Contra Richa e Temer, estudantes ocupam a UFPR, a mais antiga do país

temer_ufpr_richaA Universidade Federal do Paraná (UFPR), a mais antiga do país, de 1912, foi ocupada na noite desta segunda-feira (24) pelos estudantes contra a Medida Provisória 746, que reforma o ensino médio, e contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que congela os gastos públicos por 20 anos.

A ocupação da UFPR ocorreu algumas horas depois de o governador Beto Richa (PSDB) tentar criminalizar o movimento, em virtude de uma fatalidade no Colégio Estadual Santa Felicidade (SAFEL), e da ofensiva de organização fascista contra meninos e meninas que ocupam os estabelecimentos de ensino.

A ocupação dos universitários na UFPR contra a PEC 241 e MP 746, de Michel Temer (PMDB), também é em solidariedade aos estudantes secundaristas que resistem à campanha negativa de Richa e da velha mídia golpista.

Além da UFPR, as seis universidades estaduais estão ocupadas pelos estudantes e seus professores estão em greve há 8 dias — a exemplo do que ocorre com os trabalhadores educação básica no estado. Portanto, contra Temer e Richa, o Paraná está parado.

Assista ao vídeo dos Jornalistas Livres:

Abaixo, veja a íntegra da nota oficial do OCUPA UFPR:

NOTA OFICIAL SOBRE OCUPAÇÃO NA UFPR

Na noite da última segunda-feira (24) o Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná foi ocupado por estudantes da instituição. A decisão foi tomada em assembleia dos e das estudantes de Pedagogia, havendo adesão de alunos e alunas de outros cursos que também são contrários à PEC 241 e a MP 746. O movimento reforça apoio às ocupações dos secundaristas.

A Medida Provisória 746, que foi imposta sem diálogo com a comunidade estudantil, anula a obrigatoriedade do ensino das disciplinas de Sociologia, Filosofia, Educação Física e Artes.
A Proposta de Emenda Constitucional 241 congela por 20 anos o orçamento da educação, saúde e previdência. Altera também os critérios para cálculo das despesas mínimas nesses setores, que serão corrigidos pela variação da inflação do ano anterior, sem aumento real.

A UFPR sofrerá graves retrocessos, como a diminuição progressiva de recursos para estrutura universitária, investimento em assistência estudantil e em pesquisa, extensão e tecnologia.
Convidamos os e as estudantes da UFPR a comparecerem à Assembleia Geral de Estudantes, na quarta-feira (26) às 18h no pátio da Reitoria, para decidir os próximos passos desse movimento.

24 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. FORA EDIVALDO.
    FORA PCdoB truculento e CAMALEÔNICO e dissimulado em Cordeirinho.
    Eis o que acontece nesse momento no SUL:
    === Ocupação em CURITIBA ===
    ALUNOS MENORES ocupam 600 escolas no Paraná, para que não haja nem Vestibular (hoje conhecido como ENEM), e não haja eleição em Curitiba, 2º turno.
    TODOS dominados e domados DISCRETAMENTE e disfarçadamente pela ideologia PICARETA do PT (via professores oba-oba, militantes do PETISMO etc.).
    As alunas e alunos dizem que é devido a PEC 241 e ao Governo Temer. Mas só no discurso & na narrativa. Esses alunos (muitas delas e deles foram entrevistados e perguntados sobre a PEC 241, na porta das escolas públicas — do que se tratava, se tinham lido a PEC etc. Nada! Nadinha) não sabiam falar nada. É de pasmar essa entrevista! Está no YouTube.
    Coitada dessas alunas de ensino médio entusiasmadas! Dizem que vão ficar nas escolas por tempo indeterminado — atrapalhando o ENEM. Parecem CARRINHO DE MÃO, carroça, carro de boi, barco do PeTê (PT), pra ONDE SÃO PUXADAS OU ATRACADAS seguem e vão. O tal “boizinho de presépio”.
    PT avisou que iria pôr fogo no Brasil, caso Dilma saísse… Uma das entidades de ADULTOS por trás desse disfarce é a UJS [União da Juventude Socialista] do picaretaço PCdoB (o super Satélite petista, hiper-puxa-saco)…
    Qualquer que chegam perto das escolas públicas, não deixam entrar. Xingam e chamam de fascistas (apenas papo furado adolescente).

  2. Bando de acéfalos, o pt ja caiu, o comunismo já era, aceitem que dói menos, parem com esta estupidez antes que levem burrachada no lombo.

  3. Ocuparam mesmo… já dá para ver o fumacê daqui…
    kkkkk

    • A Candinha em ação! (Lembrando uma personagem de Roberto Carlos.)

    • Calma Realista, daqui a pouco o Aécio vai trazer um helicóptero cheio de pó para misturar ao fumacê. Enquanto isso vai dar meia horinha de c u para os tucanos para se acalmar.

      • Não é o meu feitio pé vermelho mas não condeno quem faz.
        Mas deve ser o seu para aconselhar com tanta propriedade em vários posts…
        Me conte… essa meia horinha vc fez na visita íntima a seus amigos ali na PF?
        Haja vaselina…
        Acho que tinha que mudar o seu nome para outra coisa vermelha que devem ter deflorado…
        Seus argumentos impressionam.

  4. Orgulho de ser professora, e de presenciar essa Primavera estudantil! #forçaeresistêcia #eutonaluta

    • Pois é, professora; a natureza e o tempo se ajustam, esperar para que após a primavera as situações ambientais sejam favoráveis e não dê um verão com temperaturas de rachar.

  5. Seria interessante uma blits nessas ocupações, drogas,armas,trafico,etc…

    • Calma rogério, daqui a pouco o Aécio vai trazer um helicóptero cheio de pó para a tucanada se distrair. Enquanto isso vai dar meia horinha de c u para os tucanos para se acalmar.

  6. O Paraná tá lutando pelo Brasil e pela democracia. Vamos salvá-los. Orgulho deste meu estado e de minha universidade, que apesar de ter formado um traste como o Sergio Moro, tambem forma cabeças pensantes e independentes. UEM ocupada. Aqui em Minas já despontam os primeiros colégios ocupados em solidariedade aos guerreiros de vanguarda do Paraná. UFU ocupada.

  7. O autoritarismo do Temer e do Beto Richa não vai vencer. E, como em outros momentos de nossa história, os jovens estão na linha de frente na luta contra esses dois governos que tentam massacrar os direitos dos estudantes e do povo brasileiro em geral.

  8. O povo está acordando, graças às ocupações. Ontem, milhares de pessoas protestaram em Brasília, vejam:
    https://twitter.com/MidiaNINJA/status/790731043254968320

  9. Ocupar e resistir.

  10. Parabéns aos estudantes. As ocupações estão ajudando a sociedade acordar. Temer e Beto Richa trabalham contra a educação pública.