Curitiba vai parar hoje às 15h contra a reforma do ensino médio

gremio_fora_temerLogo mais, a partir das 15h, estudantes prometem tomar a Praça Santos Andrade (UFPR) em protesto contra a MP 746, editada por Michel Temer (PMDB), que reforma o ensino médio de maneira arbitrária — sem discussão com a comunidade escolar.

Os estudantes ocupam 50 escolas da rede pública em todo o estado, contra a Lei Alexandre Frota (MP 746) e a PEC 241, que congela os investimentos na educação por 20 anos. Os moços e moças da capital paranaense terão o apoio de pais e professores.

O governador Beto Richa (PSDB) e seu porta-voz, o blog Gazeta do Povo, atacaram o movimento estudantil dizendo que os jovens não sabem o que reivindicam. Em resposta, os estudantes divulgaram um vídeo ironizando o tucano e o ex-jornalão.

Nesta semana, o governador enfrentará greve na educação superior e a educação básica também deverá deflagrar o movimento paredista na quarta, dia 12, durante assembleia da categoria.

O movimento grevista tende a parar todas as categorias do serviço público paranaense em virtude do novo calote de Richa, que anunciou a revogação de uma lei que garantia a reposição inflacionária deste ano na data-base de janeiro de 2017. O acordo fora firmado no encerramento da greve de 2015.

Abaixo, assista ao vídeo de alunos do Colégio Estadual do Paraná sobre a reforma do ensino:

37 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. alguns comentários meio contraditório ,tivemos enormes mudança,mas tem muitos ainda que já nem se lembra mais do 147 ,ate mesmo o fusca de itamar…a muitas diferenças.

  2. Realmente.
    Não se inteiraram por completo do teor da proposta.
    E as definições, empíricas, não traduzem a pretensão da reforma.
    Aliás, Toda e qualquer reforma sugerida será bombardeada sistematicamente justamente pelo partido – ou pelo que resta dele, que em catorze anos e meio, não provocou mudança alguma como prometia em suas campanhas quando oposicionista.

    • O Parreiras Rodrigues entende tanto de educação como eu de física quântica. Não passa de um reles palpiteiro defendendo seus antigos patrões. Afinal, Parreiras foi servidor fiel como cão de deputado tucano. Se o Parreiras Rodrigues fosse honesto, antes de dar sua opinião, poderia encontrar na internet centenas de opiniões contra a proposta de reforma do 2o. grau assinadas por gente que não tem qualquer vínculo com o PT. Aliás, aí reside a fraqueza dos golpistas que tentam colar que a oposição a essa proposta de reforma (de araque) é basicamente petista. Se o Parreiras Rodrigues quer se informar melhor sobre o lixo proposto pelo governinho mixuruco que ele apoia, poderia ver a entrevista que o Chalita, que não é PT, deu pro programa Pânico, que é um programa basicamente tucano.

  3. NÃO ME IMPORTA O QUE VOCÊ FALA, É UM VERME

  4. Diz que não é petista mas engrossa a fila deles; diga com quem andas, que direi quem tu és; trigo é trigo, joio é joio.

    • Ando a onde se vc não gosta daqui pq vem falar merda
      PQ O PATRÃO MANDA PARA MANTER SUA REPUTAÇÃO
      VOU TER PRAZER DE VER ELE PERDE AS ELEIÇÕES ESSE ANO E EM 2018 ONDE VCS VÃO SUMIR DO ESTADO

  5. CARA, SAI DAQUI SEU SEM NOÇÃO, SEU IDIOTA, PORCO. VOCÊ ESTÁ AQUI PQ? VAI LAMBER O BETO E TIRAR ELE DA FERNANDA

    • Que saia daqui do meu Estado esse Richa e seus cupinchas juntos com todos os petralhas e seus acecas.

      • IMBECIL PAGO PARA FALAR MERDA A MANDO DO PATRÃO
        COMISSIONADO IMBECIL QUE GOSTA DE BATER EM CRIANÇAS
        DEVIA SER PRESO

  6. QUANTAS VEZES QUEIMARAM LIVROS PARA TORNAR O POVO ALIENADO, MAS O POVO LUTOU CONTRA, É UMA DAS PRIMEIRAS VEZES MA HISTÓRIA QUE VEJO O POVO SE CURVAR, ISSO PORQUE FORAM HIPNOTIZADOS POR MEIOS DE COMUNICAÇÃO QUE OS TORNARAM COMPLETAMENTE IDIOTAS! NÃO CREIO QUE TANTAS PESSOAS PUDERAM CHEGAR NUM NÍVEL DESSES! E TODOS AQUELES QUE SÃO CONTRA, SÃO TAXADOS DE PETISTAS, NUM DISCURSO ROBÓTICO, MEU DEUS, ACORDEM, PESQUISEM SOBRE O BETO RICHA, QUEM ELE É, LULA E DILMA APRONTARAM, NÃO TEM QUE VOLTAR, MAS ESSE BETO É UM LIXO DÉSPOTA, NÃO QUER QUE VOCÊS PENSEM, NEM ELE, NEM TEMER BABACA, OLHEM QUEM O MINISTRO DA FALTA DE EDUCAÇÃO RECEBE, ALEXANDRE FROTA BOSTA!
    O MINISTRO DA EDUCAÇÃO NÃO SABE QUEM É DRUMMOND, COLOCA UMA FRASE QUE ELE CATOU NA INTERNET ATRIBUÍDA A DRUMMOND E NÃO ERA DELE, PORQUE NÃO CONHECE O ESTILO DO GRANDE GÊNIO!
    QUEIMEM OS LIVROS E QUEIMEM AS MENTES DO POVO, QUEIMEM OS LIVROS E QUEIMEM O FUTURO DOS SEUS FILHOS! PARABÉNS, CRIANÇAS!

  7. SE O PLAYBOY OUSAR COLOCAR A MÃO NUMA CRIANÇA, COMO A SECRETÁRIA VELHA LOUCA ALIENADA DA EDUCAÇÃO FALOU EM REINTEGRAÇÃO DE POSSE, AÍ SIM ELE VAI ARRANJAR A PIOR ENCRENCA PRA ELE, PORQUE A COISA VAI SER FEIA.

  8. Na verdade, se é para melhorar, tem que ser mais bem elaborado. A começar por arrumar a estrutura das escolas no país.

  9. Professor no Parana só sé fod… nasmaos desses sindicalistas toscos . Vão ter que aprender na dor a não ir atraz dessa corja , haja bala de borracha …

    • Seu discurso é típico de um analfabeto político midiotizado. Te transformaram num fascista e você nem percebeu. Discurso de ódio e violência é o teu mantra. Mas, não se esqueça que violência gera mais violência.

      • Analfabetos politicos são vocês, rola bosta de PT, petralhas fascistas, invasores de predios públicos, querem criar a ditadura comunista, aqui no Brasil não.

        • Alabfabeto é vc que julga com seu estomago
          que esta gordo entupido pois come as custas do governo e é pago para destilar odio e postar merda PT e tua vó seu BABACA

        • Essa conversa de que seus adversários políticos pretendem criar a ditadura comunista é conversa muito velha, esse papo furado só funcionou em 1964. É melhor o “PT Golpista” (se ele fosse honesto, deveria assinar PSDB Golpista, Temer Golpista, Beto Golpista) ler um pouco mais, ou melhor, muito mais para melhorar seus argumentos. Por enquanto, não passa de comentário de bobalhão!

    • Marcelo, tosco é o seu português, tosco é o seu raciocínio fascista. Uma coisa é certa: quando vocês menos perceberem, vocês já eram.

  10. Têm que parar tudo; esses caras, Richa, Temer e companhia não nos respeitam mesmo, assim como, toda a elite, então não nos preocupamos com essa gente, vamos atrás de nossos direitos que, infelizmente, tem de ser desta forma. Tô nem um pouco preocupado com o que os COMISSIONADOS acham ou deixam de achar, continuem a puxar saco de Beto Richa, Moro, Aecio e Temer, ah! Não esqueçam de salvar o ídolo de vcs, o grande CUNHA, sim ídolo, basta não ser do PT. Viu, comissionados, quero lembrar que não dou de PT nem filiado a nenhum partido, mas, tenho nojo de injustiças e hipocrisias; não adianta vir com argumentações bestas que, pra mim são inatingíveis.

  11. primeiramente #ForaTemer …….
    2º defender os 75% do pré-sal pra educação.
    3º sem Educação Física vamos ter uma sociedade atrofiada e um SUS saturado.
    4º tirar o raciocínio da educação é para atrofiar o pensamento e uma suíça próspera.

    • Tudo isso com ideologia petralha vai atrofiar de qualquer jeito.

      • Esse é o cérebro de quem é macaquinho de presépio do patrão playboy
        aposto tudo com vc que ninguém aqui que fala contra seu governador incompetente e seu presidente golpista é filiado a algum partido ja vc deve estar na folha do estado de comissionado rola bosta

        • Comissionado? eu quero que esse governadorzinho se f. junto com todos esses petralhas e seus pucha sacos, não defendo bandido de partido nenhum.

  12. Educar sem temer! Fora beto richa!

  13. e seu patrão o governador playboy usando vcs com gordos salario comissiondo para falar merda que nem ele fez ontem
    disseminando o ódio o mesmo ódio que ele poem em seus discursos em locais cheios de aspones bancados pelo erário para aplaudir que nem macacas de auditório. plantando mentiras pq ele sabe que os professores não são petistas nem os alunos que só estão tentando defender seus direitos

    • Querem destruir a economia, o progresso do país em nome de um comunismo, aquele comunismo ditatorial que mantem uma maioria pobre vivendo de migalhas enquanto um grupo fica nas benesses.

      • mais um pau mandado do odio
        nesses anos não vi a bandeira do brasil ficar vermelha ou algum sem teto se mudar pra minha casa pq o governo ordenou
        isso é bobagem plantada por aqueles que realmente quebram o brasil o povo viveu bem por bastante tempo mas isso os barões não aceitam
        eu não sou petista e nunca fui acusação imbecil de rola bosta
        mas assim como seu comentario do genildo do apartidario parreira rodrigues é muito igual com o mesmo odio e informações desconstrutivas com números desencontrados e plantado por uma midia tendenciosa
        só de falar isso sou petista e vc q mama na teta do governo estadual?

        • Trabalho, tenho meus rendimentos, não preciso de comunismo graças a deus.

          • O “PT é o seu patrão” não passa de um homúnculo egoísta e mesquinho. E, pra ele ter um pouquinho de discernimento, se isso ainda for possível, o PT já não é mais governo, a maioria dos que protestam não são sequer filiados ao PT, são cidadãos brasileiros em busca de seus direitos. Se quiser morrer na ignorância, morra, o problema é dele.

        • Isso é o que voces fazem e querem transferir a responsabilidade para os outros.

  14. A tal ceita petista A.p.p usando professores e agora também alunos como “boi de piranha”.

    • Otário ou comissionado

    • O Flavio deve ter incorporado alguma alma penada de um defensor da ditadura militar que tratava os estudantes como seres inferiores. Estamos no Século XXI, embora o governo golpista instalado raciocina como estivéssemos na Idade Média, e temos uma juventude criada em anos de democracia plena. O Flávio deve ser um desses imbecis paneleiros que já já estarão reclamando com o aumento da gasolina…

    • Coisa que você não deve ter sido, isto é, aluno, pois escreve seita com “C”. Vai estudar vagabundo!