Professores de universidades estaduais decidem manter greve contra Beto Richa

alep_richa-jpgOs professores das instituições estaduais de ensino superior (IEES) deliberaram na tarde desta sexta (21) pela rejeição na proposta do governador Beto Richa (PSDB), que “retira” a mensagem da maldade, mas mantém o calote nos 250 mil servidores do Paraná.

“A suspensão do pagamento da reposição salarial em janeiro de 2017 não tranquiliza a categoria e é insuficiente para que os docentes suspendam a greve”, informaram os sindicatos docentes vinculados ao Andes – Sindicato Nacional nas universidades do Paraná.

O ensino superior público do estado conta com cerca de 100 mil alunos e 8 mil professores.

O governo afirmou que poderá reapresentar a proposta no final de novembro e isso gera insegurança no movimento nas universidades. Por isso, o entendimento das assembleias que deliberaram pela continuidade da greve no ensino superior é que a lei 18.493, aprovada por proposição do governo em junho de 2015, deve ser cumprida.

A decisão pela manutenção da greve dos professores das IEES, muito provavelmente, deverá impactar neste sábado (22) a assembleia dos educadores da educação básica cujo sindicato é a APP. Parte da categoria já se manifestou contra a suspensão do movimento paredista.

18 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. As Universidades são tão fechadas, que a população não se importa mesmo,

    pesquisas que ninguém vê, e nada retorna a população.
    projetos de gaveta, apenas para terem adicional nos salários, ( salvos alguns bons profissionais, mas a grande maioria só pensa no $) ,

    Os profes tem que dar aulas, e muitas vezes nos feriados já emendam para irem viajar,

    tem duas férias no ano, e por aí vai.

    nem se fala nos salários!

  2. Na atual situação econômica que o País se encontra ter que apoiar uma greve de pessoas que ganham entre 8 e 20 mil reais por mês fica humanamente impossível. Uma legião de desempregados perambulando pelas cidades atrás do que ganhar dinheiro pra sustentar suas famílias e temos que apoiar isso? Penso que se não estão contentes com o que fazem e ganham que peçam pra sair e vão procurar o que fazer a iniciativa privada tá ai, o que o não pode acontecer é o Estado ficar refém de sindicalistas radicais ligados a partidos de esquerda e pessoas doutrinadas por essa gente que não quer trabalhar.

  3. PROFES DE UNIVERSIDADE COM SALÁRIO DE 20 MIL FAZENDO GREVE, NESSE PAIS?

    PAUSA……PAUSA…..

    COMO É EU FICA O RESTANTE DA POPULAÇÃO, OS QUE NEM TEM, EMPREGOS, ESTÃO DESEMPREGADOS JÁ ALGUM TEMPO?

    ESTADO,

    REALIZEM CONCURSOS PÚBLICOS HONESTOS. DÊ OPORTUNIDADES AOS NOVOS,

    NAS UNIVERSIDADES REALIZAM MUITOS CONCURSOS FAJUTOS, JÁ
    FIZERAM INVESTIGAÇÕES DA QUANTIDADE DE PARENTES?,
    AMIGOS, EX-ALUNOS, E OUTROS? AS FAMOSAS CARTAS MARCADAS..

    TAMOS MAL NESSE ESTADO, NESSA PAIS, COM ESSAS ADMINISTRAÇÕES PUBLICAS SEM FISCALIZAÇÕES ALGUMA.

  4. Não concordo com os cargos comissionados, os famosos CCs ,

    nas Universidades do Estado, e outros órgãos, estão lotadas de CCs,

    na grande maioria são ocupadas pelos docentes, que deixam a função (educador) para assumir a administração, e assumem cargos dos servidores técnicos, por status e $,

    os que trabalham no local, tem que ensinar a rotina do dia a dia, e muitas vezes sofrem assédios, injustiças e outras coisas, quem se mata de trabalhar é o servidor do setor, e quem racha de receber $ é o cargos comissionado,

    por isso deve ter a cada final de gestão,

    AUDITORIAS INVESTIGATIVAS, DE TUDO, ENTRE UMA GESTÃO E OUTRA, E DAR FÉRIAS COLETIVAS AOS SERVIDORES TÉCNICOS,

    QUEM FICA TER UMA PAUSA ENTRE UMA ADMINISTRAÇÃO E OUTRA, POIS SÃO ELES QUE CARREGAM O PIANO, O VIOLÃO, A BATERIA, E OUTROS.

    É O MÍNIMO JÁ QUE NÃO É REGULAMENTADO, E EXISTE PARA BENEFICIAR UM GRUPO DE PESSOAS,

    FORA CARGOS COMISSIONADOS, DE TODOS OS LUGARES, E REPOSIÇÃO JÁ.

  5. Basta desses comissionados do Richa!!! São muitos, e muito caros, em todos os setores, esferas, secretarias! É distribuição de dinheiro público! Sobra mais pra pagar o que deve, playboy!

  6. É um bosta, com atitudes típicas de um quadrilheiro. Criou uma situação e agora quer dar as cartas. Que vergonha ter um governador deste quilate. Um sem vergonha, safado.

  7. Beto Richa se supera a cada dia em cinismo, mentira, incompetência…surupiou 8 bilhões da previdência e fez
    o quê?Pior governo para a Educação que o Estado já teve.
    Àlvaro Dias foi um carrasco para a Educaçao, um exterminador do Piso Salarial; Jaime Lerner foi péssimo para a Educação, uma nhaca,
    um retrocesso; mas richa superou a todos, sectário!

    • Merecedor de um “Oscar” do melhor choque de indigestão. Como alguém reeleito consegue fazer o que fez com apoio de uma bancada na assembleia legislativa que ficou conhecida por um tipo de transporte policial. Com pacotes atrás de pacotes que aumentaram impostos absurdamente, fez saques na previdência sólida dos servidores, GREVE atrás de GREVE, PEDÁGIO não menos absurdo e um impopularidade Record em poucos meses de uma eleição triunfante, e o pior, votei, e quanto arrependimento.

  8. Boa!
    É preciso força para enfrentar o playboy.
    Fora Richa, e leve o Gagágreca junto!

  9. Que beleza, essa quadrilha do pt se dizem professores, vao trabalhar seus incompetentes, vagabundos vao trabalhar.

    • Nervosa porquê?

      A culpa é de quem?

      Quem não cumpre lei é o que?

      E olha como vc se refere, não teve educação?

    • quadrilha do PT??
      cara de pau
      rola bosta do patrão playboy
      a verdadeira quadrilha

    • Quadrilha são os aliados de seu patrão, para desviar verbas da secretaria da fazenda (operação pelicano) e verbas federais destinadas à construção de escolas (operação quadro negro).

  10. Que beleza!

    • Desgoverno total!

      Cadê uma reforma administrativa?
      EXTINGUIR CARGOS Comissionados por exemplo?
      Redução de imposto para QUEM contratar?
      Incentivos fiscais pra quem está começando na iniciativa privada?
      Corte de gastos e devolução da economia por parte do judiciário e legislativo?

    • Se a app ou a assembleia decidir pela suspensão da GREVE na segunda feira já sei o que vou fazer: DESSINDICALIZAR

      Estamos sendo ASFIXIADOS financiamente, se o sindicato ou as lideranças não enxergam isso tá complicado, só o sindicato e os professores da IES que visualizaram isso.

      • Quem vai decidir pela continuidade do movimento ou sua suspensão? O sindicato? A diretoria vai se reunir numa salinha e transmitir sua decisão através da imprensa? Pelo que li, haverá uma assembleia. Logo, cada membro da categoria deve participar dessa assembleia para opinar e dar seu voto. A maioria decide, a minoria – ainda que descontente – deve aceitar a decisão aprovada democraticamente. Mas os verdadeiros professores devem ficar atentos a uma jogadinha barata de uns tucanos que frequentam as páginas de comentários de alguns blogs. Qualquer que seja o resultado eles dirão que a APP ou “manteve a aventura contra os interesses de pais e alunos” ou dirão que a APP “arregou” e a diretoria se vendeu ao governo. Esses merdinhas apenas pensam que vão enfraquecer o mais combativo sindicato de trabalhadores do Paraná. Não vão conseguir porque imbecis são eles, não os trabalhadores.

        • Empolgante! Sindicatos existem para melhorar as condições de trabalho e salário, se não conseguir garantir o que está previsto em lei, faz GREVE e saí desta sem nada ou fica a mercê de uma decisão que afeta a vida de milhares dos seus sindicalizados, isso é muito estranho!
          Servidores estão prestes, se já não estão, a serem ASFIXIADOS FINANCEIRAMENTE.
          Se cada categoria começar a “roer a corda” do que adianta fazer cursos de formação sindical.
          GREVE GERAL!!!
          A minha, a nossa paciência já se foi, com tamanha desva e humilhação.
          Não nos venha falar em combatividade, pq quem está na frente são os SERVIDORES, quem leva bomba e bala de borracha, quem tem salário descontado e reposição de aulas cumprindo o que está na LEI. Pq o Estado não cumpre a LEI o sindicato combativo está falhando em algo e não é de agora, é só olhar a situação que estamos é o tamanho da palta.Se recuarem, a tal maioria, segunda feira vou me DESSINDICALIZAR, afinal, sem REAJUSTES, preciso economizar pois tenho família para sustentar, certo seu Zé, e não sou só eu que pensa assim, o que acho é que o sindicato num todo precisa voltar a ser o que já foi um dia, respeitado.