Campanha negativa da velha mídia afastou um terço dos eleitores da política

doria_grecaOs números finalizados nas urnas de todo o país trouxeram um dado que a sociologia política já sabia: um terço dos eleitores ou não compareceram, ou votaram nulo ou em branco nestas eleições.

Só para que o leitor tenha um parâmetro, 30,22% dos 1.284.204 eleitores de Curitiba – o que equivale a 360.340 pessoas – deixaram de votar nestas eleições.

A título de comparação, o candidato Rafael Greca (PMN) obteve no primeiro turno 356.539 votos, ou seja, 28% do total (no entanto, o TSE só computa os votos válidos, portanto, Greca atingiu 38,38%).

Na capital paranaense, foram 211.952 abstenções (16,44%); 96.901 votos em branco (4,78%); e 51.495 votos anulados (9%).

O fenômeno da descrença com a política não foi uma exclusividade curitibana. Em São Paulo, o índice de eleitores que deixaram de votar ainda foi maior: 38,48%, que representam 3.096.304 abstenções, votos brancos ou nulos.

Não há dúvidas de que a renúncia ao exercício da cidadania tem a ver com a campanha negativa da mídia contra os partidos e os políticos. Essa despolitização, por exemplo, ajudou na vitória do poste João Dória (PSDB), em São Paulo, que se apresentou como “apolítico” no processo eleitoral.

O tucano foi eleito de forma inédita no 1º turno com 3.085.187 votos, portanto, com menos votos que os inutilizados no sufrágio deste domingo (2).

É clássica a máxima segundo a qual as pessoas de bem deixam de gostar de política para que as más [intencionadas] façam por elas. Ou seja, a mídia joga na descrença das pessoas para que seus barões continuem dando as cartas marcadas nesse jogo de interesses [econômicos].

Ou seja, a velha mídia presta um desserviço à democracia e ao exercício pleno da cidadania.

Segue o baile.

31 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Tudo culpa da mídia!?!
    Tivemos 33,33% de abstenção, e poderemos chegar a 50% de abstenção declarada
    pelo eleitor através dos votos brancos e nulos, ajudada pela abstenção disfarçada,
    através das justificativas eleitorais do voto.
    A culpa é dessa “naba” de voto obrigatório.
    Pelo direito de voto facultativo e voluntario, já!
    Talvez o índice de participação popular até melhore, e a qualidade também.

  2. E vai só crescer neste segundo turno. Pois ninguém mais credita em político e política no Brasil.

  3. venho nesse blog só pra dar risada das materias, é o melhor blog de humor do Paraná, petralhado e mamona ao extremo.

  4. Candidatos a prefeito que tiveram o apoio da ex-presidente Dilma Rousseff não conseguiram se eleger.

    Raul Pont (PT), em Porto Alegre, Jandira Feghali (PC do B), no Rio de Janeiro, e Alice Portugal (PC do B), em Salvador, não alavancaram a sua candidatura com a presença da petista, que teve o mandato cassado após um processo de impeachment em agosto, em suas campanhas.

    Atual prefeito da capital gaúcha, Pont tinha 22% de intenções de voto, segundo pesquisa Ibope, antes de sua campanha veicular vídeo de apoio de Dilma durante propaganda eleitoral na TV, no dia 16 de setembro. As informações são da Folha de S. Paulo.

  5. A leitura da política pela população está mudando. Até o filho do “honesto e inocente” Lula perdeu a reeleição para vereador em São Bernardo do Campo.

  6. as fezes alimentares consumidas pelos bolsoes da ignorancia exibidas na tela da rede esgoto que proibe os acefalos de pensar e ter opinioes e vibrar com as medidas escravocratas contra o soberania de um pais que esteve conforme os indicadores de economia relataram e incluindo o pais num inedito patamar de crescimento.pessoas que se aliaram a esse modelo retrogrado ignorando que tambem tiveram seus beneficios em funçao do governo que ha de deixar saudades,quem viver vera.

  7. Se o problema era o PT ,então tudo esta resolvido entra quem quer seja entra tudo esta maravilhoso ,se a vos do povo e a da maioria ,está Ótimo.como diz o ditado o povo tem o governante que merece ????????????????????…todos ficha limpa e vão ser em sua grande maioria DIPLOMADOS,pela justiça ELEITORAL.bem Democrático

  8. A CRIMINALIDADE NO PAIS VAI AUMENTAR: OS PETISTAS ESTÃO PERDENDO A MAMATA NO GOVERNO. ALGUNS POUCOS VÃO SER PRESOS, MAS OS QUE FICAREM SOLTOS VÃO TER QUE VOLTAR A ROUBAR NA RUA MESMO.

  9. E o Pelé tem razão,o povinho BURRO. paulista, republiqueta de curitiba, porto alegre,
    bahia, etc., merecem cada chicotada no lombo que levarem.

    • Vá para a Venezuela, para Cuba, para Coreia do Norte, onde sua ideologia adolescente é aplicada. Lá você vai ser feliz.

  10. Depois dos 52 minhões de VOTOS FURTADOS no anos de 2016 a tendencia e aumentar o quantitativos de votos BRANCOS, NULOS e ABSTENÇÕES ! Podem os políticos PROFISSIONAIS se preparando daqui 2 anos vai chegar a mais de 50% de votos NULOS BRANCO e ABSTENÇÕES. e daqui 4 anos 70%

  11. Esse seu raciocínio distorcido não se aplicaria ao PT. O eleitor que deixou de comparecer, votou nulo ou em branco é o anti-PT. É um protesto contra o modelo político vigente no país e os 13 anos de barbaridades realizadas por este partido. Se comparecessem, a surra nos petistas seria ainda maior. E deixe de ser infantil Esmael e ficar culpando os outros pelos erros alheios. O PT é o culpado maior por muito do que estamos vivendo no país. Gente desqualificada e desonesta que empurraram o país para uma das maiores crises de sua história.

  12. Triste agora é aguentar o Richa com cara de “vencedor”. A justiça precisa atuar de forma firme em relação a este caboclo.
    Acredito também que o Greca atingiu seu teto. Provavelmente o Leprechaunt saia vitorioso.

  13. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk tchau queridos, requiao se fodeu, veneri se fodeu, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Agora é sua vez de se foder … parabéns … e nem vem que quero mais que os curitibanos se fodam … de verde e vermelho … kkkkkk …

  14. E os que compareceram não votaram no PT. Bom sinal, significa que o leitor está cada vez mais crítico e consciente.

    • é a última chance do PSDB, começar por baixo dps dos massacres das últimas eleições. Eu duvido que façam alguma coisa pois a filosofia é testada, velha e sabemos onde dá.

  15. GUGA QUE PARIU….

    Realmente é preocupante essa despolitização…. mas o maior culpado é o petê…

    arruinou uma economia que caminhava bem com o tal populismo bolivariano que mais cedo ou mais tarde dá zika… o que adianta ficar dando esmola para a classe c…d se a classe b tem que pagar a fatura… isso é insano… sem contar os desvios absurdos… 12 milhões de desempregados gera muita insegurança no país.
    conheço muitas pessoas em dificuldade, tento ajudar na maneira do possível… mas é muito complicado e triste.

    DÁ-LHE RAFAEL GRECA.

    • Fica tranquilo, ratazana, digo, texugo, o seu presidente já vai completar 6 meses no governo e tudo está indo às mil maravilhas. O seu governador também está indo que é uma beleza. Pra completar, talvez o prefeito de Curitiba seja aquele que sente nojo de pobre. Então, ratazana, digo, texugo, pare de encher o saco e vá comemorar o seu Brasil que, há cinco meses, não para de melhorar. Quá! Quá! Quá!

      • O resultado das eleições já é um bom sinal de que a recuperação vira em breve. Os maiores pilantras do país foram afastados dos cofres públicos. O Temer, que você gosta tanto de citar, foi eleito com o seu voto, não com o meu. É um bosta, mas 1000 vezes superior ao que tínhamos. A hora dele também vai chegar, mas pode ter certeza que perto do Lulla, Zé, Palocci, ele é um santo. A quadrilha do PT foi responsável pelo maior caso de corrupção do mundo moderno.

      • zé ruela e/ou pilantra …. macumba…. que se lasque…

        Também não elegi o temer, pois votei na Marina… mas é perceptível a melhora na economia, diferentemente da rinoceronte bravio presidenta.
        em relação ao governador do Paraná, ele é melhor que aquelas joias petistas que governaram o Rio Grande do sul e QUEBRARAM o estado…
        Engraçado que se vc se posicionar contra o petê o escracho é certo…
        corja cegueta… O Greca com certeza será melhor que o atual.

        • Está votando bem hein?! kkkk

        • Como é que é? E o Richa não quebrou o Paraná? Conte outra!!

        • Badger Honey em que país você vive para começo de conversa? Não teve melhoras na economia ou você acredita em Papai Noel?
          O Brasil está passando pela maior crise política institucional e as urnas neste primeiro turno já deram as respostas. Muitos votos nulos, brancos e abstenções. Isso significa que o povo não mais acredita em políticos e pós eleições acredito que sua opinião vai ser outra em relação ao nosso desgoverno estadual que só não apareceu o rombo devido ao maquiamento.
          E vamos parar com está história de que as críticas são escrachos. Aqui ninguém é bobo para ficar achando que o Paraná é oitava maravilha do mundo.
          E digo mais, nem PT, PMDB e PSDB, muitos menos os nanicos satélites destes três partidos.
          A saída é uma polarização em dois partidos. Um de esquerda e outro de direita ou um com tendências mais populistas e outro menos populistas.
          Mas que ambos os partidos sejam voltados ao bem estar de todos.
          Só não vamos enaltecer quem não merece como Richa e Cia que ai é BURRICE.

        • Socorro! Os gringos estão me atacando! Quá! Quá! Quá! O John Mimimi (deveria ser açougueiro porque só sabe encher linguiça) e o ratazana, digo, o texugo melado (quem melou o texugo?) adoram os americanos. Eles fingem que são cidadãos americanos já que o Dallagnol disse que nos Estados Unidos todo mundo é honesto porque os colonos que foram pra lá eram honestíssimos enquanto os portugueses que vieram para o Brasil eram bem safados. Confesso: faço parte dessa cambada de brasileiros que se formaram a partir dos portugueses degredados, dos escravos negros, dos índios e, no meu caso, de judeus que vieram pro Brasil pra escaparem da Santíssima Inquisição e aqui, com cagaço, mudaram de nome e de religião. Desconfio que o Badger Honey e o John Miami formam um belíssimo casal homoafetivo (nada contra, ao contrário) tamanha a identidade nos pontos de vista e nas imbecilidades que escrevem. O John chega a dizer que o Temer é um santo! O único “santo” de que ouço falar na política é o “Santo” tucano que recebeu uma bolada da Odebrecht. Quá! Quá! Quá! O Temer não é o “Santo” nem tucano mas também recebeu uma bolada. E o Badger, como sempre, vem com suas afirmações categóricas mas mentirosas. O desinformado diz que os governadores petistas quebraram o RS. Besteira, ou melhor, bullshit! O estado gaúcho gasta mais do que recebe desde quando o governador era o arenista (o braço civil da ditadura militar) Sinval Guazzelli. Os governadores petistas souberam administrar a encrenca que é a dívida do RS já, o atual governador, incompetente como é, deixou a bomba explodir. John and Badger, continuem puxando o saco do Temer, do Beto Richa e do Greca, vocês merecem. Quá! Quá! Quá!

    • Faça-me o favor, Esmael. O que tem o … com a calça se a cueca está no meio?

      Dá-lhe, Leprevost.

    • AS 10 MENTIRAS SOBRE O PT QUE A IMPRENSA GOLPISTA ESTÁ PUBLICANDO:
      1ª-Dória não venceu Haddad em SP, mas a Lava Jato (Operação Boca de Urna) quem o venceu;
      2ª-Dilma e Lula fizeram aumentar a votação dos candidatos que apoiaram enquanto Aécio, Richa, Fhc… só fizeram diminuir.
      3ª-O candidato mais vitorioso dessas eleições é um PETISTA e não TUCANO. Ele, que apesar de ter feito campanha sob perseguições midiáticas, conseguiu a maior votação da história na capital do Brasil com votação superior a 3x ao segundo colocado, passando a ser PRESIDENTE DA CÂMARA e principal opositor a Dória.. Este cara chama-se Eduardo Suplicy,
      4ª-Lula não saiu derrotado, mas sim muito, mas muito vitorioso pois quando passou a fazer campanha ao Haddad já na reta final de campanha, ainda conseguiu fazê-lo superar nada menos que o candidato da Tv Record, o todo PODEROSO e defensor do consumidor, Celso Russomanno, a parceira de partido do Temer, Marta e, por 2% dos votos não levou Haddad para o segundo turno. Mas é sabido por todos que Dória usou um discurso mentiroso na campanha ao afirmar que não é político sendo que ele é filiado ao PSDB desde 2001 e cabo eleitoral do partido. E também porque prometeu não receber salário como prefeito. MAS CÁ ENTRE NÓS: Dória vai trabalhar de graça? ME ENGANA QUE EU GOSTO!!! Ou vai só engordar a conta de suas empresas?
      5ª-É mentira que o apoio de Dilma fez seus candidatos perderem, pois ela só deu apoio a candidatos com pouca expressão política como a Jandira Feghali, por exemplo, que só não caiu mais nas pesquisas graças às forças da ex-presidente.
      6ª- O PSDB não saiu o mais vencedor porque sabemos que o juiz Sérgio Moro foi quem o ajudou prendendo seus adversários em plena campanha. Tanto que o Moro foi visto diversas vezes em reunião com o Dória mas nunca com nenhum petista.
      7ª-Temer teve de mentir o horário para votar porque uma multidão o aguardava com protestos enquanto Dilma foi recebida no local de votação com FLORES e APLAUSOS de muitos fãs.
      8ª-Apesar da CHUVA de perseguição midiática e golpista, Lula conseguiu levar seu candidato da capital de PE ao segundo Turno e a eleger em primeiro turno na capital do Acre.
      9ª-Também é mentira que o PT se saiu mal no RS porque diversas cidades grandes desse estado tiveram petistas eleitos graças à força de Dilma.
      10ª-A Globo mentiu e distorceu a verdade sobre as doações das empresas de Dória em sua campanha porque se falasse a verdade como falaria se o candidato fosse do PT, certamente o tucano seria derrotado até para o Russomanno.