Estudantes falam da ocupação das escolas na Assembleia Legislativa do PR

Transmissão ao vivo encerrada

Estudantes utilizaram a tribuna na Assembleia Legislativa do Paraná para explicar as ocupações de escolas. “A nossa única bandeira é a educação, apartidária”, disse Ana Júlia uma das líderes do movimento no Colégio Estadual Senador Manuel Guimarães, o SESMAG, em Curitiba.

A estudantes rechaçou que a violência banalizada tivesse alguma relação com a luta pela qualidade do ensino público.

O discurso da estudante do SAFEL humilhou os deputados, que ficaram atônitos com o que não esperavam ouvir de uma menina de apenas 16 anos. Ela deu uma verdadeira aula de cidadania aos parlamentares.

Leia mais sobre o tema:

Estudante de 16 anos defende legitimidade de ocupações e humilha deputados; assista ao vídeo

estudantes

18 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Ana Julia, Curitiba:

    == Frases decoradas ==

    Educação no Sul:
    LAVAGEM-CEREBRAL do Petismo: delicada e suave (como uma flor de maio); ardil, “Danoninho vale por um bifinho”; a velha frase-publicitária “Não Vai Ter Golpe”; frase-pronta; “Fora Temer”; chavão, guerrilha virtual, Ersatzbrot, arrogância, patrulhamento ideológico, papo-furado, frase-feita, manipulação de pessoas no dia-a-dia, estereótipos publicitários, populismo, picaretagem pensada & elaborada — eis aqui em algumas palavras a essência do PT, utilizando-se de obnubilação e ilusionismo

  2. Minha gente, abram os olhos, é exatamente isso que o governo quer de todos nós: que um lute contra o outro para que eles possam agir na surdina. Vocês acham mesmo que o governo imporia algo que os desfavorecessem ? Ora eles tinham em mente que isso viria a acontecer : alunos reivindicariam seus direitos de alguma forma: no caso, ocupando escolas (um patrimônio público que está aberto à todos, mas que devido a ocupação está fechada àqueles que são contra o movimento e querem voltar para escola e usufruir daquilo que é também um direito seu), e por conseguinte levantariam-se divergências entre alunos, pais, professores e a sociedade em geral. Não bastando isso, está sendo timidamente encaminhada ao senado a proposta de emenda à constituição, que congela os gastos públicos e que, da mesma forma, está causando uma dissenção entre a população: onde uma parte se opõe ao lado da comunidade escolar (o único grupo que está protestando contra a pec além de suas outras objeções) e a outra defende, por falta de informação ou esclarecimento, a legitimidade de tal proposta, pois ambas a reforma e a pec foram lançadas simultaneamente ofuscando, para um e para outro, a finalidade de cada uma. Está separada, então, a sociedade em dois grupos: um que está contrário às manobras do governo e o outro que está contra a ocupação dos estudantes e quaisquer que sejam suas reivindicações. Dessa forma a sociedade se encontra dividida, fraca e vulnerável às artimanhas do governo. Portando o objetivo de nossos representantes está sendo atingindo com a ‘permissão’ de todos nós: daqueles que brigam entre si para defender seus interesses e ignoram o fato de que a união faz a força e daqueles que são a minoria e que por está razão nada podem fazer se não presenciar o governo se alimentar do fruto desta colisão.

  3. Primeiro parabéns à estudante por sua coragem e sinceridade. Sabiamente Ana Júlia diz que está aberta ao diálogo. Isso, notoriamente, a faz crescer. Então vamos ao diálogo. O partido que mais falou sobre orçamento participativo, gestão participativa, etc. foi o PT. Porque nesses últimos 15 anos a reforma participativa do ensino não foi discutida e implantada? – Entendo que na sua juventude Ana Júlia não tenha compreensão ampla dos mecanismos socioeconômicos, por isso ela não percebe que estamos em um estado emergencial. Ana deve analisar a Venezuela para perceber que o Brasil estava a alguns passos desse caos. Estamos em emergência. Quanto a morte do estudante, sim o ECA afirma; Mas quem impediu o estado de agir? Quem está afrontando o Estado? Ana Júlia tem idade para se responsabilizar por seus atos. O seu movimento tomou o lugar do estado à revelia. Ana Júlia abriu espaço para sua carreira política. Mas não será diferente dos que aí estão se não assumir suas responsabilidades, que é o que essa gente faz; A culpa sempre é dos outros. – Por fim não é recente o pensamento a seguir: “Um homem que não seja um socialista aos 20 anos não tem coração. Um homem que ainda seja um socialista aos 40 não tem cabeça” (Georges Clemenceau). – Ainda em tempo, seu movimento não aceita contestação. É radical e engrossado por militantes profissionais como os do MST.

  4. Júlio, ninguém está usando seu filho e o movimento não é político. Eles querem estar lá. Aliás, duvido que você seja pai de adolescente.O MP não está proibindo as manifestações e você é ou um débil ou um comissionado do Richa. Vai se catar.

  5. Pais, estudantes, professores – é hora de DENUNCIAR o uso de menores em atividades políticas e o perigo que isto representa. Manifeste-se! Denuncie à MPF, MPE, Conselho Tutelar e Secretaria de Defesa dos Direitos do Adolescente. Veja modelo de denúncia e meios de denunciar em http://www.normaslegais.com.br/jur/modelo-de-denuncia-ocupacao-escola-publica.htm

    • Em relação a PT; UJS; PCdoB; PSOL; Tiazinha Dilma; João Santana; Freixo; Tiãozinho Requião. Eis aqui:

      Mídia & Comunicação: O PT se utiliza muito de marketing que maneja frases-clichês e marcantes, tal qual: “minha casa, minha vida”; “Pronatec” etc. etc. (todas essas frases petistas «soam» bem, com boa emissão sonora e quase semelhante a rima interpolada e rica. Melodia aos ouvidos.).

      O PT é tal qual (porém mais dissimulado) Ciro Gomes… Adota um discurso…, mas, imediatamente um pouquinho ali à frente, muda a direção e o sentido, para confundir e deixar os ouvintes e leitores com a mente confusa… Tática de guerrilha. Assim também seus Satélites: PCdoB, PSOL, UJS (União da Juventude Socialista). Fiquem atentos. O PT é truculento. Trata-se de ILUSIONISMO. Dilma está cansada?, Moro é picareta? Tolices. Pura narrativa, para o pessoal oposto parar de agir pragmaticamente para o justo afastamento da pupila de Lula, devido a incapacidade dela de governabilidade e ineficácia republicana. E também para envergonhar quem é contra-PT (utilizam se de «shaming»).

      Eis aí a Petê:
      Pregação ideológica; ardil, “danoninho vale por um bifinho”; “fora-Temer”; frase-pronta, antiga frase publicitária: “NÃO VAI TER GOLPE”; chavão, guerrilha virtual, Ersatzbrot, manipulação suave e dissimulada; arrogância, patrulhamento ideológico, papo-furado, frase-feita, Lavagem-Cerebral; manipulação de pessoas no dia-a-dia, “coca-cola dá mais vida”; estereótipos publicitários, populismo, satélites petistas em torno; picaretagem pensada & elaborada — eis aqui em algumas palavras a essência do PT, utilizando-se de obnubilação e ilusionismo.

  6. Parabéns Cidadã Ana Júlia Ribeiro. Tenho orgulho em descobrir Brasileiros como você. Que lutam pela cidadania, respeito e dignidade. Continue assim. Seu discurso fez sucesso porque é verdadeiro. Com seus dezesseis anos você é uma das Pessoas mais maduras que já ouvi falar. Esse caminho que você escolheu já está te dando e vai continuar a te dar muitas justas conquistas.

  7. TENHO ASSISTIDO VÁRIOS VIDEOS COMO ESSE PELO BRASIL, DESSA NOVA JUVENTUDE, SÃO ELES QUE DIRÃO PARA AS FUTURAS GERAÇÕES, QUEM FORAM VOCÊS NA HISTORIA, TRAIDORES DA NAÇÃO, ENTREGUISTAS, PILANTRAS! JUDICIÁRIO, EXECUTIVOS E LEGISLATIVOS, TODOS!

    A vida não será fácil, para os aproveitadores, para aqueles que pensam que todos vão levar um vida de gado obedecendo o estado autoritário recém nascido pelo golpista TEMER E QUADRILHA com a camiseta da CBF, discursando sem ler script e teleprompter como o Deputadinho apresentador de TV que estava presente e vestiu a carapuça, da mão suja de sangue, ela contornou a situação muito bem, e jogou com mais categoria ainda no colo dos dePUTAdos, ao invocar o Estatuto do adolescente, CHUPA BANDO DE VENDIDOS, COMPROMETIDOS COM AS ROUBALHEIRAS DO ANALFABETU HITLER, BANCADA DO CAMBURÃO, VERMES!!!

  8. Marcelo…me desculpe, mas esse discurso veio de uma adolescente que conhece muito bem o que é educação.Soube pedir desculpas no momento certo e não se intimidou com o tom grosseiro de um homem experiente e representante dos paranaenses. E com relação a ocupação, talvez seja uma minoria sim.
    Mas a maioria é como vc…..acomodado e não visualiza a importancia que os estudantes são para o futuro da nação.

  9. Um País democrático é quando a maioria decide, vcs não representam a maioria, querem parar escolas sem a maiorias dos alunos estarem de acordo isso é uma forma de infirngir a lei…escola partidaria é forçar alguém aceitar uma forma de pensar e não ter opinião própria….Esse discurso é uma afronta aos brasileiro de bem

    • Pais democrático é quando a maioria decide então porque só alguns tem que decidir sobre a reforma na educação? Será que você sabe o que é maioria?

  10. E vc foi treinada pelo seu governador playboy rola bosta
    mal educado é o traira a velha raposa que não deixa a menina concluir o comentário
    mal educado é vc doutrinada e paga com salario de comissionada para falar merda a mando do patrão
    mal educado pra vcs é qualquer um que pensa diferente que vc que ganha o salario gordo pra difamar a mando do chefe

  11. Menina mau educada que não respeita os parlamentar. Desde quando um deputado anda com a mão suja? Quem anda de mão suja é mindigo e a turma da mortandela. Ela deve ser mais uma daquelas estudante que foi trenada pelo Pt da Cut.

    • VTNC idiota.

    • Menina muito inteligente, só falou a verdade, isso não é humilhar, o povo é que é humilhado sempre por esses políticos incompetentes, que sentam a Bunda nas cadeiras da assembléia, mas só votam ou apresentam algo que interessa apenas a eles, e se tivesse estudado na mesma escola que ela estuda e comido mortadela, talvez escrevesse um português mais correto

    • Se todo jovem mal educado for que nem essa, mais jovens mal educados. E para quem não sabe os parlamentares, na sua representatividade de Estado, tem a obrigatoriedade de cuidar e defender crianças e jovens. E ela brilhantemente cita isso na sua fala. Enquanto ser mortadela ou outra bobagem qualquer, não percebi isso no seu discurso, vi uma jovem que dar de 10 em muitos que se comportam como alienados que seguram bandeira partidária ou contra, enquanto p país é saqueado.

  12. Aguardando 1o comentário fascista.