Professores aprovam greve por tempo indeterminado no Paraná

richa_greve_educacaoO Conselho Estadual da APP-Sindicato aprovou nesta quinta (6) greve dos 100 mil trabalhadores na educação a partir do próximo dia 17 de outubro.

Os trabalhadores na educação básica unificarão o movimento com professores do ensino superior, servidores das universidades estaduais, e demais funcionários públicos do estado. Somados, ultrapassam 200 mil.

Pela segunda vez, o governador Beto Richa (PSDB) conseguiu a façanha de unir todas as categorias do serviço pública numa greve geral. A última vez que isso ocorreu foi no começo de 2015, que culminou com o massacre de 213 pessoas no Centro Cívico.

O tucano despertou a ira dos servidores ao propor a revogação da lei sobre a reposição inflacionária deste ano, em janeiro de 2017, cujo acordo encerrou a greve de 40 dias em 2015.

Além do movimento paredista do funcionalismo público, Beto Richa enfrenta ainda a ocupação de dezenas de escolas da rede estadual pelos alunos. Eles apoiam a greve no magistério por tempo indeterminado.

A APP-Sindicato informa que buscará o referendo da greve em assembleia geral dos educadores na próxima quarta-feira, dia 12, em Curitiba.

70 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. A verdade que neste pais todos acham que podem fazer oque querem, baderna geral , a começar pelos professores, que dão apoio a ocupação, porque vão perder algumas regalias? Vão trabalhar e ajudar a esses alunos a se comportarem como cidadão, se tiver que cortar alguma coisa que o governo o faça, é triste vermos na TV que quase todos os colegios estão Ocupados.Vão estudar que o final do ano ta aí.

    • Greve promovida pelos corruptos dos petistas , o qua querem destruir um governo que quer levantar o país destruído pelo o governo Dilma , greve políticas desordenadas.

  2. Pode até fazer greve e os alunos ? pensaram nos alunos ? De quanto tempo vai durar essa greve ?
    Logo no final do ano os professores resolvem fazer greve, ai o legal que perdemos conteúdo e tempo … E depois querem repor aulas no sábado, por favor né. Só acho que deviam pensar nos alunos também não só na parte dos professores …
    Mais OBRIGADO governo OBRIGADO professores pela ótima educação que estão dando e pelo grande força de vontade de ajudar e pensar nos alunos. PARABÉNS

  3. Como sempre! E quem se ferra na história sempre são os alunos! Em nossa classe teremos que cancelar a data do tcc por isso! Pré formandos, e uma palhaçada dessa.
    Tomare que tudo volte ao normal logo!

  4. ninguem merece isso

  5. Aí quem se fode pra estudar nas férias são os alunos

  6. Paulada nestes servidores, senão estão contentes peçam para sair, Graças á Deus temos a polícia militar que nunca reclama do salário e pode até diminuir que eles ficam alegres, vão para a praça fazer baderna que estes bravos servidores que são nossos policiais vão descer bala de borracha e gás, estamos em tempos de crise e vc´s querem aumento, milhões de desempregados, chamem a cavalaria, ainda bem que existe a polícia militar, uma ideia para nada disso acontecer diminuam o salário dos policiais militares e repassem aos professsores , pronto resolvido.

  7. Esmael, pq vc não cita os outros servidores q vão entrar em greve? Não são só os professores!
    E todos os servidores pagam esse monte de impostos também!!
    PT é a cara dos burros, as pessoas querem receber os atrasados, suas mulas. Vão se meter com suas vidas. Se querem tomar, tomem vocês.

  8. Cala a boca, monte de burros desinformados. Se estudassem 1% não falariam tanta asneira. Vão lamber a bota do mimado.

  9. E novamente quem sofre são os alunos…. E a culpa eh da má gestão…

  10. e o ano letivo dos estudantes mais uma vez sendo prejudicado… faltando menos de dois meses para acabar o ano resolvem fazer greve… realmente cada dia que passa vejo que ou vc paga um colégio particular para seu filho ou seu filho tem um péssimo ensino na rede pública pois só sabem fazer greve… concordo que tem que lutar pelos seus direitos mas greve todo ano prejudicando os alunos não dá ai vem querer colocar período integral de aula se com meio período já vivem de greve e quase não tem professo imagine colocando período integral e pessoas sem formação adequada para dar aula isso é piada só pode…

    • Aff… “os professores isso, os professores aquilo, só fazem greve e blá, blá, blá. Não interessa o que o governo faz ou deixa de fazer, aliás não vou me informar a respeito mesmo” a culpa é desses milionários e privilegiados professores, que só fazem greve. Imagine que moleza trabalhar 3 turnos com turmas de 50 alunos em uma escola pública toda equipada e com várias tecnologias. Professores façam greve nas férias assim não prejudicam o meu cotidiano e a minha insignificante vida. Não aguento meus filhos em casa mas vocês tem obrigação de atura-los diariamente.

  11. Todos acham que ganhamos bem, ninguém vê os cursos que temos que pagar para nós especializarmos, tudo custa caro. Então se invés de ficarem criticando quem tenta ensinar um pouco a essa geração aí, deveria nos apoiar. E fazer o nosso país um lugar de pessoas inteligentes. Mas a própria população apoia uma geração de ignorantes.

  12. Greve novamente, todo ano tem greve e quem paga a conta, quem não participa pais e alunos que são prejudicados por grupos que apenas pensam em salários e regalias, pois a qualidade de ensino e péssima, isso se comprova a cada ano que passa que os alunos aprendem menos ou os professores ensinam menos? uma dúvida que está muito presente na sociedade paranaense……..vamos ver de que lado o povo está…………ninguém mais aguenta greve por qualquer motivo de cunho pessoal, pois este aumento beneficia apenas o grupo que organiza ………….

  13. Aposto com quem quiser que nas próximas eleições os paranaenses elegerão outro tucano para governá-los.

    • Não sei se será tucano, espero que não. Mas sei que não será petista, o que já é uma grande vantagem.

      • Se Deus quiser, nenhum dos dois. Pois é justamente essa polarização que está ruindo o Brasil. Um país dividido e desunido é fraco. E o pior de tudo é que nenhum dos dois está apto a liderar o Paraná, muito menos o Brasil, sendo ambos extremamente corruptos e mal intencionados. As pessoas devem aprender a olhar as outras opções, analisar seus programas de governo, suas intenções, seus históricos, e somente então formar uma opinião e decidir o voto, parando de apenas seguir o fluxo.
        Infelizmente, isso é uma utopia.

      • Concordo!

      • Eu já nem falo mais em partido, mas é bem claro que a elite politiqueira fez a cabeça de um povo alienado….

  14. O povo acha que a greve é por causa de salários. Pessoal desinformado que não conhece a realidade das universidades e da economia do Estado.
    O governo cortou as verbas das universidades. Pra terem uma ideia, no campus da Unioeste de Marechal Cândido Rondon, não há dinheiro pra comprar ração para os animais da fazendinha, que é uma conquista da instituição, importantíssima para os cursos de zootecnia e agronomia. No campus de Toledo, não há verbas pra alimentar e cuidar dos açudes de peixes, importantes para o curso de engenharia de pesca. A situação é tão grave que chegou ao cúmulo de faltar papel higiênico por falta de dinheiro. Então, aqueles que criticam apenas por preconceito e interesses próprios, procurem se informar antes de iniciar uma discussão, e se colocar no lugar dos funcionários e estudantes, assim como também das classes mais baixas da sociedade, que são sempre os mais prejudicados.

    • Se fosse por isso tudo eu apoiaria a mobilização. Agora o que tem sido divulgado é por causa do calote nos reajustes salariais….

      • Então, a mobilização tem diversos e diversos motivos: corte de verbas (como eu citei), PEC 241, a reforma do ensino médio, e várias outras. O calote nos reajustes, (não apenas dos professores, que realmente ganham bem, mas de todos os servidores, até aqueles que ganham 1200 por mês) é apenas mais um dos motivos. Porém, o governo e a mídia falam apenas do reajuste, justamente para direcionar as pessoas a pensar da maneira como estão pensando nos comentários acima, a ficarem contra a mobilização.
        Para desmistificar isso, as universidades fizeram reuniões com os alunos e funcionários, onde expuseram os verdadeiros motivos e a verdadeira situação das instituições. Na UEL (Londrina) por exemplo, a verba prevista era de R$ 26,8 milhões, porém só 20,7 foram liberados, e (pasme) apenas 13,1 chegaram aos cofres. Ou seja, apenas METADE do q eles precisam. Uma instituição não pode sobreviver pagando apenas metade dos funcionários, comprando metade da comida pros animais, metade do material de expediente, limpeza, manutenção e estudo. Pra compensar, os professores das universidades estão fazendo hora extra pra realizar pesquisa e projetos, contratados por grandes empresas, arrecadando assim um dinheiro pra instituição, dando a elas uma sobrevida. Porém, chegaram ao limite.

  15. só para deixar claro,que o motivo é a PEC 241 e a reforma do ensino médio do governo FEDERAL por esse motivo as universidades também e estão aderindo a greve,ou seja,não é só pelas medidas do governador Beto Richa mas sim por todas essas novas medidas do governo FEDERAL,o site deveria se informar melhor

  16. Então,

    POR QUE O GOVERNO NÃO CORTA TODOS OS CARGOS COMISSIONADOS DO ESTADO?

    POR QUE NÃO REVÊ AS IRREGULARIDADES SALARIAIS, DE SERVIDORES EM DISFUNÇÃO, E DE BENEFÍCIOS SOBRE BENEFÍCIOS DE GENTE QUE NÃO TRABALHA?

    TODOS SO SERVIDORES PAGAM POR AUSÊNCIA DE UMA REESTRUTURAÇÃO GERAL,

    POIS, SE CADA UM RECEBESSE O SALÁRIO DE TABELA SEM BENÉFICOS NADA DISSO ESTARIA ACONTECENDO,

    MAS AS FOLHAS ESTÃO INFLADAS COM CCS, VEJA NAS UNIVERSIDADES, ONDE A ADMINISTRAÇÃO É FEITA POR DOCENTES PARA DOENTES!!

    ISSO REFLETE NO TODO, PREJUDICANDO TODA A CLASSE DE SERVIDORES, ENTÃO, REFORMA ADMINISTRATIVA GERAL NO ESTADO, E NÃO CARGOS COMISSIONADOS!

  17. Professorada que se diz inteligente se deixa levar por esses sindicatos radicais de esquerda e são visivelmente usados como “boi de piranha”. Engraçado que se portam como se o Paraná tivesse nadando no dinheiro e que crise e desempregados só existem em jornais. Tá todo mundo no país procurando emprego,se demitir hoje esses mesmos no outro dia haverá enormes filas para cobrir essas vagas ganhando a metade do valor pago hoje. Se eu fosse professor daria graças a deus pelo meu salário que não e ruim,colocaria o rabo entre as pernas e daria minhas aulas quietinho…

  18. Para um estado que tem um dos pedagios mais caros do planeta,..
    onde um partido que tem as siglas de social e democracia, mas defende a terceirização dos recursos naturais e dos serviços que deveriam ser públicos…
    Para um governo que parcela salários dos servidores, mas não toca os comissionados e nem nos que ganham mais do que 20 salários mínimos, vinte salários mínimos! !!
    Para um governo que mete a mão na previdência dos servidores, mas não se incomoda com a aposentadoria especial de seus próprios proponentes. ..
    Para um governo que abre edital de concurso esperado por muitos anos, com necessidades comprovadas de renovação, sem ter todas as vagas disponíveis. ..
    Deveria eu continuar?

  19. Richa para o senado e o povo burro vota…..

  20. Povo de Curitiba é burro votou no Beto em massa e agora vai eleger o gordo Greca. Pau no cu…. Dos professores eles são uma classe desunida. Já vi isto sou professor sou Beto Richa… Agora agüente ..kkkkkkkkkkkkk . Os tucanos que mandão agora eleito pelos burros paranaenses.kkkkkkkkk não sabem votar. O traiano e Cida vice governadora roubando e o povo é o judiciário calado .kkkk

  21. Jeferson: a APP não escolheu entre progressões ou reajustes. Quem fez esta proposta furada foi o desgovernador e ninguém aceitou. Direito é direito e não se negocia. O problema é que o rixeco vive em Nárnia, onde tudo acontece da forma que ele pensa. Já tivemos dois tarifaços e o desvio da previdência. A pergunta que não quer calar é: onde está o dinheiro, uma vez que não são feitas obras no estado?

  22. Aff de novo. Eu to no 3° ano quero terminar essa porra sem enrolação

  23. Boa noite!
    Será mesmo que os demais funcionários públicos irão dar a “cara a tapa” desta vez?
    A polícia militar tem a missão de manter a ordem, mesmo estando na mesma forca.
    Polícia Civil,,,,não aparece
    Agentes Penitenciários…?
    Demais autarquias?.
    Só mesmo esses “coitados de mortos de fome dos professores” que ficam brigando, levando bala de borracha, mordida de cachorro, para garantir o direito deles e….dos demais que se escondem em suas repartições.
    Em entrevista e TV Tarobá nesta data, diga-se de passagem, nenhum movimento de manifestação se fez presente, o ilustre governador disse que “a 5 meses atrás os professores “priorizaram a progressão e promoção em detrimento ao aumento”.
    Pergunto, a APP negociou e informou aos professores os termos?
    “A greve é brincadeira…”palavras do mesmo.
    Quero acreditar que efetivamente “O Funcionalismo Público Estadual” fará sim esse movimento….. Usando a sigla ‘ SQN.
    Novamente caberá aos professores a missão de se sujeitarem às humilhações para tentar garantir o futuro dos demais….
    E ainda, muitos professores não participaram desta greve…..

  24. E fácil acabar com essa greve , basta divulgar novamente o salário dos professores. Povinho ganancioso não vêem que o país e os estados estão quebrados. Novamente serão os servidores usados como boi de piranha por esses irresponsáveis dessa tal APP.

    • Andre o mais curioso é que são os próprios alunos que começaram o movimento, e podem divulgar os salários dos professores, mas sem distorções, na verdade está lá no Portal Transparência 24 horas por dia, basta acessar e ver qual a realidade dos mesmos, você vai sentir vergonha do seu próprio comentário acima. A greve agora é dos alunos, são eles que estão a frente do movimento, os professores entrarão na luta sim, pois fique você sem receber o que lhe é devido por quase 2 anos, você não passa de uma anta desinformada.

    • Andre o mais curioso é que são os próprios alunos que começaram o movimento, e podem divulgar os salários dos professores, mas sem distorções, na verdade está lá no Portal Transparência 24 horas por dia, basta acessar e ver qual a realidade dos mesmos, você vai sentir vergonha do seu próprio comentário acima. A greve agora é dos alunos, são eles que estão a frente do movimento, os professores entrarão na luta sim, pois fique você sem receber o que lhe é devido por quase 2 anos, você não passa de uma anta desinformada. E quem quebrou o Estado? Foram os funcionários públicos? Ou a má gestão do governador?

    • Cibertucano cumprindo ordem para garantir a teta no Estado.
      Não cola, dessa vez ou paga o que deve ou pede pra sair.
      Cadê o dinheiro do Paraná?
      Está quebrado por causa das regalias e cargos comissionados inúteis.

  25. Desde o início do ano a escola localizada na periferia onde trabalho, tem problemas em manter uma merenda escolar. Muitas vezes, com o projeto Mais educação, a direção tirou do próprio bolso. Enquanto juízes além de receber auxílio moradia, tem também vale refeição. Richa, a verba da merenda escolar foi destinada aos juízes e desembargadores?????? Venham comer em nossas escolas de periferia!!!!

  26. Bessias com esse comentário vc é um IMBESSIAS!!!!

  27. VERDADE ..

    A QUANTIDADE DE CARGOS COMISSIONADOS É ABSURDA!
    POR ISSO ACHO QUE A PRÓXIMA REFORMA EXTREMAMENTE NECESSÁRIA NESSE PAIS É NO ENSINOS SUPERIOR QUE NÃO TEM FISCALIZAÇÃO DOS CARGOS COMISSIONADOS,

    NEM DAS VIAGENS A CONGRESSO NO EXTERIOR …E O POVO QUE PAGA TUDO, ESSA MORDOMIA!!

    DEPOIS, O RESTANTE É QUE FICA SEM REAJUSTE,

    OS QUE RECEBEM MENOS, E TRABALHAM MUITO MAIS!

  28. PROMETEU, E NÃO CUMPRIU?

    FOI ENGANAÇÃO MESMO?

  29. Servidores também têm família, pagam impostos, trabalham, entraram porque passaram num concurso, não ficam de folga, capachos… ninguém quer satisfazer capricho de mimado… satisfaçam vocês, idiotas…

  30. Pelo seu palavreado vc esta precisando muito mais do que aulas, está precisando de educação e informação.

  31. Esse não o momento de paralisação. Deveria terminar o Ano Letivo. Na minha opinião vem ai uma nova guerra politico partidária! Eu tô fora!

    • Inteligente a proposta do tucano de nome comprido (e ideia curta): fazer greve nas férias. Mais um comissionado detected!

      • Não seu burro. É porque mais uma vez vocês vão fazer greve sozinhos e vão ter o restante da população toda conta vocês. O povão assalariado, que não tem a estabilidade de um concurso público pra se escorar se cagando pra não perder o emprego, aceitando diminuir seus salários, pra pelo menos ter um emprego e essa cambada de servidor público, estável, querendo aumento.

        Bora lá acessar os sites da transparência e trazer a público os salários dessa gente!

  32. CHEGA DE GREVE, PORRA, EU PRECISO CONCLUIR ESSA MERDA DESSE MEU CURSO

    • A escola pública que você estuda só é gratuita por causa de greves como essa que está acontecendo. Se não gosta de ensino gratuito, vá para uma particular. Lá não tem greve e pague o que eles quiserem.

      • Muito gratuita que ela é…. Não é porque ninguém paga mensalidade que ela seja de graça….

      • engraçado filhos dos professores não estudam em escola publica sinal q o salarios q eles ganham não é assim tão ruim. Eles dizem q é ninguem vive sem professor, e quem vive sem lixeiro agricultor, todos tem valor mas não é justo somente filho de pobre se lascar por causa dessa greve

        • Mentira, os meus estudam, e posso fazer uma lista bem grande de filhos de professores que estudam em escolas públicas..

          • Professora, eu também conheço um monte de filhos de professores estudando em escola pública, em breve o meu também…. lixeiro recolhe lixo, agricultor homem forte do campo, e nós…… é professora, duro é ver como que as pessoas fazem confusão!

        • Tem professor que ganha doze mil por mês …. Faltam serviço e dão aula de má vontade

          • Você queria que professor ganhasse menos, pro seu governo o professor que tiver ganhando $12.000,00, já trabalhou algumas décadas e estudou muito, o coitado do professor com esse salário está de bengalas. Falta informação pra você!!!

        • Mentira, sou professora e o meu filho e de minhas amigas estudam e escola pública.

      • vraal kkkk

    • Pelo seu palavreado vc esta precisando muito mais do que aulas, está precisando de educação e informação.

    • se considra uma merda de curso, pra quê concluir… não queremos um merda se formando….

    • Seu curso é merda? Para que terminar então amigo? Passe a vsga!!

    • Comissionado tucano detected!

    • Vc está concluindo o Ensino Médio, parabéns! Com essa educação passou uma temporada na França.

    • Apoiado!!!

    • Querido Bessias do PT, os bancários fazem greve e recebem muito mais que um professor, tanto é que o aumento proposto à eles é bem maior que dos educadores. Não menosprezando ninguém, mas acho que está havendo uma inversão de valores.

    • eu tenho q levantar todos os dias e trabalharsem fazer greve, minha filha precisa estudar, este trimestre os alunos nen tiveram a nota se ciencias lançada no boletim pq a professora faltou o trimestre inteiro e agora essa por.. de greve. Isso ja virou rotina todo ano banco, correios, professores e por ai vai e nos conttibuites ficamos a merce dessa corja. fim dos sindicatos ja!

  33. Arrocho, pacotes e aumentos de impostos, saque da previdência dos servidores, Nota Paraná, cadê “o melhor está por vir”;

    Não consegue nem pagar os SERVIDORES que trabalham diuturnamente para a população, pede pra sair, seja humilde.

    CADÊ A DEMISSÃO DOS CARGOS COMISSIONADOS?

    CADÊ UMA REFORMA ADMINISTRATIVA EFICIENTE?

    CADÊ A REVISÃO DAS APOSENTADORIAS ESPETACULARES, DIGO, ESPECIAIS?

    CADÊ OS RECURSOS DO PARANÁ? E AINDA DIZEM QUE O PARANÁ É DIFERENTE DOS DEMAIS ESTADOS DA FEDERAÇÃO???????

    MEDIDAS AMARGAS SÓ NO LOMBO DOS SERVIDORES AH TÁ!!!

  34. Olhe os alunos ja estão acampados agora a cambada rola bosta do patrão playboy(tando temer qto richa) vai colocar a culpa em quem nos professores nos alunos ou no PT?

  35. Eu pago meus impostos em dia, pq o governo que “postergar”. Deixa atrasar imposto é juro e multa sem dó.

    pague os funcionários públicos que servem a população com os meus impostos.

  36. DE QUEM É A CULPA?

    DE QUEM NÃO CUMPRE A LEI?

    GREVE GERAL!!! E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO JÁ!!!

    • Quem é que tá assessorando esse governo?

      • Só corruptos na assembléia legislativa, digo, os cabeças, tem uma meia dúzia de gente boa, o resto é merda.
        Aumentou os impostos e enfiou o dinheiro no bolso, eita secretário incompetente ou ladrão.

    • SÓ PODE SER DAS “ESTRELAS DAS ARAUCÁRIAS” QUE JÁ SABEMOS O NOME.

      SERÁ QUE VAMOS TER “BANCADA DO CAMBURÃO II – O JULGAMENTO FINAL”

      QUEM SERÃO OS PROTAGONISTAS? 2018!!!