Ana Júlia, 16 anos, o símbolo das ocupações de escolas no Brasil

ana_juliaO governador Beto Richa (PSDB) e o presidente ilegítimo Michel Temer (PMDB) têm motivos de sobra para perder o sono, pois o forte movimento de ocupação das escolas no Paraná e no Brasil ganhou uma cara: Ana Júlia Ribeiro, de 16 anos, estudante do Colégio Estadual Senador Manuel Alencar Guimarães (SESMAG), de Curitiba.

O contundente discurso que Ana Júlia fez nesta quarta-feira (26) na Assembleia Legislativa do Paraná chamou a atenção para a luta dos estudantes contra a reforma do ensino médio (MP 746) e o congelamento de investimentos na educação por 20 anos (PEC 241).

A adolescente de apenas 16 anos, mesmo emocionada com a morte de um colega de ocupação, conseguiu da tribuna do legislativo estadual enquadrar velhas raposas da política, deputados com vários mandatos, mostrando articulação e conhecimento de cidadania e direitos. Ela deu uma verdadeira aula que, pela contundência, humilhou os parlamentares que um dia antes tentavam criminalizar o movimento das ocupações.

“Vocês estão aqui representando o Estado, e eu convido vocês a olharem a mão de vocês. A mão de vocês está suja com o sangue do Lucas. Não só do Lucas, mas de todos os adolescentes e estudantes que são vítimas disso”, disparou Ana Júlia quando discursava no púlpito. A reação do presidente da Casa, Ademar Traiano (PSDB), foi de pronto: “Aqui você não pode agredir o parlamentar”. Ela pediu desculpas, mas seguiu disparando: “Eu peço desculpas, mas o ECA [Estatuto da Criança e do Adolescente] nos diz que a responsabilidade pelos nossos adolescentes, nossos estudantes é da sociedade, da família e do Estado.”

Nesta quinta, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou para cumprimentar Ana Júlia. Ela diz que não quer que as ocupações se confundam com os partidos, embora não seja contra eles. “A nossa bandeira é a educação. A nossa única bandeira é a educação”, repete a estudante.

Na segunda-feira (31), Ana Júlia e a colega Nicoly Moreira do Nascimento, 15 anos, do Colégio Santa Felicidade (SAFEL), viajarão para Brasília onde participarão da Comissão dos Direitos Humanos do Senado (CDH) por inciativa das senadoras Ana Júlia (PT-PA) e Gleisi Hoffmann (PT-PR).

O movimento de ocupações de escolas no Paraná e no Brasil, portanto, agora tem um rosto, uma cara, um símbolo. Menos de 24 horas depois do antológico discurso de Ana Júlia, estudantes que haviam deixado as ocupações reocuparam escolas no interior do estado — a exemplo do que ocorreu hoje em Pato Branco, região Sudoeste.

63 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Legal, legal… parei no “ilegítimo”.

  2. Me desculpe ,mais não me orgulha não, Graças a Deus que meu filho pensa por si mesmo estuda todos os lados da questão procura ver o que significa as coisas em todas as direções não fica preso num só pensamento,estudou a PEC sabe das necessidades sabe também que se fosse o PT ou qualquer partido de esquerda que tivesse tentando aprovar estaria batendo palmas, ser contra sem embasamento não me orgulha

    • A ANA JÚLIA e um 🦂, disfarçada de CORDEIRINHA…

      Fiquem atentos…

      [🦂 Do PT… Já tem 16 anos, veneno perigoso…]

  3. Essas ocupações pra mim é conversa pra boi dormir. Essa esquerda de merda é tão suja que não perdoa nem corrupção de menores!

  4. Os covardes continuam a usar adolescentes para fazer seu trabalho imundo. Borracha e lacrimogêneo nesses vagabundos!

  5. Os comunistas mais uma vez botando moleques para fazer o seu serviço imundo, covardes. Marighela já dizia em seu manual de terrorismo o quanto os jovens são úteis ao movimento, agora vem os circenses comentaristas defender essa pirralha aqui enquanto aproveitam para fazer desses imbecis úteis massa de manobra e bucha de canhão. Quero o quão corajosos são quando a opressora e gloriosa PM e sua tropa de choque entupir os pulmões desses coitados com gás lacrimogêneo, os ratos da UBES, UNE, UJS e demais roedores dos esgotos vermelhos vão ser os primeiros a abandonar a molecada revolucionária.

  6. As crianças tornaram aviõezinhos do PT…onde esta a ECA????

  7. 10 min perdidos na minha vida

  8. So passei aqui pra ver os comentário sem logica e sem cabimento..A verdade é so uma primeiro sobre a PEC 241 é a melhor coisa depois do REAL porque o brasil ta no funco do poço Rio de janeiro e Rio Grande ta quebrado…acho ate que nao vai ter dinheiro para paga os aposentado e dai en diante pode ficar pior …..se nao aprovada ate o bolsa familia vai entra na lista entao que tem essa vantagem vai temq trabalha….para vcs que tem os beneficio pode prepara…agora sobre a menina que foi fala la ta parecendo coisa politica ate porque nao falo nada com nada so bla bla bla nao falo que o brasil ta quebrado como poderia melhora entao blb bla bla falar que é ruim todos fala ate porq os deputado senador esse que a populacao coloco la vao receber seu salaria….

  9. Ana Julia, Curitiba:

    == Frases decoradas ==

    Educação (ideologia do Petismo):
    LAVAGEM-CEREBRAL do Petismo: delicada e suave (como uma flor de maio); ardil, “Danoninho vale por um bifinho”; a velha frase-publicitária “Não Vai Ter Golpe”; frase-pronta; “Fora Temer”; chavão, guerrilha virtual, Ersatzbrot, arrogância, patrulhamento ideológico, papo-furado, frase-feita, manipulação de pessoas no dia-a-dia, estereótipos publicitários, populismo, picaretagem pensada & elaborada — eis aqui em algumas palavras a essência do PT, utilizando-se de obnubilação e ilusionismo.

  10. Tá certa! Por que o nosso futuro depende do nosso presente que é agora se não fizemos nada o nosso país vai pro lixo como esses políticos corruptos estão deixando ‘ Nós adolescentes temos que lutar pra tirar nosso país do lixo por que um dia nós ainda teremos orgulho de que um dia será nosso por que se depender desses ai nosso país nunca vai pra frente ‘ por isso concordo plenamente com você porque o nosso país depende de nós jovens .
    Se a gente não fizer a diferença e não provar que somos cidadãos que se preocupa com a nossa educação e a nossa liberdade de expressão nunca que ouviram a nossa opinião sobre o que está acontecendo.
    Querida vai forte e vai na fé que você falor pouco mais falou bonito .
    Sinto muito pelo Lucas
    Mais ta certa não desiste agora que você começou termine to aqui torcendo por você.

  11. FORA PETEZADA! LOGO PAPAI LULA VAI PRESO!

  12. e hj dia do servidor publico, o que comemorar?
    a nossa realidade, é trsite.

    os cargos comissionados dominam os ambientes de trabaahm, mandam e desmandam e depois vão embora e largam toda a confusão para que fica.

    os cargos comissionados não cumprem horários, não te controle de frequência,

    levam filhos no médicos, e parentes, saem e nunca trazem atestados,

    não temos o que comemorar numa situação dessas

    CONCORDO COM ANÔNIMO, REFORMA URGENTE!!

  13. Não adianta esse povo que está lá em cima (por enquanto) fazer curso, eles não aplicam nada porque é um desmando geral, sentam a bunda comissionada e fazem o que querem, entra gente despreparada se é amigo tudo bem, esse Estado é uma bagunça .

  14. Roger Pimentel, parei na tua primeira frase. Discurso velho e de quem tem medo de quem pensa. Cabeça de bosta.

  15. Essa menina é uma bandida manobrada pela quadrilha da esquerda, assim como os alunos idiotas que ocupam as escolas pelo Brasil a fora. Precisamos varrer os vagabundos da esquerda, que fizeram nos últimos 13 anos, uma plantação de imbecis no ensino público. A esquerda representa o que de pior existe no ser humano, se é que da pra chamar animais como essa menina de humanos?

  16. “O nosso movimento é ‘APARTIDÁRIO’…” – Compreendo!!!

    Foi apenas uma coincidência a protagonista receber telefonema de LULA parabenizando-a? Assim como foi coincidência que Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Ana Júlia (PT-PA) promoveram a viagem da moça até Brasília para participar da Comissão dos Direitos Humanos do Senado (CDH)?

    De quem é a mão suja de sangue? Da sociedade? Dos deputados? Talvez agora será dos senadores?

    Com certeza não é de movimentos ‘militontos’ sem caráter e ética que colocam crianças como peões em sua linha de frente, correto?

  17. REFORMA NO PÚBLICO, É URGENTE!
    NAS ADMINISTRAÇÕES DOS SETORES PÚBLICOS, MUNICIPAIS, ESTADUAIS E FEDERAIS!

    CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO, COM CURSOS PARA GESTORES, PARA TODO O FUNCIONALISMO PUBLICO, CURSOS ESPECÍFICOS PARA CADA CASO, MUNICIPAIS, ESTADUAIS E OUTROS, A TODOS QUE ESTÃO ENTRANDO COMO GESTORES DO PÚBLICOS, POIS AS PESSOAS QUE ADMINISTRAM NA GRANDE MAIORIA SÃO LEIGOS, NAS LEGISLAÇÕES PUBLICAS, SÃO CCS!

    SE VC TEM DIPLOMA DE MEDICO VC ATENDE PACIENTES, SE FEZ ENGENHARIA FAZ PROJETOS, E ASSIM POR DIANTE, MAS NAS ADMINISTRAÇÕES DO PUBLICO, QUEM SÃO?

    GERALMENTE A GRANDE MAIORIA DOS GRANDES CARGOS SÃO OCUPADOS PELOS CARGOS COMISSIONADOS, E
    QUAL É QUALIFICAÇÃO DELES, PARA SEREM GESTORES PÚBLICOS?

    VEMOS AS CIDADES, OS ÓRGÃOS PÚBLICOS SENDO ADMINISTRADOS DESSA FORMA, E NOSSAS CIDADES CADA DIA PIORES,

    CORTAM ÁRVORES, MESMO SABENDO DA LEIS SOBRE MEIO AMBIENTE E AQUECIMENTO GLOBAL, E JUSTIFICAM QUE CORTAM AQUI E REPLANTAM EM OUTRO LOCAL MUITAS OUTRAS, MAS NÃO ADIANTA NÃO, JÁ PREJUDICARAM O LOCAL, E SEU MICROCLIMA!!

    AÍ VEM O AQUECIMENTO, AS INUNDAÇÕES, E OUTROS PROBLEMAS MAIORES, QUE PODERIAM SER EVITADOS COM PLANEJAMENTOS CORRETOS, COM PESSOAS CAPACITADAS, E ISSO SE REPETE EM TUDO,

    ESTAMOS NECESSITANDO URGENTE DE REFORMAS ADMINISTRATIVAS EM TUDO QUE É PUBLICO, E REFORMA POLÍTICA, E AS MEDIDAS CONTRA A CORRUPÇÃO,

    ISSO É SERÁ A BASE PARA QUALQUER COISA!!!

  18. Como tem burro no Paraná!
    Cheio de Coxa nessa desgraça.

  19. bem lembrado capitão burro,lula daria um show 100 duvida ,já os 100 votos golpistas covardes,vergonha.tu já e bem babaca,capitão???.

  20. A propósito tem que pegar quem tá usando essa pivetada de escudo humano e dar um pau … Saudade de 64 .

  21. Temos de apoiar as estudantes pela coragem, nessa idade poucos tem essa disposição; acho tudo válido no que se toca a participação social e ao aprendizado; a grande questão é o aliciamento politico e o assedio intelectual pelos mais esperientes, digamos assim; olha a convite de quem vai pra Brasilia, não estou aqui condenando e dizendo que elas não tenham personalidade propria para se defender, estou falando do outro lado; e, dependendo da situação, logo logo são candidatas do PC do B, PCB, Rede, Psol, Pt, enfim arrebanhadores de votos, também nada contra, diante dessa realidade que temos aí, podemos renovar a politica, não há garantia, mas espero que pra melhor.

  22. Essa pirralha nem sabe cantar o hino nacional e fica falando merda , fato que a piazada fuma, bebe,enche a cara , usa drogas variadas daí ficam doidao e se matam…daí a culpa é do deputado…sinceramente…vai cata coquinho no inferno.

  23. Ana Júlia, símbolo do desrespeito no Brasil. Onde estão os pais ou responsáveis por esse pirralha, deveriam se envergonhar de ter uma criatura dessas no seio da família.Fala a besteira depois pede desculpas, se tivesse realmente convicção do que disse iria sustentar até o final sua fala. E o Traiano, Deputado frouxo, deveria ter cortado o microfone na hora. Menina abusada, gente como ela não tem espaço na sociedade séria, ética e cultuante de valores que por certo ela desconhece. quem sabe um dia ela aprenda um pouco de civilidade. Bem, com aquele discurso talvez tenha tido aula com algum(a) professorzinho (a) de sociologia que ensina política partidária de esquerda. Mas, tenho fé, a terceira intervenção está chegando.

    • Ela é filha de um Advogado petista… Nenhuma novidade, apenas as obviedades de sempre… doutrinaçào dentro de casa… então a vergonha, é para a mídia vermelha e os defensores da escória que se manifestam na defesa de mais uma mentira orquestrada pela galera da Senadora e seu marido preso. Os idiotas que embarcam nestas estórias, ou são mal intencionados e ou muito burros.

      • Ah… e o rapaz, estudante paranaense que foi na mesma assembléia, falar contra as ocupações e o APPSindicato/CUT até agora é simplesmente ignorado pela maisntream media. Claro sinal do aparelhamento e também da guerrilha virtual que fazem , “bombando’ artificialmente o que lhes interessa apenas.

      • Dessa eu não sabia… filha de advogado petista. E, como ela diz, sem ligações ou interesses políticos. Que farsa!

  24. Já está minguando. É só fazer os acertos com o sindicato pelego que tá tudo certo.

    • Acho que seu sonho é ser professor no estado do Paraná…
      Mas não conseguiu passar no vestiba (porque ODEIA A ESCOLA), e ficou assim: bicha despeitada

    • Você escreve por escrever. Junta palavras sem saber o que significam. Tudo o que os tucanos queriam (especialmente o Beto Richa) no Paraná é exatamente um sindicato pelego representando os professores e o funcionalismo. Mas a APP não é pelega. Fosse pelega, seus dirigentes estariam fazendo o mesmo discurso do Capitão (que tem fixação por pistolas e espadas), do Parreiras, do Genildo, dessa turma de comissionados (esses sim são pelegos porque sua sobrevivência depende de seu peleguismo) que frequentam estas páginas democráticas.

  25. Vamos convidar o MBL, para explicar a ligação com a família, KOCH? que tal capitão do mato?

  26. Isso mesmo. Vamos fortalecer o movimento e mostrar que não tem arrego para essa elite e seus cães de guarda adestrados.

  27. Show? Que tal convidar o Lula pra dar uma palestra e o filho para apresentar um projeto copiado do google.

  28. Bah! Como estão enciumados, mandem alguém dar show assim na Assembléia.

  29. Força, rapaziada! Vocês vão vencer o arbítrio e a violência com aparência de legalidade. Jovens como vocês já fizeram o mesmo em outras épocas, no Brasil e em outros países.

  30. Pra mim só serão orgulho do Brasil seu capitão, quando tiverem coragem de prender o Temer, o Aécio e os demais que estão mandando em Brasília; também quero ver o teu chefe, Beto Richa pagar por tudo tbém. Quem sabe concordarei contigo, mas, sabe quando isso irá acontecer? Só quando o zorro for preso, ou, quando o sr Moro mudar de lado.

  31. Só repetiu o que ouviu a decoreba de professores esquerdistas: Homofóbico, racista, todos vocês tem as mão sujas de sangue. Doutrinação de crianças abrange choro e vitimização teatral.

    • Quer dizer que ela está errada e o certo é quem ?

    • Roberto, qual doutrinação? Você pode provar o que fala? Entra numa sala de escola pública e vê se o professor tem tempo de doutrinar alguém. Alienado. E você acha que é certo ser racista e homofobico? O choro deles é legítimo sim, porque pedem uma escola e não caindo aos pedaços nem lotada. Sabem mais da vida que você e os políticos falsos e suas mulheres gordas e peruas que eles metem chifre. Acorda, BURRO.

      • “Roberto BURRO”, parabéns, você está conseguindo direitinho distorcer a fala do nobre Roberto. Doutrinação, lavagem cerebral, tudo isso que você sofreu e não percebe. A mão suja de sangue é a do assassino de Lucas. O Estado? Não, dessa vez não. QUEM MATOU LUCAS FORAM OS INVASORES.

  32. Orgulho do Brasil são os que estão botando na cadeia políticos e empresários corruptos.

    • Capitão Canalha Gay, vá lamber o saco do seu patrãozinho de merda, vai.

    • Meu Deus!
      Você de novo?
      Não foi capaz de contrapor nenhum dos argumentos de uma menina (politizada, esclarecida, fundamentada, lúcida, coerente…), e tenta desmerecê-la!
      TOMA VERGONHA, CAPITÃO!!!!
      Volte para a escola e vê se aprende um pouco!!!
      Ridículo

      • Ana Paula:

        O PT é brega, cafona, kitsch, barango. Essa é a questão. Em sua política cultural. Em sua política artítica [aquele papo furado de “ELITE”…) e, sobretudo, na POLÍTICA EDUCATIVA do PT… Eis:

        ==== Escola & EDUCAÇÃO atual ===

        Nas Escolas públicas brasileiras (e até mesmo particulares, onde há professor de ideologia petista contratada) DRUMMOND é careta, “antigo” [ou mesmo OUTRO escritor brasileiro… Drummond está aqui apenas como metáfora].

        O professor leva é HIP-HOP, funk pros alunos e outros clichezaços. Se levar Drummond, os alunos atacam e xingam o professor. E esse aceita: é a educação petista, em 13 longos anos! Além disso, não levaria um texto semelhante ao Drummond, então o “professor” vai enrolando aos pouquinhos, até passar a hora e acabar a aula! Quando não dá uma aula de Petismo [Lavagem Cerebral]. Veja:

        Mas hoje não: os alunos produzidos são PAPAGAIOS, como Ana Júlia, de Curitiba, A pirralha de olhos de PEIXE-MORTO…

        É ANA JULIA, a Santinha adolescente: 😇

    • Poderiam de fato nos orgulhar, desde que condenassem a prisão também os responsáveis pela quebra do BANESTADO, parceiros de você.

    • Perfeito! Orgulho do Brasil é quem levanta cedo para trabalhar, se dedica aos estudos e tem respeito pelas pessoas.

  33. É isso aí guria, fostes fenomenal mostrando muita consciência política e de vida, atuando e fazendo protagonismo, deixas um importante legado às novas gerações. E de lambuja deixa muita gente enciumada, pois, só vejo alienação e desconhecimento em quem teima em defender as raposas que estão a governar o nosso Paraná e também o Brasil. Parabéns e continuemos com os movimentos que os incomodam e muito.

  34. ANA JÚLIA, orgulho do Brasil.

    • Só se for do seu Brasil… nada me da mais vergonha e nojo (para não falar pena) que esses espetáculos da dramaturgia da politica manipuladora esquerdista. Ainda em tempo digo, não importa o que vocês façam a PEC vai passar e a mamata vai acabar…

  35. Pois é! A única pisada na bola foram as ocupações não respeitando aqueles que são contra o movimento é querem entrar na escola para estudar. E se posicionar contra as mudanças do ensino sem apresentar proposta melhor.

    • Democracia é isso meu caro

      • Não. Democracia não é justificar um erro com outro. Não é interferir no direito do outro. Não é se manifestar arrombando e vandalizando propriedades públicas ou particulares, incendiando pneus ou interrompendo o tráfego em avenidas, ruas, rodovias, ferindo o direito de ir e vir. No movimento dos caminhoneiros, a então presidente se valeu da “democrática” decisão de usar a força para impedi-lo. A ocupação das escolas não é uma posição aceita pela grande maioria dos seus alunos. É, flagrantemente, contrariando Ana Júlia, um movimento dirigido por forças aliadas ao moribundo PT, aquele, que, treze anos e meio no Governo, não se arriscou a execução de reforma alguma, nem da agrária, preferindo aparelhar o movimento, nos moldes da APP-PT aqui do Paraná. Não teve peito, nem capacidade, pois nem interessado estava em reforma alguma. Mas se mostra radical e odiento contra as reformas anunciadas ou em andamento como a fiscal – que impede a gastança desenfreada tão a gosto do lulodilmismo, a urgentíssima da previdência e a do Ensino, cuja qualidade o petê deixou mais baixo que barriga de cobra, empurrando-o lá na rabeira de um universo de 170 países.

        • Que pena hein Parreiras que você foi um fracassado,a velhice chegou e hoje você olha pela sacada e ve um Pais que você nada fez por ele a não ser ficar a vida inteira puxando saco de quem está no poder

          • sergio, não seria melhor responder ao parreiras com argumentos, em vez de atacar a pessoa dele? Típico de quem não tem o que falar, mas reproduz a velha cartilha…

        • Aplausos! Vale ressaltar que o Lucas foi morto por um ‘colega’ de ocupação, e que ambos estavam drogados. Ora, se eles tem maturidade política, não podem tomar conta de si mesmos? São maduros e independentes para algumas coisas, mas para outras, não? absurdo. O discurso dela foi, no mínimo, piegas, além de totalmente incoerente.