Justiça nega reintegração de escolas ocupadas por estudantes no Paraná

ocupa_paranaA Justiça negou ontem (10) a reintegração de posse de escolas de 120 escolas ocupadas pelos estudantes na rede pública de ensino do Paraná. O Poder Judiciário considerou o movimento pacífico e legítimo.

Os estudantes ocupam mais de 120 escolas em todo o estado, segundo página do movimento Ocupa Paraná.

O indeferimento do pedido de reintegração de posse dos colégios representa uma dura derrota para os governos de Beto Richa (PSDB) e de Michel Temer (PMDB), que são os alvos dos protestos.

Portanto, o Paraná converte-se a partir de hoje na “República do Fora Temer” — redimindo Curitiba que outrora fora rotulada como “capital dos coxinhas”.

As manifestações contra Temer são em razão da reforma do ensino médio (MP 746), que extingue disciplinas do currículo, e da aprovação da PEC 241, que vai congelar por 20 anos os investimentos na saúde e na educação; já Richa enfrenta denúncia de corrupção (Operação Quadro Negro) e desmonte do ensino.

Nas últimas horas, as ocupações estudantis ganharam apoio de pais, educadores (APP-Sindicato), jornalistas (SindiJor) e do Ministério Público que, a exemplo da Justiça, defende a legitimidade das ocupações das escolas.

Sobre as ocupações

Nas escolas ocupadas, o clima é de reparo, limpeza e ordem. Os próprios estudantes aproveitam o movimento para retocar a pintura dos prédios, como no Colégio Estadual Afonso Pena, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Eles fazem a parte que o governo do Paraná não o fez porque o dinheiro foi desviado para campanhas políticas, segundo denúncia do Ministério Público.

É importante o apoio da comunidade às ocupações. A coordenação pede mantimentos como arroz, feijão, ovos, acompanhamentos de todos os tipos, panelas, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, etc.
As ocupações tiveram início na segunda-feira (7) no Colégio Estadual Padre Arnaldo Jansen, localizado também na cidade de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba.

Em tempo:

Esclarecimento do Ministério Público

O Blog do Esmael recebeu nota de esclarecimento do Ministério Público, nesta quinta (13), sobre seu posicionamento o qual “se restringe em posicionar-se por sua legitimidade, enquanto exercício do direito à manifestação e de associação para fins pacíficos, assegurados pela Constituição Federal”.

A Promotoria e Procuradoria do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente e da Educação (CAOPCAE), órgão do MP, salienta ainda que “não exterioriza nenhum tipo de juízo de valor à manifestação dos alunos da Rede Estadual de Ensino na ocupação dos estabelecimentos de ensino”.

Abaixo, leia a íntegra do documento do MP:

https://www.esmaelmorais.com.br/wp-content/uploads/2016/10/MP_Esclarecimentos.pdf

13 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. vão trabalhar turma de folgados
    escolas é para educar
    não para petista fazer oposicao.
    e quem quer estudar como fica???

    • Vc deve ser de família abastada. Logo se que não conhece e ou acompanha a realidade da educação ofertada pelo estado em unidades públicas. Profissional da educação tem que se desdobrar para ter reconhecimento. Professor pode se capacitar graças à seu salário, já que o estado não oferta capacitações. Aluno tem sim que lutar por melhorias… incluir disciplinas seria aceitável, tanto quanto reformas anuais em prédios públicos como cita em seu ” infeliz” comentário. Todo apoio às ocupações por uma educação melhor no futuro.

  2. O povo quer escolas padrão FIFA, não padrão Frota. #DiretasJá

    • Kkkkk ator pornô de pinto pequeno. Você acha que um cara desse estudou? Sem preconceitos, mas qual é a formação do Frota?

  3. Que bonitinho os alunos pintando uma parede…coisinha linda de esquerdista…

    Depois de emporcalharem o Brasil inteiro com pichações e destruições do patrimônio Público, inclusive as próprias escolas, que tem de serem reformadas todos os anos, por causa de tanta destruição, agora mostram uma foto deles pintando um parede…

    A esquerda sempre sendo a esquerda…

    • Passos, queres tu da direita pintar as paredes azuis de negro?

    • Vê-se logo que o o senhor nunca pisou em uma escola pública. Não confunda esquerda com estraga. Trabalhei 34 anos em escola. Aprendi a conhecer à distancia quem colabora, quem estraga e quem critica.

    • Escola reformada uma vez por ano?!? A quanto tempo você não olha para o lado? Escolas estaduais estão a anos sem reforma caro colega. O ódio cega, tome cuidado. Bjs de luz.

    • Quem são os das esquerda e quem são os da direita???? Os que são trabalhadores honestos são de esquerda e direita, os que roubam, destrói patrimônio público são de esquerda e direita, os que cometem absurdo no transito dirigem embriagado, furam sinal vermelho causando morte são de direita e esquerda, os religiosos são direita e esquerda. os marginais são direita e esquerda, e os demais são de direita e esquera. Todos pagam impostos para os municipio, estados e união onde estão a classe dos hipócritas que usam o dinheiro do contribuinte em beneficio próprio enriquecendo ilicitamente e ainda acham que são donos do país e ainda conquistam idiotas pra ficar do lado desses ou daqueles defendendo-os e se achando sabios e dono da verdade.

    • E vc sempre sendo coxinha estúpido.

  4. Embora o governador queira fazer da escolas sedes do PSDB, a escola é do povo.

  5. Aos evanjegues que críticam as ocupações.aqui no blogue foi publicado as recomendações por estas.queria saber onde ta escrito.usem muita droga? um dos requisitos de participação.por outro lado a guerra contra as drogas deveria descobrir que droga e essa servida nesses cultos pra dizerem tantas fezes.e gostaria de saber se o Cunha ainda e membro desses templos de trevas?o melhor,o mesmo que teve a petulância de nominar uma de suas empresas de Jesus.o papa a 3 anos atras.mais ou menos deu um grande exemplo botando o diretor do banco do Vaticano na cadeia.mas nunca soube que qualquer uma dessas babilónicas sedes de roubo em nome de Jesus numca teve o dinheiro sujo surrupiado pela maldita bancada evangélica a tais sem ser investigadas.cambada de hipócritas,o inferno vos aguarda.