Em artigo, Requião denuncia fatiamento da Petrobras para a privatização

requiao_petrobrasO senador Roberto Requião (PMDB-PR), em artigo especial, denuncia que o objetivo de Michel Temer (PMDB) e o presidente da Petrobras, Pedro Parente, é quebrar as pernas e colocar de joelhos o Brasil, o B dos Brics que tanto assustam os senhores do mundo.

Abaixo, leia a íntegra do texto:

Parente e a farsa para justificar a desintegração da Petrobrás

Roberto Requião*

Um dia um dos maiores geólogos americanos afirmou em um estudo que não havia muito petróleo no Brasil. Nosso povo, teimosamente, não acreditou. Foi para as ruas, com a liderança de Getúlio Vargas, e criou a Petrobrás em 1953. O povo imaginou que esse estudo era mais uma mentira para nos fazer acreditar que não era possível nosso antigo sonho de acabar ou ao menos reduzir significativamente a pobreza.

Sim, um dia os brasileiros sonharam. Um dia o Brasil sonhou junto o mesmo sonho. Nosso sonho mais ambicioso foi a Petrobrás. Naquela época, ninguém no Brasil entendia de petróleo, refinarias, maquinário pesado. Mas havia muita fé, coragem na população. Havia também um líder que conduziu esse objetivo até o martírio da sua própria vida.

A Petrobrás foi a principal base para nossa industrialização pesada de navios, sondas, plataformas, refinarias. Foi a base do mais ambicioso projeto de combustíveis renováveis do planeta. Nosso povo, através da Petrobrás, achou e conseguiu explorar um mar de petróleo barato em uma profundidade que muitos achavam impossível alcançar. O pré-sal é provavelmente a maior reserva de petróleo do mundo. E isso explica muita coisa…

Está em prática pela atual direção da Petrobrás um plano de privatização fatiada da empresa que visa a ir muito além de doar essa gigantesca reserva a estrangeiros a preço de fim de feira.

O plano vai além de doar o pré-sal às nações “amigas”, como fez o Rei de Portugal quando aqui aportou fugido de Napoleão e sob a proteção da Inglaterra. Querem destruir a Petrobrás, como já destruíram a Eletrobrás, através da desintegração da empresa.

A Petrobrás é uma potência, porque é uma empresa integrada de petróleo. Sua rede de poços, oleodutos, gasodutos, usinas elétricas, tanques, fábricas, postos, refinarias, portos, frotas de navios, trens e caminhões é interligada em todo território nacional. Ela funciona como um sistema circulatório que leva energia para toda economia nacional e para todas as famílias. E, como se diz tecnicamente, é uma empresa integrada do poço ao posto.

Esse papel social e econômico da Petrobrás como empresa de infraestrutura integrada tem um valor para o povo brasileiro muito maior do que as maiores reservas de petróleo do mundo. Sem essa infraestrutura, nosso PIB, a economia brasileira não sobreviveria, nossas empresas não teriam competitividade, o povo não teria empregos e o governo não teria arrecadação para manter os serviços públicos essenciais para nossa sobrevivência e qualidade de vida.

É essa infraestrutura integrada que agora os traidores querem desmontar, vender e sucatear. O objetivo disso vai muito além de dar aos vencedores o butim, o espólio, dessa guerra política semi-subterrânea que estamos vivenciando.

O objetivo é quebrar as pernas e colocar de joelhos o Brasil, o B dos Brics que tanto assustam os senhores do mundo. O objetivo é destruir a auto-imagem do nosso povo para que nunca mais tenhamos a ousadia de desobedecer e desafiar tecnologicamente, economicamente ou diplomaticamente, em nenhum campo, certas potências que manipulam aqui dentro, como se fôssem marionetes, a mídia e diversas correntes políticas.

Desmontada a Petrobrás, demoraríamos décadas para voltarmos a ter a empresa poderosa que temos hoje e que causa admiração, respeito e temor em todo mundo. Demoraríamos muito tempo só para voltar a ter autoestima suficiente para enfrentar novamente esse desafio.

Desde a sua criação, a história da Petrobrás foi marcada por duras provações, mas também por perseverança e sucesso. Ao iniciar suas atividades, a empresa dependia, quase que exclusivamente, da importação de materiais, equipamentos, serviços e recursos humanos especializados. Essas dificuldades estimularam o exercício de nossa determinação.

A Petrobrás acabou sendo o polo indutor da formação de mão de obra qualificada e de desenvolvimento de produtos e serviços no território nacional, tornando-se, dessa maneira, o grande epicentro de progresso tecnológico e produtivo no Brasil. A indústria petrolífera brasileira acabou sendo a impulsonadora de um projeto de desenvolvimento nacional que tinha como elemento central as políticas setoriais de substituição de importações e o enfrentamento à industrialização tardia do País.

Até o governo FHC, a Petrobrás manteve-se como executora do monopólio estatal do petróleo. Porém, o fim do monopólio da Petrobrás não representou o fim a importância da empresa. O estabelecimento da concorrência a partir do regime de concessão não inibiu as atividades da integrada e competente estatal, construída ao longo do período do monopólio. A gestão competente da sua infraestrutura integrada manteve a Petrobrás como uma das mais lucrativas petrolíferas do mundo e uma concorrente imbatível no mercado brasileiro.

A excelente infraestrutura de processamento e distribuição de petróleo centralizadas no Rio e em São Paulo serviram de retaguarda financeira e, principalmente, operacional para a descoberta e a incrivelmente rápida colocação do pré-sal como maior ameaça e oportunidade para toda indústria petrolífera mundial.

Graças a essa infraestrutura fabulosa, a Petrobrás transformou o pré-sal de descoberta teórica a produção efetiva em uma velocidade que muitos diziam ser impossível. E, contra todos os prognósticos, fizemos isso com equipamentos e tecnologias construídas no Brasil.

Essa realização foi uma ofensa considerada imperdoável para aqueles querem ver nossa Nação de joelhos. Um plano foi tramado para tirar das mãos dos brasileiros o controle e os frutos dessa imensa riqueza.

Assim como 1953, o ano de 2016 pode ser considerado um novo marco histórico. Em setembro deste ano, foi apresentado pelo governo Temer o Plano de Negócios e Gestão – PNG 2017-2021. O primeiro plano sob a presidência do Sr. Pedro Parente.

Esse “plano” é a justificativa teórica do maior assalto já tramado contra nossa Petrobrás. É nossa obrigação estudá-lo e desmascará-lo. O Plano se baseia em três falsas premissas:

1) Se a relação dívida/geração de caixa (EBITDA) não mudar de 5,3 para 2,5 rapidamente, um “desastre” poderia acontecer

2) Essa relação dívida/geração de caixa não poderia se reduzir com os resultados da própria empresa e em um horizonte mais longo

3) O governo brasileiro não poderia fazer como o governo de outros grandes exportadores de petróleo, como Noruega, e assumir parte dos investimentos da empresa, deixando que a relação de endividamento da empresa melhore imediatamente

As premissas são falsas porque o endividamento da Petrobrás está em um nível saudável, não sendo preciso à empresa vender seus bens mais precisos, para pagar a dívida.

São falsas porque os resultados operacionais da empresa já são robustos o suficiente para melhorar essa relação naturalmente sem vender nada precioso.

São falsas também porque a Petrobrás não se endividou porque teve dificuldades financeiras, mas porque assumiu um plano de investimento muito grande e que em outros países seria assumido ao menos parcialmente pelo Estado Nacional, porque é o Estado Nacional o maior beneficiário e o mandatário real deste plano de investimento ambicioso. Não deve a responsabilidade, portanto, recair integralmente numa empresa regulada pelo direito privado e que tem que cumprir regras financeiras privadas e atender ansiedades típicas e investidores privados de curto prazo.

O grande crime que este plano – PNG 2017-2021 – comete contra a verdade, contra a boa fé das pessoas é dizer que a tal meta de redução do endividamento é sagrada, incontestável e só pode ser realizada de uma única forma: a forma que interessa àqueles que querem desintegrar a Petrobrás e privatizar ativos únicos e valiosíssimos a preço de banana.

Aliás, essa mesma premissa falsa de que existe uma meta de endividamento sagrada e uma única solução sagrada para atingi-la também está sendo usada para justificar a PEC 241 que o governo Temer quer impor ao Congresso para congelar os gastos públicos e sociais por 20 anos.

O Plano do Sr. Parente e do Sr. Temer para a Petrobrás se baseia fundamentalmente na falsa necessidade de pagar R$ 238 bilhões em amortizações nos próximos anos. Ora, quem conhece o capitalismo sabe que a dívida de uma grande empresa existe para ser rolada e renovada indefinidamente, ao menos até que a geração de caixa seja tão robusta e as oportunidades de investimento tão pobres que não haja nada melhor a fazer com o dinheiro do que pagar amortizações.

Sabemos que esse não é o caso da Petrobrás. Seus ativos geram uma rentabilidade muitas vezes maior do que os 8% em média que ela paga em sua dívida. O pior investimento no mundo hoje é pagar dívida internacional em dólares no momento em que as taxas de juros em dólares são as menores da história e muito menores do que a inflação. Mas não para o plano “genial” dos Srs Parente e Temer.

Elementar meu caro Watson, alguma justificativa precisa ser encontrada para entregar as maiores joias da Coroa da Petrobrás: a infraestrutura, os gasodutos, a BR Distribuidora, e o pré-sal no momento em que o petróleo está artificialmente no valor mais baixo em muitos anos, em razão de uma disputa geopolítica contra Rússia, Irã, Venezuela e, por que não, Brasil.

Para isso, inventaram que é sagrado amortizar 238 bilhões de reais em dívida no momento em que elas estão com o custo mais baixo em toda história, desde os anos 30, e os credores internacionais imploram para que alguém pague uma taxa de juros que não seja negativa.

A privatização da BR Distribuidora e da Nova Transportadora do Sudeste – NTS, além da venda de Carcará, significa abrir mão de ativos rentáveis e estratégicos para a Petrobrás e para o País.

Não há necessidade de se vender esses e outros ativos. Em vez de se gerar meros de US$ 19 bilhões com a venda desses tesouros estratégicos, seria muito melhor rolar o mesmo valor em dívidas enquanto os imensos investimentos no Pré-Sal e nas refinarias feitos nos governos anteriores continuem a maturar de forma rentável como já tem acontecido.

Basta que alguém veja no Balanço da empresa. É público! Os 8% de juros que paga essa dívida é muito menor que a rentabilidade de ativos estratégicos como a BR Distribuidora e a NTS. Ativos esses que tem um valor muito maior do que sua já alta rentabilidade de curto prazo.

Não se tem notícia da venda de gasodutos e da perda do controle acionário de empresas distribuidoras de grandes grupos como a Shell, Total, BP e ExxonMobil. As distribuidoras são fundamentais para as petrolíferas mundiais tanto do ponto de vista financeiro quanto estratégico. É a partir das distribuidoras que as empresas mostram sua marca para o público.

A desintegração pode ser o fim da empresa estatal que foi o principal projeto nacional e que custou a vida do então Presidente Getúlio Vargas. A existência da Petrobrás deve ter como base o interesse público, não interesses escusos. Se erros foram cometidos, eles devem ser corrigidos. Erros passados não devem servir de pretexto para a desintegração e a verdadeira destruição da Petrobrás.

45 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Essa então é a oportunidade de se reiniciar a campanha “O Petróleo é nosso”, começando com uma denúncia, ao Ministério Público, da ‘venda’ de reservas que pertencem à União (assim sendo, o Sr. Pedro Parente, mesmo como Presidente da Petrobrás, não pode vender o que não é dele, pois nem da Petrobrás as reservas de petróleo são). Como a venda depende de autorização da União, o que não está explícito, é ilegal. Isso já basta para interromper esses procedimentos ilegais. Um renascimento de uma campanha como a que Getúlio Vargas liderou é um temor das corporações.

  2. DE NOVO O SENADORZINHO DO BAIXO CLERO,COMEDOR DE MAMONAS,VERGONHA DO PARANÁ EM BRASÍLIA FALANDO ASNEIRAS E O BLOGUEIRO DANDO IBOPE A ESSE CIDADÃO QUE NÃO TEM EXPRESSÃO NENHUMA,SENADORZINHO PURO BAIXO CLERO !!!!!

  3. Em qualquer outro país do mundo que não seja do terceiro mundo, uma empresa como a Petrobrás estaria salvaguardada, mas aqui nas terras tupiniquins onde o que vale é toma lá da cá, onde eu te ajudo e você me ajuda, ou como se diz por ai, uma mão lava a outra, e assim por diante.

    A gente vê porque o nosso patrimônio público vai acabar nas mãos de capitais estrangeiros que vão dilapidar a nossa riqueza recém descoberta na costa brasileira.

    A justificativa dada não cola para mim, ao dizerem que a Petrobrás não tem know-how, para produzir petróleo, refiná-lo e exportar.

    O que estes políticos da base governista ou não somente querem é capitalizar recursos nas suas contas particulares na Suíça e nos paraísos fiscais.

    Triste ver que ainda não temos noção do que está acontecendo no Brasil, e pior ainda, lá fora sabe do cambalacho, mas está lucrando com isso.

    E tudo isso tem um motivo de ser. Falta educação no Brasil, de ensino qualificado e não é culpa dos professores, pois estes fazem o máximo para poder ensinar alguma coisa em um país onde a educação nem é segundo plano, talvez nem faça plano de nenhum governo.

    Afinal, povo sem instrução é povo fácil de se manobrar. Que o diga os que fomentaram e investiram pesado nas passeatas contra corrupção, que na verdade foi só fachada. A verdadeira intenção destas pessoas é promover a volta da divisão entre os ricos mais ricos e o pobres mais pobres.

    Só para esclarecer. Não sou partidário de nenhum partido, não sou fã de socialismo e nem de comunimos, muito menos também de capital sem escrúpulo.

    Só queria de verdade, é ver um Brasil ser passado a limpo, que os políticos fossem processados pelos seus atos contra a população brasileira. Mas isso acho que nem a minha descendência de quinta geração não irá ver.

    Somos um povo sem cultura, sem instrução e a merce dos políticos ganânciosos desce nosso Brasil.

    O último que resolver ir embora que apague a luz. E não será covardia de quem fizer a viagem de volta para as origens dos nossos antepassados para Europa, Ásia, África e Oriente Médio.

    Antes deixassem que os verdadeiros donos desta terra a cuidassem dela. Talvez fosse mais digna e respeita.

  4. Sr. Requião parabéns pela aula. Depois dessa não tenho nem como comentar nada.

  5. rsrsrsr Na verdade não vale a pena ficar nessa de ele roubou vc roubou, todos que chegam no poder leva o seu $$$$$ escondido e fica pagando de moralista, quebra-se uma empresa por não saber administrar e sim por roubo kkkkkkk e piada defender fulano ou sicrano enquanto o povo se debate em defender políticos corruptos não só políticos mais banqueiros empresários ”eles” (continuam a encher as burras de dinheiro), desvio de verbas impera em qualquer governo municipal,estadual e federal. todos os dias vemos noticias que desviarão dinheiro ou propina.
    Pasadena que bela aquisição (pasadilma) BNDES, Eletrobras e tantas outras empresas publicas falidas e quem ta pagando a conta e o brasileiro e queira ou não vai continuar pagando, se existem luz no fim do túnel e um trem que vai passar por cima de tudo e todos que sonham com um pais decente pra se viver.

  6. O estado é incompetente pra gerir empresas petrolíferas, a petrobras está com uma dívida de $ 450 bilhões, quem vai pagar essa dívida? Você pagar Requiao? Não? Então cala essa boca que só sai merida, seu boco atrasado!

  7. Petrobras passou 13 anos privatizada para o PT, que se fez de sono e roubou tudo que foi possível, jogando o valor da empresa no chão e nunca vi o senador mamoneiro reclamar. Indignação seletiva é marca registrada de gente sem compromisso com a verdade

  8. E para os que ainda insistem na ridícula afirmação de golpe é só ver os resultados das eleições municipais de todo o Brasil, principalmente em São Paulo que elegeu João Dória já no primeiro turno. A população não quer mais o PT é outros partidos assemelhados. Quer o novo, quer mudanças. Entenderam ou precisa desenhar?

  9. Tão pouco tempo se passou e parece que esqueceram que a Petrobrá foi assaltada e sugadada pela quadrilha do PT por mais de 12 longos anos. Meteram a mão gorda e suja no dinheiro da estatal para financiamento de campanhas políticas e para enriquecimento ilícito próprio. Atos confessados por ex diretores da estatal.

    • Eles vão dizer que é mentira, que não há provas, que a CIA, a Globi e a Veja depositaram valores nas contas desses larápios só para incriminá-los, etc…para estas pessoas esquerdopatas a Petrobras jamais foi saqueada. Não adianta nem desenhar que eles não entendem. A reunião da plenária da subsecção norte da zonal sul de santa felicidade do PT, orientou o pessoal a negar, seguindo a tática de Goebbels.

      • Não sou PT, nem concordo com bandidos sejam de que partidos forem, mas o Requião tem razão, só porque um mercado ou loja sofre um assalto não quer dizer que devam ser vendidos, e para americanos ainda, para que as coisas voltem ao normal. Me desculpe, mas isso é sinal de incompetência.

        • Celso, este Requião é um imbecil, e um atraso para a política brasileira, não encherga um palmo da testa celso, você ainda não entendeu cara, a Petrobras está quebrada cara, o brasil não pode ficar do tamanho da petrobras cara, ponha isto na conta da esquerda brasileira que foi quem assaltou a Petrobrás, e deixou a Petrobrás com mais de 600 bilhoes de reais de passivo cara, temos que privatizar todas as empresas públicas celso, só assim teremos uma econômica dinâmica e pujante cara.

  10. Canalhada golpista mostrando o porquê do golpe… por enquanto está conseguindo…

    • Vamos agora proibir o comunismo no brasil, como proibimos o nazismo no mundo, um regime ideológico sanguinário que já matou mais de 200 milhões de pessoas inocentes pelo planeta, um regime demoníaco, no qual os seus entegrantes, os comunistas, são ateu, regimes ditatoriais que esmagam a democracia.

  11. Não entenderam o recado que a população deixou nas urnas das eleições municipais de todo o Brasil?

    Querem que desenhe?

  12. cadê os que diziam que a bandeira jamais será vermelha???????????????????????..tarde descobriram que os morogolpistas americanos os fizeram de OTÁRIOS…mas Quando se sentir um perfeito idiota pense sempre que há coxinhas que adesivaram o carro com: “Eu apoio a Lava Jato” …

    • Camarada petista, seu adesivo deve ser “Eu apóio o PT roubando” ou “Eu apóio o Lullarápio” ou “Bandido bom é bandido nosso”. Apoiar a lava jato é demonstração de querer mudança. Com erros e acertos, estes muito maiores, mas muito maiores mesmo, começamos uma mudança que talvez perdure e dê frutos ao país. Quando um dos maiores empresários simpatia seria preso? Quando políticos de alto escalão seriam incomodados? Vá dormir rapaz e pare de defender bandido. É esse lenga-lenga de “morogolpistas americanos” é muito anos 60, desconectado da realidade.

  13. Esse velho loco deixou seu filhote a ver navios na eleiçao, com q moral ele tem pra falar alguma coisa da petrobras, se o pt seu aliado quebrou,m saqueou, vai dormir velho atrasado vc esta morto so falta jogar a terra em cima, falou q ia levar o filhote pro segundo turno, mas nao sabe qual segundo turno.

  14. Vendilhões! Entreguistas! Nenhum brasileiro que realmente ama seu país, não essa campanha completamente imbecil promovida pelo governo golpista, deveria votar em nenhum desses parlamentares que estão autorizando a entrega de nosso petróleo às multinacionais. São criminosos de lesa-pátria. Esmael, coloca o nome desses indecentes que campeiam em nosso estado.

  15. Esse velho loco deixou seu filhote a ver navios na eleiçao, com moral ele tem pra falar alguma coisa da petrobras, se o pt seu aliado quebrou,m saqueou, vai dormir velho atrasado vc esta morto so falta jogar a terra em cima, falou q ia levar o filhote pro segundo turno, mas nao sabe qual segundo turno.

  16. A verdadeira defesa da Petrobrás e por conseguinte do Pré Sal, só se viabilizará efetivamente nas ruas…………………!!!!!!!

    Fora delas não haverá saída………………, os GOLPISTAS e Entreguistas de fato estruparão o Patrimônio e a Soberania Nacional………………..!!!!

  17. isso E para POUCOS .CARÁTER NÃO SE COMPRA NEM SE VENDE ,SE TEM.

  18. OS GOLPISTA EM DEFESA DE UM BRASIL MELHOR PRA QUEM ?????????????????,SÓ PARA LEMBRAR O SAUDOSO SENADOR LEONEL BRISOLA,TANTO DISSE TANTO BATEU EM educação ,E NÓS BURROSPOLITICAMENTE COMO SEMPRE,VERGONHA.

  19. POIS BEM TONICO E UM DOS POUCO QUE ARGUMENTA COM CAUSA PÁTRIA ,MAS E ASSIM COMO VOCÊ DEVE SABER A GRANDE MAIORIA DOS POLÍTICOS ,FAZEM POLITICAGEM NÃO FAZEM POLITICA EM DEFESA DO BRASIL,E ESTE SR,SENADOR AINDA E BEM CRITICADO E ESSE O RESPEITO QUE NÓS DAMOS A ELE…VERGONHA.

  20. DIAS ATRAS ESSA BICHA DO GEY CAPITÃO DISSE SE NÃO TEM ARGUMENTO NÃO FALA,SE O BICHA LOUCA PSDB DO CAPITÃO LER TODO O ESCRITO DO SENADOR TERIA MUITO A COMENTAR MAS NÃO SE DA O LUXO,DEVE TER ESTUDA POUCO NÃO GOSTA DE LER SUA EDUCADORA DEVE TER SIDO DO (PT).CAPITÃO GEY.

  21. Se tem uma coisa que Requião NÃO é, é desinformado.
    Sabe os exatos valores da dívida externa e dívida interna, e sabe também porque nossos recursos naturais, nossas divisas, e nossos bens patrimoniais, terão que ser vendidos ou
    usados para pagar essas dívidas.
    Mas faz de conta que isso não é com ele, e joga pra torcida, brandindo a sua espada feito um He-Man, que não tem mais a força… nem bala de prata.

  22. Como é? “B dos Brics que tanto assustam os senhores do mundo”??
    Aiai, pera, tá doendo a barriga aqui de tanto rir com essa!!

    Noticia importante: fim da camisa de força na Petrobras.
    http://www.oantagonista.com/posts/pre-sal-era-isso-que-o-pt-defendeu-ate-o-fim

  23. OS CORRUPTOS GOLPISTAS E AGORA ENTREGUISTAS,NÃO LEVA EM CONTA O PATRIMÔNIO DE TRILHÕES DE REAIS DESTA ESTATAL,E SÓ PARA LEMBRAS O MENTIROSO DO BICHA DO SR. capitão,SÓ FALA MERDA NÃO SE ESQUEÇA POIS O REQUIÃO AINDA E O MAIOR GOVERNADOS DOS ÚLTIMOS TEMPOS E A DE VOLTAR PARA MAIS UMA VEZ REATIVAR O ESTADO,VOLTA REQUIÃO ISSO SE NÃO FOR PRESIDENTE DO BRASIL,A ESPERANÇA.CAPITÃO CONTINUA BEM APARTIDÁRIO E BURRINHO,PAU MOLE MANDADO VERGONHA.

  24. Não conseguiu baixar nem acabar com o pedágio. Não conseguiu eleger seu candidato ao governo do estado. Não conseguiu reverter o impeachment da Dilma. Não conseguiu eleger o filho a prefeito. Está na hora de ensacar a viola e ver a banda passar junto com o autor da música, aquele que se diz socialista mas passa temporadas em seus apartamento em Paris.

    • O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem sua vida investigada há 40 anos, teve todas as suas contas e de seus familiares devassadas, seu sigilo bancário, fiscal e telefônico quebrado e não foi encontrada nenhuma irregularidade.

      • Não foi encontrado NADA? Aliás Não encontrar o “Nada” tem sentido de ENCONTRAR ALGUMA Coisa: duas Negações pressupõe uma Afirmação! Se você acompanha o Noticiário deveria saber que HÁ SIM tres Denuncias contra o Lulla, seu Filho lullinha e seu Sobrinho Taiguara na Lava Jato ( Juis Sergio Mora), fora as Denuncias no judiciário de Brasília sobre a Tentativa do Lulla de OBSTRUIR a Justiça.

        • MARIO, ESTE VAGABUNDO DO LUIS INÁCIO LULA ROUBANDO DA SILVA, É O MAIOR VIGARISTA DA REPÚBLICA, ELE ENGANOU O BRASIL, E O MUNDO INTEIRO, QUEBROU O BRASIL EM NOME DE UM PROJETO DE PODER, FÓRUM DE SÃO PAULO, ASSALTOU O BRASIL DO OIAPOQUE AO CHUÍ, E ENTREGOU BRASIL COM MAIS DE 14 MILHÕES DE DESEMPREGADOS, SERAM TODOS PRESOS PELOS SEUS CRIMES COMETIDOS CONTRA O POVO BRASILEIRO, SOCIALISTAS E COMUNISTAS QUE ROUBAM O POVO, SÉRIA IRÔNICO, SE NÃO FOSSE TRÁGICO, 14 MILHÕES DE DESEMPREGADOS.

      • CLAUDIO SC VAMOS VER AGORA SEM BLINDAGEM POLÍTICA, ESTE BANDIDO E CHEFE DESTA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA, SERÁ PRESO SIM, SABE PORQUE CLAUDIO?, PORQUE ELE É UM CRIMINOSO, QUE ASSALTOU O BRASIL DO OIAPOQUE AO CHUÍ, VOCÊ É APENAS UM DEFENSOR DE BANDIDOS E MARGINAIS PETISTAS, VOCÊ VAI TER QUE VOLTAR A TRABALHAR SEU COMUNISTA E PETISTA VAGABUNDO, SOCIALISTAS E COMUNISTAS QUE ROUBAM O POVO, SERIA IRÔNICO SE NÃO FOSSE TRÁGICO, MAIS DE 14 MILHÕES DE DESEMPREGADOS.

    • SENADOR REQUIÃO O QUE É QUE SE DEVE FAZER QUANDO UM GOVERNO NÃO CUMPRE A LEI, NO CASO DE PLANOS E CARGOS E A DA DATA BASE?

      • EU SEI, EU SEI!

        GREVE!!!!! GREVE!!!!GREVE!!!!! GREVE!!!!GREVE!!!!! GREVE!!!!GREVE!!!!! GREVE!!!!

        E MAIS

        GREVE!!!!! GREVE!!!!GREVE!!!!! GREVE!!!!GREVE!!!!! GREVE!!!!GREVE!!!!! GREVE!!!!

        • “Greve”, a palavrinha mágica da pelegada sindicalista preguiçosa.

        • RUI M, VOCÊS SÃO ANTE DEMOCRÁTICOS, COMO QUE FICA O DIREITO DE IR E VIR DO CIDADÃO? VOCÊ ACHA QUE É JUSTO OS BANCOS FICAREM EM GREVE POR 30 DIAS? ATRAPALHANDO O ANDAMENTO DA ECONOMIA BRASILEIRA, PROVOCANDO INADIMPLÊNCIA DAS EMPRESAS, E IMPEDINDO O DIREITO DE IR E VIR DO CIDADÃO? VAMOS PRIVATIZAR TUDO, ATÉ O GOVERNO, E FAZER A REFORMA DOS SINDICATOS, VOCÊ RUI M, É UM CIDADÃO DE TERCEIRA CATEGORIA CARA, APROVEITE ESTÁ OPORTUNIDADE, E VENHA A REVER OS SEUS CONCEITOS DE CIDADANIA, O SEU DIREITO, VAI ATÉ AONDE COMEÇA O MEU DIREITO.

    • Quando leio os “comentários” do Capitão (de araque), me lembro do Maluf. Pra fugir de pergunta incômoda, discorria longamente sobre outro assunto. A questão levantada pelo senador Requião (ainda bem que temos o Requião; se dependesse do Álvaro, o Brasil poderia entregar a Amazônia em troca de uma caixa de botox) é o entreguismo praticado descaradamente pelo governo golpista. Duvido que exista um único nacionalista, inclusive na comunidade militar (a de verdade, não essa bobagem inventada pelo comissionado tucano que aqui assina Capitão), que concorda com essa liquidação de nosso petróleo feita pelos tucanos na Petrobras em troca de apoio ao governo Temer, também chamado de imperador Carlos Magno, por si próprio.

    • Tu és uma abominação, tua inveja é fracasso faz com que vomite apenas ódio.

    • Percebe-se que a mídia realmente deixa demente até mesmo quem já não tem mente ou um pingo de opinião própria. Capetão ou Capitão, dá no mesmo, você realmente considera competente ou inteligente quem somente consegue realizar tudo o que almeja? Pobre mortal, não achará ninguém que se encaixe em seus parâmetros.

    • Não conseguiu abaixar porque temos uma justiça tendenciosa
      sabemos disso só os babacas que continuam batendo na mesma tecla.
      mas o seu governador playboy retirou as açoes que ja estavam ganhas com o argumento que ia abaixar na conversa mas o caráter do seu patrão é assim se esconder ficar atras dos outros falar quando te dizem amem e fazer tudo de mal para o rabo do povo
      mas vc imbecil continua nessa mesma tecla
      vc deve ganhar um bonus do patrão a cada vez que requenta essa conversa

    • está foi otima Capitão kkkkkkkkkkkk