Richa perde a maioria na Assembleia Legislativa, o que ajuda professores e servidores em greve no PR

richa_nota_zero-jpgO governador Beto Richa (PSDB) teve três vetos derrubados esta semana, na Assembleia Legislativa do Paraná, fechada ontem (26) com o histórico pronunciamento da estudante Ana Júlia, de 16 anos, que deu uma aula de cidadania e democracia ao explicar para os deputados os motivos das ocupações nas escolas da rede pública estadual.

Fato é que o tucano perdeu a maioria no legislativo estadual, pois as bancadas do PSC e PSD — leia-se Ratinho Junior –, que contam com 14 votos, se somaram aos 18 parlamentares oposicionistas. Com isso formaram maioria com 32 das 54 cadeiras.

As matérias vetadas em si não vem ao caso, pois relevante é que esta reviravolta na Assembleia pode favorecer muito professores — da educação básica e universitária — e demais servidores em greve há 10 dias.

Richa quer que os deputados votem a Mensagem 403 para revogar a data-base de janeiro de 2017, isto é, quer oficializar o calote na reposição inflacionária dos servidores públicos do Paraná. No entanto, parece que o tucano não tem mais força em plenário — por isso agora blefa com bravatas tipo “prendo e arrebento”.

Aparentemente, não há saídas para o governador do PSDB. Está isolado em todos os fronts possíveis da política. As ocupações de escolas e universidades, bem como as greves das categorias do funcionalismo, já lhe consumia as energias. Agora, para agravar, a Assembleia também lhe vira as costas.

Para fechar o repolho, se o candidato de Richa em Curitiba, Rafael Greca (PMN), perder eleição no domingo (30), muito provavelmente, os deputados não lhe darão nem bom dia. É a ingratidão da política. É esperar e conferir.

40 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Ratinho nao adianta vc pensa q vai ser governador do estado eh piada….kkkkk nem prefeito vc consegui vai se fode seu traira

  2. Só para te lembrar Capitão…..se hoje vivemos uma democrácia, esses dois lutaram ao lado de estudantes e outros tantos que não conseguiram chegar vivos e nem seus corpos entregues aos famíliares. Lamento que vc tire conclusões a meu respeito. Não defendo nenhum partido.
    Defendo o meu direito. Sou eu..
    Tu….e tantos outros que pagamos o custo da maquina pública.
    Então quem está no poder tem obrigação de governar bem….

  3. Esmael, tem gente que não é PT nem PSDB, tá cancelando assinatura do jornaleco Gazetinha. A matéria de hoje foi uma parcialidade só.

  4. STF Aprovou hoje desconto no salarios dos grevistas dos dias parados e agora?

  5. http://www.msn.com/pt-br/noticias/crise-politica/renan-anuncia-pacote-de-rea%C3%A7%C3%A3o-contra-opera%C3%A7%C3%A3o-da-pol%C3%ADcia-federal/ar-AAjrsoJ?li=AAggXC1&ocid=mailsignout

    No Brasil funciona assim “me investiguem que eu corto suas mordomias”

    Ai olha qual é a resposta do judiciário

    http://www.msn.com/pt-br/noticias/crise-politica/stf-suspende-opera%C3%A7%C3%A3o-contra-policiais-legislativos-do-senado/ar-AAjtw0K?li=AAggXC1

    Isso mesmo, vão abafar tudo, no fim das contas uma mão lava a outra, ou vocês acham que o Betinho colocou o judiciário e Alep no bolso de que forma. É o senado e Governo Temer aprendendo como se faz aqui no Parana.

  6. Capitão….
    Vc precisa desenvolver melhor a arte de interpretar.
    Faça isso. Volte para a escola e dedique seu tempo em aulas de interpretaçoës de textos… quem sabe vc aprenda a discernir melhor os conteúdos e não enxergue as coisas como politicagem….

    • Vendo você falar em “arte de interpretar” e em “aulas de interpretação de textos”, não sei porque lembrei do Lula e da Dilma … ahahahah!

  7. A tenda digital tem perfil no instagram. E são seguidos adivinhem por quem? Eu me pergunto, se o governador não tem dinheiro para pagar o funcionalismo público ( que passa em concurso, difícil por sinal) como pode ter para pagar esse tipinho de gente pra ficar defendendo o indefensável? E defendem também prefeitos e deputados aliados. Capitão, Patricia nika ghona e etc. Recebem para falar bem do “maravilhoso “governo do estado. O “servicinho” hein? Ao invés de se juntarem a sua classe, ficam defendendo um governo que vai destruir todos os seus direitos e de seus familiares. Quero ver a hora que não servirem mais. Triste esse papel de vocês.

  8. É golpe. Fascistas. Greve geral. Vamos ser contra. Volta Dilma. O PT é nosso. Não houve corrupção. O Lula é inocente.

    • Você é mesmo um capitao acéfalo. Não tem celebro, se você não entendeu. Sem cabeça, talvez seja mais fácil pra você entender. Já foi escrito é descrito acima que corrupção existe em todas as esferas ( legislativo, executivo e judiciário) e também na iniciativa privada. Existe desde o descobrimento do Brasil.

      • Comissionado é uma raça sem noção. Não tem capacidade para argumentar, repete os mesmos bordões fascistas cheio de ódio envolvendo os desafetos do seu querido chefinho. O que não entendo, o porque os fascistas que se dizem inteligentes, contratarem acéfalos para falar besteira na internet e redes sociais. CAPITÃO, UM DOS IDIOTAS UTEIS SEM QUALIFICAÇÃO PESSOAL PARA JUSTIFICAR ALGO… VOCÊS SÃO CONHECIDOS, UM DIA ESTARÃO NA RUA, CUPIDOS POR QUEM LAMBEM, AFINAL, VIVEM AS CUSTAS DE MIGALHAS….

  9. Isso aí GREVE SEMPRE, pra incomodar essa CORJA TODA.

  10. Capitão de meia tigela (creio que seja um qualquer ex militar muito frustrado), tú e todos teus companheiros têm muita inveja dos que lutam em prol de uma causa maior, vocês têm inveja do discernimento e consciência política do nosso lado, enquanto em vocês só existem ALIENAÇÃO E SUBMISSÃO pra essa corja que estão mandando no Pr e em Brasília. Vá se lixar ALIENADO CIUMENTO.

  11. Bom dia à todos.
    Para começar meu voto é consciente. Não sou filiada à nenhum partido e eduquei minhas tres filhas sem bolsa escola, bolsa família e sem creche.
    A pergunta que não me deixa calar é : foi o Partido dos Trabalhadores que pediram para os fiscais da receita fazer o que fizeram ? Foi o PT que obrigou a construtora Valor desviar recursos da educação ? O PT se beneficiou também dos desvios milionários da ALEP com relação ao escandalo dos diários secretos ? E no passado, o PT também estava envolvido com a falência do Banestado, um dos maiores bancos de fomento do país ?
    E são tantos outros desvios, que se for para relatar aqui, vou passar a tarde toda escrevendo, então não é um partido o culpado pelos descalabros que aconteceram acontecem e continuarão acontecendo. O problema está na falta de moral e bom senso de todos os que são eleitos para fazer com que o Brasil, os Estados e os Municípios tenham representantes a altura dos anseios e necessidades da população.
    Fico indignada ao ver que os tres Poderes, que deveriam ser independentes, estão juntos e misturados em todas as falhas que ocorrem…..
    Nossos representantes legais, estão mais que atrasados e precisam com urgencia rever as caquices que estão sendo cometidas nos plenários .

  12. APP, CUT, PT, MST ensinando o caminho próspero para o crescimento do país. Protestos, manifestações, paralisações, desordens e greves.

    Parabéns!

    • Obrigada…agradecemos o reconhecimento de que alguém faz alguma coisa para preservar direitos trabalhistas neste país. Como diz meu amigo lá em cima: vai carpir um lote!!!

    • Obrigado Capitão Gay por reconhecer nosso trabalho e luta em prol dos trabalhadores.

    • Na sua visão, provavelmente, o crescimento do país está relacionado com desmanche da escola pública, reforma da previdência PARA OS POBRES (já que os MILITARES, juízes, políticos, ficam fora dessa,,,), mudança na CLT (que desobriga 13o, férias, data base…).
      Dá pra ver muito bem à quem serve!!
      A arma do povo é seu trabalho! Vamos usá-la para manter os direitos do povo!
      E a Tenda Digital?
      Como vai?
      Lembranças para o Beto

    • Então capitão do mato, está acima da lei???

  13. O CAPETÃO VAI PERDER O EMPREGO!
    CHORE, POIS É GRÁTIS!!

  14. Pode ate perder seu líder o Romanelli nos próximo dias….

    • Nãooooooooo!

      A “Bancada do Camburão” tem que DESFAZER toda a Kaká que ajudaram a fazer antes de se desfazer.

      Tem muita coisa pra arrumar. Começando: é tanta coisa ….bom vcs sabem o que DEVEM fazer primeira é OUVIR

  15. Esta maioria é apenas aparente! É jogo de interesse eleitoral. Passou a Eleição do 2º Turno, aquele grupo dos dois partidos, voltam beijando a mão do Governador! Como neste final de semana, acaba!!! Tudo voltará ao normal… não precisa nem ser muito profeta para saber! As próximas votações, em novembro será de 32 até 36 votos favoráveis ao Governador! Isto começará a acontecer a partir de, no máximo, 15 dias.

  16. Será que finalmente os deputados da ALEP “acordaram” e vão defender os interesses da população conta os pacotes de maldades que tanto custo e sacrifícios trouxe ao POVO do Paraná e seus aos que o serve diuturnamente que é o funcionário público.

    Será a independência e um sinal de que a voz do povo vai ser ouvida?

    Será o recomeço para DESFAZER as maldades dos últimos anos?

    Devolver a dignidade dos servidores:
    Parem e devolvam o saque da previdência dos servidores e garantam os seus direitos a aposentadoria, sem as ameaças que vem de Brasília com REFORMAS sem SENTIDO.

    Exijam o cumprimento das LEIS que tratam do funcionalismo.

    Ouçam para mudar qualquer coisa no ensino, seja, o fundamental é o médio e até o superior.

    Reduzam aos CARGOS COMISSIONADOS pela metade.

    AUDITAGEM em benefícios e privilégios

    Redução de IMPOSTOS

    Redução dos pedágios mais caros do universo, 50℅ é um bom começo.

    Será? Vamos acompanhar nobres representantes, agora é colocar esse Estado no rumo. É o mínimo que podemos esperar após tanta frustração, violência, greves, desrespeito, desvalorização e imposições.

    • Isso eh tática…. O ratinho se afasta do Beto Richa, pra não ter ligação na próxima eleição…. Tentando ganhar votos

  17. Incrível é que esse Greca ainda tenha chance de ganhar! Como em outras cidades, só a atual onda reacionária explica, mesmo.

  18. É isso aí!
    Greve atualmente é altamente produtiva principalmente em um país sem crise graças aos governos petistas.

    Viva, vamos comemorar, quanto mais greve e paralisações melhor!

    Parabéns,estão certíssimos!

    • CRISE, num país como o nosso. Quem era governo continua governo, que não governa sozinho sem o congresso nacional que contempla todos os partidos e políticos de todas as regiões do país.

      Agora, vivemos assobradados e ameaçados em todos os sentidos, ou seja, a CRISE tem avalizado a ESFOLAÇÃO constitucional, trabalhista, previdência e dos serviços públicos.

      Capetão vai contar essa pro seus cupinchas

    • Capetão, vai carpir um lote!

      Acabei de descobrir que todo o desmando e incapacidade administrativa do governador paranaense é culpa do PT!

      Receita do capetão para resolver a crise: Tirar o revólver da mão do macaco e entregar no lugar uma bazuca! (exatamente o que a bancada do camburão é useira e vezeira)

      Doente!

      Vaza fascista!

    • capitão gancho.

    • Qual seria o impacto da extinção de todos os cargos em comissão do executivo, legislativo e judiciário estadual? Fim das aposentadorias especiais e auditorias nas já existentes.

      Olhem a reportagem link
      http://www.gazetadopovo.com.br/vida-publica/tcu-ve-indicios-de-irregularidades-em-195-mil-pensoes-pagas-a-filhas-de-servidores-88u5j3jtfb37ag4529q34t5le

    • Caro Capitão (de 10 estrelas, que fica atrás da mesa (…) , segundo Renato Russo)
      Me espanta ver quanto tempo o Sr. tem para postar suas bobagens na Internet…
      e fica falando em produtividade?
      Toda vez que vejo uma postagem a favor do Beto Richa,(ou contra qualquer categoria) é você que escreve. E depois ainda tem tempo para replicar…
      Cara, ou você é um dos assessores inúteis do Beto Vigarista, que GANHA NOSSO DINHEIRO para defendê-lo, ou é o maior analfabeto funcional.
      Poque não fica assistindo a Globo e lendo a Gazeta do Povo??? Muito mais a sua cara!

    • Capitão é muito burro! Só comenta bobagens cada observação imbecil defendendo este Beto Richa!

    • Crise essa criada pelo PSDB do Aécio chorão que não sabe perder eleição e pelos aliados Cunha e Temer.

    • Capitão, se for capitão de polícia do Paraná, lhe recordo que a greve briga pelo direito seu também.

    • Esse capitão fala mil besteira por segundo. Até parece que não viveu o gov FHC.

    • Certo é o descaso do governo com os funcionários público em detrimento de comissionados. Policiais, professores, profissionais da saúde… sendo sacrificados em prol de uma crise criado pelo governador. Sim, é produtiva!!!

    • Meu caro capitão. .!
      Nunca fui de esquerda e aliás detesto esta intrusão de movimentos “”socialistas” no nosso meio. sou um professor mais interessado em ministrar minhas aulas SEM ter que estar balançando bandeiras deste ou daquele partido que, aliás, são todos…TODOS farinha do mesmo saco. A continuar essa “Lava Jato” não sobrará ninguém desta raça de larápios. ..OS POLITICOS. O PT deve sim.. mas o Beto Richa meteu a mão na minha aposentadoria… Estou sem recebed meus avanços progressões que são de LEI. Estamos todos TODOS na unha dessa gente!!!