Em nota, APP-Sindicato declara apoio às ocupações de escolas no Paraná

ocupacao_escola_paranaO sindicato dos trabalhadores na educação do Paraná, a APP-Sindicato, por meio de nota, declarou apoio às ocupações de escolas no estado. Neste sábado (8), de acordo com o movimento dos estudantes, já somam 50 estabelecimentos ocupados contra a reforma do ensino médio e o desmonte da educação.

As revindicações principais são a retirada definitiva da MP 746, a Lei Alexandre Frota, que elimina disciplinas do currículo, e da PEC 241, que congela investimentos na educação por 20 anos.

Além da manifestação dos educadores, pais e a comunidade escolar também estão declarando apoio à justa luta dos estudantes paranaenses. Portanto, mobilize-se você também e ajude a causa pela educação de qualidade, universal e gratuita.

A seguir, a nota oficial da APP, o maior sindicato do Paraná, que representa mais de 100 mil trabalhadores no magistério:

Nota da APP-Sindicato em apoio aos Estudantes

Estudantes paranaenses também estão mobilizados e ocupam escolas contra o desmonte da educação

A APP-Sindicato vem a público apoiar a ocupação dos Estudantes nas Escolas do Paraná e também no Brasil. A luta dos estudantes é a defesa da Escola Pública e de uma Educação Pública de Qualidade para todos e todas. Entendemos que suas reivindicações são legítimas. A App-Sindicato vem realizando um amplo debate com Educadores e Educadoras sobre as propostas que afetam a Educação e apoiando também a livre organização estudantil e as ocupações pacíficas.

No Paraná, 35 escolas já foram ocupadas, a mobilização ganha destaque em todo país. A adesão cresce a cada dia. Desde a última segunda-feira (03), quando houve a primeira ocupação no Colégio Estadual Padre Arnaldo Jansen, em São José dos Pinhais, mais 34 escolas já foram tomadas por jovens que protestam contra as reformas no Ensino Médio proposta pelo governo Temer, por meio de uma medida provisória que pretende mudar todo o ensino de forma arbitrária.

Organizados(as) pelos Grêmios Estudantis, União Paranaense de Estudantes Secundaristas (UPES) e pela União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES), os(as) estudantes protagonizam uma das maiores ocupações da história no Paraná. Durante a tomada das escolas, os(as) jovens organizam atividades culturais e debates sobre os projetos e medidas que afetam a liberdade de ensino e aprendizado. Eles(as) revindicam a retirada definitiva da MP 746.

Reafirmamos que queremos um amplo debate sobre qualquer mudança para a melhoria da Educação, principalmente do Ensino Médio, e não uma Medida provisória autoritária sem nenhum debate. Queremos a aplicação do Plano Nacional de Educação, lei 13005/14 que foi amplamente debatida com a sociedade, que prevê 10% do PIB para Educação e também a progressividade do período integral de aulas como as condições efetivas para sua aplicação.

“Nós repudiamos as propostas do governo Michel Temer que prejudicam a educação. Não vamos aceitar retirada de direitos dos trabalhadores/as, muito menos as decisões unilaterais e arbitrárias de mudança na educação. Esta é uma pauta dos/as educadores/as e dos/as estudantes. A APP saúda o esforço dos/as estudantes e afirma que este é um momento de unirmos forças para cobrar tudo que está sendo ameaçado”, defende o presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Leão.

A Escola Pública é um direito social e constitucional. Mesmo com incessante ataque à democracia brasileira continuaremos na defesa dos direitos democráticos, na defesa dos direitos sociais e principalmente da Escola Pública de qualidade para todos e todas.

Direção Estadual da APP-Sindicato

25 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. A reforma proposta pela medida provisória é mito semelhante ao que está sendo proposto nos países onde a educação tem aumentado sua eficiência e atingindo os melhores índices. Mas se os estudantes não querem isso e preferem continuar se formando como analfabeto funcionais, a lei não muda nada de imediato. Cada estado precisa implantá-la, podendo discutir muito antes disso. A verdade é que essa ocupação foi iniciada por um estudante profissional, amiguinho e Lula, militante de partido comunista, que sempre ganha polpudas quantias em dinheiro para apoiar políticos corruptos, em especial os da esquerda. Ele foi instruído pela CUT e pela APP sindicato a fazer isso para enfrentar o governo de oposição a Lula, que precisa desesperadamente voltar ao poder para não ser preso por toda a sua corrupção. Os sindicatos não querem perdera gorda teta e as regalias que Lula lhes deu para defendê-lo como se fosse um deus, embora seja apenas um verme.

  2. NÃO iremos votar em cumunistas disfarçado o Aliel era do pcdb.agora com Mari nå tudo comunistas povo pontagrossense mer da por merda Rangel neles pra não se arrepender mas tarde vamos limpar essa sujeira de politico que o Pt deixou em geral,agora É høra de dar o troco men os Aliel.É Marina Fora.

  3. O soldado raso é viciado no Blog do Esmael, acho que é paixão recalcada pelo Esmael , Capetona

  4. QUEM LEMBRA DO CAPITÃO GAY, AQUELE DO JÔ? EU ERA CRIANÇA E RIA MUITO

  5. Pelo visto squi só tem servidor público preocupado com seu contracheque.

  6. Gazeta e globo recebem uma dinheirama…militarismo acaba com PT e a dinheirama que a Grobo recebe. Unifica tudo

  7. gazeta, globo, sbt ratazana, e outros), que merecem a volta da ditadura para acabar com a farra desses sanguessugas.

  8. Quanto ganha esse tal de capitão pra defender o Richa? Bem, sempre soube que em cada e qualquer lugar sempre existe um Louco. Esse é mais um; vai pra junto da tua turma de comissionados mortos de fome e sempre dou GRAÇAS POR NÃO SER UM DE VCS, PUXAS DO GOVERNO E DESQUALIFICADO COM CERTEZA, SENÃO CAMINHARIA COM AS PRÓPRIAS PERNAS SEM DEPENDER DESSES CORRUPTOS.

  9. Nãobastassem os pprofessores serem usados como “boi de piranha” por essa corja de sindicalistas agora também ppartiram pra doutrinação geral iincluindoos alunos . Todo mundo que trabalhana iiniciativa privada morrendo de medo de perder enquanto isso esses irresponsáveis ficam com essa patifaria.

  10. A questão central em relação da MP 746 e a PEC 241 está no fato que não foram discutidas com a população, ou seja, os maiores interessados não foram consultados, de forma arbitraria e na minha opinião inconstitucional, estão enfiando goela abaixo dos brasileiros tais medidas, as quais deveriam ser exaustivamente debatidas. O resultado não poderia ter sido outro. Agora, quererem partidarizar as manifestações, que bobagem, simples artifício de quem está perdendo o controle da situação, não tenho nenhuma filiação partidária, nem sequer simpatia por um partido político, no entanto, percebo que o governo está errado.

  11. Pois bem Capitão os cursos de qual você fala,só para lembrar … qual governo criou mais oportunidades em EDUCAÇÃO,tanto estadual e FEDERAL,capitão tu e bem apartidário e bem BURRO capitão,O governo o qual você fala faz curso de mentiras trata EDUCADORES com CAVALOS ,e já chamou os aposentados de VAGABUNDO,tu e bem mal informado CAPITÃO.nem sabe pra quem esta falando isso,CAPITÃO.Capitão ontem o teu governo o tal ROSSONI dormiu nem sabia o que o assunto da mesmo pra ver qual e quem .

  12. Falou o rei da verdades,o capitão bicha.CAPITÃO

  13. Este desgoverno mentiroso sim nem sabe o que fala nem sabe o que e ser governo ,a cidade onde moro nem o PT nem UM sindicato esta ligado a estas manifestação contra esta COVARDE,picareta beto lixo do lixo.este sim merece um tiro de 12 com sal grosso,desgoverno COVARDE.aos EDUCADORES desejo FORÇA.

  14. Se os governos subsidiarem os estudos dos alunos em escolas particulares o custo será infinitamente menor É a qualidade infinitamente maior. É só fazer as contas e ver quanto custa pra manter cada aluno (construção e manutenção de prédios, equipamentos e mobiliário, salários de professores, pedagogos e outros servidores, fora os trambiques nas prestações de contas, etc). Seria o fim das greves e outros movimentos todos os anos e em todos os governos.

    • Menor? Você não tem noção do que está falando, o investimento em educação é pífio, os alunos das escolas públicas terão este ano (2015) um custo de R$ 2.545,31. Este é o valor de repasse do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) definido em portaria publicada no Diário Oficial da União, informa o G1. O valor ficou abaixo da estimativa publicada em portaria no dia 29 de dezembro de 2014. Na ocasião, o valor anual mínimo nacional havia sido estabelecido em R$ 2.576,36. A assessoria de imprensa do Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional (FNDE), autarquia do Ministério da Educação, informou que as estimativas são feitas com base numa expectativa de arrecadação dos impostos.
      Capitão, sabe qual escola particular aceitaria um aluno por 2.545,31 ano? NENHUMA!

  15. Quanto mais a direita melhor. A história não mente. Das grandes economias mundiais, qual país de esquerda se destaca? Vão dormir e deixem de teorizar.

    • Todos os PAÍSES DA EUROPA, ONDE ESTÁ O MELHOR padrão de vida do mundo, principalmente os Nórdicos, o sistema econômico de Governo é SOCIALISTA. Deixe de ser globoco e vá estudar mais.
      Só existe UM país de direita, os EUA que tiveram que ficar os últimos anos “fabricando”dólares (ele é que o fabricam)para “recuparar como sócio as GRANDES EMPRESAS E BANCOS DOS EUA. Só um globocó não sabe disso.
      Globocó tambémnão sabe que o PT (Lula e Dilma) QUINTUPLICOU O PIB DO BRASIL, Também QUINTUPLICOU AS EXPORTAÇÕES DO BRASIL, E agora meia dúzia de VERDADEIROS ladrões deram de PRESENTE o PRE SAL que já vale, HOJE, 2,5 trilhões de dólares(mais de DEZ Petrobras).
      Estude rapaz, estude . http://www.petrobras/fatos e dados.

      • tão iditoa que acha que um blog petista escrito pela corja comissioanda colocada por Lula e dilam na Petrobras é válido!!! sério, vocês de esquerda são uma piada pronta!

  16. Sindicato pelegão. Quem conhece sabe com funciona as negociações.

    • Vão reprimindo as esquerdas vão. Quanto mais reprime mais fortalece kkk, esses conservadores não aprendem mesmo, fiquem fora, ninguém precisa de vcs.

      • As esquerdas não precisam de repressão para o sumiço. Elas próprias se arruinam. Lutam desesperadamente para assunção do Poder e nele empoleiradas, se esquecem das bandeiras içadas e partem para o saque do erário.

        Por outro lado, não se viu manifestação nenhuma, nem de parte da CUT, manifesto em solidariedade aos quase 12 milhões de desempregados no Brasil.

        Todas as reformas, antes ditas como anseios petistas, foram para a gaveta do esquecimento em seus 15 anos e meio de mando. Agora, ao contrário de se nutrirem de meios para discutir as reformas em pauta – Ensino, Fiscal e Previdenciária, inventam contrapontos para matá-las no ninho.

        Não passarão.

        • que pensamento de rola bosta do patrão o governador playboy.
          comissionados que são pagos para postar comentarios a mando do patrão
          ignorante que acha que precisamos apenas de um lado o deles comandando e desmandando no estado
          que morra o PT que morra todo mundo que viva eu(pensamento dos rola bosta)

          • Esconde-se no mato da covardia o a propósito apelidado de do mato.

            Não estou a soldo de quem quer que seja, nem em folha de pagamento algum, a não ser a da Paraná-Previdência, mercê de aposentadoria.

            Saia da sombra, do mato. Mostre a tua cara, a cara do que o seu petê fez do Brasil.

            Ainda quer ter razão. Ora, ora….

          • Ja mostrei meu nome otario pra vc mesmo
            argumento tipico de funcionado do patrão o governador playboy
            acha que povo tem memoria curta