Índios tomam Secretaria da Educação no Paraná; estudantes também ocupam NRE

Indígenas tomaram a regional da Secretaria de Estado de Educação (SEED) na manhã desta segunda-feira, dia 17 de outubro, no município de Pato Branco, região Sudoeste, em protesto contra o desmonte do ensino público patrocinado pelos governos Michel Temer (PMDB) e Beto Richa (PSDB).

A ocupação do NRE de Pato Branco foi comandada pacificamente pelo cacique Miguel Alves, do povo kaingang. Cerca de 20 índios estão no local. “Pacífica por enquanto”.

O NRE de Laranjeiras do Sul, também no Sudoeste do estado, igualmente foi ocupado nesta manhã por estudantes.

O cacique indígena chamou de “covarde” os professores que furam a greve no primeiro dia de paralisação.

“Quero dar um recado para esses professores, que são uns covardes, que não vem aqui participar da greve. Não defendem nem sua classe. Falta de vergonha para os professores que estão aí nas escolas defendendo seu emprego e não vem aqui na greve defender o próprio salário”, fustigou o cacique kaingang.

Cacique Miguel disse que a ocupação é por salário dos professores, redução da carga horária, e contra o congelamento de investimentos.

“Nós não estamos chateados, mas aguardamos os colegas professores para reforçar a ocupação do NRE”, afirmou uma educadora.

Além da Secretaria da Educação, tomadas hoje pelos indígenas, mais de 500 escolas estão ocupadas pelos estudantes em todo o Paraná. Eles reivindicam a retirada da MP 746 (reforma do ensino médio) e da PEC 241 (congelamento de investimentos por 20 anos), e punição às autoridades que desviaram R$ 50 milhões, apurados pela Operação Quadro Negro, que seriam destinados à construção de escolas.

As imagens e a entrevista foram feitas pelo professor Roque Ribeiro, em seu Facebook.

indigenas_richa

37 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Quanto mais o tempo passa, vemos o preconceito do povo.
    O índio é um cidadão brasileiro legítimo e tem D I R E I T O de expressar seus pensamentos.
    Estou escutando o jornal e o Vladimir (da Rússia) gostou da Pec, em conversas com o Temer, diz que fará algumas modificações.
    Esse papo de direta e esquerda é uma guerra idiota, pois corruptos estão dos dois lados.

  2. Esses índios devem ser daqueles ali da estrada de Mangueirinha, vira e meche estão trancando a rodovia pra pedir dinheiro dos impostos que o povo paga, ou daqueles ali de Quedas, proximo dos acampamentos do MST, porque tribos onde tem chefes mais informados não ficam apoiando brancos ignorantes, não.

  3. Parabéns pela atitude. O que muitos de nós paranaenses não tem coragem de fazer vocês estão fazendo. Não é preciso se rotular, dizer ser de esquerda ou de direita só basta ter bom senso, o governo do Estado não cumpriu o que prometeu e agora terá que arcar com as consequências. Ocupação mais que justa!!!

  4. O Lance é botar os índios para cozinhar pra piazada,fazer aquela galinha cabidela ao molho de mandioca amassada no “pé” e guizado de mocura. Resultado que a ocupação acaba rapidinho…vai ser uma caganeira só …mau cheiro insuportável…

  5. Índio quer mais é apito!
    Parece que a esquerda conseguiu gerar o caos.

  6. Era só o que faltava. Carpir uma roça ninguém quer.

  7. Ninguém quer pagar nada! Ninguém quer trabalhar.
    Todos querem um pedaço do bolo
    Todos querem deitar na rede.
    Muitos falam em justiça.
    São os mesmos que dirigem depois de beber, jogam lixo na rua, da dinheiro pro guarda pra não ser multado, vive de sindicato, quer socialismo, mas com o dinheiro dos outros e ainda vive faaendp greve por que quer ganhar mais. Acredita que o estado pode tudo. Que o estado e um posso sem fundo e infinito de recursos. A mudança que queremos não vem do estado ela vem de nos para termos o estado que queremos.

  8. O que não faz um bando de petista desesperado…

    • Se for desesperado por sexo, podem saciar Vossa pessoa … se for bonita e não for gorda … nada contra os gordos (as) …

  9. Tamu Juntooooooooooooooooooooooo

  10. Se os paranaenses tivesse a coragem desses estudantes ,o parana não tinha implantado os pedágios no paraná !! pagamos IPVA e mais um imposto no constituível que é para manutenção de estradas !! ( PARABÉNS ESTUDANTES VOCÊS VÃO ACERTAR ESSE PAIS )

  11. vai índio da uma flechada na cara do beto que relicha

  12. Esse índio deve ser um dos “intelectuais” da esquerda……. imaginem o resto!
    Resto mesmo!

    • Vai dormir com o FROTA nazista F.D.P. Você é o suco da lata de LIXO que vai ser esmagada nesse país!

      • Sinto muito em trazer para a realidade mas o resultado das eleições municipais mostra muito bem quem é o suco da lata de lixo!
        E tem mais, se tá ruim agora espera só 2018 com com Gleise e Lula cumprindo pena na Republica de Curitiba!

        • O RESULTADO DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS MOSTRAM APENAS O GRAU DE IGNORANCIA DESSE PAIS, ELENCADO COMO O TECEIRO PAIS MAIS IGNORANTE DO PLANETA!! E ADIVINHA??? VOCE FAZ PARTTE DESE TITULO!! MEUS PARABENS JUMENTO!!!!

          • “O TECEIRO PAIS MAIS IGNORANTE DO PLANETA” e aí quando vão fazer uma reforma educacional e…..pimba!
            Os sindicatos, intelectuais, estudantes quem não sabem as 4 operações básicas da matemática e são incapazes interpretarem um texto vão lá e invadem as escolas!
            Essa vida de MAV pago com dinheiro roubado não é fácil não em Robson!

  13. Ridículos.

  14. 👏👏👏👏meus parabéns ao cacique e toda sua tribo e todos os educadores que estão na luta conosco.
    Sou PSS, tô na luta👊👊👊💪💪

  15. Cacique Miguel deu um recado* aos professores que, apesar de serem prejudicados continuam preferindo e votando sempre, sempre no PSDB. Parabéns índios do Paraná. Taí o recado!!!

  16. Os Indígenas dando exemplo e tomando a iniciativa.
    E aí Paraná, vamos juntos???
    Ou estão com medo da bancada do camburão???
    Vamos expulsar esse playboy e ele que leve o Greca junto.

  17. Cacique Petralha … tá de vermelho … rsrsrsrsrss …

    • Sempre aparece um chifrudo incomodado com a cor vermelha…

      • Usar vermelho agora é sinonimo de reivindicar direitos negados… porque quem quer se ferrar de verde e amarelo e achar que ta tudo bem… come coxinha…
        Isso que é democracia? Desclassificar os que pensam diferente… só porque a “blobo” e veja… disseram que só existe uma verdade no país… lastimável a que tamanho encolheram a educação e a liberdade de expressão…

      • Eu sabia que vocês iam bater, rsrsrsrsrsrsrrsssss …

        É verdade … mas não sou inconformado não … tô só tirando sarro que, com certeza, vai aparecer algum chifrudo sim para alegar o que brinquei acima …

        Aliás, amigo, não sei o que fazer com minhas camisetas, que tô até com medo de sair na rua e levar pedrada devido a “feladaputagem” dos reaças de direita …

        A coisa chega a dar nojo … e, por falar nisso, parece que a coisa de querer grudar o PT em outro candidato tá difícil heim? Em sua terra, Maringá, e da minha mãe, a baixaria já começou … e o que é pior, parece que o outro candidato, o Ulisses, tem nojo de PeTista? Então vamos das os 10 mil votos do primeiro turno para o Silvio … já que é assim, o que acha? …

        Bom, foda-se, vamos usar as camisas vermelhas e pronto …

        Saudações.

    • O índio está lutando contra um sistema . Ele tá de vermelho ? Pior se estivesse de amarelo batendo panela, e agora aceitando caladinho a PEC dos infernos.
      Pelo menos índio luta , pior é homem Branco sentadinho , xingando os outros , sem se incomodar.

    • O Bono Vox verdadeiro, vocalista do U2, é um exemplo de lídermundial na busca de condições melhores de vida para os oprimidos. Por favor, melhor mudar seu nome de usuário.

      • Disse tudo André… tem gente que coloca máscara de gênios pra disfarçar a sua mediocridade… lamentável…

      • Eu também, nobres amigos e, conheço muito bem das inconformidades que se apresentam … mas, esse Bono Vox aqui somente tirou sarro da situação, até porque, tivesse tempo, estaria lá, junto com meu Xará … Não o Bono … o índio …

    • Vermelho e a cor que esse carrega na bunda tanto o amor pela cor não para de falar deles

    • Kkkk
      Vai dá chuva
      Nem sabe o que ele fala
      Um tá chatiado
      Outro não
      Palmas
      Palmas
      Palmas
      Cacique Miguel…… Vai trabalhar ..

      V. A. G. A. B. U. N. D. O. S ….

      • E você, o bonitão aí, trabalhando? às 15:44 da tarde? Quem é o vagabundo? Se o patrão te pega se tá fodido velho … vagabundo …

        • R E C E S S O

          seu PTralha……

          SEU POVINHO NÃO DEIXA TRABALHAR……

          FICAM O DIA TODO COMENDO PIPOCA NOS COLEGIOS…
          OUVINDO FUNK…
          DE NOITE….DORMEM AMONTOADOS….ATÉ ROLA..ALGUMAS ROLAS….

          DECALOGO DE LENIN…1913….PT E O INFERNO DIFERENÇA NEM UMA….

          Q U A D R I L H E I R O S……

          REPUBLICA DE CURITIBA…LULA…É O SEU LUGAR…

    • Cacique Miguel, subscrevo sua fala, nós professores não estamos pedindo favor, mas que cumpram a Lei que eles mesmos propuseram sobre a data base. Não a PEC 241, a MP do em médio e Demarcação já a todas as terras indígenas.

  18. Desgovernador, Beto Rixa pede pra sair, Aceita que doi menos……