Com histórico de erros, Ibope divulga hoje pesquisas em Curitiba e Londrina

ibope_2016Há quatro anos, o Ibope errou todos os prognósticos que fez nas eleições municipais de 2012 no Paraná. Esses palpites furados não constrangeram o instituto que, neste sábado 1º, divulga números sobre a corrida pelas prefeituras de Londrina e Curitiba na véspera da votação.

Segundo o TSE, o Ibope concluiu hoje 1001 entrevistas na capital paranaense com margem de erro de 3%. A pesquisa foi comprada pela RPCTV (Globo) pelo valor de R$ 68.653,72.

Já a sondagem acerca da disputa em Londrina, Norte do Paraná, ouvirá 805 eleitores. A pesquisa também foi adquirida pela RPCTV (Globo) pelo valor de R$ 55.211,08.

Curiosamente, o Ibope tem como principal cliente no Paraná o governador Beto Richa (PSDB), isto é, os órgãos públicos do estado. Fatura os tubos em cima do erário. Por isso, o instituto também é conhecido entre os paranaenses como “iBeto”.

Voltemos a 2012.

Na eleição de 2012, o Ibope errou feio em praticamente todas as pesquisas. Em Curitiba, por exemplo, dizia que o atual prefeito Gustavo Fruet (PDT) não iria para o segundo turno. A realidade o desmentiu. Não só foi como ganhou a disputa. Quem ficou para trás foi o então prefeito Luciano Ducci (PSB), que conseguiu avançar para a segunda etapa eleitoral.

Também fez um papelão na eleição de Foz do Iguaçu. Divulgou que Chico Brasileiro, hoje no PSD, venceria Reni Pereira (PSB) — que foi eleito, acabou preso e afastado do cargo por corrupção.

O Ibope foi alvo de uma CPI na Assembleia Legislativa do Paraná.

25 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Errou feio né… Kkkk

  2. Eu não gosto e não confio nos institutos de pesquisas mas nas eleições de 2014 onde o Ibope dava como certa a vitória do Chico Brasileiro e no final deu Reni Pereira resta esclarecer que Reni era o candidato do Beto Richa e Chico Brasileiro oposição, ou seja, a pesquisa dava exatamente o contrário da sua “suspeita”, o tal, iBeto!!!

  3. Uai, se o Ibope nao tem importancia e erra sempre pra que comentar os seus numeros? Hipocrita. Kkkkkk

  4. Aqui em Londrina vai dar Marcelo Belinati no primeiro turno. Sem sombra de dúvidas.

  5. A RPC é nojenta, A Gazeta do Povo uma droga.

  6. O povo está “zumbizado” estou a ponto de acreditar que não seja mentira.

  7. Querem saber de uma coisa as pessoas estão cansadas deste bando de mentirosos .que só aparecem nas véspera de eleicao. E o povo sofredor não merecem um pingo de respeito ? Votar mesmo só por obrigação nenhum político presta neste país .rico nao frequenta escola pública . Nem vao aos posto de saúde. O povo está cansado ninguém mais deveria votar pra este bando de corruptos . Coloquem todos em uma balança pra ver todos tem o mesmo peso …amanhã só sujeira nas ruas e o povo desempregado passando necessidade …desculpem pessoal mas é apenas um desabafo de uma mãe de família desempregada e desesperada

  8. Querem saber de uma coisa as pessoas estão cansadas deste bando de mentirosos .wue só aparecem nas véspera de eleicao. E o povo sofredor não merecem um pingo de respeito ? Votar mesmo só por obrigação nenhum político presta neste país .rico nao frequenta escola pública . Nem vao aos posto de saúde. O povo está cansado ninguém mais deveria votar pra este bando de corruptos . Coloquem todos em uma balança pra ver todos tem o mesmo peso …amanhã só sujeira nas ruas e o povo desempregado passando necessidade …desculpem pessoal mas é apenas um desabafo de uma mãe de família desempregada e desesperada

  9. 01/10/2016 19h31 – Atualizado em 01/10/2016 19h57
    Ibope, votos válidos: Greca tem 35%, Fruet, 22%, e Leprevost, 17%
    Margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
    Segundo Ibope, Greca disputará 2º turno com adversário indefinido.
    Do G1 PR
    FACEBOOK
    Pesquisa Ibope divulgada neste sábado (01) aponta os seguintes percentuais de intenção de votos válidos na corrida pela Prefeitura de Curitiba:
    – Rafael Greca (PMN): 35%
    – Gustavo Fruet (PDT): 22%
    – Ney Leprevost (PSD): 17%
    – Requião Filho (PMDB): 9%
    – Maria Victoria (PP): 8%
    – Tadeu Veneri (PT): 6%
    – Xênia Mello (PSOL): 2%
    – Ademar Pereira (PROS): 1%
    Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
    Segundo Ibope, “apesar da queda, Rafael Greca disputará segundo turno em Curitiba com adversário ainda indefinido.”
    A pesquisa foi encomendada pela RPC.
    Votos totais
    Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, os votos totais da pesquisa estimulada são:
    – Rafael Greca (PMN): 30%
    – Gustavo Fruet (PDT): 19%
    – Ney Leprevost (PSD): 15%
    – Requião Filho (PMDB): 8%
    – Maria Victoria (PP): 7%
    – Tadeu Veneri (PT): 5%
    – Xênia Mello (PSOL): 1%
    – Ademar Pereira (PROS): 1%
    – Branco ou nulo: 9%
    – Não sabem ou preferem não opinar: 5%
    Segundo turno
    Em cumprimento à decisão proferida pela 1ª Zona Eleitoral, a RPC e o G1 não divulgarão os resultados da simulação do segundo turno apurados pela pesquisa Ibope.
    O Ibope ouviu 1001 eleitores entre os dias 28 e 01 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que significa que, considerando a margem de erro, a chance de o resultado retratar a realidade é de 95%.
    A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) sob o número PR-05284/2016.

  10. Pesquisa Ibope divulgada neste sábado (01) aponta os seguintes percentuais de intenção de votos válidos na corrida pela Prefeitura de Curitiba:
    – Rafael Greca (PMN): 35%
    – Gustavo Fruet (PDT): 22%
    – Ney Leprevost (PSD): 17%
    – Requião Filho (PMDB): 9%
    – Maria Victoria (PP): 8%
    – Tadeu Veneri (PT): 6%
    – Xênia Mello (PSOL): 2%
    – Ademar Pereira (PROS): 1%
    Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
    Segundo Ibope, “apesar da queda, Rafael Greca disputará segundo turno em Curitiba com adversário ainda indefinido.”
    A pesquisa foi encomendada pela RPC.

  11. espero mesmo que seja o Ney,mestou torcendo por ele

  12. Quem vai acabar ganhando vai ser o Ney,

  13. Não duvido que seja isso fruta ja era não precisa de força do ibeto

  14. ibeto : greca =48, ney =18, fruet =15, maria =11 , requiãojr =7, tadeu =3

  15. Essa desculpa e do PSDbosta a cada derrota contra o partido invejado.

  16. Mortadelas, vão pensando na desculpa depois do resultado das eleições de domingo, porque vai ser de lavada. E dessa vez não poderão dizer que foi golpe, vai ser o resultado das urnas.

    Ah, já sei, vão dizer que houve fraude no sistema.

    • kkkkk doeu essa do golpe né, a verdade dói msm.
      E outra, vc tbm é mortadela meu caro, só 10 mil não são, vc trabalha de graça pra eles seu idiota.

  17. Puxo conversas na fila do ônibus sobre a eleição. Delas, constato que Ney Leprevost é bem cotado. Num bar, todos conhecidos, todos defecando prá políticos todos, mas, gostando ou não, comparecerão às urnas. Votos brancos, nulos e entre os válidos, nota-se boa performance do Ney. Na saída da igreja, missas de domingo de manhã, ídem. Bem, a polarização é, efetivamente, entre Ney, Rafael e Guga, este gozando fama inversa de Adhemar de Barros: Se não fez também não roubou. Na sequência, pinta Maria Victória. Em que pese o meu particular respeito ao Tadeu, pagará pela sigla e Maurício, pela mentira sobre o próprio nome e pela rejeição ao do pai.

  18. Errar é intrínseco a pesquisas de opinião, que deveriam ser usadas apenas para consumo interno.
    Mas são usadas como peças de propaganda, e frequentemente manipuladas dentro da margem-de-erro, quando não fraudadas completamente.
    Imaginem então agora, em tempos golpistas, quando os pudores são deixados de lado sem pudor algum…

  19. Como as empresas não puderam despejar dinheiro nas campanhas, o IBETO entrou como peça de propaganda.
    Em também a RPCTV fez campanha descarada ao gordão!

  20. Trouxinha e merda caindo e existindo não tem diferença 🐵