Índios, professores, estudantes e polícia pedem “Fora Beto Richa” e “Fora Temer” no Paraná

temer_fora_richaO governador Beto Richa (PSDB) e o presidente Michel Temer (PMDB) não andam muito populares no Paraná. Índios, professores, estudantes e polícia civil pedem abertamente “Fora Richa” e “Fora Temer” — contra o desmonte dos serviços públicos e retirada de direitos.

Cerca de 50% das escolas da rede pública aderiram ao primeiro dia de greve geral dos educadores, segundo informações da APP-Sindicato. Outros 500 estabelecidos, algo como 25% do total, estão ocupados pelos estudantes. Ou seja, 75% das 2,1 mil escolas estão paralisadas em todo o estado.

Há uma pluralidade de reivindicações. Os servidores públicos são contra o calote na data-base, pois o governo Richa pretende revogar a lei que estabeleceu janeiro de 2017 como data para a reposição da inflação deste ano. Além disso, 200 mil funcionários públicos cobram avanços e progressões em atraso.

Richa, por sua vez, diz que não tem dinheiro para honrar os compromissos. No entanto, “bondoso”, de acordo com a APP, “está oferendo aos servidores o pagamento em dia dos salários e do 13º salário” — o que evidentemente já é lei.

A pauta dos educadores também é a pauta dos indígenas, que ocuparam na manhã desta segunda (17) o Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Educação no município de Pato Branco, no Sudoeste. Na mesma região, em Laranjeiras do Sul, os estudantes também ocuparam o NRE da SEED.

Os estudantes querem a retirada da PEC 241 (congelamento de investimentos por incríveis 20 anos) e da MP 746 (reforma do ensino médio). Eles também pedem agilidade na punição dos culpados pelo desvio de R$ 50 milhões, por autoridades do governo Richa, que usaram o dinheiro para suas campanhas eleitorais, conforme investigação da Operação Quadro Negro.

Os manifestantes são plurais, mas são coesos ao gritar “Fora Temer” e “Fora Beto Richa”.

36 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Boa!!!!
    O Paraná dando exemplo ao Brasil.
    Vamos expulsar essa raça maldita da política para sempre.
    Fora Richa, e leve o Gagágreca junto!

  2. Alem de trabalha pouco querem aumento de salario esses professores uns nem tem experiencia colocam trabalha a professora de ciencias tinha um salao de beleza e colocam trablha em uma sala de certo ela vai dar aula de salao porq de ciencias ela nao entende nada e que ensina oque pros alunos e alem de nao trabalha falam mal de quem trabalha fora isso que eles reindica alguma coisa por favor ne eles querem aumento de salario pra que so pra ficar la falando mas das pessoas vao trabalha CAQUEDO e parem de reindica alguma coisa pfv akkskaks tem que da risada msm de certo no tem nada pra fazer pra pedir aumento m alguma coida

    • Cara Duda, o termo correto não é reindicar e sim reivindicar. E outra, se uma empresa contrata profissionais que não estão capacitados, a culpa é da empresa contratante e não dos profissionais. O maior responsável pela situação de “professores quebra-galho” nas escolas é o governo, que deve oferecer educação de qualidade, abrindo novos concursos até que a demanda de professores em suas respectivas áreas seja suplida. E se acha que professor trabalha pouco e ganha muito, vá estudar se forme nessa profissão e vá dar aulas “de qualidade” para os alunos. Depois sim, venha falar alguma coisa.

      • Querida Mila pra vc falar uma coisa deve de ter prova que os trabalhadores dessa escola so falam mal das pessoas que ajudaram eles e agr vc vem defende os indios que nem sei porq vierao no brasil e outra que nao ta contente com meu comentario pegue e saia ta so porq falei a verdade

  3. Vergonha.!!

  4. Trabalhei nessa mesma Escola Indígena que esta se manifestando e sei cada coisa que acontece la dentro, esses mesmos professores que estao reivindicando aumento de salário, são aqueles que nas horas atividades ficam tomando chimarão e falando da vida dos outros, ao invés de irem preparar aulas para os alunos, pois as horas atividades tbm são pagas.! Agora querem pagar de defensores se os alunos que são o foco mais importante são os mais prejudicados, pois pra eles estes nao tem importância nenhuma, a única coisa que se importam é com o salário no final do mês, sei que a educação lá é precária e a defazagem na aprendizagem é enorme, pois tem professores atuando sem a Formaçao exigida, ex: a professora de matemática tem faculdade de administração, e não de MATEMÁTICA, a professora de ciências, esta CURSANDO biologia e não tem curso concluído pra atuar, pois nunca havia trabalhado em sala de aula.! Entre outra GAMBIARRAS que eu sei. Dai ainda querem banca os intelectuais, brigando por aumentos de salários, se nem tem formação pra atuarem em tal profissão.! Vergonha!!

  5. enquanto as familias das raposas felpudas estiverem escravizando o nosso povo paranaense ; pois a mais trinta e poucos anos que os mandatos passam de pai para filho com estas eleições forjadas concretadas na mentira corrupção roubos na cara dura nosso povo PARANAENSE e BRASILEIRO TEMOS QUE SOMENTE LAMENTAR esta falta de respeito que tanto o pia de predio, quanto um governo maluco e absurdo de brasilia , somente estarão a se preocupar com seus proprios intereses . e n´so o ZÉ POVÃO como umpolitico chamou nós eleitores antes das urnas vamos todos para o bréjo ,

  6. Sou a favor de aumentar os impostos para pagar o aumento dos professores, sim, pois esses tem estabilidade e merecem mesmo que estejamos em uma crise causada em suma pelo nosso querido governo federal que infelizmente em 13 anos não conseguiu acertar a economia do país. Eu acho que houveram poucas demissões, poucas empresas quebraram e que a economia não caiu tanto assim, portanto é mais do que justo aumentar os impostos do trabalhador comum para aumentar os salários dos professores, esta classe tão nobre de profissionais isentos e imaculados, mesmo que eles tenham tido aumento real nos últimos anos. Se não há dinheiro em caixa, foda-se o governador, ele tem que se virar e cobrar mais impostos de todos nós! Não quero saber se a matemática diz que não há dinheiro em caixa e o governo está postergando os benefícios, o importante mesmo é garantir o bem-estar desta classe tão honrosa que são os professores. Os trabalhadores comuns da iniciativa privada, todos estão a favor dos professores, sim!

  7. Bom dia sr Amaro. Não conheço teu currículo, mas algumas pessoas que conheco e que possuem esse teu pefi, ou são padrinhados, de político corrupto, ou que fazem daqueles trabalhos chamados: pelego, laranja ou mula. Quando levantam de manhã, abrem a janelas, as cortinas, exclamando: Obrigada meu Deus, por mais esse dia!!!?!!!!!….. Pessoas assim, não gostam, de professor, índio, desempregado, descamisado, etc.

  8. Rapaz esse blog ta virando comédia mesmo, tem invasão de índio,tem sujeito formado na Republiqueta Bolivariana da Venezuela e pós graduado no Equador,tem mst ,tem militonto saindo pelo ladrão literalmente,professor doutrinador,aluno doutrinado… que mais falta aqui ?? Na verdade o pete acabou gente,acorda pra vida e bora trabalhar que a vida é dura e a rapadura normalmente não é mole, em país capitalista só come quem trabalha,vocês não estão na Venezuela,Equador Cuba ou qualquer outro país de ditador safado…acordem pra vida…

  9. PARABENS ESTUDANTES, VOCES ESTA MAIS CONSCIENTES POLITICAMENTE DO QUE MUITOS ADULTOS APATETADOS PELA IMPRENSA!!!! PELA VITORIA DA EDUCAÇÃOE PELA SAIDA DE RICHA, IMPEACHMENT JÁ!!!!

  10. Temer tem que jogar pesado com essas raça de sindicalistas,sem terra, sem teto.sem gado, sem o raio que o parta … Só cortar as verbinhas dos malandragem…

    • Até que apareceu um cunhista para defender os “poderes” do Temer. Quá! Quá! Quá! Esses movimentos não dependem de verbinhas administradas pelo Temer. E o presidente golpista é mais fraco que discurso de tucano comissionado. Em nível internacional, ninguém dá bola pro Temer. O único jogo pesado que o Temer está fazendo é pra escapar da lava jato. Ele e 85% do seu ministério. Inventa outro comentário, otavio, esse tá fraquinho…

    • Malandragem, mas se nao fosse pelos professores não haveria profissão, além disso são eles que formam todos.

  11. ” o único partido que foi ostensivamente investigado…presos os suspeitos…e condenados os que lhes impuseram culpas foi o PARTIDO DOS TRABALHADORES PT 13 !…-portanto é o único parido limpo perante as leis… por isso eu votarei no PT 13 !… -durante os seus governos…vivemos em um pais nacionalista onde se poderia planejar o futuro…sem os cabibaixismos e pessimismos habituais a que
    antes, éramos condicionados a viver…vivemos em uma Pátria lívre e soberana respeitados internacionalmente como tais…vivemos numa nação mais feliz e otimista !…-por isso votar no PT 13, é uma questão de nacionalismo !…vote também no PT 13 o nos seus coligados e tenham a ceteza de dias melhores para a sua comunidade e para o seu país !…-Goethe- Br

  12. Faltou o MST pra completar o timão.

  13. Estudei sociologia na universidade Simón Bolivar na Venezuela, fiz pós graduação em economia do proletariado na faculdade San Martin no Equador e posso afirmar que os movimentos sociais são um meio dos pobres alcançarem o que eles não alcançam com o trabalho.

  14. Canhotinhos, a moda é se fantasiarem de palhaços e não se comportarem como eles……..

  15. A própria manchete já nos diz tudo
    “ÍNDIOS”..
    Quer gente mais vagal do que eles e esses “professores”…

    Vamos trabalhar cambada. o PT acabou…

    • Pier p Alem de mané é tambem baba ovo do governador.

    • Comentário preconceituoso e infeliz hein moço!!!!! Sou professora em uma aldeia indígena, não sou nenhuma à toa e os indígenas são mais dignos dessa terra toda chamada Brasil do que vc……afffff….não generaliza não, são gente como a gente é merecem respeito. Tenha uma boa noite

    • Ah….esqueci tb não sou petista….

    • Como todo mundo que defende o Beto Richa, esse Pier P não passa de um comédia. Que moral tem um vagal de mandar alguém trabalhar se ele fica postando essas bobagens às 16:19? Com essa horda de descerebrados, o governo Beto Richa não vai longe, só vai até afundar o Paraná.

  16. Se eles acham que tem cacife para tanto, que façam como fizeram Hélio Bicudo, Janaina Paschoal e Miguel Reale Jr.
    Simples.

  17. somos todos fora temer e fora beto.

  18. “De tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantar-se o poder nas mãos dos maus, o homem chega a rir-se da honra, desanimar-se de justiça e ter vergonha de ser honesto.”
    Rui Barbosa

    • rui barbosa praticava tráfico de influência… logo era um hipócrita… era cú e calça com os colonialistas ingleses.

      Então jaca tente outro.

      • Fala isso pra história! E vc com esse codnome anglo deve ser reflexo do que?
        E pelo menos as palavras são fortes diante do contexto.

  19. Por quais motivos motivos????