Estudantes respondem Richa sobre suposto “viés político e partidário” das ocupações; assista

O tucano Beto Richa, que perdeu a capacidade de governar o Paraná, reclamou nesta terça (18) para o ministro da Educação Mendonça Filho (DEM) do suposto “viés político e partidário” das ocupações de escolas. Os estudantes não titubearam e apresentara uma resposta “padrão” — a mesma já mostrada antes.

Os estudantes que ocupam mais de 700 escolas no estado reutilizaram o trecho de uma entrevista do cantor Caetano Veloso para responder ao governador Beto Richa (PSDB): “Como você é burro!”.

O governador do PSDB, que está enrolado em desvio de recursos da educação, segundo o Ministério Público na investigação da Operação Quadro Negro, buscou criminalizar o movimento de ocupação nas escolas.

No entanto, o MP e o Conselho Tutelar já atestaram a legitimidade — constitucional, inclusive — de os estudantes se manifestarem por melhor qualidade do ensino.

Os estudantes reivindicam a retirada da MP 746 (reforma do ensino médio) e da PEC 241 (congelamento dos investimentos na educação por 20 anos). Eles também pedem celeridade na punição do desvio de R$ 50 milhões, por autoridades do governo Richa, que seriam destinados à construção de escolas.

Economia

Na semana passada, o presidente da UPES Matheus dos Santos havia dado um “peteleco” no governador do PSDB ao classificá-lo de “despolitizado” e mal-intencionado ao afirmar que os estudantes não sabiam o que faziam nas ocupações e que seriam massa de manobra de partidos políticos.

“Não nos espanta. É o perfil dele, de direita. É totalmente despolitizado o governador. Nós somos um movimento político, mas não partidário. Um grande despreparo do governador Beto Richa”. O tucano poderia ter dormido sem essa.

Quem também detonou Richa foi Camila Lanes, presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), que, em vídeo, declarou ““você rouba da construção das escolas para pagar sua campanha eleitoral”.

richa_frota_mendonca

Comments are closed.