Ocupações de escolas continuam no Paraná, decide assembleia de estudantes

ocupacoes_escolas_richaUma assembleia de estudantes realizada em Curitiba, nesta quarta (26), com representantes das 850 escolas ocupadas no Paraná, decidiu pela continuidade da manifestação por tempo indeterminado.

O movimento é plural e suprapartidário e conta com o apoio da UPES (União Paranaense dos Estudantes Secundaristas) e da APP-Sindicato — o sindicato dos trabalhadores na educação.

As ocupações iniciadas no início do mês de outubro foram motivadas pela MP 746 (reforma do ensino médio) e pela PEC 241 (congelamento dos investimentos na educação).

Na tarde de hoje, a estudante Ana Júlia Ribeirohumilhou” os deputados ao explicar na Assembleia Legislativa as razões da ocupação. Ela deu uma verdadeira aula de cidadania aos parlamentares, que não esperavam pelo emocionante discurso (assista).

Além das ocupações de escolas da educação básica, o governador Beto Richa (PSDB) também enfrenta ocupações das sete universidades estaduais. Para agravar a crise, o tucano ainda tem que lidar com a greve dos professores e servidores dessas instituições de ensino.

18 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Eu sou a favor de fazer manifestação mais não dentro das escola tem muitos alunos q querem estuda ,nao foi assim com os caminhoneiros pode manifesta mais não tranca as rodovia e a mesma coisa ,as autoridades q façam alguma coisa isso e uma vergonhna

  2. Este discurso está pronto… bem treinado… Ela fez uma crítica aos Professores de Filosofia e Sociologia (História) do Paraná e, por extensão, do Brasil. Na sala de aula, os professores estão para concretizar este discurso… mas não conseguem… A maioria dos Estudantes está envolto com o Celular!!! Mensagens!!! Mensagens!!! Falta de respeito para com os Professores… Vamos à frase, pronunciada pela Jovem: “em uma semana, aprendemos mais que…” Mas que barbaridade, meu…!!!!

  3. Mentira…garotinha….
    Alienação total…
    Não adianta chorar o leite derramado.
    Não se começa, uma discussão, aonde se olha um lado só.
    Insulta, a si mesma.
    Ideais do PT.

  4. Que bonito essa assembleia. Quem será que patrocinou toda a logística para que todo esse pessoal se deslocasse do interior do estado em ônibus e vans fretados????Agora querem negociar, só falta esse governadorzinho frouxo ceder para esses vândalos. Há uns 35 (trinta e cinco) anos esse país ainda era sério.

  5. Fernando
    Democracia pressupõe respeito, responsabilidade.
    Parece que isto lhe falta.

  6. O Fernando. Lava essa boca para falar ou melhor, vá a um lava a jato e encha a boca de água até explodir…. quem sabe assim sai alguma coisa boa de dentro de vc…
    Eu fosse pai ou mãe de algum desses adolescentes te processava .

  7. Corajosa, sensível, inteligente, discursou olhando para uma platéia assembleista cuja maioria é seguidor do Governo Beto Richa. Parabéns Ana Julia Ribeiro, seus pais devem estar orgulhosos de você, eu estaria. Deus a abençõe, e que você se torne uma adulta com essa consciência, porque de imbecis o mundo está cheio.

  8. Pensei que o blog fosse democrático,estão removendo os comentários…

  9. Vagabundos entraram numa escola e roubaram os celulares da piazada… acabou o pokemom… Olha o risco que essa piazada corre com essas invasões, celular roubado, briga entre garotos com morte, consumo de alcool,drogas, meninas sujeitas a serem abusadas por malandros… a troco de que ? O negócio já tá no senado e já já será votado, senador nem deputado tá preocupado com essa piazada do Paraná,nem piá revoltado de união vermelha de estudante,a maioria nem sabe que tão invadindo escola e gazendo aula…bora botar o cérebro pra pensar piazada…

  10. E agora José?

  11. Essa “garotinha”deu um banho de conhecimento político nesses inúteis deputados que são frouxos ate pra ouvir as verdades da tragédia que se omitiram.e sem sucesso esse fascista que presidi essa cambada de acefalos que mal tratam a educação e outros setores da sociedade civil.eu quero ver quem que assistir esse vídeo e entender tera coragem de chamar esses pequenos gigantes de vagabundos.

  12. Pô, Esmael, qual é tua fonte para dizer que são 850 escolas ocupadas??? São mais de 1.000! Vamos atualizar esses dados aí.

  13. Por quê não vão se manifestar lá em Brasília, no Palácio Presidencial, na Câmara dos Deputados ou no Senado Federal? Mas não, sob a orquestra política da APP a mando da CUT, desrespeitam a vontade da maioria que quer a desocupação das escolas e a volta as aulas. Lamentável! Estão esperando o confronto na reintegração de posse para atacar e culpar os governos.

  14. Emocionante

  15. E agora José?

    PEC 241
    proposta de ESFOLAÇÃO constitucional

    REFORMAS atrás de reforma sem SENTIDO

    Quem serão os novos
    COVEIROS do SEXAGENÁRIO

    Calotes aos servidores, quem SERVE a população são os políticos e COMISSIONADOS, NÃO é o servidor que agora é alvo de tudo quanto é ROMBO.

    Façam auditorias para encontrar os ROMBOS e os verdadeiros privilégios.

    GREVE GERAL!!!!

  16. Parabéns aos estudantes!

    Pois lutam por um Brasil melhor.

    Gostaria que os estudantes vissem este vídeo, onde Ciro Gomes explica como o governo do PSDB fez o Brasil perder 16 bilhões de dólares em uma noite

    https://www.youtube.com/watch?v=d9LYPErRUU8