Paraná acorda nesta sexta com 350 escolas ocupadas pelos estudantes

escola_ocupada_richaVinte e quatro horas após o governador Beto Richa (PSDB) declarar guerra aos estudantes, aumentou substancialmente o número de escolas ocupadas por eles no Paraná. Agora já somam 350 unidades da rede pública, segundo a última atualização do movimento que não vence a velocidade dos acontecimentos.

O tucano despertou a ira dos estudantes ao fingir que negociava, mas, ao mesmo tempo, solicitava na Justiça a reintegração de posse dos estabelecimentos de ensino. Antes do embuste do governador, eram 200 as escolas ocupadas.

“Paira sobre os alunos que ocuparam as escolas no Paraná ordem de reintegração de posse com uso de força policial. Aguardem tragédias”, advertiu nas redes sociais o deputado Requião Filho (PMDB), líder da oposição na Assembleia Legislativa.

A superintendente da Secretaria de Estado da Educação (SEED), Fabiana Campos, descartou a possibilidade de invasão das escolas pela polícia. “Isso não é verdade. Já me comprometi pessoalmente que não haverá uso da força policial”.

O próprio governador Beto Richa, ao abrir diálogo com a União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES), havia jurado não pedir a reintegração das escolas ocupados. No entanto, o tucano não cumpriu a palavra e conseguiu 13 mandados de reintegração em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba.

O descumprimento do acordo pelo governador do PSDB levou a presidente da União Brasileira dos Estudantes, Camila Lanes, a dizer umas duras verdades a Richa: “você rouba da construção das escolas para pagar sua campanha eleitoral”, atacou em vídeo.

Ao contrário do tucano, a líder estudantil cumpriu como o que prometera ontem de “a cada escola reintegrada, duas [novas] serão ocupadas”.

A realidade é de terrorismo estatal no chão da escola principalmente nas regiões mais longínquas da capital. Por exemplo, no município de Santo Antônio do Sudoeste, o governo usa de estrutura e influência para pressionar a comunidade e os alunos a desocuparem o Colégio Estadual Humberto de Campos. Além desse, na cidade, os estudantes ocupam o Colégio Estadual Antônio Shidel. O movimento tem a advogada Andrea Bandeira representando-o voluntariamente.

A expectativa que até segunda-feira, dia 17, quando inicia a greve por tempo indeterminado dos educadores, todas as 2,1 mil escolas da rede pública do estado estejam ocupadas no Paraná.

Resumo da ópera: Beto Richa perdeu o controle da situação, que é de ingovernabilidade; só há duas alternativas possíveis ou renúncia ou impeachment.

33 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. (Fotos são de material que está sendo distribuído em escola ocupada do Paraná)
    https://www.facebook.com/FernandoFrancischiniBR/photos/pcb.981126628657950/981125931991353/?type=3&theater

  2. Olá! Querem protestar?? OK!! façam isso nas ruas, peguem faixas e cartazes, confeccionem nesse final de semana, aproveitem! Deixem as escolas livres para os que querem ensinar e estudar. Deixar de cumprir o seu papel de estudante é feio. Muitos alunos preferem qualquer coisa, protesto, agito,.. menos estudar, e nesse momento devem estar satisfeitos, não se incomodando com seu futuro e atrapalhando os que querem seguir em frente. Protestando contra a reforma? Não acredito; pois isso significa que o que temos está bom…Os professores que perder seus postos vão se especializar em outra coisa. Alguns alunos sendo manipulados, outros tentando projetar seu nome, outros querendo aparecer na história, mas não ganham nada com isso. Acordem alunos vão cuidar do seu futuro.

  3. Vamos começar a mudar o Brasil por aqui pelo nosso estado, a começar pelos poderes legislativo,judiciário e outros que nadam em prosperidade e auxilio disso e daqueles por isso que não sobra dinheiro para investimento chega de bancar essa corja vamos dar um basta nisso, vamos apoiar a juventude, povo do parana está na hora de passarmos o Paraná limpo desses vermes.

  4. Acorda paraná vamos começar por aqui a verdadeira libertação do estado desses vermes e lixos de políticos e do judiciários e outros poderes que mamam a décadas nas costas do povo.tá na hora de limparmos o estado dessa quadrilha. políticos intocáveis parecendo deus com mordomia a rodo vamos se somar ao estudantes povo do paraná e fazer um novo ciclo neste estado.

  5. sai dai… Beto Richa disse que iria conversar com as instituições antes de aplicar as regras que o lixo do governo temmer esta impondo.. nada a ver esse reportagem ai… informe-se bem antes de publicar abrobinhas….

  6. Nem tudo está perdido… Temos essa juventude maravilhooosa que engajou-se numa luta férrea defendendo seus direitos e de todo cidadão – os de bem e daqueles que recusam-se a lutar, pois estão adormecidos ou alienados em sua zona de conforto. Muito orgulho temos de vocês, jovens guerreiros. Continuem na luta. Não esmoreçam, não se amedrontem… Vocês são a esperança de nosso País/Brasil.

  7. Como diria o trovador: “Agora chegou nossa vez, vamos cuspir de volta o lixo em cima de vocês”. E pela nossas contas, seremos sete milhões cuspindo aqui do Paraná. Chega!

    • Vai cair na sua cara…..
      Massa de manobra….
      Respondendo alguns comentários, acima….
      Não se iludam que foram por vontade própria….
      Tem os vermelhos infelizes da política enrustidos….hipócritas…
      Sem noção de ocupação…aqui na nossa cidade…teve um motivo, ou 2
      Um porque perderam a politica e outro porque professores NÃO irão participar
      da GREVE…
      Mais sem problemas..aprendemos bastante com a última Greve, aonde a APP, literalmente “abriu as pernas ” pro Governo….
      Ninguém em sã consciência, pode impedir, a entrada ou saída….de Escolas…
      Outro detalhe, professores PSS, comprando briga ( e acham que não vão ser prejudicados )…..outro motivo de massa de manobra……mandam para ir a frente, enquanto os QPM, ficam tomando chimarrão e falando da vida, deles….
      No Sudoeste, sempre foram contra qualquer MUDANÇA, e a MUDANÇA, ninguém gosta…mais nem começaram , a dialogar….SEM NOÇÃO ESSE POVO…
      A CONFUSÃO NEM COMEÇOU, mais foram feitos BO, Conselho Tutelar, Promotora….esqueceram que VIVEMOS EM UM PAIS LIVRE…..

  8. Os estudantes do Paraná, tem todo o meu apoio e solidariedade. Sou defensor dos direitos humanos e civis e do bem estar social e da justiça e das liberdades. Portanto, os jovens estudantes estão fazendo o correto, no estado do juiz Sérgio Moro. O governador, Beto Richa do PSDB, se acha acima da lei. Ele vai ver quem pode mais. Defendo o impeachment desse homem. O pior governador do estado. Espero que a pm, não use de truculência contra os estudantes. Parabéns estudantes paranaense, pela coragem, luta e bravura. Que os estudantes do meu estado São Paulo, façam o mesmo.

    • Juciel Kennedy de Windsor, se perguntar aos jovens eles nem saberão pq estão lutando, essa PEC só vale para SP e PR? Não, é nacional, ao invés de socialistas como vc ficar sentando atrás de uma mesa, assuma a responsabilidade e saia a luta, mas deixa as crianças continuarem estudando, já não basta greves dos professores que brigam por salários, avo invés de lutar por melhores condições de ensino… parem de olhar apenas seu umbigo e lutem por algo que valha a pena!

      • “Ou os estudantes se identificam com o destino do seu povo, com ele sofrendo a mesma luta, ou se dissociam do seu povo, e nesse caso, serão aliados daqueles que exploram o povo”. Florestan Fernandes

  9. Parabéns aos secundaristas. Governos tem que entender que reformas educacionais não deverão mais ser impostas, mas sim discutidas antes da implantação. Ensino integral não deu certo nem no Fundamental (trabalho há 3 anos com o Mais Educação), imagine com o Ensino Médio. Vai ser uma tragédia se os governos aceitarem essa imposição. A maioria dos nossos alunos já têm seu trabalho. Nós não somos os Estados Unidos! Não há nem mesmo espaço físico suficiente para tornar a medida viável. A nova proposta só vai aumentar a fuga do Ensino Médio. É o que dá deixar o poder nas mãos de quem não sabe dialogar (me refiro aqui ao governo federal). Fico me perguntando quantos dias mais o Beto Richa vai demorar pra ir em uma escola escutar os estudantes de verdade, porque é assim que um gestor democrático deve tratar um embate. Seus assessores irão bestializar seus pensamentos novamente como o fizeram na greve do ano passado? Parecia que o cara vivia outra realidade! Acorda governador! Quem era mesmo o “homem do diálogo”? E chega desse papo de APP PT! Não cola mais!

  10. Beto Richa, pessoa sem.caracter . como é que um verme desses pode ser prefeito dessa cidade de Curitiba ? Infiou o nosso dinheiro no rabo? Depois não consegue cumprir com sua palavra. A Já entendi. Quem não tem.caracte claro não tem palavra de Horta. Se esses infelizes acabasse co as mordomias e parece.de mamãe na teta do Pais tudo hoje seria diferente. Os políticos não conhece gestão. Com certeza PARABENS aos jovens pela ocupação com organização. Estamos juntos só assim esse suposto poder vai aprender a nos respeita.

    • Diva, acho que a senhora fez muita greve na infância e perdeu algumas aulas de português, não deixe que isso aconteça com seus filhos e netos, a PEC que tanto falam foi proposta a 2 anos atrás pelo governo PT, agora que qualquer colocar em pratica não serve pois não foi feito pelos Petralhas… Parem com isso… Para frente Brasil!!!!

      • Já que não mostra.sua.cara ….acho que voce e que perdeu tempo, ficando com a boca aberta de mais catando.mosca. Estou falando da ocupação dos estudantes nas escolas . Não em momento algum me referi a nem uma PEC. PRESTA ATENÇAO. Em frente. Brasil mas cortando a mamata dos político folhados preguiçosos.

      • E aí não vai mostrar a cara.

      • Já que não mostra.sua.cara ….acho que voce e que perdeu tempo, ficando com a boca aberta de mais catando.mosca. Estou falando da ocupação dos estudantes nas escolas . Não em momento algum me referi a nem uma PEC. PRESTA ATENÇAO. Em frente. Brasil mas cortando a mamata dos político bando de preguiçosos e ladroes

  11. Estes estudantes, por favor. E os que querem estudar?

    • Dona Judith Ju, esse prejuízo que a senhora supõe acontecer (a turma do Beto Richa pensa igualzinho a senhora) coloque na conta do PSDB e seu governador.

    • estuda em casa….. tem google e youtube…kkkkkkkkkkk palhaçada….. va carpi terreno …. quando seu filho estiver alienado , burro e sem esperança passa no Dp…

    • A GRANDE MAIORIA DOS ESTUDANTES SE ENGAJARAM NESSA LUTA ESPONTANEAMENTE, POR ISSO É FALACIA DIZER QUE OS ALUNOS ESTÃO SENDO PREJUDICADOS NÃO COLA, PREJUDICADOS VÃO SER SE ESSA MALDITA PEC 241 PASSAR COM ESTA ESCRITA!!!

    • Está reclamando porque seus filhos estão dando trabalho em casa kkkkk….

  12. POIS BEM BETO LIXO VAI ENCARAR ,VAI CONTINUAR A PAR PRA VER,GOLPISTA MENTIROSO.

  13. Nessa molecada a esperança de que o Paraná e o Brasil não vão aceitar o obscurantismo dos governos Beto Richa e Michel Temer. Como nos muitos momentos de nossa história, o velho vai dando lugar ao novo, nem que seja a fórceps.

    • governos e legisladores , com g e l minúsculos mesmo, que não representam o POVO, atacam e VOTAM contra o POVO, os TRABALHADORES, APOSENTADOS e ameaçam quem vai se aposentar, e SERVIDORES só tinha que dar nisso.

      O POVO NÃO PODE JAMAIS TEMER (FORA TEMER) UM GOVERNO, MAS O GOVERNO DEVE TEMER (FORA TUDO QUE NÃO NOS REPRESENTA) O POVO, PRINCIPALMENTE NAS RUAS.

      governos que fecham acordos com os ditos representantes do povo, os oprime e acham que estão “salvando a pátria”, não passam de fraudes.

      NÃO A PEC 241 ( PROPOSTA DE ESFOLAÇÃO CONSTITUCIONAL)

      NÃO A REFORMA DA PREVIDÊNCIA QUE RETIRA DIREITOS E PUNE O TRABALHADOR, SIM A REVISÃO DE APOSENTADORIAS ESPECIAIS DE POLÍTICOS, MAGISTRADOS … FAÇAM UMA AUDITORIA E ACHEM O ROMBO DA PREVIDÊNCIA

      NÃO AOS CALOTES, PACOTES DE MALDADES;

      SIM A REDUÇÃO DE IMPOSTOS, REFORMA TRIBUTÁRIA NINGUÉM FALA NADA;

      ABAIXEM OS PEDÁGIOS MAIS CARO DO BRASIL: VERGONHA NACIONAL

      NÃO A REFORMA DO ENSINO MÉDIO, SIM UMA REFORMA QUE ACRESCENTE, QUE SOME E REVOLUCIONE A EDUCAÇÃO, PARA ISSO, ESCUTEM;

      NÃO A TUDO QUE OPRIME E RETIRA DO TRABALHADOR, DO SERVIDOR, DO APOSENTADO, DO MOTORISTA, DO PAI E MÃE E FILHOS DO BRASIL;

      • – O seu governo, Indio, fechou acordos “com os ditos representantes” através do Mensalão, lembra-se?
        – É preciso o teto fiscal para não remedar a gastança sem de onde tirar a pagança como fazia o seu governo;
        – as reformas ora criticadas e demonizadas são as mesmas que o seu governo não teve nem peito nem inteligência para propô-las. As medidas agora são amargas, diferentes do incentivo estúpido ao crédito e ao consumo, o que levou milhares de famílias à inadimplência;
        – reformas estão sendo propostas, e todas sendo demonizadas pelo seu partido e satélites;
        – uma das reformas propostas – a do ensino médio, demonizada pelo seu partido.

        • ESSA FAMILIA FICA NA INADIMPLENCIA É PROBLEMA DELA, PORQUE NÃO SOUBER ADMINISTRAR SEU SALARIO, TIPICO DE BRASILEIRO IDIOTA!!!

        • O Parreiras, como bom tucano que é, não esquece do mensalão… do PT. Mas o tucano, como todo hipócrita que só vê os pecados dos outros, não se lembra do mensalão tucano, o que aconteceu em Minas 5 anos antes do mensalão petista. A diferença é que os envolvidos – alguns até sem prova material – do PT já foram condenados e alguns até já terminaram de cumprir suas penas. E os honestíssimos tucanos envolvidos no mensalão que aconteceu, repito, 5 anos antes, em Minas Gerais? Estão por aí se achando os mais honestos do mundo. E o Parreiras, me parece ser bastante conhecido pelo Pé Vermelho CWB, está nervosinho porque o PT se opõe criticamente às propostas do governo golpista. O PT e seus “satélites”, mais uma mentira do Parreiras já que o PT não tem partidos satélites, fazem seu papel de oposição. Ou seria o Parreiras defensor do partido único como na Alemanha nazista? Quanto à observação dele a respeito do ensino médio, até o Faustão ( seria o Faustão um petista infiltrado na TV Globo? KKKKK) detonou essa porcaria criada pelo Mendoncinha e seu grupelho no Ministério da Educação.

          • Os satélites do PT, o Psol, o PDT, o PP.
            Tão verdade que sou conhecido pelo Pé Vermelho CWB que ele, covardemente, não estampa as suas denúncias contra mim, assinando o verdadeiro nome.
            Não precisa me respeitar, PVCWB. Basta ter medo.

        • Fica difícil arrumar o caixa com os generosos repasses aos legislativo (mordomias e assessores não concursados) e ao judiciário (auxílio moradia retroativo à 10 anos) e depois é o servidor que tem que pagar a conta.

        • Verdade:
          – o PT está demonizando a PEC 241 que só tira recursos que iam para o povo;
          – o PT está demonizando a reforma no ensino médio que está sendo feita sem a opinião dos dois maiores interessados no assunto: professores e alunos;
          – o PT está demonizando as propostas de mudanças na lei trabalhista;
          – mas o PT não está demonizando o presidente da República porque nem precisa né? Rsrsrsrsrs

        • É a mesma atitude do seu patrão governador playboy o povo que pague a conta não eu mas mantem uma carrada de rola bosta comissionados que suga o erário gastança com propaganda para dizer que esta tudo bem.
          Mas o comissionado cordeirinho do chefe insiste em falar em PT PT
          vamos ser sinceros não sou petistas e esse governo esta fazendo o que o PT não fez uma vergonha mas eles insistem em carcar no povo sendo que os irmãos banqueiros empresários riem a toa
          não pagam impostos