Representante de Richa ‘dorme’ em reunião com APP, que confirma greve da educação

rossoni_dorme_appNum ato de desrespeito a todos os educadores do Paraná, o chefe da Casa Civil Valdir Rossoni (PSDB) literalmente dormiu durante a reunião com dirigentes da APP-Sindicato. O encontro com o representante do governador Beto Richa (PSDB) ocorreu na noite desta quinta (6), no Palácio Iguaçu, em Curitiba.

A APP-Sindicato não quis comentar sobre o secretário dorminhoco, mas relatou que não houve avanço nas “horas extenuantes” de debate entre representantes da entidade e secretários de Estado.

Enquanto Rossoni dormia e roncava, a entidade representativa dos trabalhadores no magistério reiterava à secretária da Educação, Ana Seres Comin, que a categoria entrará em greve por tempo indeterminado a partir do dia 17 de outubro. A marcha rumo à paralisação nas 2,1 mil escolas da rede estadual já começou.

Os cerca de 100 mil educadores vão parar porque o governador Beto Richa enviou à Assembleia Legislativa mensagem revogando os pagamentos dos avanços na carreira e, também, da data-base em janeiro de 2017.

O líder do governo na Assembleia, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB), jurou que a mensagem não deverá ser votada até meados de novembro.

Pela APP, participaram da reunião o presidente da entidade, professor Hermes Silva Leão, a secretária de Finanças, professora Marlei Fernandes de Carvalho, o secretário de Assuntos Municipais, Celso Santos, a secretária Educacional, Walkíria Mazeto, e a secretária de Gênero, Relações étnico-raciais e Direitos LGBT, Elizamara Goulart. O deputado Professor Lemos e o economista Cid Cordeiro também acompanharam a reunião.

50 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Sou mais Beto Richa, bons sonos ao Rossoni. Aproveitou bem o tempo.

  2. E vocês acham que os servidores não pagam impostos? Vai para uma sala de aula aguentar 40 alunos pulando e tentar dar conteúdo para ver o que é bom. Muito fácil dizer para os professores irem para a rede privada, pois surpresa: muita das tentativas que os professores da rede privada fazem de dar o mesmo tipo de aula na rede pública fazem, não dá certo. Sabe o motivo? Por colocarem toda a culpa nos professores. As escolas da rede privada têm alunos com pais presentes e não jogam a educação nos professores, cobram dos filhos, as escolas têm estrutura, pedagogos não folgados que cuidam do andamento das aulas e estão em sintonia com os professores e não contra eles, e não ficam de braços cruzados perante os alunos, evitando-os; escolas com estrutura e com laudo do corpo de bombeiros que não correm o risco de incêndio, material a ser trabalhado. Alunos bem alimentados.

  3. Porque essa turma que escreve comentários não fala nada da qualidade do ensino público. Porque é Tudo culpa do Temer do Richa, do Roberto Requiao, da Dilma e do Luls. Não. Eles não dão aula? Quem dá aula soa os professores. E eles não estão nem aí pra aluno. Ficam chantageado todos os governos com mais salário, mais hora atividade. Hoje um “mestre” fica fora da sala 7 horas em cada 20. tá ruim no serviço público ? Vai dar aula em em colégio privado. Ganham uma merda e ainda tem que mostrar resultado. Senão vai pra rua. A mas o governo não oferece condições, as escolas são um lixo. Sim. Mas a escola lixo do Rio Grsnde do Sul foi a melhor do IDEB. E não recebe verba de manutenção e os salários estão atrasados. Mas vontade de ensinar não falta é respeito à sociedade que paga a conta também não. Aqui só chororo.

    • Janine,
      um erro não justifica outro erro, e, além do mais, não estamos chantageando todos os governos por mais salário e por mais hora atividade, estamos lutando por Justiça, esperamos que o governador cumpra a LEI, efetuando as promoções e progressões e honre o acordo feito no ano passado, o qual também foi transformado em LEI.

  4. EU IRIA RIR DA CARA DELES, ATÉ ARROTAR E PEIDAR! TER RECEBIDO JÁ FOI UM FAVOR!HAHAAHAH
    PORCARIA DE DEMOCRACIA, ESMAEL VOCÊ TERIA QUE ME BLOQUEAR, PORQUE EU ODEIO GENTE DEMOCRÁTICA QUE TEM OPINIÃO CONTRÁRIA!!

  5. É melhor dormir em torno de uma mesa de reuniões, do dormir anos e anos na prisão como esses bando de petistas.
    E tem mais essa crise no PAÍS é causada pela copa do mundo, olimpiadas,roubo na petrobrás,etc.

    • Você pode ser tudo, menos um professor da rede, afinal, um professor que percebe que o governo não vai pagar suas promoções e progressões, e o reajuste da inflação (DIREITOS GARANTIDOS POR LEIS), se voltar contra os seus pares e o sindicato que o representa, no mínimo seria loucura.Você não passa de um comissionado defendendo com unhas e dentes o pior governador de toda História deste estado. Petista corrupto deve ir para cadeia, nós professores defendemos essa ideia, agora, querer partidarizar o calote do governo, como se fosse uma desculpa, meu amigo: NÃO!!!!

    • Professor da rede …

      Se quer entender o presente, é bom ver, digo, melhor enxergar e enterder o passado!

      Assista o video no youtube “A distopia social” (link abaixo, ctrl+c e ctrl+v na url), ai você como um bom crítico, já tem um bom Start para entender o POR QUE, das coisas estarem como ESTÃO!

      O vídeo fala muito dos “Paladinos da Verdade e da Ética”, tipo … PSDB, os DEM(O) – Antigo PFL – (desculpe pelo spoiler, foi mais forte do que eu, 😉 ) … assista e depois voltamos a conversar, ok man!

      Obs: Sou patriota, não partidário, amo no nosso país e sei que corruptos não se encontram somente em uma só legenda, mas sim, em todos o poderes! Capiche!

      Link: https://www.youtube.com/watch?v=A8As8mFaRGU

      • Ops … correção … o nome do vídeo é “Privatizações: a Distopia do Capital (2014)”

        É só fazer a pipoca!

  6. Enquanto alguns puxa sacos insistem em defender o Beto Richa, penso, quantos ignorantes existem, pois, imaginar que somos tolos acompanhantes do PT, é só o que diz o governador, me faz acreditar que o tal sempre esteve mordido pela força de nossa categoria, com certeza o machucamos e muito, mostramos muitas falcatruas de seus amigos e de seu primo e, isso, o deixa furioso. Ele bem sabe que os problemas da RECEITA ESTADUAL e a OPERAÇÃO QUADRO NEGRO têm tudo a ver com muitos de seus conhecidos e,dói muito. Tua moral já era Beto Richa, não adianta alguns comissionados insistirem em defendê-lo. Todos são verdadeiras vaquinhas de presépio, graças que não sou do lado de vocês. Meus filhos e colegas têm orgulho do lado que defendo. Sou muito feliz de não concordar com hipocrisias e corrupção desse governo que está verdadeiramente perdido.

  7. Eu tenho curiosidade em saber quanto custa por mês cada aluno da rede pública. Alguém sabe esse número?

    • mais do que nas escolas privadas, pode ter certeza…

    • Também tenho essa curiosidade, porém, aposto sem medo de errar, é muito menor que nos países desenvolvidos, onde a educação é levada a sério, pois no Brasil, educação só é prioridade nas bocas dos políticos e em período eleitoral, estou falando das escolas públicas de ensino fundamental e médio municipais e estaduais (pois as escolas federais possuem melhor estrutura e recebem mais investimentos)

    • Os alunos das escolas públicas terão este ano um custo de R$ 2.545,31. Este é o valor de repasse do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) definido em portaria publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira, dia 6, informa o G1.
      O valor ficou abaixo da estimativa publicada em portaria no dia 29 de dezembro de 2014. Na ocasião, o valor anual mínimo nacional havia sido estabelecido em R$ 2.576,36.
      A assessoria de imprensa do Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional (FNDE), autarquia do Ministério da Educação, informou que as estimativas são feitas com base numa expectativa de arrecadação dos impostos.

    • Não, De Miami.
      Tem dados que, ou são escondidos, ou pior, talvez nem são apurados.
      Isso é que é choque de gestão… só se for gestão empírica… nas coxas.

  8. Que absurdo! Tem professores universitários com salários de mais de 15 mil e fazendo greve. País de terceiro mundo mesmo.

    Quem dera um dia um governo de verdade criasse o programa dos Vouchers na educação e cada pai recebesse seus “cheques” e colocasse seus filhos na escola que quisessem…

    Acabaria com essas greves todos os anos…

  9. Que absurdo! Tem professores universitários com salários de mais de 15 mil e fazendo greve. País de terceiro mundo mesmo.

    Quem dera um dia um governo de verdade criasse o programa dos Vouchers na educação e cada pai recebesse seus “cheques” e colocasse seus filhos na escola que quisessem…

    Acabaria toda essa palhaçada de greves todos os anos…

    • Tem merendeira com salário de mil reais, Jailson Passos da Silva, generalizar um exemplo é induzir ao erro. A proposta do governador atinge todos os funcionários públicos do Paraná, além do mais, você não deve saber, porém, os professores recebem o menor salário do Poder Executivo (exemplo: um professor que toma posse após passar em concurso público, recebe 1.415,78 – LIC.PLENA
      Nível I – 54), se não forem efetivadas as promoções e progressões, e o reajuste da inflação, essa será sua realidade. Já pensou CARA, ter que cursar uma faculdade, lidar com dezenas de adolescentes, e receber esse salário!? A generalização de estender uma exceção no sentindo de transformá-lo em uma regra, é falsear a realidade, afinal, a MAIORIA ABSOLUTA DO FUNCIONALISMO está muito, mas muito mesmo, longe dessa realidade ( salários de mais de 15 mil ).

      • Quem ganha mil reais são professoras e funcionários de prefeituras, esses sim deveria ser valorizados. São eles que ensinam nossos filhos a ler e escrever. Mas esses não fizeram greve no ano passado e nem esse ano..vai entender né…

        • A revogação da Lei 18.493, de 24 de junho de 2015, que determina que o governo estadual pague no dia 1º de janeiro de 2017 a inflação acumulada no ano de 2016, mais 1º relativo a perdas de 2015; além de pagar no dia 1º de maio o reajuste referente à inflação dos quatro primeiros meses de 2017, atinge todos os funcionários públicos. OBS: o exemplo sitado acima (1.415,78 – LIC.PLENA Nível I – 54), é referente a tabela salarial dos professores estaduais.

    • Concordo plenamente.

  10. Como sempre digo, o planeta não é habitado somente por professores de escolas públicas. Existe vida além da folha de pagamento.

    • vai curtir a sua linda vida “além da folha de pagamento” e deixa os “miseráveis professores da escola pública” em paz, seu bosta!!

    • parabéns capitão,pura verdade,o governo é para todos os PARANAENSES .

  11. Pelo menos os derrotados são de caráter limpo ,isso já não se pode falar dos outros,alem de golpistas picaretas são canalhas,um governo lixo e seus representantes mais lixo ainda quando se trata de ROSSONI,lixo do lixo.os grevistas apoiado,1000 vezes.

  12. samira vai dormir com o derrotado tadeu veneri micharia de voto, requiao bob loco micharia de voto, entanda uma coisa eles estao politicamente liquidados.

    • O que esperar de um governador que registra promessa em cartório, e mesmo assim não a cumpre; que transforma um acordo em Lei, e mesmo assim não o cumpre. Augusto, só um alienado ou um comissionado para defender esse mentiroso que não honra as calças que veste!

      • Rafaela,

        Gente assim, prefere vencer a discussão com sua visão míope dos fatos, do que chegar ver a verdade dos fatos, está tudo escancarado na net, basta ligar os pontos!

        A mídia polarizou a política, se você é contra um governo corrupto como o do nosso Paraná governado pelo PSDB, você já é classificado como PTralha … e ai já sabe como acaba a discussão, se é que se pode chamar isso de discussão …

        Analisem a foto … é dormindo que um representante do Desgoverno vai ouvir, ponderar e tentar chegar a um acordo para as reivindicações dos professores?
        É tão difícil ver esse descaso com a classe em questão? ou melhor com a Educação?

        Ai você assiste as entrevistas do Dissimulado do Desgovernador, que como de praxe, acusando e colocando a culpa em tudo e em todos.

        – quando se fala de educação, já corre afirmar que é culpa do PT, que controla a APP, que usa todo mundo em suas manobras contra seu governo, como se a uma boa parte da população, conhece e vive a realidade de estudar em uma escola caindo aos pedaços, não tivesse opinião própria!

        – Agora, se o estado não tem dinheiro, é culpa do governo federal, e por ai vai o blá blá blá do Rixa;

        Enfim … como sempre, a culpa é das estrelas!

        Por isso eu digo, que para um “cidadão bem informado” defender um governo assim, ou ganha algo com o mesmo ou é um acéfalo, pois negar os fatos, enxergar somente o que lhe interessa, não é alguém digno de respeito.

        Não sou o dono da verdade, mas sei bem separar o joio do trigo!

        Parabéns Rafaela pela opinião!

        • Isso acontece pq a turma rola bosta é comprada com cargo de comissão bem gordo e eles postam comentários a mando do patrão.
          eles acusam todos de Petistas os que pensam diferente deles.
          os alunos que protestam nas escolas também são petistas segundo eles,e os professores são todos petistas e sindicalistas do PT.
          tudo para justificar o governo incompetente que eles trabalham
          e que faz escola pq o governo ilegitimo do temer segue a mesma cartilha

        • Nota 10 seu comentário, parabéns!

      • Os alienados esperam que as promessas se transformem em fatos concretos, porém, um dia, até os ignorantes, cansam diante da realidade; já os comissionados esperam a continuidade da mamata e o salário no fim do mês, porém, com o tempo também serão abandonados; afinal, acreditar em uma pessoa que registra promessa em cartório, e mesmo assim não a cumpre, que transforma um acordo em Lei, e mesmo assim não o cumpre, é burrice!

    • Se eu morasse em Curitiba certamente não votaria em nenhum deles, com certeza votaria nulo, pois todos são um lixo, politicamente derrotado esta seu patrão, este sim está acabadinho se não acha seu bocó? E eu gosto de dormir sozinha mesma, não gosto de homem babando em linda e maravilhosa pele. Augusto como vc consegue ser tão idiota assim? Fez pós graduação em burrice? Ou nasceu assim mesmo?

  13. comentário de funcionário da tenda dedected
    a culpa nunca é do governo

  14. Aguentar o discursinho da APP pelego é dose pra elefante, só dormindo mesmo.

    • capitãozinho: “sentido”, e cala essa BOCA. Porque o cheiro de podridão que sai dela, chega a dar ânsia de vomito.

    • O Capitão é um “jenio”. Mas deveria ler qualquer dicionário (na internet há vários dos bons) para saber que o termo “pelego” não se aplica ao sindicato dos professores. Se a APP fosse pelega, certamente o Beto Richa estaria comemorando enfiar goela abaixo do funcionalismo mais arrocho salarial sem qualquer resistência. Mas vamos perdoar o Capitão, ele não sabe o que diz. No caso, ser capitão é sonho de soldado raso… do PSDB!

    • Imagina eles aguentando promessinhas , só protestando mesmo

  15. Em alguma hora todo mundo cansa do MIMIMI da APP e seu eterno discurso de venha a nós o vosso reino ou vamos para a greve, e danem-se os alunos. Ou será que os líderes do magistério estavam explicando o vergonhoso resultado do IDEB no Paraná?

  16. Nao e mais app sindicato mas sim ptzada do sindicado falido.

    • Falido? Como um dos maiores sindicatos do país e o maior do Paraná pode estar falido? Falido esta o Estado do Paraná governado pelo seu patrão Augusto o desgovernador Beto Richa, este entende de falir as coisas. Babaca

      • Samira, um “cidadão consciente” como esse, nem merece réplica!

        Enquanto o gado fica repetindo como um mantra o que a mídia diz, os “paladinos da ética e da verdade” estão levando o Paraná e o Brasil para o buraco!

    • Falido está seu português, ninguém entende oq vc escreve.

      • Felipe, até você? Nunca vi tanto professor de português como os agregados que aqui registram seus comentários.