CEP, o maior do Paraná, é a 30ª escola ocupada contra Temer e Richa

estudantes_greve_cepO Colégio Estadual do Paraná, o CEP, o maior do estado, em Curitiba, foi ocupado na noite desta quinta-feira (6). Agora já são 30 as escolas tomadas pelos estudantes que protestam contra os governos do vice Michel Temer (PMDB) e Beto Richa (PSDB).

Segundo informações obtidas pelo Blog do Esmael, todos os setores do estabelecimento de ensino forma fechados. O CEP tem 5 mil alunos matriculados.

Quatro eixos motivaram a ocupação desta noite: 1- MP da reforma do ensino médio (Lei Alexandre Frota); 2- PEC 241, que limita o teto de investimentos na educação; 3- solidariedade aos professores que levaram mais um calote do governo Richa; e 4- contra a corrupção no governo do PSDB (Operação Quadro Negro).

O movimento de ocupação reforça a mobilização da greve geral dos educadores e funcionários públicos no estado. No próximo dia 17 de outubro, cerca de 200 mil servidores paralisarão as atividades contra Richa e Temer no Paraná.

30 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Professores com medo do esvaziamento de turmas? Jura que esse é o melhor argumento pra defender uma mudança arbitraria, se discussão? Pra construir os planos para os proximos 10 anos da educação municipal, estadual e nacional, levou-se 5 anos e agora querem no empurrar uma MP “guela a baixo” sem nem consultar quem mais interessa? Democracia pra que e pra quem? Quem chama estudante politizado de massa de manobra sem duvida nunca pisou numa sala de aula (ou melhor até pisou, mas na ditadura militar). Temos muitos jovens alienados, mas felizmente boa parte deles obrigou-se a politizar, diante de todas essas medidas arbitrárias de um plano de governo sem voto e antidemocratico.

    • Gleici (até seu nome é tendencioso) estudante politizado é o que aceita sem questionar a ideologia comunista certo? se questionar passa a ser alienado…essa é a visão crítica de vocês.

      • Exatamente. Ser politizado, para a esquerda, é ser de esquerda. E ser de esquerda significa não questionar os dogmas esquerdistas. Não pode ver a Globo, não pode ler a Veja, pois são influências nefastas para os cérebros puros dos esquerdistas. Tem que achar a Venezuela um modelo de pais bem resolvido, Cuba um paraíso e ter ódio mortal dos Estados Unidos, os imperialistas que comandam o mundo capitalista. Vocês são ridículos, pela pobreza de argumentos, pela falta de espírito democrático, pela total falta de sintonia com o contexto em que vivemos. Tanto é assim, que se confrontados fogem do debate. Por exemplo, qual pais espelha o modelo de vocês?

        • perfeito John, sempre a mesma coisa, a fala deles é batida e decorada, já vi vários debates com comunistas, quando postos contra a parede usam a técnica da gritaria de palavras de ordem, tal como demonstrado por George Orwell no livro “A Revolução dos Bichos” existem os porcos e as ovelinhas treinadas para repetir “coxinhas” “reacionários” “nazistas” e por aí vai..lamentável.

      • «Não acho que quem ganhar ou quem perder, nem quem ganhar nem perder, vai ganhar ou perder. Vai todo mundo perder.»

        [Dilma Rousseff, PresidentA do Brasil.]

      • Carlos! Se trata dos inteligentinhos! ESTÃO espalhados por TODA Curitiba. Tipo Ana Júlia etc. etc. etc.
        Veja aqui:

        OS INTELIGENTINHOS do PE-TIS-MO, DA SOCIEDADE CIVIL — estudantes, professores universitários, jornalistas, cineastas, blogueiros, cantorzinhos tipo Chico BUARQUE etc.

        Faça o favor! Num JANTAR DE INTELIGENTINHOS faça o seguinte:

        Chegue num jantar de inteligentinhos e, por exemplo, defenda a LAVA-JATO. Haha. Você vai VER o que vai acontecer com você, né? Vão olhar TORTO pra você achando que, de repente, você é dono de um banco, alguém assim! E não alguém que trabalha duro para sobreviver e, por isso, SEMPRE desconfia de quem não o faz.

    • GLEISI:

      Governo sem voto? Ele foi eleito junto com Dilma. E o PMDB ajudou muito nas milhares de prefeituras que governava e governa por esse Brasil a fora, — para ajudar a REELEGER a PresidentA InocentA…

      Veja aqui nosso amor:

      Prometo estar contigo na alegria e na tristeza PeTê, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, amando-te, respeitando-te e sendo-te fiel minha ilibada Mãe & meu amado CHEFE, eu PCdoB; eu de Universidade; eu o picareta-mór; eu PSOL; eu João💰 Santana preso 💶 pelo MORO; eu que sofri a Lavagem-Cerebral 🤕 do PT;
      eu ANA JÚLIA, 🦂 de 16 anos, — veneno de PT; eu artista da Lei Rouanet;
      eu o TAQUARA Buarque RACHADA; eu Coração-Valente [e que VALENTIA!];

      eu ATRIZINHA de TEATRO, e eu ISENTÃO em todos os dias de minha vida,

      até que a morte nos separe.”

  2. Alguns professores comunistas não querem a reforma pq ao terminar o primeiro ano do ensino médio, os alunos poderão escolher as disciplinas, que não são obrigatórias, com as quais eles mais se identifiquem. Os referidos professores estão com medo de que o esvaziamento das salas com as disciplinas que são consideradas chatas pelos alunos, leve o MEC a extingui-las definitivamente do currículo. Tanto os pais como os alunos, não estão sendo informados de que terão essa liberdade a partir dessa reforma, mas quando descobrirem a verdade, tenho certeza de que ficarão com ódio desses professores.

    • Sonia Freitas. Que argumento mais idiota emmm????

      • Você achou o argumento dela idiota porque não concorda com ela , só isso, estamos irremediavelmente divididos, metade do país não quer o que vocês querem, ou seja, não queremos que esse país vire uma república socialista, vocês terão que nos matar, a guerra civil já começou, basta o primeiro tiro.

  3. Capitão vai a merda.
    Simples.
    Fora Beto Richa VAGABUNDO! E toda corja de deputados da bancada do camburão (peleguedo).

  4. Estudantes, massa de manobra de partidos vermelhos faz anos. A maioria não sabe nem qual é o foco do protesto e a minoria esperta, é a liderança que nem estuda e sai direto para algum diretório político ser candidato, assessor, ou algo ligado a política. Serão politicos de “carreira”. Bem que fazem porque isso dá mais dinheiro do que trabalhar.

  5. Estudantes, massa de manobra dos partidos vermelhos faz anos. Este é o futuro do Brasil. A maioria não sabe nem porque está lá e a minoria que é o líder, vai sair da escola direto para algum diretório de partido político ou ser assessor, candidato enfim, virar politico de carreira. Bem que fazem…Dá mais dinheiro do que trabalhar!

    • Mari – Quem está sendo massa de manobra é vc. Incrível como tem alienados defendendo os tucanos. Não tem essa de vermelho não. Olha o que a tucanada e esse governo golpista esta fazendo????

      • Ninguém tá defendendo Temer não meu irmão, se quiser põe ele na cadeia também, agora o que vocês querem é um país de zumbis que segue idéias marxistas sem contestar, tudo bem, até entendo..desde que você me diga qual exemplo temos de seguir..URSS, Alemanha Oriental, China, Coréia do Norte, Venezuela, Cuba, Camboja. qual desses..e onde vamos começar a construir o muro para impedir que as pessoas deixem o país assim como fez a Alemanha Comunista, assim como faz a Coréia….o Comunismo e sua liberdade…

  6. Mas, só pra entender, qual é mesmo o motivo dessas manifestações e ocupações das escolas?

    • Como o Esmael publicou acima : “Quatro eixos motivaram a ocupação desta noite: 1- MP da reforma do ensino médio (Lei Alexandre Frota); 2- PEC 241, que limita o teto de investimentos na educação; 3- solidariedade aos professores que levaram mais um calote do governo Richa; e 4- contra a corrupção no governo do PSDB (Operação Quadro Negro).”

      • MOTIVO real GIOVANNA:

        Ocupações:

        1.
        Adolescentes porta voz manipulada (sem nem mesmo perceber — alguns… Outros são MILITANTES mirins mesmo) da UJS (União da Juventude Socialista — perceba as bandeiras brancas da UJS! Meio disfarçadas.). E do #Mais, dissidência do PICARETA & TRUCULENTO PSTU.

        2.
        “CAUSAR”. Devido ao fato do Governo ser o vice TEMER. Eleito pelos PETISTAS da Dilma. Raivinha mesmo, de menores de idade.

        3.
        Atrapalhar o ENEM e virar pauta na mídia mainstream. ¡É claro!

        4.
        Divertir mesmo. É GOSTOSO acampar em uma escola. Fazer piquenique, quando se é adolescente.

        5.
        Ter a oportunidade de LAVAR BANHEIRO. Cozinhar. Varrer escola etc, pela 1ª vez.

        6.
        FUMAR MACONHA (alguns) TRANQÜILO. Longe de casa. Por 20 dias!!! Um mês… Conhecer mulhers interessantes.

        7.
        Umas férias. Não ter aula por um tempo é bom demais!

    • Mudança do Ensino Médio, sem discutir com a Sociedade. Calote no pagamento de Janeiro/2017 o que foi prometido em 2015. Falta de Merenda ( provável diminuição da Agricultura Familiar de 30% para 20% ), Diminuição do repasse do fundo rotativo….

    • Tucanos e sua inteligência genial! Eu não tenho tempo mas alguém poderia desenhar pro Capitão, o defensor incansável do Temer e do Beto Richa?

    • Se vc não sabe acredito que deveria se informar. Que planeta o sr vive????Não consegue ver o que está acontecendo no seu país???

  7. Com a absoluta certeza, ai no meio tem inúmeras pessoas e familiares que votaram no PT e Richa, agora querem mudar com pressão, temos a maior arma que é o titulo de eleitor, mas pelo que vi não aprendemos a votar, só ver o resultado das urnas para prefeito e vereadores por este país quantas tranqueiras, analfabetos, corruptos, que estarão no poder em 2017!!!!

    • Olha mas infelizmente muitos não nos representam, não representam nossos votos, infelizmente a maioria dos alunos são menor de idade ou seja não podem votar, com isso pagamos o pato por pessoas que não sabem votar, pessoas que não tem senso crítico, pessoas IGNORANTES como diria o grande filosofo Aristóteles (idiotes) ou melhor IDIOTAS!
      Temos que sair nas ruas mesmo, temos que protestar sim, afinal nós jovens somos o futuro do Brasil, não podemos ver tais coisas acontecerem e ficarmos de braços cruzados.
      se não fizermos agora lá na frente não vamos obter resultados e continuara a mesma coisa, assim como aconteceu nos anos anteriores vamos continuar a ser escravo do parlamento. temos que nos impor, somos a maioria, nós escolhemos quem sai e quem fica, basta nos comunicarmos melhor e trabalharmos juntos.
      FORA TEMER, FORA RICHA!

      • ISABELA BIRK, faça o seguinte:

        Repare que coisa mais ELEGANTE. Visualize a IMAGEM: veja:

        EM SILÊNCIO:

        Não precisa falar NADA. Em silêncio, leve seu cartazinho ao açougue, quando for comprar carne. Levante seu CARTAZINHO na fila, vire-o para um lado e, depois, vire para o outro. Levante bem alto seu cartazinho de Fora Temer; para que todos o VÊEM!

        Escreva, também FRASINHAS no G+; no FACEBOOK ; no Twitter.

      • Senso crítico de vocês significa seguir cegamente as emboloradas teorias marxistas..senso crítico….desde que a crítica seja a favor do socialismo bolivariano….fica um dia sem papel higiênico em casa em solidariedade ao povo venezuelano pelo menos..

  8. EM SILÊNCIO:

    Não precisa falar NADA. Em silêncio, leve seu cartazinho ao açougue, quando for comprar carne. Levante seu CARTAZINHO na fila, vire-o para um lado e, depois, vire para o outro. Levante bem alto seu cartazinho de Fora Temer; para que todos o VÊEM!

    Escreva, também FRAZINHAS no G+, no FACEBOOK, no Twitter.

    • Xiiii e agora pmdb e psdb, dem … Com letras bem minúsculas, como é que vai ser?

      Reformas arbitrárias que punem ao invés de garantir e acrescentar beneficios, calotes, pacotes, entreguismos insuperáveis, insatisfação geral e a culpa só pode ser das estrelas.

      Vcs estão governando para QUEM?

    • E abrem a boca para falar de democracia! Porém todas as atitudes são contra! Temer é o vice que assumiu quando Dilma foi deposta! Ou seja, a opinião, a ação do povo brasileiro não merece respeito? Ou seja para colocar o PT no poder, vale todo tipo de esbornia? Alunos tocando escolar? Estou esperado o fechamento de hospitais, escolas primárias, delegacias de polícia. .. Enfim o negocio é forçar uma guerra civil e tomar o país a força! Meter o PT guela a baixo do Brasil, amordaçar o povo e implantar a ditadura Lula!
      E chamam de ignorantes quem não aceita isso!

      • Maria Eloina, a ocupação é uma forma de manifestação inclusive garantida por lei. Sou absolutamente antipetista mas principalmente porque o PT representa um projeto de conciliação de classes que predominantemente beneficia as elites. No entanto, o regime que vivemos é tão direitista que chamamos até um partido que não é nem social-democrata de “esquerda”.

        Aliás, não existe democracia no capitalismo. Onde manda o mercado não pode haver autonomia política! Eu não digo FORA TEMER ou FORA RICHA em momento algum. Prefiro logo estender um FORA TODOS a essa “democracia direta do capital”, nas palavras do geógrafo Carlos Vainer.