Proposta de Richa é pura enrolação para desmobilizar greve, diz Professor Paixão

paixao_greve_appProfessor Paixão, uma das mais importantes lideranças da greve na educação do Paraná, em artigo especial, afirma nesta sexta (21) que a proposta do governador Beto Richa (PSDB), de retirar a Mensagem 403, que acaba com a data-base, é pura enrolação para desmobilizar o magistério e impedir que outras categorias engrossem o movimento paredista.

Defendendo a continuidade da greve, Paixão diz que “se Richa tiver êxito, chegaremos ao final do seu mandato com um poder aquisitivo 1/3 menor do que temos hoje”.

Neste sábado (22), a partir das 8h30, a APP-Sindicato realiza assembleia na Expo Unimed Curitiba para definir se suspende ou não a greve.

Abaixo, leia a íntegra do texto:

Proposta do governo é pura enrolação!

Professor Paixão*

O documento do governo, apresentado no dia de ontem aos sindicatos que compõem o Fórum de Entidades Sindicais dos Servidores Públicos é mais uma jogada do governo para enrolar as direções sindicais e, consequentemente, acabar com a onda de mobilizações e greves que tendem a crescer no Paraná. Haja vista o movimento crescente de ocupações nas escolas, as greves da educação básica e superior, da Polícia Civil, e o movimento pró greve de outras categorias. Este quadro está colocando o governo do Paraná em descrédito tanto no estado, como em nível nacional.

As declarações dadas ontem por integrantes do governo na mídia e a proposta apresentada aos sindicatos é uma reafirmação da tragédia que cerca o funcionalismo do Paraná. Em nenhum momento o governo se compromete em honrar com a data-base da categoria. Muito pelo contrário, utilizando o discurso de abrir negociações sobre o tema, o governo praticamente afirma que ao final do mês de novembro deverá enviar novamente Mensagem para Assembleia Legislativa a fim de cancelar a data-base dos servidores prevista para janeiro de 2017.

A retirada estratégica do governo, utilizando as próprias palavras do Secretário Rossoni “para atender os caprichos dos sindicatos” foi uma forma de desmobilizar as categorias em greve, e evitar que novos setores se mobilizem. A jogada do governo atingirá em peso a resistência dos professores(as) e funcionários(as) de escolas. Retira a Mensagem agora, suspende a greve, e no início de dezembro reencaminha a Mensagem para a Assembleia Legislativa. Período que dificilmente a categoria entraria em uma nova greve. Seria uma greve com uma morte anunciada.

Assim, na reunião do Comando Estadual de Greve ocorrida no dia de ontem (20/10), lideranças que integram o grupo político APP-Independente, mesmo entendendo as dificuldades que a categoria enfrenta neste momento, defendeu a continuidade da greve. Entendemos que a proposta de suspensão da greve neste momento, apresentada pela direção estadual da APP não fortalece a categoria na luta pela data base, pagamento das promoções e progressões em atraso, e demais itens da pauta da greve.

O governo, se de fato quer negociar precisa se comprometer com o não enviou de uma nova Mensagem de Lei para a Assembleia Legislativa sobre o tema. É preciso que o governo assuma o compromisso, por escrito e perante a mídia, de que irá honrar com o acordo assumido na greve do ano passado.
Se suspendemos a greve na Assembleia deste sábado (22/10) estaremos dando um voto de confiança a um governo sem credibilidade.

Garantir a data-base é uma luta prioritária e mais que necessária

O governo Richa quer acabar com uma das mais importantes conquistas de nossa categoria, nos últimos anos. Desde 2007, vínhamos garantindo a cada ano, no mínimo, reposição das perdas inflacionárias.
A proposta do governo, na prática põe fim a está conquista. Se Richa tiver êxito, chegaremos ao final do seu mandato com um poder aquisitivo 1/3 menor do que temos hoje.

Vamos à luta! A greve precisa continuar!

APP Independente, Democrática e de Luta

Prof. Paixão é professor da rede estadual do Paraná. Especialista e Mestre em Educação. Militante em defesa da escola pública e das lutas pela igualdade racial.

16 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Esse safado desse Professor Paixão é filiado ao Partido dos PTralhas. Estão transformando as nossas escolas em comite dos PTralhas.

  2. Não estão contente com salários, tentem fazer alguma outra coisa, ou não são capazes, todo ano a mesma coisa greve greve, em quem paga está conta, os burroalunos que fazer ocupação…………

  3. Não tem que dar nada nada não , essa gente táse deixando levar por esse sindicato petista que tem como missão desestabilizar a governabilidade do estado, o parana não o pode nem deve ser refém de sindicato petista . Tem que aguardar prazo legal e exonerar quem não quer trabalhar.

  4. Pois é! O fundo previdenciário do servidor público estadual serve para dar equilíbrio às contas do governo. Esse que aí está tirou, enquanto o antecessor não depositou, o que na prática da no mesmo.

    • Mais realista que o próprio rei. Praticamente impossível encontrar alguém que defenda o Beto Richa com tanto denodo. Esse aí aguenta qualquer coisa pelo rei.

  5. Deixe-me entender: beto rixeco não faz obras, só as começa e coloca as placas, contrata milhares de funcionários comissionados e não tem dinheiro para pagar a reposição inflacionária dos servidores. Pergunto: onde está o dinheiro da previdência dos servidores, cujo saque já chega a um bilhão desde o ano passado? Onde está o dinheiro do aumento do ipva, icms e diversas taxas do Detran? Qualquer empresa é obrigada a fazer a reposição inflacionária de seus funcionários. Por que seria diferente com o governo do estado? Nós servidores, apesar do que alguns comentadores pensam, trabalhamos e vivemos neste estado, pagamos impostos, pedágios, taxas, água e luz e icms em nossas compras. Por que devemos aceitar calados o rebaixamento salarial de 10%? O desprezo e a falta de empatia pelos problemas de outros seres humanos é a doença deste começo de século no Brasil e precisa de tratamento psiquiátrico urgente. Em tempo: se o rixeco vencer e não nos pagar a reposição salarial, alguém é ingênuo de achar que ele vai baixar algum imposto ou fazer alguma obra?

    • “Só a luta te garante” parece que foi isso que li no site de um sindicato. Porém, se sairmos dessa tal GREVE, com uma mão na frente e em estado de greve de novo, adeus luta, carreira, reposição, aposentadorias, dignidade. E adeus contribuição sindical.

  6. Como sempre digo e é bom lembrar, existe vida além de servidores públicos.

  7. Em várias escolas do Paraná país e alunos estão em frente às escolas pra evitar invasões de vagabundos, tem uma faixa que diz o seguinte, ninguém vai conseguir direitos invadindo escolas, estudem para conquista -los!

  8. A greve tem que continuar companheiros (as), a proposta desse desgoverno é
    apenas para desmobilizar a categoria, não há nada de concreto na mesma e ninguém acredita em Beto Richa.
    Vamos a luta a greve continua Resistir Sempre !!!
    Fora Beto Richa !!!!

  9. Olá Esmael,
    Está confirmada a transmissão da assembléia dos professores aqui no blog ou na TV15?

  10. Esse aí já é figurinha manjada na APP pelego.

    • Estão tentando
      ASFIXIAR FINANCEIRAMENTE os servidores do Paraná!
      GREVE GERAL!!!
      O governo deve cumprir a lei, ninguém quer privilégios, REAJUSTES e PLANO de CARGOS é o mínimo para o servidor público dizer que t uma carreira.

    • Pelego é onde vc coloca o seu rabo, bunda, ou o que seja, quando vc vai desfilar na hípica.

  11. NINGUÉM ACREDITA NO BETO RICHA E SEUS INTEGRANTES DO GOVERNO. SERÁ QUE OS SINDICATOS VÃO CAIR NESSA ARMADILHA? QUE HISTÓRIA É ESSA DE NO FINAL DO MÊS DE NOVEMBRO ENVIAR NOVAMENTE A MENSAGEM A FIM DE CANCELAR A DATA BASE? ELE SABE QUE EM DEZEMBRO NINGUÉM VAI FAZER GREVE DE NOVO, E ADEUS DATA BASE. FAZER ACORDO COM ESSE CARA, SABENDO QUE NÃO VAI SER CUMPRIDO, POIS QUANTOS ACORDOS ELE NÃO CUMPRIU. AQUELE ÚLTIMO, FOI ATÉ ASSISTIDO POR TODA A IMPRENSA, PELOS DEPUTADOS DO CAMBURÃO E ATÉ POR REPRESENTANTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA E DEU EM NADA. A GREVE DEVERÁ CONTINUAR. ACHO QUE ELE VAI ENROLANDO ATÉ O FINAL DO MANDATO E DEIXARÁ O PEPINO PARA O PRÓXIMO GOVERNADOR A SER ELEITO.