Estudantes respondem Richa sobre suposto “viés político e partidário” das ocupações; assista

O tucano Beto Richa, que perdeu a capacidade de governar o Paraná, reclamou nesta terça (18) para o ministro da Educação Mendonça Filho (DEM) do suposto “viés político e partidário” das ocupações de escolas. Os estudantes não titubearam e apresentara uma resposta “padrão” — a mesma já mostrada antes.

Os estudantes que ocupam mais de 700 escolas no estado reutilizaram o trecho de uma entrevista do cantor Caetano Veloso para responder ao governador Beto Richa (PSDB): “Como você é burro!”.

O governador do PSDB, que está enrolado em desvio de recursos da educação, segundo o Ministério Público na investigação da Operação Quadro Negro, buscou criminalizar o movimento de ocupação nas escolas.

No entanto, o MP e o Conselho Tutelar já atestaram a legitimidade — constitucional, inclusive — de os estudantes se manifestarem por melhor qualidade do ensino.

Os estudantes reivindicam a retirada da MP 746 (reforma do ensino médio) e da PEC 241 (congelamento dos investimentos na educação por 20 anos). Eles também pedem celeridade na punição do desvio de R$ 50 milhões, por autoridades do governo Richa, que seriam destinados à construção de escolas.

Na semana passada, o presidente da UPES Matheus dos Santos havia dado um “peteleco” no governador do PSDB ao classificá-lo de “despolitizado” e mal-intencionado ao afirmar que os estudantes não sabiam o que faziam nas ocupações e que seriam massa de manobra de partidos políticos.

“Não nos espanta. É o perfil dele, de direita. É totalmente despolitizado o governador. Nós somos um movimento político, mas não partidário. Um grande despreparo do governador Beto Richa”. O tucano poderia ter dormido sem essa.

Quem também detonou Richa foi Camila Lanes, presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), que, em vídeo, declarou ““você rouba da construção das escolas para pagar sua campanha eleitoral”.

richa_frota_mendonca

52 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Adoro esse blog.

  2. Tu és um néscio ou advogado do diabo Sr Roberto Ribeiro,
    O governador Beto Richa nunca ofereceu nada de coração aberto aos funcionalismo público, somente por imposição da justiça ou através da greve. As escolas e viaturas estão sucateadas, não paga as progressões e ainda por cima afanou da previdência do Estado 8 bilhões. Mas para o Sr está tudo bem…. O helicóptero vai e vem, levando aos paranaenses o engodo desse Governo de Ostentação…

  3. Seu Helio Cruz Leão, o problema é que frutos que petistas e sindicalistas radicais plantam normalmente apodrecem ou fazem mau a saúde ou ao bolso alheio…

  4. Ganhamos presentes das sementes que plantamos.
    Essa semana a nossa plantação deu frutos.
    Agora cabe aos governantes a colheita.

    Hélio Caloi Cruz Leão

  5. Comentários do Reinaldo Azevedo hoje:

    Parece evidente que os petistas e os extremistas de esquerda resolveram escolher o Paraná como uma espécie de laboratório de sua firme determinação de sabotar o país e de conduzi-lo a uma crise. É estupefaciente o que a ideologia mais rombuda, o desrespeito às necessidades dos mais pobres, a ideologização mais vigarista e canalha do ensino podem fazer. A questão já deixou de ser paranaense. Agora, ela interessa ao Brasil. A que me refiro?E por que o Paraná? O Estado vem de uma forte e também absurda mobilização dos professores contra um plano de racionalização de gastos aplicado pelo governador Beto Richa (PSDB). A truculência a que recorreram os militantes provocou choques violentos com a Polícia Militar. Embora os professores do Paraná estejam entre OS MAIS BEM PAGOS DO PAÍS, o sindicalismo petista está mais enraizado ali do que em boa parte das outras unidades da federação.
    Mas eu entendo: os petistas do Paraná estão assim buliçosos porque, afinal, eles sempre terão seus escudos com os quais lutar em favor da moralidade, como a senadora Gelisi Hoffmann e o ex-ministro Paulo Bernardo, esses dois colossos de Rhodes da virtude.

  6. Dá até raiva dos paranaenses que elegeram o Beto Richa mesmo sabendo o jeito PSDB de ser… Isso inclui vocês professorada, olha a merda que vocês fizeram…

  7. Caros comentaristas, sejamos razoáveis, façam seus comentários com argumentações consistentes. Evitem ofensas, podemos discordar uns dos outros sem que haja necessidade de xingamentos. Vamos elevar o nível, até porque devemos respeitar opiniões contrárias às nossas. A discussão é interessante, porém deve ser pautada na ética e no respeito mútuo.

  8. De que adianta respeitar a bandeira sem saber da importância desse ato?
    De que adianta respeitar a bandeira e não poder dizer o que pensa?
    De que adianta respeitar a bandeira e não defender a integridade física e moral das pessoas?
    De que adianta respeitar a bandeira e torturar mulheres indefesas?

    Esses alunos estão dando uma lição a todos nós. Eles são a esperança e a garantia de um futuro melhor.

    E esse comissionado do Richa, faça-me o favor…

  9. Algum esquerdopata sabe siErnoncusto médio mensal de cada aluno no PR? Partindo de um número concreto podemos térmita mais argumentos.

    • Cara, não entendi nada q vc falou! Não deve ter ido à escola e agora fica socializando suas pérolas na internet.
      Volta p escola q vc tem muito a aprender!!!
      Abraço

  10. As reclamações são políticas, contra um político, patrocinasse por um grupo político, mas não são políticas???? Gente louca esses esquerdopatas.

  11. A petezada tá na pira com o Paraná. Nosso Estado além de sediar a lava jato que desarticulou a quadrilha que saqueava o país ,esta com as finanças em dia em comparação com outros Estados a crise está sendo mais branda aqui. Esses caras não tem limite pra fazer arruaça,bandalheira e são expert na doutrinação e infelizmente alunos e professores estão caindo no golpe desses sindicalistas de plantão.

  12. Vamos e venhamos, com todo esse fuzuê ai, que na verdade é tudo arrumado, o Richa ainda é melhor do que a petesaiada; já imaginaram um petralha no Governo do Paraná? seria pracabá.

  13. Alto lá dona Lurdes,pense direito antes de falar mau de militares. Na época que os militares dirigiam o país o ensino era de altíssima qualidade,os alunos tinham respeito e amor a pátria, lhes era ensinado a respeitar a bandeira e seus superiores. Muitos que se vitimizam denegrindo a imagem de militares empunharam armas contra eles e posso te dizer que muitos deles foram até generosos demais com essa gente inclusive esse que a senhora cita,foi um dos Generais mais brilhantes e justos que tivemos a honra de poder ter tido no país.

    • André, pra essa senhora aí, e pra muitos outros petralhas, ou quase todos eles, politizado é pensar com a cabeça de comunista que eles chamam de esquerda; eles não querem alunos, ninguém consciente, eles querem conscientizados que é outra coisa, eles querem povo alienado com o pensamento deles. Brasil ainda vai looooge pra melhorar.

  14. Como CERTAS pessoas subestimam a capacidade de pensar dos jovens!
    Não permitem que eles participem de nada, não os houvem e já rejeitam suas decisões. Esses alunos que estão nas ocupações são aqueles que, realmente, precisam da escola pública, por isso estão na luta em defesa de sua escola.
    Eles são tão inteligentes e politizados que conseguiram irritar os jornalistas, que só querem zombar da educação e agora querem entrevistas, para depois recortarem tudo e usarem contra eles.
    Quanto a citar Caetano, até nisso foram mais inteligentes do que os políticos velhos, que fizeram citação de parentes, que no dia seguinte foram presos por corrupção. Sem falar daquele que homenageou um torturador!
    E esse senhor aí, querendo escola terceirizada, não pense que é grátis não. Além dos impostos que continuarão exorbitantes, o estudante terá que pagar mensalidade, ou anualidade parcelada, certo?
    Esses alunos que estão defendendo seus direitos sabem que não têm pai com altos cargos ou cargos comissionados!
    Esses alunos inteligentes e politizados estão defendendo os seus direitos de terem escola que seja pública e de qualidade e pode ser até que tenham aprendido essas coisas na escola pública mesmo, porque as escolas deles não ensinam só conteúdos para passarem no vestibular, como as particulares, mas ensinam também a realidade da vida e isso incomoda CERTAS pessoas.

  15. Engraçado que vejo aqui um monte de militontos falando mau de nosso governador,porém não vejo ninguém falar nada do criador e criatura que regaçaram o país,montaram a maior treta e colocaram o plano real criado pelo FHC no lixo. Também não vejo ninguém falando nada sobre um famoso casal paranaense que fazia um “garimpo” formiguinha nos aposentados,muito menos falam da cúpula da cumpanheirada que esta toda em Curitiba enrolada até o pescoço… Muito menos de um sujeito que está hoje em Curitiba que dizia que com ele ou abaixava ou acabava…na prática logo já subiu…

  16. O povo ama “beto rixa”, e vai elegê-lo senador, e reelegê-lo senador, com certeza.
    Daqui a uns 18 anos, ele pode até voltar ao governo do Paraná.
    Senão ele, talvez algum filho dele… mas só se for bonito e charmoso como o pai.
    É isso aí povo “culto e esclarecido” da minha Curitiba e do meu Paraná, sempre pronto
    a fazer o tipo esnobe, chique, inteligente, e culto.
    Parabéns!

  17. “Se há um idiota no poder, é porque os que o elegeram estão bem representados”
    (Barão de Itararé)
    Parabéns Barão: na veia!!!
    E aí “funcionariada, professoraiada”, e demais “otário-eleitores” de “beto rixa”?
    Contentes com o governador escolhido?
    O povo não aprende nada mesmo.
    Elegeu e reelegeu o Cassio Taniguchi prefeito, que tinha “beto rixa” como seu vice.
    Elegeu e reelegeu “beto rixa” prefeito de Curitiba.
    Em 2010 o “beto rixa” deixou a prefeitura pela metade para se candidatar ao governo
    do Estado.
    E o povo o elegeu em 2010 e o reelegeu em 2014.
    Já pensaram o Paraná nas mãos competentes de Osmar Dias em 2010?
    Mas, graças ao voto tara, voto tesão, voto fantasia, voto tiete, etc. de eleitores e eleitoras,
    hoje estamos nessa merda.
    Na verdade comecei a achar que esse negócio de “Vox populi, vox Dei”, deve ter sido
    criado por algum político demagogo, já na antiga Roma.
    Se o povo soubesse votar, não teria preferido Barrabás a Jesus Cristo, dando a
    liberdade ao zelote salteador, e crucificando o Salvador.
    Então meu povo, chupa essa manga!!!
    Tenho dito!

  18. POIS bem sr, GENILDO o povo e que e burro,e você se salva com suas mentiras como as dos governo,vai acreditando nisso vai sr,GENILDO.

  19. Tem que modernizar o ensino no país,esse modelo atual está falido. Temos que terceirizar essas escolas e deixar por conta da iniciativa privada, o Governo paga para as escolas e classificam os alunos por conhecimento. Isso ajudaria acabar com essa palhaçada de greve pois os professores trabalhariam para grupos privados e não governo. Por razões obvias não haveria greve pois todos sabem que no meio privado não rola mais essa patifaria, se não quiser trabalhar tem uma fila dobrando o quarteirão que quer. E enquanto essa piazada doutrinada fica fazendo papel de formiguinha de sindicalista os alunos das particulares vão muito bem nos estudos e logo estarão gozando de suas merecidas férias…

  20. Olha a cabeleira do mercadoria, como um sujeitinho arrogante desse quer peitar um governador de Estado. Primeiro corta o cabelo que nem gente ,depois vai encher o saco dos outros.

  21. Não é suposto e não é viés, são movidos a ideologia politica partidária!

    • Na época da ditadura a conversa dos arenistas (os políticos que apoiavam a ditadura militar) era exatamente a mesma do MR (Muito Retardado?): “Esses operários que fazem greve por melhores salários são controlados pelos comunistas… esses estudantes que fazem passeata pedindo eleições diretas são controlados pelos comunistas… esses professores que querem eleger os diretores são controlados pelos comunistas…”. Esses reacionários vão envelhecendo e não conseguem mudar o discursinho rastaquera.

  22. Quem sabe se pararem de desviar dinheiro público e deicar de aumentarem os auxilios vultuosos para a casse privilegiada, sobra dinheiro para as necessidades básicas da educação,saúde habitação. E que diminua o ministério.

  23. Quantas escolas públicas tem no top 100 do ENEM? As escolas públicas mais bem colocadas no ENEM são as militares. Nas particulares e nas militares, cobra-se resultados, há uma avaliação eficaz no desempenho do docente, caso este não apresente bons resultados, está fora. No estado isso não acontece, então os “professores” fingem que ensinam e os “alunos” fingem que aprendem e tudo fica bem.

  24. Mais dinheiro para a Educação: custear reparos em carteiras e cadeiras avariadas por alunos, pintar paredes onde alunos fizeram “arte”, recolocar fechaduras nas portas que os alunos danificaram, recarregar extintores de incêndio que alunos descarregaram por simples vandalismo, substituir lâmpadas e luminárias quebradas por alunos, trocar vidros que alunos fizeram o favor de quebrar, repor cortinas que alunos rasgaram. Assim, não sobra dinheiro para aplicar em que precisa, então, os recursos para a educação são suficientes, basta que sejam bem aplicados de maneira justa e honesta.

  25. Aí Beto: todo mundo sabe para onde vai o superavit orçamentario do estado que voces querem que o funcionalismo publico pague. Tem sido assim e vai continuar sendo assim.
    Aí Moro: santo de casa não faz milagre, né. Que que voce ta fazendo que não olha a politica por aqui? Ou os politicos daqui são santos todos. PF salvai-nos deles.

  26. Afinal, qual o motivo desses “estudantes sem viés político” serem contra a reestruturação do ensino médio?
    São contra a carga horária de 1.400 horas de aula?
    São contra o ensino integral?
    São contra optarem em estudar as matérias direcionadas a seus interesses no futuro?

    Me expliquem…….. o que querem?

    http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2016/09/1815821-leia-perguntas-e-respostas-sobre-as-mudancas-no-ensino-medio-do-pais.shtml

    • Primeiro de tudo: os estudantes querem participar da elaboração de uma lei que os afeta diretamente. Estão absolutamente certos. Cada pergunta que o nobre defensor da política para a educação do governo Temer estou certo que cada jovem pode opinar tranquilamente. Aliás, até votar eles podem. Mas suas perguntinhas chegam a ser ingênuas perto das questões reais e profundas que são levantadas com a tentativa de aprovação dessa medida provisória. Não ganho pra ensinar mas uma única questão que você levanta é fácil de ser analisada. E digo como pai de aluno de escola particular. A questão das 1.400 horas semanais. Se o próprio governo estadual afirma estar sem dinheiro até pra cumprir o que acordou, como vai ter dinheiro para dobrar a carga horária dos alunos cujo ensino é responsabilidade sua? E como fica o ensino médio na rede privada? Com certeza as escolas vão ter que dobrar as mensalidades que já são astronômicas. Ou será que alguém vai impor aos professores de ensino média que deem 2 aulas e recebam uma? Senhor Genildo, essa medida provisória não resiste nem mesmo a um raciocínio mediano. O senhor ainda não entendeu por que nenhum governador ou sindicato de proprietários de escolas se manifestou pública e enfaticamente a favor da aprovação dessa medida provisória? Todo mundo está esperando que ela seja enterrada silenciosamente, sem qualquer pompa ou circunstância. Inteligência, meu amigo, inteligência. E não menospreze a inteligência de nossos meninos e meninas.

      • Concordo em parte com você, porem quem propôs a mudança é o governo federal um projeto que foi construído pelo governo anterior, acho que o erro está em o Brasil não ter escolas com estruturas e nem professores para tal, que vai na contra do governo estadual, que segundo eles não tem dinheiro para pagar os professores.

    • É pra ver o que dá se informar de fonte subsidiária.
      Veja como vai ser composta as 1.400 horas de aula.

      “Art. 24. ……………………………………………………………………….. …………………………………………………………………………………………….
      Parágrafo único. A carga horária mínima anual de que trata
      o inciso I do caput deverá ser progressivamente ampliada, no
      ensino médio, para mil e quatrocentas horas, observadas as normas
      do respectivo sistema de ensino e de acordo com as diretrizes,
      os objetivos, as metas e as estratégias de implementação
      estabelecidos no Plano Nacional de Educação.” (NR)
      -primeiro que essa meta não estabelece prazo, ou seja, é para não ser cumprida. É somente um simples intenção.
      Agora combine esse parágrafo com o parágrafo 17 do Art. 36 da MP.
      § 17. Para efeito de cumprimento de exigências curriculares
      do ensino médio, os sistemas de ensino poderão reconhecer,
      mediante regulamentação própria, conhecimentos, saberes, habilidades
      e competências, mediante diferentes formas de comprovação,
      como:
      I – demonstração prática;
      II – experiência de trabalho supervisionado ou outra experiência
      adquirida fora do ambiente escolar;
      III – atividades de educação técnica oferecidas em outras
      instituições de ensino;
      IV – cursos oferecidos por centros ou programas ocupacionais;
      V – estudos realizados em instituições de ensino nacionais ou
      estrangeiras; e
      VI – educação a distância ou educação presencial mediada
      por tecnologias.” (NR)

      Ou seja, o aluno vai fazer um estágio de remarcar preços num supermercado e isso poderá ser “contabilizado” como parte do ensino médio.

      Também vale a engambelação para a escola integral, art. 6 da MP. Por quê?
      § 2º A transferência de recursos será realizada anualmente, a
      partir de valor único por aluno, respeitada a disponibilidade orçamentária
      para atendimento, a ser definida por ato do Ministro de
      Estado da Educação.

      Olhe essa oração: “respeitada a disponibilidade orçamentária
      para atendimento, a ser definida por ato do Ministro de
      Estado da Educação.”

      Com a PEC 241, congelando os investimentos na educação, sabe quando haverá recursos orçamentários disponíveis. NUNCA.

      Para efeito de escolha de matérias, sugiro a leitura de artigos e estudos sobre sistemas complexos. Há vários na internet.
      Daí poderás concluir o quanto é importante um aprendizado holístico, de interação de diversos conteúdos e saberes.

      O link da MP para facilitar sua pesquisa.

      http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=48601-mp-746-ensino-medio-link-pdf&category_slug=setembro-2016-pdf&Itemid=30192

      Com a costumeira atenção e cordialidade, desejo-lhe uma boa leitura e análise.

  27. Bem senhores, Não vejo onde está a politização de alguém que recorre a um trecho de uma música para responder a um governador, isso é falta de argumentos. Não sou favorável ao Beto Richa, mas também não sou favorável a quem ocupa escolas sob a batuta de professores sindicalizados (APP) ligados ao PT & Cia. Sou pela legalidade o que está longe de concordar com a situação que colocaram os estudantes do Paraná, quando falo em estudantes, entenda-se aqueles que são contra as ocupações e querem estar em sala de aula aprendendo alguma coisa de bom.

    • “Não sou favorável ao Beto Richa…”. Conta outra! Quá! Quá! Quá!

      • Você é um idiota completo, que por limitação intelectual acredita que só existe preto e branco. Se fala mal do PT é PSDB. Isso, além de uma cretinice, é denumanburricensem fim. Fruto do treinamento ideológico dos esquerdopatas, que usam estas táticas nazistas em seus discursos e pregações. Aliás, hoje ouvi o presidente da APP e me veio uma dúvida: para ser um petista bem ranqueado precisa ter barba e língua presa? Ou é o treinamento tipo pastor evangélico que ficam todos com aquele sotaque meio carioca?

    • Poe a sua opinião sobre o impedimento de Dilma Roussef aqui para nós legalista. E sobre a corrupção do Richa o que acha disso?

  28. Então, sabe aquele governo e congresso golpista que falaram? (Não que mereça algum crédito aquela corja)

    Congresso aprova crédito de R$ 1,1 bi para Fies e Enem
    Maior parte da verba orçamentária será destinada a despesas do fundo estudantil. Texto segue para sanção do presidente Michel Temer

    Adivinha quem estava tentando obstruir?
    PT et caterva…
    Kd a une, upes, e socialistas de m…

    • É o jeito PT de ser oposição….

    • Deve ter sido por achar pouco! Simples assim!

      • Pouco?
        Mais de 1 bilhão é pouco?
        Sabe que desde o começo do ano o PT não pagava as instituições?
        Que muitos alunos estavam perdendo bolsas por isso?
        Ah não né … isso vcs nunca vão ver aqui.

        • PRO TAMANHO DO BRASIL, UM BILHÃO NÃO DA NEM PRO CHEIRO!!!

          • Concordo Robson, mas diz ai pq o PT não pagava as escolas e não dava o dinheiro para o FIES?
            E pq tentou obstruir a votação?
            Não éramos a pátria educadora?
            Não viriam os recursos do pré sal para a educação?
            Até hoje não veio…
            Ah é que vai ser privatizado né….

  29. FRANCISCO TU É TÃO BURRO QUANTO O BETO. SE TODOS TIVESSEM A CORAGEM DESSES ALUNOS O BRASIL SERIA OUTRO. MAS INFELIZMENTE HÁ “PENSADORES POLITIZADOS”COMO VOCÊ.

  30. Fico imaginando a quantidade de “bituquinhas do capeta” espalhadas pelo chão, sem contar o tanto de “demenor” que aparecerá grávida de uns malandrinhos… Depois vão culpar o Estado…

    • Você tem a cabeça do tamanho de uma cabeça de um palito de fósforo. Só que o fósforo tem utilidade agora a tua zero.

    • É com isso que você está preocupado? Com a suposta gravidez de filha alheia? Olha a merda que vocês tem na cabeça, enquanto os bandidos estão no poder … roubando, metendo a mão no dinheiro público, se esquivando de administrar, que é para o qual foram eleitos … e eleitos por pessoas como você, diga-se de passagem … toma vergonha Francisco …

    • Francisco…você tem m… nesta sua mente afetada.

    • Não fique só imaginando parceiro, vá em uma escola ocupada e depois faça um juízo de valor.

    • Dá para perceber que você tem pouca imaginação.

    • Gente, o Francisco é o mesmo tucano que tem um monte de apelidos que vem aqui pra faturar um dindim. Sua função é esta: defender o Beto Richa e o Temer. E se o Cunha aparecer, defender o Cunha também!

    • pelo que to vendo vc ta difamando os alunos do pr, inclusive dizendo que as alunas vão se prostituir ,ou ser estupradas e isso que vc esta dizendo francisco isso pode da cadeia;chega de difamar as pessoas de familia do parana. espero que seja encaminhada sua declaração ao ministerio publico pois meu filho esta nas acupação e não e drogado nem estrupador portanto não aceito essas inssinuações.

    • cachorro asqueroso, segundo teu ponto de vista ninguém pode se manifestar pois se há homem e mulher já terá sexo. Que cabecinha TOLA típica de um coxinha semianalfabeto e rico!
      Cuida tua filha não ficar grávida por conversar com os coleguinhas! Repugnante!