuis e vermelhos para poder roubar sossegados em quando o povo se digladia nas redes.

    • Quero ver se você com seu grau de instrução poderia ser candidato à presidência do Brasil! Chupa essa!

  19. Pra que mudar aquilo que está funcionando bem, não é mesmo?

  20. Queria saber, dos estudantes, qual a pauta deles pra melhoria da qualidade do ensino no nosso país? Porque só reclamar de tudo fica parecendo petista…

    • Vc é mais um que comenta a mando do patrão
      deve ser analfabeto burro ou um completo imbecil
      todos sabem a pauta talvez tenha que desenhar

    • E alguém pediu a opinião deles? Não! Numa democracia de verdade a classe estudantil (de uma ou de outra maneira) teria sido convidada para participar das deliberações sobre eventuais mudanças propostas, mas não! Típica atitude padrão de um governo golpista.

    • Aqui só tem viuvinhas petralhas acéfalas. “Mimimi MORTADELUS maximus marxistus”. Sabem tudo que não leram mas ouviram falar, mas LER DÓI.

  21. Querem que tudo mude para ficar sempre do mesmo modo. O Ensino no Brasil, na rabeira de outros países menos expressivos e é assim que pretendem-no a massa de manobra.

    • isso é vc que diz
      alienado que posta comentários a mando do patrão

    • Meu amigo, querer mudança ou lutar por uma causa faz parte da vida de quem ainda possuiu ideais, e tem esperança, algo que você já deve ter perdido há muito tempo, enterrado em alguma repartição, num cargo comissionado, além do mais, lutar pelo que se acredita é e deve ser intrínseco a natureza da juventude.
      Todo mundo tem consciência que o ensino médio deve passar por mudanças, porém, não de forma autoritária através de MP, os maiores interessados: alunos, professores, pais, emfim, toda comunidade escolar, deve ser consultada.
      Parreiras Rodrigues, na realidade, massa de manobra é o indivíduo que não luta pelo que acredita, vive como um zumbi conformado com o seu eterno cotidiano, uma pessoa que já está morta há muito temo, só não se deu conta do fato e, ainda não foi enterrado.

    • Pois é, Parreiras, num regime democrático a sua opinião tem a mesma importância que a opinião de um estudante, de um pai de estudante ou de qualquer cidadão brasileiro. Você concorda com o Temer e o Beto Richa, é seu direito, mas que tal respeitar a opinião dos outros. E se a gente disser que você é massa de manobra dos golpistas? Estaremos errados? Então, amigão, pare de se achar a última bolacha do pacote, o sabichão da plantação de bambu e de cocos, o gênio da educação brasileira. Menos, tucano, menos…

  22. Se não tem democracia, faz-se a democracia na raça! Os estudantes têm todo o direito de opinar sobre uma mudança na lei que os atinge diretamente. Como dizem bem, se até votar podem, por que serão impedidos de dar sua opinião? Digo mais: essa proposta de mudança no ensino médio é tão descabida que o próprio governo irá recuar. Inclusive porque a outra medida governamental proposta, a PEC maldita 241, na prática inviabilizará qualquer melhoria no ensino público. Então, pau nas duas propostas do Temer!

  23. Sabem nada!

    • Quem não sabe nada é vc baba ovo do patrão governador playboy
      aspone sem cérebro que recebe sem trabalhar e vive trolando na web os pensamentos do chefe

  24. Orgulhosa dessa minha turma!

    • Eta turma burra, mandam eles estudarem mais a língua portuguesa e respeitarem os Professores e não agredirem o seu corpo docente, só o Sérgio Moro é o único inteligente deste Estado o restos são um bando de asno e criminosos que não pensam nos colegas que querem estudar, vou dar uma vassoura para esta vagabunda adolescente limpar sua casa e aprender que escola é lugar para estudar digo isto como ex-professora, com certeza trabalha para os comunistas 171.E você se for a Professora é uma incompetente petistas anti-ética, sem moral que não respeita constituição federal tirando o direito de outros alunos sua ignorante vadia.

  25. Nesses estudantes reside a esperança de um Paraná e de um Brasil melhor.

    • Parabéns aos estudantes do Paraná. Estão dando exemplo na luta contra um “governo” que tem como objetivo precarizar a saúde e a educação dos brasileiros.

    • Sim analfabetos, que não sabem fazer contas, mas sabem que o Lula foi o melhor presidente do Brasil, que o capitalismo é ruim e que luta de classes só acabará atraves de uma revolução proletária.

    • bando de burros que não sabem para que serve a escola?pergunte se eles conhecem a constituição federal e leis de diretrizes orçamentarias ?Só por isto considero todos vocês invasores burros.