Contra Richa e Temer, sobe para 400 as escolas ocupadas no PR; 4 universidades também foram tomadas pelos estudantes

temer_richa_ocupacoesO k-suco ferveu nesta sexta-feira (14) no Paraná, pois subiu para 400 o número de escolas da rede pública ocupadas. Também formam tomadas quatro universidades estaduais pelos estudantes. O movimento é contra o governador Beto Richa (PSDB) e o presidente Michel Temer (PMDB).

Os estudantes secundaristas ocupam as escolas contra a reforma do ensino médio (MP 746), contra o congelamento de verbas para a educação nos próximos 20 anos (PEC 241) e pela punição do desvio de R$ 50 milhões que seriam destinados à construção de escolas (Operação Quadro Negro).

Os universitários tomaram os campi pelas seguintes razões: 1- contra o corte de até 25% nas verbas para as instituições de ensino superior; 2- contra a PEC 241; 2- solidariedade ao secundaristas que brigam contra a reforma do ensino médio; e 3- pelo Fora Temer e Fora Richa.

Para agravar a situação de Beto Richa, além dos estudantes, professores de mais duas universidades estaduais iniciaram hoje greve no Paraná. A Unespar (com Campi em Campo Mourão, Curitiba, Paranaguá e União da Vitória) e a UEM (Maringá) paralisaram suas atividades contra a proposta do governo de alterar a lei 18.493, que garante a reposição da inflação aos servidores.

Nesta sexta, a Defensoria Pública do Paraná derrubou no Tribunal de Justiça 13 liminares de Beto Richa que pedia a reintegração de escolas ocupadas no município de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba.

O fortalecimento da greve no Paraná aumenta a pressão sobre os deputados que pretendem votar com o governo e prejudicar os servidores através do cancelamento da reposição da inflação prevista para janeiro de 2017.

Agora já são quatro, das sete universidades do Estado em greve: UNIOESTE, UEPG, UNESPAR e UEM.

Na próxima semana outras três instituições (UENP, UEL e UNICENTRO) devem discutir ações de paralisação e/ou mobilização. Além das Universidades, os educadores da rede estadual também entrar em greve na próxima segunda-feira (17).

O movimento em defesa da educação no Paraná também envolve os estudantes, da rede básica e Universidades, que ocupam mais de 400 escolas pelo estado e outros quatro campi de Universidades: Toledo, Marechal Candido Rondon, Paranaguá e União da Vitória.

Para Luiz Fernando Reis, presidente da ADUNIOESTE (Sindicato docente da UNIOESTE), a greve geral da educação é uma medida que revela o descontentamento em relação a maneira como a educação tem sido gestada no estado.

“O Paraná aumentou sua receita liquida 27%, mas na hora de investir em educação diz que há uma crise e que não dá para investir. Onde foi parar o dinheiro do Paraná?”, questiona.

18 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. PARA UM GOVERNO EM UM ESTADO Q MAL CONSEGUE PAGAR A DIGNIDADE DE UM SALARIO DE UM P (POFESOR) RSRSRSRS E AIINDA QUEREM PERÍODO INTEGRAL KKKKKKKKKKKKKKK O TEMENDO QUER RELEMBRAR QUANDO ELE ERA ABANDONADO NUMA CRÉCHE POR SEUS PAIS E DIS AINDA Q ERA BOM PAGUE SALARIO JUSTO AOS Q ESTÃO AI …..OS PROF E DEMAIS SERV….PLUBICOS PARE DE ATACAR COM BOMBAS DEPOIS VCS VÊEM O Q O GOVERNO QUER É UMA NOVA SOCIEDADE Q N SEJA CRITICA N TENHA VOZ MAS SIM QUE SEJA ESCRAVA ,,,,,,,,,SE QUER CORRIGIR MEU PORTUGUÊS SEJA PROF E APAREÇA COM OS PARÇA QUANDO VIER AS BORRACHADA BALELA O GOVERNO NOS DA E N TEM IMPOSTOS FORA A POHA DA DIREITA E ESQUERDA MORTE AOS LADRÃO SÓ ISSO N TENHO PARTIDO …MAS GOSTO DE UM ……UI ADORO É BÃO MEMO ……

  2. Meta 4 nas universidades, até que seria muito bom!

    pois, nas universidades quem tem controle de frequência extremamente rigoroso são os servidores mais simples, que recebem menos, e não tem voz!!

    a administração é feita de forma desigual, injusta. Para alguns todas as mordomias e salários altos, e para outros o rigor de uma lei imposta pelos mesmos servidores que não as cumpre!!!

    TEM QUE COLOCAR CONTROLE DE FREQUÊNCIA A TODOS SERVIDORES INCLUSIVE OS CCS, QUE RECEBEM OS S MAIS ALTOS SALÁRIOS!

    É UMA VERGONHA ESSE PAÍS,

    INJUSTIÇAS CONTRA OS MAIS FRACOS, E SIMPLES EQTO OS MEGA-SALÁRIOS NÃO TEM CONTROLE ALGUM.

    TEM CCS QUE FICAM EM CASA REPASSANDO SERVIÇO VIA TELEFONE E…..NADA ACONTECE.

    CONTROLE DE FREQUÊNCIA COM DIGITAL PARA SERVIDORES, OU PARA NINGUÉM!

    PERANTE O ESTADO OS SERVIDORES NÃO PODEM SER TRATADO DE FORMA DISTINTA, NUM MESMO ORGÃO DE TRABALHO!

  3. Não bastasse até professor de universidades agora alunos também virando boi de piranha da tal aAPP. ..

  4. Tudo muito bonito, muito bacana, mas no final quem se ferra sempre é o aluno.

  5. Até domingo vai passar de 500 escolas

  6. capitao da guarda mirim

  7. Realmente a educação no Paraná não está nada bem….Até o cartaz da foto acima demonstra isso….Espero que aprendam a língua portuguesa pelo menos, pois o cartaz acima demonstra que o problema é bem maior do que parece….

    • Bem observado, Barbosa Jr. E fizeram montagem aqui de uma faixa mostrada na Câmara depois da primeira votação da Lei do Teto Fiscal, trocando o certo pelo errado. Na faixa estava escrito CONSERTARAM – sentido de arrumaram, que os caranguejos trocaram por concertaram – sentido de orquestraram. Tsk…tsk…

      ALIÁS – Essa bronca com o Beto Richa – por trás as unhas e garras da APP, é questão de honra do blogue que nem se refere à terceira indiciação como réu, do sr. LILS, o homem mais honesto ?) do Brasil

    • E quem e você pra julgar?
      Eles só estão fazendo o que direito deles, por causa desses políticos corruptos da direita.
      E você se acha superior?CRESCE coxinha, ninguém é perfeito, nem mesmo você que se acha, mas e só mas um na mão desses políticos, e só quando tudo acontecer, vai perceber só que querido, vai ser tarde de mais.

  8. …dai é só contar 9 meses e bimba… vai dar congestionamento em maternidade de tanta dimenor esperando baby dos malandrinhos…

  9. São mais de 2.000 escolas estaduais no Paraná e dessas ditas 400 tem muitos alunos e professores a favor das mudanças e contra as ocupações e a greve.

    • O capitão de pijamas sempre ativo e operante para defender o patrão!!! Aí vale chutar qualquer número, escrever qualquer bobagem.

      • Policiais civis também param na segunda.
        Paraná rumo à GREVE GERAL.
        Fora Beto Richa!
        Fora Temer!

        • O Brasil deveria para de uma so vez pra eles ver a insatisfação geral dos trabalhadores e estudantes . sabemos que a midia não mostra nada que seja do desagrado deles ,mas nos devemos estar mais unidos pra ajudar uns aos outros