Com arco e flechas, indígenas fazem ministro da Saúde “afrouxar a tanga” e recuar de maldades; assista aos vídeos

O ministro da Saúde Ricardo Barros (PP) foi alvo nesta quarta (26) de manifestações de indígenas em todo o país. Em Maringá (PR), onde o irmão do ministro, Silvio Barros II (PP), disputa o segundo turno, houve protesto e muita confusão em frente ao escritório político da família.

Com arco e flechas em punho e pintados para a guerra, os povos indígenas fizeram o ministro dos planos de saúde “afrouxar a tanga”, isto é, revogar a portaria 1907/2016, editada há uma semana, que retirava a competência ara a gestão financeira e orçamentária da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).

indigenas_barros

Barros também revogou a portaria 2141/2016, que revalidava a autonomia da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI’s).

A movimentação dos povos indígenas no centro de Maringá chamou a atenção e, com certeza, foi uma “ajuda” do ministro — a pá de cal — para enterrar a candidatura do irmão que tenta voltar à Prefeitura depois de 8 anos.

Veja a movimentação contra Barros em Brasília:

19 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. ‘Indio n~ao ‘e bobo n~ao…………………., agora n~ao tem essa de GRAVADOR, para

    cima dos Golpistas e Entreguistas…………………., de borduna e tacape……..!!!!!!

  2. MARINGÁ,

    Uma cidade que já foi bonita, planejada e arborizada.

    Quem passou por aqui nesses últimos meses tem se assustado, com cortes de árvores, avenidas inacabadas, e até o símbolo, a catedral, ficou deserta!

    Comercio desvalorizado, avenidas quase sem árvores, num clima extremamente quente!!

    A cidade foi transformada, e está muito feia!!

    Imaginem o que deve estar acontecendo na saúde desse país!

    Barros se preocupa com progressos, desmedido, sem árvores, sem vida.

  3. Alguém pode explicar a existência de uma Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI’s)? Já não exiate o SUS? Não cidadãos brasileiros?

    • Torne-se índio por uma semana e você vai responder às tuas perguntas de letra!!!!

      • Em vez de eu me tornar índio, o que você do índio deixar de ser índio?
        Mais uma pergunta, o índio quer ser índio mesmo, ou ele quer ser índio com as facilidades da sociedade civilizada?
        Mais uma, como é que os índios estavam protestando com roupas e faixas? Fizeram na floresta?
        Mais uma, foram à pé ou usaram veículos?
        Mais uma, falaram português?

        • olha cara, voce está precisando viver uns dias de pobre, como disse Lula. talvez uns dias como indico, como disse o Pedrao. quem invadiu as terras indigenas e provocou o exterminio de mais de 95% dos nativos fomos nós qua do chegamos ao Brasil. então temos uma divida eterna com os povos indiginas que devemos envidar todos os nossos esforços em minimizá-la, já que não temos como compensá-la, em absoluto.

          • Pura hipocrisia o que você esta falando!
            Pergunta simples quanto cada cidadão brasileiro deve para o índio? Você sabe dizer?
            Mais uma pergunta, quanto você já pagou para um índio que seja?
            Não pagou nada, então espera um pouco, antes de falar de divida histórica para com os índios e exigir que toda sociedade pague, dê o exemplo, venda tudo que você tem de para eles junto com seu salário! Faça isto primeiro, depois tente convencer os outros com esta baboseira se dívida historica! Se você nao fizer isto vc é só mais um hipócrita!
            Você não defende o índio bem o pobre, você quer que eles sejam índios e pobres para sempre! Eu não eu quero que todos os índios deixem de se índios e se tornem cidadãos brasileiros e possam crescer socialmente!

        • se voce não concorda com o cumprimento de convencões internacionais sobre os povos indígenas poderia viver num país totalitario tipo uma Coreia do Norte ou então numa brilhante nação terrorista e exterminadora de povos rivais como Israel. Asim seja.

          • Isso mesmo Registro e tem outra o fato de eles serem inseridos em nossa sociedade não os torna menos indígena. É muito fácil as pessoas arrotar em esse tipo de comentário do amiguinho aí mas nunca conheceu a realidade dentro de uma aldeia. Falta ao ser humano hoje em dia se colocar no lugar do próximo, calçar os seus sapatos antes de ter uma opinião formada

    • A Sesai e os 34 Dseis existem para garantir que a população indígena tenha atenção básica de saúde levando em conta suas diferenças culturais e garantir que esse atendimento chegue em suas aldeias que muitas vezes ficam em locais muito distantes. Esse processo ocorre dentro e nos modelos do Sistema Unico de Saude.

  4. Nem todos são índios. Sei de uma pessoa que recebeu dinheiro, hotel e tudo mais para participar de uma manifestação de índios em outra cidade nem sabia o que se tratava. Pior que ele não é índio e nem parente ou conhecido indígena tem.

    • entrega ele entao. ministerio publico serve para isso e aceita denuncia anonuma, em alguns casos. aproveita e apresenta as provas.

    • Amigo essa manifestação não foi realizada apenas pelos indígenas mas pelos profissionais que trabalham com eles também . Se o povo brasileiro tivesse a coragem e a raça que eles têm não estaríamos nesse fosso em que nos encontramos. Eles estão lutando pelos direitos deles e pelos nossos também é lhe garanto que não houve um centavo de dinheiro público usado para pagar estadia, portanto procure saber antes de falar.

  5. Boa noite..
    O estado do Paraná está dominado pelo PT…fora os professores e app onde todos são. Agora temos a Polícia Civil, os indigenas, os funcionários do HU de cascavel. Deverás tá dificil ser psdb-ptb-psc-pv-ps. Ou melhor, como é que os partidos, fora o pt, estão conseguindo eleger seus candidatos se todos são pt?
    Humm…muito estranho.
    Qualquer forma de protesto agora é PT?
    O que falta é leitura, cultura.
    Todos sabem dos podres dos políticos e ainda assim votam nestes? Piada de mau gosto

  6. Olha o que PT faz em maringá, baderna e quebradeira.

    • Maringá não tem PT. Só tem Moro!!!!!

    • Faz DNA no seu filho para ver se é de algum petista.

    • Vx deveria olhar o que esse governo golpista esta fazendo.. pessoas cono vc deve viver no seu mindinho hipócrita. ..e outra o problema não esta nos partidos e sim nos políticos. ..vou adiantar que esses políticos como ministro da saúde tem um vida regada de regalias…a custa dos impostos que pagamos..inclusiva às suas custas… e classe que luta pelos seus direitos e politizada ao contrário de pessoas como vc que é papagaio so repete o a mesna frase…