Manual de ocupação de escolas, por Coletivo Direitos para Todxs

temer_ocupa_richaNo Paraná, já somam 40 as escolas ocupadas pelos estudantes pelo “conjunto da obra” de Michel Temer (PMDB) e Beto Richa (PSDB) na educação. E, para garantir que o movimento da juventude não sofra repressão, o Coletivo Direitos para Todxs divulgou cartilha para ajudar quem está em luta contra a reforma do Ensino Médio e pela melhoria do ensino público.

Estudantes em diversas cidades do Brasil estão se organizando para impedir o avanço do desmonte da educação pública, sinalizado pela Reforma do Ensino Médio – anunciada e depois colocada na geladeira pelo governo Temer – e pela PEC 241, que pretende congelar investimentos na área por 20 anos.

Nesta quinta, dia 6, o APP Sindicato, entidade que representa os educadores públicos do Paraná, informou que cinco mil estudantes ocuparam as ruas da capital Curitiba. Na manhã desta sexta (7) os estudantes já acampam em ao menos 40 escolas.

Por isso, o Coletivo Direitos para Todxs divulgou uma cartilha para orientar os estudantes a resistir a possíveis – e previsíveis – atos de repressão por parte da polícia. Acompanhe as instruções:

“- A polícia não pode agir antes de ter ordem judicial para desocupação com o uso de força policial

– A polícia só pode prender por decisão judicial OU por crime em flagrante. Então evitem xingar os policiais, danificar a escola e fazer uso de drogas dentro da escola (álcool inclusive, por se tratar de secundaristas, sendo a maioria menores de idade

– A ocupação é ato político válido de protesto. Vocês não estão cometendo um crime ao ocupar a escola. As pautas devem ser escolhidas pelo próprio movimento, sendo o apoio jurídico apenas emergencial para casos de violações de direitos

– Para evitar confusões entre versões de relatos, tentem sempre filmar as conversas com policiais, diretores ou outras pessoas que queiram desmobilizar, criminalizar ou desmoralizar o movimento estudantil

– O Estatuto da Criança e do Adolescente garante o direito à opinião, livre expressão do pensamento e defende expressamente o direito do adolescente de participar da vida política

– As revistas pessoais realizadas por policiais podem ser acompanhadas e filmadas por terceiros, sem qualquer impedimento

– Os adolescentes não precisam estar acompanhados dos pais na ocupação, mas o apoio de toda a comunidade, em especial da família dos estudantes, é essencial para a criação de uma boa imagem do movimento, e não pode ser impedida pelos policiais ou direção da escola

-A imagem do adolescente deve ser sempre preservada, não sendo admitidas fotos ou filmagens sem a devida autorização

Caso algum desses direitos seja violado, procure umx advogadx, orgãos de defesa de direitos humanos ou entre em contato com os coletivos de juristas: Direitos Pra Todxs ou Advogadxs Pela Democracia.”

Link das páginas:

https://www.facebook.com/OcupaPr/
https://www.facebook.com/DireitosPraTodxs/
https://www.facebook.com/AdvogadosPelaDemocracia/

Colégio Pedro II, no Rio

Também nesta quinta, a Associação Juízes para a Democracia emitiu nota condenando a proibição, por parte do Ministério Público Federal, de alunos do Colégio Pedro II fixarem cartazes, faixas ou banners. No colégio, que fica em Humaitá, alunos haviam protestado contra o governo ilegítimo de Temer.

Para a associação, essa censura faz parte de “crescente onda de cerceamento das liberdades públicas” em curso no Brasil.

Com informações do Portal da CUT

33 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. E quem diz que as propostas são válidas ou não entendem nada do que é dito,ou fecharam os olhos e estão numa de “é ruim,mas pelo menos não é o PT”. A internet virou um lugar terrivel pra quem quer debater, pois quem tem visões contrarias e que visam o bem estar social fugindo de uma logica desigual de Estado Minimo são chamados de “Petralhas” “PETISTAS” “PÃO COM MORTADELA” e etc. Tá triste e dificil viver,senhores e isso graças à esse discurso inflamado e maligno que vocês têm aceitado da Midia e do setor mais conservador e SUJO da Camara e do Senado

  2. Quem chama aluno de desocupado porque está brigando por seus direitos é que não tem o que fazer. Inclusive, quem tanto defende que o PT, a CUT e a APP estão por trás dessas ocupações são somente as pessoas que bateram panelas para pedir a saída ilegitima da Dilma da presidência. O que me pergunto agora é, onde estão os batedores de panela? Quando o PMDB e o PSDB, e leia-se bem PMDB e PSDB, estão vendendo, afundando e sucateando os serviços públicos do Brasil nas aberturas para privatizações sem limites? Eu queria apenas saber onde estão as panelas? Todos que comentam aqui e que acusam os estudantes de estarem agindo de maneira ilegítima e criminosa, aposto, que estudaram em escolas públicas de ensino médio e superior (o que não acredito muito vocês terem conseguido chegar ao nível superior) e agora que conseguiram, ou não alcançar alguma coisa querem tirar a oportunidade de outras pessoas terem a mesma chance. Só lembrando também que esse comentário é de um professor, de escola pública, e um cidadão brasileiro que está sendo prejudicado com todos os ataques recebidos desses governos ilegítimos. E só para falar diretamente a Fátima e ao Parreira Rodrigues, vocês dizem que os alunos são desocupados e que não sabem do que falam, mas e vocês? Sabem do que falam ou estão defendendo seu querido governador com base no que ele falou na televisão? Aliás vocês sabem ler? Porque de todas as noticias que tenho lido nos últimos dias, não consigo encontrar nada de bom e que não esteja pedindo uma atitude como essa dos estudantes. Ah só mais uma coisa, nessa mesma televisão que vocês viram as noticias que servem de base para seus argumentos, eu também não vi mais nenhuma noticia sobre as investigações da lava jato envolvendo senhor presidente e seus companheiros. Muito menos noticias sobre o andamento da operação quadro negro, que se vocês não sabem trata de corrupção e desvio justamente do dinheiro da Escola.

    • VOCÊ FALA LEGAL, PORÉM SE ESQUECEU QUE SEU GOVERNO (DIGO SEU PORQUE ELES NÃO ME REPRESENTAM) ELES TIVERAM 14 ANOS PARA FAZER O MELHOR PARA O POVO. TE PERGUNTO COMO ESTÁ A EDUCAÇÃO HOJE???. VOCÊ ACHA JUSTO CRITICAR UM GOVERNO QUE ESTÁ TENTANDO REORGANIZAR A SITUAÇÃO (HORRÍVEL) DO PAÍS DEIXADA PELOS SEUS ANTECESSORES (PT)?? ESSE GOVERNO QUE ATUALMENTE (E OFICIALMENTE) NÃO TEM 60 DIAS, NÃO PODE E NEM DEVE SER JULGADO. VAMOS DEIXAR O GOVERNO ATUAR E SE FOR NEGATIVO PARA O PAÍS COMO FOI OS GOVERNOS ANTERIORES (PT – LULA E DILMA) NÓS OS TIRAMOS NOVAMENTE DO PODER. MAS VAMOS SER JUSTOS E ACREDITAR QUE PODE DAR CERTO, CASO CONTRÁRIO 2018 ESTÁ AÍ E VAMOS ANALISAR E VOTAR EM ALGO DIFERENTE. SÓ ISSO POVO. VAMOS TRABALHAR E CHEGA DE GREVE. O PAÍS PRECISA VOLTAR A CRESCER.

      • De inicio, é bom deixar claro que não tenho conluio com o Partido dos Trabalhadores que deixou o compromisso com as camadas populares e tentou fazer um governo duas faces. Senhores que tanto agridem o PT vos pergunto, na Camara e no Senado só os Petistas que aprovam Emendas e Leis variadas? Vocês, e digo isso sem a menor intenção de agredi-los,são retardados ou que? Culpar um partido pela crise é fechar os olhos para a crise Global vigente que começou em 2008, pra Uma Divida externa já quitada e que continuamos pagando, porque ninguem ainda teve peito pra bater de frente com o FMI, é aceitar de bom grado o que diz a mídia, que é governada pelos ricos que precisa de um inimigo extremamente caricato pra poder deitar e rolar em cima dos humildes sem que ninguem conteste as ações dos mesmos,senhores,como sugere lá em cima um senhor que comentou,acordem. Abram seus olhos, a farsa não é de um partido, a farsa é geral, eles querem acabar com as liberdades dos cidadãos e desacreditar quem luta por igualdade social e melhorias publicas. Abram vossos olhos,desliguem vossas TVs,leiam,sindicalizem-se,mobilizem-se,não deixem esses senhores calarem mais ainda a voz de quem não tem!

  3. Servidores pagam impostos. Sabiam? Além de pagar impostos, podem ter perdas salariais. Servidores têm famílias.
    Ah, e Educação Física também vai ser extinta.
    Frota ativo e atuante nas mentes estreitas!

  4. queria saber que ha de errado com o meu portugues,ta errado porque vc n entendeu?deve ser.e alem disso isso e um chat informal e n uma carta oficial.o direito a greve e previsto na constituiçao,que tambem garante o voto como expressao maxima da mesma,diferente dos golpistas que cassaram uma presidenta sem crimes de responsabilidade.

    • Frase começa com letra minuscula? Português tem acento circunflexo. Apos a pontuação dê espaço para começar uma nova frase. Ausência de pontuação em “é” “além”, “constituição”, “expressão”…… o “presidenta” foi de doer.
      Sobre a carta oficial, nem se atreva, continue somente no chat.
      Sobre a reforma na educação acredito piamente que deveriam mesmo excluir artes, sociologia e filosofia e darem um reforço no português!

      • Genildo, menos, Genildo, menos… A propósito, aprendi no 3o. ano – e até o meu corretor ortográfico também sabe – que palavra proparoxítona tem acento gráfico. “Minúscula” é com acento agudo, viu? E você ficou todo sabidão porque leu a palavra “presidenta” achando que ela estava errada? Melhor consultar o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (da Academia Brasileira de Letras) e lá você encontrará, sim, a palavra “presidenta”. Aliás, lá está escrito que é um substantivo feminino. Antes de corrigir os outros se achando um professor Pasquale da vida, que tal estudar mais? Genildo, não sou nenhum sabichão, só sei usar o Google. Faça o mesmo e pare de ficar cagando regras pros outros.

        • Valeu amigo.eis a velha tática dos desqualificados.tentar impor que sabem alguma coisa mas são pessoas assim que quando vão fazer redação no enem entregam em branco.

      • Serio mesmo que voces descutem sobre ortográfia num local onde esta apresentando informações sobre as ocupações .Esses comentários (NA MINHA OPINIÃO) não é aula de portugues. Ate esta parecendo que voces aceitam essa MP que torna o ingles obrigatorio no ensino medio e retira artes que ensina muito sobre o nossa cultura brasileira .Por que nao espanhol,por que nao alemao etc

        • Não You… A gente só quer mostrar pra esse besta que tem coisa muito mais importante pra descutir do que esse português que ele nem sabe.

          • KKKKKK.
            PESSOAS QUE SE ESCONDEM ATRÁS DE PSEUDÔNIMOS ESCRITOS EM INGLÊS FALANDO SOBRE A OBRIGATORIEDADE DO MESMO.
            VOCÊS SÃO HILÁRIOS.

      • “Após” tem acento agudo. Reticências são apenas TRÊS pontinhos.

        Depois de “sobre a reforma na educação” há vígula, pois você está escrevendo duas frases que não são ligadas diretamente, com sujeitos e objetos diferentes.

        E sobre a reforma na educação, realmente deveriam dar um reforço no português, inclusive para sabichões como você, que com nada contribuem – deve ter sido um lixo de aluno na sociologia e filosofia – e só vem aqui falar BOSTA.

  5. ha controversias.e o aluno que faz a escola ou a escola que faz o aluno,ou estao certas as duas alternativas?o aluno interessado,estuda com o sem o apoio da escola,pesquisa,busca aulas de reforço,le,se informa de todos os meios que existe.a greve ainda e o unico instrumento civilizado democratico que ha,ja que nao da pra se aceitar de forma passiva tudo que se impoe por meio de um governo ilegitimo.

    • Pelo seu português você foi o tipo de aluno que mais pensava em greve do que em estudar hein wake up! PQP…..

      • E um cidadão que escreve PQP (puta que o pariu) pra alguém que tem opinião diferente da sua, de que tipo de aluno também foi?

        • eles entram sempre juntos com os mesmos comentários e a mesma maldade com quem pensa diferente
          tenda digital operante

        • Do tipo que sempre escreveu da forma correta pois ia para a escola para estudar e não para fechar escolas.

          • E olha no que deu. Um coxinha reacionário e fascista, lambedor de botas.

          • Mas alfabetizado…..

          • Antes de POIS tem vírgula, senhor do português correto.

            E em uma mesma frase, quando usamos palavras repetidas, devemos substituí-las por pronomes. No caso:

            Do tipo que sempre escreveu da forma correta, pois ia para a escola para estudar e não para fechá-las.

            Então fala alguma coisa que presta em vez de querer rebaixar as pessoas com seu português “polido”.

  6. Que vergonha! As escolas particulares são as melhores, por que será? Porque não tem sindicato manipulando aluno e professor a fazer greve. Greve é sinônimo de perda. Sem aula esses alunos não ganham nada. Protestem de forma pacífica no fim de semana. Ou no fim de semana não conseguem pagar “horas extras” para os manifestantes? A proposta de mudança ainda não foi DEFINIDA. Os alunos sabem porque estão protestando? Bando de desocupados. Engraçado que aluno nenhum protesta pelo “direito” de reprovar se não atinge média, aí está o resultado de uma escola de péssima qualidade, com responsabilidade dos próprios alunos.

    • Fátima. Mais. Nem me lembro de quando se fala em necessidade de reformas. Aliás, governantes se elegem, prometendo-as.
      Mas ao primeiro anúncio de qualquer uma delas – fiscal, econômica, e educacional como o caso, os retrógrados já se assanham.
      Garanto que se perguntar a dez alunos o porquê do movimento, dois responderão e assim, no mais ou menos.
      Como você disse, trata-se de manipulação dos professores por parte da APP-CUT-UNE-PSOL mais o MST, para justificarem as suas existências ocas e deletérias.

      • O Parreiras Rodrigues entende de educação tanto quanto eu de física quântica. Ele só sabe puxar o saco dos governos Temer e Beto Richa. Só porque foi assessor de deputado tucano, o Parreiras se acha capaz de dar seu veredito final sobre todos os assuntos. Talvez ele sim tenha uma existência oca e deletéria e ainda não se apercebeu disso. Quem estuda História sabe que o raciocínio que o Parreiras expressa repetidamente aqui no blog é o mesmo dos nazistas durante o governo de Hitler. Parreiras, se você quer ter um retrógrado como parâmetro, olhe em seu espelho.

  7. passo a assumir a militancia do PZQ2,partido zero quantitativo e qualitativo,cuja proposta e botar mais zeros a direita em favor de todos.o partido defende a qualificaçao do eleitorado de modo a extinguir o analfabetismo politico exigindo a qualificaçao de todos eleitores pois eleitor qualificado=politico qualificado,extinguindo tambem o inutil marcketing politico que tem protagonizado os principais escandalos apurados na operaçao lava jato,haja visto que,o eleitor qualificado tomara decisoes baseada nas informaçoes transmitidas pela imprensa isenta e responsavel.

  8. PRIMEIRO QUE OCUPAÇÃO É CRIME….LOCAL PÚBLICO

    NÃO ESTÃO CLARAS AS IDÉIAS DA APP-CUT, O QUE ELES QUEREM NESSA PARALISAÇÃO ….

    SE NÃO ESCLARECER COM REUNIÕES A COMUNIDADE ESCOLAR…
    VAI SER UM FURO NA ÁGUA….

    TUDO ORGANIZADO , DÁ RESULTADO.

    29 DE ABRIL….FOI TRÁGICO

    AGORA SAIU NA GLOBO…………

    40 ESCOLAS…….

    SÓ FALARAM DAS MEDIDAS DO GOVERNO FEDERAL…..

    E SÓ ISSO……

    E O RESTANTE…….AI QUE O POVO FICA PERDIDO…..

    A APP-CUT, DEVERIA USAR A MÍDIA , ESCLARECENDO..

    Afinal todo mês é descontado na nossa conta….

    • As ideias não estão claras? Vou pedir pra eles desenharem pra você! E você já ouviu falar na tecla capslock, é a tecla das pessoas educadas. Escrever tudo com letras maiúsculas significa que você está berrando. Vai precisar desenhar também?

      • Toda argumentação deve ter base legal
        Não encontrei nenhum
        Sou a favor da ocupação mas não quero nada na ilegalidade

    • Jenuario rola bosta do governador playboy
      vc posta comentários mandados pelo seu chefe
      logo não pensa é so postar o que os outros pensam
      querer sempre colocar a culpa da incompetência no povo
      tanto através de altas absurdas nos impostos também como essa opinião de trupada da realidade para satisfazer o ego de quem comanda suas postagens

    • ocupação não é crimeee !!!!!!!

  9. Tá complicado. E eu votei nesse governador? Decepção total!!!!
    Mais GREVE, mais arrocho, CADÊ os meus impostos e o retorno é GREVE de servidores. E como sofri pra pagar esse bendito IPVA, e não deixo de pedir a tal nota pr. Ou seja, estou fazendo minha parte e o governo?
    E agora José?