Intransigência de Richa leva greve da educação para o segundo dia no Paraná

app_governo_greveO governador Beto Richa (PSDB) adotou “monólogo” ao invés do propalado “diálogo” com os educadores, pois, na noite desta segunda (17), o tucano nem quis ouvir a proposta dos representantes da APP-Sindicato.

Richa destacou seu capataz Valdir Rossoni (PSDB), chefe da Casa Civil, para receber os grevistas com atraso de 1h30. A reunião estava prevista para 19h, mas, desrespeitosamente começou 20h30 e terminou por volta das 22h.

“Acabou sem nenhum avanço. Reafirmamos a pauta e a necessidade de o governo retirar as emendas. Vamos para a reunião com o fórum na quarta (20). Amanhã a greve será mais forte”, resumiu o Luiz Fernando Rodrigues, diretor de Comunicação da APP.

Segundo o dirigente sindical, enquanto a APP reiterou disposição para o diálogo, Beto Richa, por meio de seu preposto, adotou o “monólogo” dizendo que só pagaria os avanços e as progressões em atraso.

O governo do PSDB quer revogar a lei da data-base, acordada ao fim da greve de 2015, que garante reposição da inflação deste ano em janeiro de 2017.

Além disso, a educação se manifesta contrariamente à MP 746 (reforma do ensino médio) e à PEC 241 (que congela os investimentos na educação por longos 20 anos).

A APP-Sindicato pede ainda que a Justiça Federal acelere a punição dos favorecidos pelo desvio de R$ 50 milhões da Educação, investigado pela Operação Quadro Negro, que financiaram a campanha de Richa e de deputados governistas — segundo o Ministério Público. Originalmente, o dinheiro seria destinado para a construção de novas escolas no estado.

A APP-Sindicato representa cerca de 100 mil educadores em todo o estado. Desses, 60 mil são da ativa (professores e funcionários de 2,1 mil escolas).

A tendência é que a semana seja fechada com 100% das escolas na greve ou ocupadas pelos estudantes.

Em Maringá, Noroeste, houve passeata dos educadores que pediram a saída de Richa e do presidente Michel Temer (PMDB) dos respectivos governos.

57 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. O que penso é que quem governa de fato é o secretário de Fazenda, que não está nem aí para a educação e saúde. O governador, como não tem conhecimento e argumento, reproduz o que o “interventor” do PSDB lhe repassa. Por isso manda seus comparsas em reuniões, pois ele não tem argumento.

  2. profes do ensino básico entrarem de greve, tudo bem,
    pelo que trabalham, pela reposição, pelo controle e pressão que sofrem, eu apoio sim,

    mas profes das universidade, salários de 15 a 30 mil, e outras coisas.
    8 horas de aula, não, não dá não!

    é fora da realidade!

  3. Os sindicalistas querem denegrir a imagem do parana pelo fato da lava jato sediar no parana e por nossoestado sem um dos únicos do lpaís com as finanças equilibradas. Tem que fazer uma devassa fiscal nesses sindicatos principalmente nessa app.

    • Os sindicalistas querem denegrir a imagem pelo fato do PR sediar a Lava-jato (Não se preocupe o governadorzim e o juizeco se encarregam eles mesmo de fazerem isso)

      Nosso estado é o único com as finanças equilibradas…. (Esqueceu do CU? Caixa único que Betin saqueou sofregamente?)

      Esse aí tá deixando o Maiame morrendo de inveja!!!

      Quanta ferda hein mera?

  4. Engraçado!!! É só discordar dos “professores”/sindicalistas, que a pessoa é taxada de burra, desinformada, comissionada. Opiniões divergentes também devem ser respeitadas. #FICAADICA#

    • Aureliano, uma tolice é sempre uma tolice e não se deve ter respeito por posições fascistas e retrógradas que defendem a perda de direitos do trabalhador. Não há a menor possibilidade de debate com fascistas raivosos: eles não tem essa capacidade.

  5. Fernando, na boa…

    Vai carpir um lote você também!!!!

    Cinismo e desfaçatez tem limite!

    PQP!

  6. Rapaz esse blog tá virando comédia mesmo, tem indio e mst invadindo escola,tem sujeito formado na Republiqueta Bolivariana da Venezuela e pós graduado no Equador,tem militonto saindo pelo ladrão literalmente,professor doutrinador,aluno doutrinado… que mais falta aqui ?? Na verdade o pete acabou gente,acorda pra vida e bora trabalhar que a vida é dura e a rapadura normalmente não é mole, em país capitalista só come quem trabalha,vocês não estão na Venezuela,Equador Cuba ou qualquer outro país de ditador safado…acordem pra vida…

    • De onde você tirou essa frase estúpida de que “em país capitalista só come quem trabalha”? Foi coisa sua ou precisou da ajuda de seu chefinho milionário que nunca trabalhou um dia sequer na vida? Vaza comissionado e vá lamber as feridas do saco do seu chefinho Beto Richa.

  7. O Governador é um poço de paciência,em seu lugar não sei se teria tanta. O Correto é suspender os salários de quem não trabalha e caso não voltem a trabalhar dai tem que ver qual o prazo legal e exonerar sem dó e colocar pessoas que querem trabalhar no lugar ,o que não pode e funcionário público que já não ganham tão mau assim (vide portal da transparência) ficarem com prezepada fazendo papel de formiguinha de sindicalista . Outra coisa já tá na hora de acabar com essa tal contribuição sindical,se fizerem uma auditoria pra ver que estão fazendo com esse dinheiro vai aparecer coisas que até o capeta ficaria constrangido.

    • Comissionado da tenda digital, nós vamos invadir a sua praia. Não adianta mais tentar veicular suas mentiras. Perdeu playboy. Saia da frente do computador e vá lamber as bolas de seu patrão prá não perder a boquinha.

    • Comissionado detectado. Vá lamber as bolas de seu chefinho Richa prá ele relaxar. Está na hora do MP investigar os CC’s pra botar ordem nessa orgia de cargos feita pelo governo do PR.

  8. O interessante é que outros setores do Estado são contemplados com aumentos reais e não apenas reposição da inflação e ninguém diz nada contra, por este motivo, não precisam de sindicatos mesmo. Agora quando somente o funcionalismo é penalizado, deve ter algo de errado e alguém ou alguma organização deve lutar pelos seus direitos. Pois sempre existirá quem não precisa chorar para ganhar algo e outros que mesmo chorando além de não ganhar ainda acabam perdendo o que já tinham conseguido.

  9. Engraçado… agora que está esquentando vão fazer greve/férias.
    Minha amiga que é professora de biologia, com dois padrões, já postou foto dela na praia ontem, no face, tomando cervejinha e tirando onda. “Já que o governador deu calote, vamos curtir a praia.”

    A outra, professora de história, um padrão, encontrei no shopping pegando um cineminha…

    A viúva vai bem pagando os seus salários…

    • Engraçado – “Tipos de Falácias”

      Espantalho

      Você desvirtua um argumento para torná-lo mais fácil de atacar.

      Ao exagerar, desvirtuar ou simplesmente inventar um argumento de alguém, fica bem mais fácil apresentar a sua posição como razoável ou válida. Este tipo de desonestidade não apenas prejudica o discurso racional, como também prejudica a própria posição de alguém que o usa, por colocar em questão a sua credibilidade.

      • Não é falácia não amigo.
        Se é professor sabe que fazem isso, se vc não fizer igual.
        Salvo aqueles que se dedicam, os grevistas safados não merecem apoio da população.
        E não vão ter…
        Eu tive vários professores muito bons que merecem todo o meu respeito até hoje. Coisa rara de se ver nas salas hoje em dia, infelizmente.
        Mas isso pouco importa né. O que interesse é a grana da viúva.
        Mas vá lá, quem está desvirtuando é vc…

    • Se o que você disse é verdade, você e suas amigas são alienados que se merecem.

    • Realista, isso que você está denunciando é notícia velha, do ano passado. Pra quem se esqueceu, um tucano postou a foto de uma professora na praia como se fosse no período de greve. A verdade é que a foto era antiga e tinha sido feita no período de férias da professora. Os tucanos, com é de conhecimento público, são especialistas na arte de difamação. Espalhar mentiras faz parte de seu jogo. De qualquer maneira, o Realista parece que arrumou o que fazer: ficar vigiando professores. Deve ser um fenômeno, porque trabalho não é o forte dos comissionados que ficam postando comentários aqui no blog. Sinceramente, pessoal que levou a sério essa bobagem do Realista, se fosse verdade, alguém acha que o tucanão não teria colocado o link com grande prazer aqui no blog?

      • Me dá seu e-mail que mando para vc.
        E se não tenho o que fazer vc tem muito menos, pois é assíduo frequentador daqui.
        Ou é o proprietário do blog ou alguem de sua empresa…

  10. A opinião pública não tá nem aí pra essa choradeira de professor, tá todo mundo desempregado ou procurando garantir seu emprego nessa crise causada pelo criador e a criatura ou poste . Vão trabalhar bando de folgado, no mundo capitalista só sobrevive quem trabalha. Aqui não e cuba que as coisas caem do céu e o povo e preguiçoso e conformado.

    • Isso é o que nos reserva o futuro, pessoas que dizem:

      “Vão trabalhar bando de folgado, no mundo capitalista só sobrevive quem trabalha. Aqui não e (sic) Cuba que as coisas caem do céu e o povo e (sic) preguiçoso e conformado”

      Nem sei por onde começar….

      Sei sim….

      Você tem sérios problemas Fernando!

      Você tem sérios problemas Brasil!

    • Coitadinho do comissionado folgado! Está com medinho de perder sua boquinha. O povo não suporta mais essa cambada de vagabundos preguiçosos em cargos comissionados, cagando regras para o trabalhador a mando de uma elite que não trabalha e sobrevive muito bem explorando o trabalhador. Quanto ao povo trabalhador, não o meça com sua régua fascista torta.

  11. Beto rincha caloteiro. PSDB quando governa, some com o dinheiro. E quem está quebrando o Paraná e essa corja do PSDBosta. Para fazer caixa a custas do povo. Sugadores de recursos públicos, isso é que eles são. E tem tonto que defende esses corruptos atacando o trabalhador. Bala de borracha para cada PSDbosta ladrão.

  12. É bem coisa de caloteiro mau carácter , promete cumpre e ainda fica brabinho.

  13. Existe alguma lei para a esses CCS? Cargos Comissionados?
    Algo que regulamente,
    Pela quantidade que existem,
    pela diversas das posições e hierarquias, e ainda porque e é o motivo pelo qua escrevo;

    depois que assumem o poder sobe a cabeça,

    tratam mal as pessoas que trabalham no setor. ( pessoas que nunca trabalharam lá, mandam e desmandam nos que já trabalham, e fora concursos para aquela função. Casos de assédios, e abusos de poder.

    Situações onde o servidor que é do setor, e teve que pedir transferência de local de trabalho, e outros até de instituição, como de um parente de um amigos que saiu da universidade para outra.

    Disse que lá estava complicado, e foi a melhor solução para sua saúde, e bem estar.

    DÊ O PODER HÁ UMA PESSOA, QUE SABERÁS QUEM É!

    E DEPOIS TENTE TIRAR ESSE PODER, QUE SABERÁS QUEM REALMENTE ESSA PESSOA É!!

  14. SINDICALISTAS?

    O GOVERNO DEVERIA CORTAR OS CCS,

    CASOS DE SETORES, ONDE 70% RECEBEM GRATIFICAÇÕES, ( OS VALORES MAIS ALTOS SÃO OCUPADOS POR DOCENTES)
    FORA O SALÁRIO POR QUE?

    QTO CUSTA PARA OS COFRES PÚBLICOS?

    QUEM PAGA A CONTA?

    NÓS O POVO, COM NOSSOS IMPOSTOS,

    TEM CASSO DE SERVIDORES QUE NUNCA FICAM SEM CARGOS, ALTO ESCALÃO, ASSESSORES, DIRETORES, CHEFES, E OUTROS..

    ESSA É A REALIDADE DAS IEES!

    POR QUE NÃO CORTAM ESSAS MORDOMIAS, E PAGA O QUE É DE DIREITO A TODOS, E CADA UM EXERCE SUA FUNÇÃO?

  15. Tenho uma opinião formada sobre o caso. Se você trabalha numa empresa,acha que ganha pouco pelo que faz,não está contente com sua profissão,com seu superior,ela exige além do que você pode oferecer,não está de alguma forma satisfeito, então a melhor coisa que você tem a fazer é pedir pra sair,num português mais claro “desocupar a moita”,vá para a iniciativa privada,procure um colégio particular ,vá para uma profissão que te agrade. Tenho certeza que para cada professor demitido aparecerá outros 50 num concurso público se sujeitando a ganhar metade do que é pago hoje sem benefícios ainda. Estes de faculdade nem vou citar porque ai sim é vergonhosa a choradeira…

    • Entendo seu descontentamento. Seu português não nega.

    • Vá opinar sobre o seu trabalho e o seu suor. Se sua categoria não se organiza para melhorar suas condições de trabalho, então só sobrará para você as condições degradantes que você citou. Os trabalhadores da educação sabem muito bem se organizar e defender seus direitos, conquistados com anos de luta contra a exploração e a opressão.
      Agora, se você faz parte dessa elite brasileira que é azeda, cobiçosa e medíocre, VTNC!!

    • Não somos ratos. Ratos são os primeiros a abandonar o navio quando vaia pique. Não entramos no serviço público pela porta da cozinha como fazem muitos comissionados que aqui vomitam sua imunda ignorância. Lutamos pela valorização da nossa profissão. Os mercenários da profissão que sigam seu conselho.
      E se tem uma fila enorme de desempregado, isso se deve às estripulias da quadrilha que vocês colocaram lá. Foram às ruas pedindo saúde e educação padrão fifa e agora ficam escondidinhos, com suas panelas guardadas.

  16. O que mais me surpreende é ver professores que se dizem cultos se prestando ao papel de “boi de piranha” pra esses sindicalistas. Experimenta ser demitido pra ver se esses barbudinhos de sindicato vão te defender, vão dizer que sentem muito e te oferecer um advogado fraco de sindicato quando muito… No passado já fui vítima dessa gente e é exatamente isso que fazem. Vocês deviam se envergonhar de ficar nessa prezepada chorando dinheiro,recebem seus salários em dia com vários benefícios,enquanto as pessoas na iniciativa privada estão na maior merda perdendo seus empregos e até se sujeitando a redução de salários para manter-se empregados,seu maior direito é receber seus salários e isto está sendo pago em dia.

    • Vc deve ser muito frustrado em sua atividade para estar aqui dizendo isso. Certamente se não o fosse não estaria visitando esse blog..rsrs.Loser!

    • Esse papo furado do “quem não está satisfeito que peça a conta”, é de uma estupidez gigantesca, bem coisa de quem não conhece em profundidade do que está falando. Então fala merda !

    • Pois então devido a crise e em solidariedade aos da iniciativa privada, vamos congelar os salários dos deputados e todos os assessores e seus subalternos, dos juízes, de todos os funcionários federais, aí sim eu concordaria com você. O engraçado é que só professor tem regalias no Estado né?

    • Tem uma PEC pra sugerir, proposta De extinção de cargos comissionados no executivo, legislativo e judiciário.
      Cota de sacrifício, a iniciativa privada agradece.

  17. Governandor tem que pegar pesado com esses sindicalistas folgados. Todos os Estados estão com problemas financeiros sérios causados pela crise por conta da roubada que o criador e a criatura enfiaram o país. Não tem que dar nada pra essa gente não,o Estado já tá fazendo muito de pagar em dia,tá todo mundo parcelando ou nem pagando ,quiserem ficar com xororo que vão reclamar pra esses dois ai que mencionei. Única coisa que o estado poderia no momento oferecer pra esses vermelinhos estúpidos sem noção seria um tira gosto de azeitonas pretas de borracha.

    • Um comissionado detectado.

      Mais um item na pauta, EXTINÇÃO de todos os comissionados no Estado, já que estamos em crise essa é a cota de sacrifício. No executivo, legislativo e judiciário, que por sua vez já que tem autonomia deveriam economizar é dar o exemplo. Agora, jogar duro com quem serve a população, vamos ver onde isso vai dar.
      E também redução dos pedágios em 300 porcento o que acham motorista.

    • Não sabia que jogar pesado era não pagar o que deve, ainda mais o que está previsto em leis. Um governo que não as cumpre é um péssimo exemplo, passa a mensagem de que o cidadão comum, o servidor ou o contribuinte pode ser seletivo e cumprir a lei quando PUDER. É assim que funciona, podemos simplesmente postergar.

    • Fernando, fiquei pensando se perderia meu tempo em lhe responder, mas tenho coisas mais importantes a fazer como lutar por meus direitos e não me deixar envolver por comentários ignorantes.
      Passe bem.
      Professor Jackson

    • Esses que vc chama de” vermelhinhos estúpidos” são os que representam os professores e. funcionários da educação do Paraná. Se informe melhor sobre a arrecadação do nosso estado, sobre a prestação de contas do nosso dinheiro PREVIDÊNCIA que esse sujeito usurpou para sanar as contas do estado e depois, venha falar alguma coisa seu ignorante

      • Sou professora e não sou vermelhinha, se o governo federal Anterior não tivesse sucateado nosso país não precisaria greves e neste momento nem greves não vão adiantar.

        • Luiza, seu conceito de “O PT quebrou o Brasil” não tem suporte histórico…

          Já que se diz professora, segue um pouco de história para você…

          Evolução Pib Brasil no Google (Dados disponíveis até 2013)

          Pib (1994) Brasil: U$ 546 bi (Itamar Franco)
          Pib (1998) Brasil: U$ 844 bi (FHC)
          Pib (2002) Brasil: U$ 504 bi isso é quebrar o país! (FHC)
          PiB (2006) Brasil: U$ 664 bi (Lula)
          Pib (2010) Brasil: U$ 1,654 tri (Lula)
          Pib (2013) Brasil: U$ 2,246 tri (Dilma)

          Eu definitivamente queria ter a chance de sucatear financeiramente da mesma forma que o “último governo federal” fez…

    • Fernando, lembre-se que o GOVERNO, está limpando a poupança dos servidores públicos (08 bilhões), e não está sequer depositando a contra partida que é obrigação do Estado.
      Ademais, o que é combinado não sai caro. Escreveu e assinou…CUMPRA!!!

    • Nome e sobrenome, Fernando Fantasma. E rosto. A azeitona não será mandada pelo correio. Então, endereço. Covarde.

    • Quem apóia ladrão, ladrão é. Devolva o dinheiro da previdência que foi confiscado.

      • É isso mesmo Mazia, eu não apoio Cunha, Renan, Lula, Zé Dirceu, Genoino, Mercadante, Maluf, Azeredo, marido de senadora, PT, PMDB, PP, PDT, o raio que o parta.

    • Nossa! Vc é o capitão nascimento dos teclados! Parabéns!

    • Fernando, seu comissionado de merda. Fica puxando saco do patrão pq o seu tá garantido né babaca. Agora queria ver passar num concurso e não ter nem a reposição da inflação. Pimenta no C… dos outros é refresco né? Aproveita e enfia as azeitonas pretas de borrachas no seu C…

  18. Será que estamos vivendo um reality?

    Um governo que não houve e age sem dialogar e ainda propaga o contrário, uma assembleia que assina embaixo e não representa e defende o seu povo é não coloca os que servem a população como prioridade é no mínimo um desrespeito com a população que paga IMPOSTOS como os próprios servidores não estão nada contentes com esse choque de indigestão estadual e nacional.
    Fora todos que não REPRESENTAM o povo do Paraná e os brasileiros.
    GREVE GERAL é culpa do governo e de seus caprichos.

  19. Vamos a luta categoria, não espere pelo companheiro(a) lutar por você!!
    1000 escolas ocupadas até sexta parabéns alunos (as), vocês estão fazendo a diferença, neste momento tao complexo que o Brasil está vivendo.
    Fora Beto Richa Fora Temer!!! Eleições gerais JÁ

    • Tudo isso acabará a partir do dia no qual o governo do Estado decida não mais descontar as mensalidades dos professores creditadas à APP.

      A média de sindicatos na Europa e EEUU fica entre 150 e 200 sindicatos. No Brasil, existem mais de 15.000.

      Tem mais: No dia em que o governo zerar os pleitos da APP, dia seguinte ela apresenta outros. Para justificar a sua existência, política porque braço sindical petista.

      • Olha o tamanho da Europa e o tamanho do brasil, e outra se os governos fossem como da Europa que tem palavra nem precisava de sindicatos.

      • Deixa eu ver o seguinte:

        Quem não cumpre o acordado, gasta muito mal e está enredado em denúncias de desvio de dinheiro da educação é o governo do estado do PR..

        E a culpa da greve é dos sindicatos??????????

        Ah Parreira, mais uma vez: “Vai carpir um lote!

        Cinismo tem limite!!!

        PQP!!!!

      • Dessa vez o fascismo do Parreiras Rodrigues se revelou por inteiro. O repasse das mensalidades descontadas dos professores e funcionários públicos à APP é absolutamente legal. É desconto autorizado. Seu repasse à entidade de direito não depende do arbítrio do governador de plantão. Alguns governadores, com espírito ditatorial, já tentaram o que o Parreiras sugere com sua sabujice devotada ao governador Beto Richa mas nem assim conseguiram acabar com a APP. O que o Parreiras nunca vai entender é que professores e funcionários públicos tem na APP uma muralha contra as tentativas de redução dos direitos e dos salários da categoria.

      • O sr. Parreiras Rodrigues sempre escrevendo o que os tucanos querem ler. Alguém conhece aqui maior puxa-saco do que o sr. Rodrigues?