Contra Temer e Richa, estudantes ocupam escolas no Paraná

ocupacao_richa_temerDesde a noite desta segunda-feira (3), inciou-se um movimento de ocupação de escolas da rede pública do Paraná pelos estudantes. Eles protestam contra o governo ilegítimo de Michel Temer (PMDB) e o governador Beto Richa (PSDB), pelas razões que seguem.

Temer baixou uma Medida Provisória — a “Lei Alexandre Frota” — que extingue disciplinas e elimina conteúdos.

O texto da MP que altera a política do ensino médio no país amplia a carga horária (de 800 para 1.400 horas anuais), para algumas escolas, e retira Artes e Educação Física da lista de disciplinas obrigatórias.

A bronca com o presidente ilegítima também é em relação ao PLP 257/2016, tramitando no Congresso Nacional, que representará o fim de concursos públicos, congelamento de salários, ampliação da terceirização e precarização dos serviços, entre outras consequências.

Já o PL 241, que limita gastos em saúde e educação por 20 anos. Ou seja, até ano de 2037 os investimentos nessas e outras áreas sociais estarão limitadas visando sobrar caixa para o pagamento de juros aos bancos.

Beto Richa entrou no radar das ocupações estudantis porque sua gestão chafurda na corrupção. O tucano é investigado por desvio de recursos destinados para a construção de escolas (Operação Quadro Negro). O dinheiro teria abastecido a campanha de reeleição do governador do PSDB em 2014, segundo o Ministério Público.

As ocupações em Curitiba e região metropolitana (das 2,1 mil, fala-se em 100 escolas ocupadas até agora no estado) deverão aumentar nas próximas horas, conforme as entidades estudantis. Os alunos informam que o movimento se solidariza com os educadores, que sofreram novo calote e por isso deflagrarão greve nos próximos dias.

Abaixo, assista ao vídeo sobre a ocupação do Colégio Estadual Alfredo Jansen (São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba):

REFERENTE AO QUE ESTÃO FALANDO SOBRE A OCUPAÇÃO!!! ESTA É UMA LUTA DE ESTUDANTES PARA ESTUDANTES!! SEM ENVOLVIMENTO DE MOVIMENTOS ESTUDANTIS OU PARTIDOS POLÍTICOS!!

Publicado por Mariana Silva em Segunda, 3 de outubro de 2016

22 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. FHC NÃO FOI VÍTIMA, HUAHAUHA, NEM LULA É VÍTIMA. FIQUEM BRIGANDO, BANDO DE IDIOTAS, ENQUANTO ELES RIEM. BURROS, BURROS, BURROS.

  2. ESSE CAPITÃO É UM TROLL DE m*. POR QUE VOCÊS NÃO O IGNORAM SUMARIAMENTE?

  3. PAREM COM ESSA DROGA DE LADAINHA DE PT. OS ESTUDANTES ESTÃO PASSANDO FOME, BANDO DE BURROS. Os servidores não têm reajuste e é difícil trabalhar com dignidade. FIZERAM CONCURSO E AO CONTRÁRIO DO QUE O LULA DISSE, NINGUÉM É LADRÃO, É CONCURSADO, VAI TUDO PRO BOLSO DELES! BANDO DE ZUMBIS!

  4. Esse Capitao e burro mesmo ou chupa cana? O cara so fala merda!

  5. QUANDO O GOVERNADOR VAI RECOMEÇAR A CONSTRUÇÃO DAS ESCOLAS QUE FORAM PAGAS PARA A CONSTRUTORA VALOR E NÃO FORAM RECONSTRUIDAS?
    ELE PODIA PEDIR O RESSARCIMENTO AOS AUDITORES FISCAIS DA RECEITA ESTADUAL DOS QUASE 10 BILHÕES DE PROPINAS ACHACADAS DOS INDUSTRIÁRIOS E COMERCIANTES DE LONDRINA, ESSE VALOR DARIA PARA CONSTRUIR ALGUMAS ESCOLAS, POSTOS DE SAÚDE E HOSPITAIS EM TODO O PARANÁ. TAMBÉM O GOVERNO DEVERIA DEVOLVER O ACHAQUE QUE FOI FEITO NO FUNDOS ESTADUAIS E NA PARANAPREVIDÊNCIA, NOS DEPÓSITOS JUDICIAIS E ALGUMAS OUTRAS MANOBRAS. ESTES RECURSOS TAMBÉM DARIA ATÉ PARA PAGAR O QUE O GOVERNO DEVE AOS PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS. EM RECENTE ENTREVISTA AO JORNAL FOLHA DE SP. O GOVERNADOR DISSE QUE O PARANÁ ESTÁ COM UMA ÓTIMA SITUAÇÃO FINANCEIRA E QUE QUE É O SEGUNDO DO BRASIL. SE ISTO FOSSE VERDADE, E OS OUTROS. O GOVERNADOR TEM É QUE CALAR A BOCA, POIS CADA VEZ QUE PRONUNCIA SEU MAL PORTUGUÊS, SOMENTE SE CONTRADIZ.

  6. Quando a UNE, CUT, MST, MTST, APP irão se manifestar em favor dos quase 12 milhões de desempregados que o PT deixou no Brasil?
    Pelo jeito nunca…….. desde que papai ainda receba algum dinheirinho para defender a ideologia……

    • Pare de escrever bobagens Genildo, o PSDB deixou como herança perto de 20 milhões de desempregados para o PT em 2003, mesmo assim essa quantidade foi reduzida em um terço nos governos do PT!

      Outra coisa: foi alerdeado que o crescimento econômico seria retomado e o desemprego reduzido simplesmente com a confirmação do impeachment. Isso aconteceu?Muito pelo contrário! O desemprego só cresce!

      AGORA A BOLA ESTÁ COM VOCÊS!

      Sugiro a você se informar melhor e parar de tentar se convencer dessas suas sandices. Tempo para isso tenho certeza que você tem!

      • Esse ignorante político deveria ler os indicadores económicos que apontam pros governos PTistas os tantos empregos gerados que a golpeada presidenta ainda assinou acordo pra não ocorrer a avalanche de demissões que o governo ilegítimo coleciona.trouxinhas verdadeiras fezes humanas.

        • Ao fim de 13 anos de (des)governo petista o saldo está negativo.
          As reformas que o mula, digo, Lula podia ter feito nos tempos dos ventos favoráveis, quando se sentou naquela massa de poder inimaginável, terão que ser feitas agora de qualquer jeito.

      • AMK, inclusive eu vou informá-lo melhor.
        O nº de desempregados em 2002 era de 11.454.000, e NÃO de 20.000.000, conforme
        você escreveu.
        A diferença é que o FHC (que non me gusta) recebeu o abacaxi de Itamar Franco (
        o melhor presidente pós militares), que por sua vez recebeu uma “desgracera”
        total de Fernando Collor.
        Em dois anos o Itamar conseguiu implementar o Plano Real, através de uma ótima
        equipe técnica e de economistas, e o sociólogo FHC apenas teve o trabalho de
        colher os frutos e receber os louros do sucesso do trabalho alheio.
        Daí para a presidência, foi um pulo!
        Mas a bem da verdade, o nº de desempregados “herdados” por Lula, é 99,99%
        igual ao número de desempregados que Dilma deixou de herança para o Temer.
        Aliás, essa “obra” foi construída a 4 mãos (PT/PMBD), tomara que o Temer
        limpe esse cocô partilhado.

      • Nossa, o PT conseguiu fazer todas essas maravilhas mas não conseguiu mante-las? Que coisa hein! Então ele é mais incompetente do que eu imaginava.
        Mentira sua companheiro: os únicos empregos que o PT gerou foram para seus asseclas pois quem gerou empregos foi a industria, comércio e agronegócio e foi graças ao ambiente de estabilidade criado pelo governo anterior mas o PT foi tão incompetente que até isso destruiu. Crescimento econômico em 6 meses depois de uma devastação de 13 anos? Cê tá de brincadeira né? Leia um pouco, estude e chegarás a conclusão que em 2017 será um ano de estabilidade e crescimento efetivo e significativo só mesmo a partir de 2018!
        Me informa? Me informei sim, e e alguns milhões de brasileiros que votaram na semana passada e o resultado já sabe né?
        Tempo para desmascara os canhotinhos eu tenho e se algum dia me faltar eu arrumo!

    • Prezado Genildo, esse seu comentário foi na veia!
      Há muitas luas que o PT deixou de ser o partido dos trabalhadores, e eu me sinto
      ultrajado quando escuto uma notícia do tipo: a PF está efetuando nesta manhã, mais
      uma operação de busca e apreensão na sede do Partido dos Trabalhadores.
      O uso do termo trabalhadores acaba misturando toda essa escória de políticos,
      sindicalistas, e “cumpanhêros” desonestos, com a imensa massa de trabalhadores
      honestos, e que só recebem o seu pagamento mediante o seu bom e suado trabalho,
      efetivamente prestado.
      Oportunistas de toda a laia se apropriaram do termo trabalhadores, usaram toda a
      classe trabalhadora para chegar ao poder, e tendo chegado ao poder trataram
      primordialmente dos seus próprios interesses, afundando o Brasil de tal forma,
      que um verdadeiro e honrado trabalhador, hoje, tem vergonha de se declarar
      trabalhador.
      Assim como a classe política dita representantes do povo, hoje não nos representa,
      também hoje o PT não é mais o partido dos trabalhadores, e há muito que não os
      representa mais.
      O PT é hoje apenas um aglomerado de políticos e sindicalistas órfãos e suspeitos, e
      essa sigla denigre os verdadeiros, honrados, e operosos trabalhadores, que nada
      mais tem a ver com ela.

    • Genildo vc é o maior piadista desse blog, o Esmael debia te contratar, pois toda vez que tu abre a boca morde a lingua..
      Ja se esqueceu da era do FHC?
      Vai quere que eu coloque fontes da epoca e os numeros?

      No aguardo da pra proxima piada!

  7. Estão fazendo todo esse movimento não sabem nem porque. O negócio é ser contra qualquer mudança, afinal o ensino no Paraná e no Brasil é exemplar, estão aí as notas do Enem pra conferir.

  8. Mais uma da séria “Ah se fosse do PT…”:

    http://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/editoriais/impunidade-para-justus-5uxuwl2blj2rc3e6ip5ni3e1c

    Interessante que não ouvi ninguém até agora batendo panelas ou mostrando qualquer tipo de indignação com mais essa “morosidade” do nosso judiciário.

  9. Muitos desses vibraram com. o roubo de 54 MILHÕES de eleitores.agora tao protestando o que?toma.