Governos tucanos e conservadores se aliam aos fascistas para atingir o nirvana neoliberal

enio_fascistas_temer_richaO deputado Enio Verri (PT-PR) mata a charada ao dizer em sua coluna, desta terça (25), que governos tucanos e conservadores se aliam aos fascistas para atingir o nirvana neoliberal. Bingo! Segundo o colunista, além de retirar direitos, a onda protofascista criminaliza professores, estudantes e pais que exigem respeito aos servidores, qualidade no ensino público e acesso à educação. Abaixo, leia a íntegra do texto:

Governos tucanos e conservadores se aliam aos fascistas para atingir o nirvana neoliberal

Enio Verri*

O conservadorismo e a precarização de tudo que é público parece ascender sob as rédeas de governos tucanos e neoconservadores, que se apoiam em movimentos que beiram o fascismo. Uma guinada selvagem ao neoliberalismo privatista da década de 90.

Guinada que não só representa a entrega do Pré-Sal ao capital estrangeiro e aprovação da PEC 241, que joga sobre às classes mais baixas o ônus da crise econômica e política, como também, que criminaliza professores, estudantes e pais que exigem respeito aos servidores, qualidade no ensino público e acesso à educação.

Nacionalmente, representado por Michel Temer (PMDB), o desrespeito a população é, competentemente, coordenado pelo governador do Paraná, Beto Richa (PSDB). No estado, os recursos faltam a população que convive com calotes e aumento de impostos. Já para aliados políticos e mercado financeiro, a crise não existe.

Enfrentando mais uma greve de servidores, no ano passado, a educação paralisou os trabalhos por 44 dias -, Richa, novamente, apela a ignorância da população para não cumprir com seus acordos e aplicar um novo calote no funcionalismo.

O artigo 33 da Mensagem 043/2016 que, tramita na Assembleia Legislativa do Paraná, retira a aplicação da data-base da LDO de 2017, não apenas é uma manobra que rompe com o acordo firmado em junho do ano passado, como ainda, legaliza e institucionaliza o calote governamental.

Justificando problemas com caixa, o tucano quer, novamente, adiar o reajuste salarial conforme a inflação no período e ameaça o não pagamento das projeções de carreira do funcionário público, infringindo princípios que regem a administração pública e o funcionalismo, conforme previsto na Constituição Federal e legislação estadual.

O não cumprimento da lei representa muito mais do que intervir em um direito conquistado. Refere-se a desvalorização do servidor, do desincentivo a especialização e aquisição de novos conhecimentos, de interferir nas condições básicas de trabalho e no serviço de qualidade. É um ataque a segurança, saúde, educação pública.

Embora moldado em discurso publicitário do Governo Estadual, Richa coloca em cheque sua quase escassa credibilidade ao expor e pressionar a Assembleia Legislativa. Nem mesmo, a proposta de retirar o artigo 33 da mensagem foi suficiente para convencer servidores a suspenderem a greve, tamanha desconfiança com o Governo do Paraná.

Desconfianças e descréditos impostos pelo cenário de guerra contra os professores no dia 29 de abril de 2015, quando o Secretário de Segurança da época, Fernando Franchischini (SD) autorizou a utilização de bombas e balas de borrachas na Praça Nossa Senhora da Salete, ferindo fisicamente e moralmente servidores públicos.

Bem como pelas inúmeras declarações do Governador que criminaliza educadores que exercem seu direito de se manifestar contra o retrocesso na educação e a falta de pagamento de progressões e reajustes previstos em lei. Uma tentativa lamentável que repete os ataques aos estudantes que ocupam escolas em defesa de um ensino plural, gratuito e de qualidade.

Uma triste realidade de um Governo que promete fechar 71 escolas e que muito se esforça para abrir o capital das estatais paranaenses.

*Enio Verri é deputado federal, presidente do PT do Paraná e professor licenciado do departamento de Economia da Universidade Estadual do Paraná. Escreve nas terças sobre poder e socialismo.

29 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Rede Globo «fascista» (como diz o cartaz):

    Bom…, Eis:

    REDE GLOBO Cultura & Educação Petista:

    Naturalmente que a política da Globo é diferente daqueloutra política do PT. Mas há o populismo em grandes Redes de TV, sobretudo em assuntos educativos e “artísticos”-educacionais.
    Observe naquilo que se entrecruza entre PeTê e a REDE GLOBO, por exemplo.
    PT e Globo cruzam-se entre si, perfeitamente. É apenas um recorte. Daquilo em que ambos se encontram perfeitamente: que são iguais (2+2=4), — não sequer semelhantes, mas iguaizinhos. Como gêmeos univitelinos.

    Ou seja: a cultura e a educação veiculadas são as MESMAS que o PT ADORA, cobiça, venera, reverencia e ACATA. Sempre sonhou e invejou: o que a Globo faz. Enfatizando, atenção: eu disse que a educação do PT é a mes-mís-sima da REDE GLOBO. ¿Para que então petista odiar a Globo?

    Regina Casé, filminhos clichês, sentimentalismo exacerbado, Claudia Leitte, simplismos e ingenuidades múltiplas, facilidades, ensinamento engana-trouxa; educação ruim e de 3ª categoria, defasada e retrógrada etc. etc.

    A Rede Globo é o PT; o PT é a REDE GLOBO.

  2. === CHICO BUARQUE ===

    Eu nunca VI um artista mais ALIENADO que o CHICO BUARQUE ATUAL (71 anos)…

    Só que tem uma CLASSIFICAÇÃO para ele, — que NOSSO CÉREBRO SADIO consegue compreender e entender isso ao mesmo tempo. Entender o jeitão dele. Eis:

    Ele é de ESQUERDA. Certo. Mas tem algo estranho filosoficamente que o CÉREBRO SABIO precisa DESVENDAR.

    Ele nunca fez absolutamente NADINHA pra nada, para melhorar o mundo politicamente.
    Fica com seu cigarrinho. Fica PASSIVAMENTE com seu partidinho de SEMPRE (não muda; não escreve nada; não debate nada de política); fica com a musiquinha… E fica com as idéias antigonas… Bem antigas e retrógradas… Adora um ÓCULOS ESCURO. Só isso.

    ENTÃO tem algo estranho filosoficamente que o CÉREBRO SABIO precisa DESVENDAR sobre Chico Buarque…
    ¿O quê?… … …

    CHICO BUARQUE.

    O quê então, nosso cérebro PRECISA COMPREENDER????

    Nosso cérebro precisa compreender o seguinte:

    SIM! Ele é da esquerda! Da ESQUERDA CAVIAR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Ponto final!

    • João , agora fale dos artistas de nossa nobre DIREITA: o probo alexandre Frota, o correto Lobão, os deputados TIRIRICA e Sergio reis. E outra, copiar textos sem citar a fonte não é correto. Não te ensinaram isso nas escolas que nunca faziam greve?

  3. Estão no bico do corvo e continuam bitolados rezando a cartilha da CUT e do PT. Instituições que, para o bem do Brasil, estão com os dias cobrados.

  4. É ISSO AÍ ENIO VOCE ESTÁ CORRETÍSSIMO, TEMOS DE COMBATER OS GOLPISTAS, POIS ELES PENSAM QUE SÃO DONOS DO BRASIL.

    • Mainardes continua sua inglória missão de insistir no golpismo. Sem o mínimo esforço, reaviva esqueletos como casa grande e senzala, burguesia, capitalismo, pobre viajando de avião, empregada usando o perfume da patroa.

      E o Marcelo, se perdendo na enumeração dos que a ele se apresentam contrapontos, omitindo os “parças” que, à falta de argumentação consistente, se perdem nas tentativas da desqualificação.

      Tsk…tsk…

      • Parreiras, o juiz do mundo, a última bolacha do pacote, o verbete que falta no Caldas Aulete, ou melhor, no “caudas ao leite”. Parreiras, não vê argumentação consistente nos outros, mas só repete o discurso do presidente dele, o Aécio Neves. Tucano não é opção, é sina de descerebrado.

  5. Como fala bonito o formigão de Maringá né?
    Neste ano foram expurgados a maioria de prefeitos e vereadores do PT. Em 2018 será a vez dos deputados estaduais e federais.
    Enio Verri, a situação do PT tá feio e o seu nome tá no meio.

    • Esqueci da Maria…..

      Capetão, Parreiras, Apartidário, fernando e Maria presentes!!!!

      Faltam: Jenildo, Maiame…

      E o monólogo vira uma animada conversa!

  6. Petista que até dias atraz andava junto com o ministro dos consignados mais andre vargas passa alguma ccredibilidade pra alguém?

    • 07:31 – Capetão
      07:36 – Parreiras
      07:59 – Apartidário
      08:01 – fernando

      Reativaram o Apartidário e na sequência aparece o fernando….

      Esperando agora o jenildo e o maiame…

      Deve ser meio cabuloso ficar escolhendo qual apelido usar e fazer de um monólogo um diálogo!

      • Na mosca! E fica ruim o monólogo quando não consegue(m) nem entender o post já que o texto do deputado Verri é cristalino, irretocável. O que o deputado afirma é o que está aí. Nem mais, nem menos.

        • E ele é economista, o testo poderia ser melhor, digo mais imparcial, científico (ou pelo menos na direção do rigor científico, por ser um cientista acima de tudo), mas eivado de vícios politico, partidário, do ódio, da amargura; Deputado, me parece (até pela história de vida, porque não?) você ser mais que partido, mais que PT, mais que intransigência filosófica e ideológica; não se apequene.

    • Se é assim, o que dizer quem até horas atrás andava com Cunha, brimo Abi, Jucá, Henrique alves, imperador carlos magno temer do porto de Santos e outros?
      E já que vc. tocou no assunto consignados, se é verdade que o ex-ministro (PB) roubava não sei qtos reais das prestações, por que a minha prestação não diminuiu nem um centavo nos últimos 3 anos? Será que o atual ministro continua levando?

  7. O Pier P chamou o Enio Verri de ladrão será que ele consegue provar?

  8. “”…que joga o ônus da crise econômica sobre os ombros das classes mais pobres”. Quem pariu a crise econômica, azedo fruto da incompetência e da corrupção lulodilmista?

    “…qualidade no ensino público e acesso à educação”. Para início de conversa, o acesso à educação deveria anteceder a qualidade no ensino público. O seu partido se ufanada criação de ene número de meios de acesso à educação, sem no entanto, observar nela, o toque de qualidade. Não desmintam as pesquisas, caranguejos de plantão, de que o Ensino no Brasil está lá na rabeira, perdendo em qualidade, para países de somenos importância. O PT criou e será responsabilizado pela História, de uma geração de analfabetos funcionais.

    • Ei Parreiras, vai carpir um lote!

      Sua lógica e argumentação são as mesmas do assaltante que bate a carteira de uma pessoa qualquer, e na sequência grita: “Pega Ladrão!!!” apontando para o coitado que acabou de ter a carteira roubada!

      Argumentação rasa, maniqueísta e falaciosa!

      • Marcelo: Deve ter algum curso de alfabetização de alunos ai por perto de você. Aproveite! E para entender o meu texto, Marcelo, há que valer a Lógica. Complicado, dado às limitações, evidenciadas na sua resposta.

        • Uuuuuuuu! O Parreiras se acha tão genial que deve considerar injustiça não ter recebido um Nobel de qualquer coisa. Se o Parreiras se acha o tal sendo nada mais que um ex-assessor de deputado tucano (a quem ele deve o próprio direito de viver, fácil presumir tanta é sua fidelidade canina ao PSDB), imagine se ele fosse o próprio!?! Volta pra cama, tucano!

        • Parreiras, não me canso de aprender e não vejo a especialização com algo com quem devo me envergonhar, mas definitivamente não é de você que vou aprender algo….

          A lógica examina de forma genérica as formas que a argumentação pode tomar, quais dessas formas são válidas e quais são falaciosas.

          E a sua argumentação é rasa, maniqueísta e falaciosa.

          Seu argumento inicial é bipolar: PSDB x PT na forma de governos anteriores e os trabalhistas.

          Seu argumento é simplista (raso) : Quem pariu a crise? Claro, o Petê, o Brasil é uma ilha independente das complexas relações da geo-política, a internacionalização da economia, fodam-se todos os dados históricos que contradizem ou questionam seu pensamento raso…

          Falacioso e confuso: Entendi que você queria argumentar falaciosamente que se não posso inicialmente ter uma casa elegantemente construída, devo esquecer o desejo de morar sob um teto (apesar de você ter confusamente ter proposto uma coisa e concluído o contrário, releia) : “Para início de conversa, o acesso à educação deveria anteceder a qualidade no ensino público. O seu partido se ufanada criação de ene número de meios de acesso à educação, sem no entanto, observar nela, o toque de qualidade. ”

          Parreiras, sou eu mesmo que estou precisando de curso de lógica e outros quetais???

          Pffff

          Fraquinho, fraquinho.

          • Interessante. O PT na Oposição não enxergava o Brasil como ilha independente das complexas relações da …etc.etc.

            Arquivou, depois disso, os tais dados históricos…

            Realmente, sem dúvida alguma, a Lógica é ciência que lhe faz falta.
            Se releia.

        • Parreiras, é incrível como o PT, que reinou por 13 anos no Brasil, e foi apeado
          do poder por uma facção comparsa, que se tornou mais forte, agora saí fora,
          e atirando como se nunca tivesse feito parte da quadrilha.
          E imediatamente retomam o seu discurso “social-revolucionário”, achando que
          ninguém os reconhecerá ou se lembrará deles.
          A corrupção matou o PT, e a incompetência “político-administrativa” temperada
          com gestão temerária e empírica, o sepultou.

          • Pois é, Tonico. Incrível a existência de alguém, como por exemplo, o Marcelo, que ainda insistem na defesa do fracasso, Do maior erro político já registrado na História do Brasil e que, o seu mentor maior, até pouco tempo, fazia questão de bradar aos quatro ventos como exatamente o contrário, iniciando exaustivamente com o inefável: Nunca, na História desse país…….

  9. Antes era o “golpe”. Agora todos que são contra a ideologia do PT são considerados facistas. Acordem, as coisas mudaram. A população quer vocês fora do ente público. Repito, as eleições municipais deram o recado. Vocês perderam, roubaram demais. Afundaram o país. Tenham vergonha na cara corja de corruptos ladrões.

    • Outra argumentação rasa e maniqueísta…

      Fascistas são aqueles que pensam e argumentam em termos absolutos, quase binários do tipo nós contra vocês: “Agora todos que são contra a ideologia do PT são considerados facistas. ”

      Fascistas, são os que ao defender a argumentação binária, celebram sua fé na inegável posição de superioridade que possuem, exigindo a eliminação de todo e quaisquer adversários: “Acordem, as coisas mudaram. A população quer vocês fora do ente público. ”

      Fascistas acreditam na inalienável certeza de serem os guardiões das necessidades nacionais e únicos sabedores das soluções para os “problemas nacionais” : ”Repito, as eleições municipais deram o recado. Vocês perderam, roubaram demais. Afundaram o país. Tenham vergonha na cara corja de corruptos ladrões.”

    • Vai se fuder seu bosta do caralho

  10. vai dormir seu corrupto, mafioso tropa de quadrilheiros, me diga uma so emenda q vc troxe para o parana, idiota de deputadinho.

    • Ataque pessoal, fuga do assunto principal do texto e um português sofrível.

      Mais do mesmo!

      Não me canso de não me surpreender com o comportamento dessas caricaturas que usam o apelido augusto, maiame, capetão e até jenildo.

  11. Parabéns pelo texto sóbrio. Resista! Juntos somos mais fortes!