Verissimo vaticina: “Ou socialismo ou barbárie”

verissimo_socialismoÀs vésperas de completar 80 anos de idade, o escritor Luis Fernando Verissimo diz que a escolha continua sendo entre socialismo e barbárie.

“Penso que cedo ou tarde as pessoas se darão conta de que a escolha continua sendo entre socialismo e barbárie”, diz Verissimo que, em outubro, ganhará uma antologia com suas frases mais memoráveis, selecionadas pelo publicitário e jornalista Marcelo Dunlop.

Amanhã, dia 26 de setembro, o escritor completará 80 anos lamentando um retrocesso e alinhando-se entre os creem que houve no Brasil um golpe, ele se diz “desiludido porque o socialismo não está exatamente em alta”.

À repórter Amanda Nogueira, da Folha, Verissimo ensina que a sátira tem força política porque, geralmente, os regimes repressivos têm medo do ridículo.

“O que a sátira e o jornalismo de opinião devem cultivar é essa recusa de reverenciar o que quer que seja, salvo a liberdade”, completou.

Parabéns, Verissimo! Pela vida e pelo conjunto da obra!

21 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Barbárie? Me diga onde está a barbárie em um sistema de livre mercado e respeito a propriedade privada? Talvez ele considere o sistema da Venezuela, Cuba e Coreia do Norte bond exemplos de socialismo e o restante seja a Barbárie! Parafraseando o Romário, o Érico Verssimo calado é um poeta!

    • Comentário típico de um jumento que nem sabe de quem está falando… Érico Veríssimo morreu em 1975!

  2. Desculpe-me Carlos, prometi nos blogs já, não mais responder o que você escreve …sei que você é do bem, mas tá mal acompanhado, defendendo mal, não sei se já está esclerosado ou virou fanático … golpista é o seu grupo que inventou falsa ilusão em defesa dos pobres e dos trabalhadores e na verdade querem usurpar de suas honestidade e idoneidade … quanto a criticar, não sou imoral nem desonesto, mas se você provar eu acato não sou ignorante … quanto a hipocrisia, penso ser alusão de quem se diz defensor do pobre e do trabalhador quando na verdade defende achacador de empresários e desviador de dinheiro público …

    • Nao venha tentar justificar sua hipocrisia, assim ela so fica mais evidente… em algum momento vc me viu defender PT? nao distorça as coisas.se manca rapaz.se for pra meter o pau nos corruptos, que sejam em todos e em todos os partidos. Esclerosado e fanatico é vc seu hipocrita.

      • Desculpa, Carlos, não sou afeito a bater boca em blog, entro aqui por de vez em quando só pra ler as besteiras escritas, até mesmo os títulos postados são distorcidos e com palavrórios escusos … agora, sobrou um tempinho e entrei novamente … boa sorte …

  3. Agora ministro da Justiça “tucano” sabe das operações sigilosas da Lava Jato, acabou a autonomia da PF. Olha aí a indignação de Gleisi no twitter (e tem razão):
    https://twitter.com/gleisi/status/780154884867981312

  4. Olha o simbolo ao lado da foto do cabraaa … só por Deus …

    • O socialismo democrático é a solução. Virão alguns comentarista e dirão: “O comunismo matou milhões” ou veja a situação da Coreia do Norte ou de Moçambique. Alguns néscios farão comentários com estas afirmações. 1) Marx acreditava na superação do capitalismo nos países desenvolvidos: 2) Em nenhum momento pregou o igualitarismo absoluto e nem a partilha de bens; 3) A Alemanha nazista era capitalista, Hitler teve o apoio dos empresários, dos banqueiros, da classe média e o nazismo contou com o beneplácito da maioria dos juizes e da classe médica. Algo semelhante aconteceu na Itália, Espanha e Portugal. Haiti, Jamaica, Eritréia, Niger, Etiópia…são capitalistas. Regimes pseudosocialistas mataram inocentes, no capitalismo inocentes morrem todos os dias. Estudar, ler… faria bem para uns falastrões da República dos Grampos que não conhecem nem os teóricos do capitalismo que dirá do socialismo.

      • Socialismo democrático? Essa é pior que “capitalismo social”………
        É pra kair o ku da bunda…….

        • Estulto, papalvo… Vá estudar. Existem vários socialismos… Na cidades dos Torquemadas, dos Savonarolas, esperar um debate é acreditar em “Papai Noel”.

          • Como assim vários tipos de socialismo?
            Não interressa a quantidade de “socialismos” todos são baseados em autoritarismo e cerceamento da liberdade individual.
            E se depender dos socialistas vão queimar todos que discordem deles assim como fez Torquemadas!

        • As naçoes Nórdicas sao um exemplo claro da uniao do capitalismo e socialismo. Paises que se notabilizaram pelo elevado bem estar social, alta renda per capita e…. vai estudar Genilson!

          https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Modelo_n%C3%B3rdico

          • Vá estudar você Carlos!
            Os países nórdicos so possuem seus programas de bem estar social por conta de seu liberalismo econômico que durou até a década de 50, quando os “sociais democratas” assumiram o governo!
            Depois disso o crescimento destes países foi uma fração do que foi antes da década de 50.
            Felizmente a população destes países esta acordando, tanto que na Suécia elegeram um candidato da direita, pois viram que nao tem como bancar este estado mamãe!
            Vai eatudar um pouco antes de repetir estes jargões de esqueda!

        • Essa é a maneira da extrema esquerda disfarçar o socialismo! Eles colocam a palavra democrático e movem-se para o centro! Assim enganam os incautos que acham que não são de esquerda ou extrema esquerda! No fim sao piores que os que se posicionam à esquerda sem disfarces.

          • Ta falando bobagem quem adotou medidas neo liberais foi a Suecia apenas e isso fez com que almentasse em indices de desigualdde em relaçoes aos demais. O estado deles é justamente o oposto da linha neo liberal, la o estado é enorme o que contradiz a sua afirmaçao, saude e educaçao mantida pelo estado com alta carga tributaria, eficiente distribuicao de renda, sindicatos fortes e leis trabalhistas consiolidadas… Neo liberal é a vovozinha. Cite uma fonte que contradite se nao vou te chamar de burguezinho fascista.

      • Só pra seu conhecimento, quando cursei História, li todos os tomos do “capital”, como tambem li outras obras de Marx, não desmereço ele nem o coloco como salvador, porque sou um pesquisador … se em nenhum momento ele pregou o igualitarismo, até porque não era ignorante, também em nenhum momento ele supos em superação, sabe porque? porque não era ignorante … o que desenvolveu foi uma teoria, por sinal muito boa, tal qual não enveredava nem para um lado nem para outro, era uma teoria … hoje em dia, alguns que se autoentitulam marxista, só porque o termo virou moda para os esquerdistas (que para mim é uma ingenuidade, pois esquerda X direita não leva a nada) se dizem especialistas, mas quem a utiliza mesmo são os capitalistas, que aprendem como formar o capital; quanto a questão de Hitler (nem cooloco como sendo da Alemanha), pouco tinha a ver com as questões econômicas, foi, mesmo, comprovado, questão étnica, mais precisamente de cor, xenofobia; então, não me venha com xurumelas …

      • É sempre assim, o comunista ou a extrema esqueda, pegam os exemplos do sistema que eles acreditam e não deram certo certo, e dizem que não e culpae que o sistema implantado nos paises acima não é socialismo de verdade. E que o Marx, um pensador bancado por um burguês, não pregou ou defendeu este sistema. Não passam de um bando de dissimulados como o Érico Verissimo.
        Enfim, desafio qualquer esquerdista responder a pergunta abaixo utilizando a teoria de Marx ou o socialismo:
        “Já que essa é uma era em que muitas pessoas estão preocupadas com “igualdade” e “justiça social”, qual é a sua “justa parte” de algo pelo qual outra pessoa trabalhou?” Thomas Sowell