Temer cria por decreto “escola que não pensa”

reforma_ensio_medioNo mesmo dia em que o coronel Ustra das Araucárias mandou prender o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, o ilegítimo Michel Temer (PMDB) baixou um decreto criando a “escola que não pensa”, reformando o ensino médio sem discussão com a sociedade.

A ‘escola que não pensa’ do golpista, por sugestão do ator Alexandre Frota, elimina as disciplinas de Filosofia e Sociologia da grade curricular obrigatória.

A Medida Provisória assinada nesta quita (22) tem força de decreto-lei e já entrará em vigor a partir de 2018 em todo o país.

O ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro, em seu Facebook, disse que a MP é bastante confusa. Ele criticou o fim da obrigatoriedade da Filosofia e Sociologia no ensino médio.

“Filosofia poderia ser o grande lugar da discussão da ética e da política. Sociologia, do conhecimento de como se produzem pobreza e riqueza numa sociedade capitalista”, pontuou.

O ex-titular do MEC também viu retrocesso no fim da obrigatoriedade de Artes, Educação Física e Espanhol nas escolas.

“Junto com Artes e Educação Física, são disciplinas que importam para a vida das pessoas – claro, se forem bem dadas! Retirar Espanhol é uma forma de nos afastar dos vizinhos”, completou.

Em termos práticos, o governo de Mr. Fora Temer não quer alunos que pensem.

A APP-Sindicato, entidade representativa dos 100 mil educadores no Paraná, também destacou o autoritarismo e atraso que a MP representa para a comunidade escolar brasileira.

“O anúncio é de enxugamento de disciplinas e ‘flexibilização’”, analisou Walkíria Olegário Mazeto, secretária Educacional do sindicato do magistério paranaense.

O Grupo de Trabalho Educação, da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), do Ministério Público Federal, divulgou uma nota alertando riscos para uma medida “temerária e pouco democrática”.

Depois do desmonte do ensino médio, a previsão é que daqui a dois anos Temer privatize as universidades federais.

A APP-Sindicato destaca os pontos críticos na MP que devem prejudicar os estudantes:

– A determinação por Medida provisória, válida por 60 dias, prorrogável por mais 60. Após este período, pauta do Congresso é trancada e MP deve ser votada pelos(as) deputados(as), no Congresso Nacional.

– Divide o ensino médio em dois: um para a classe trabalhadora, com foco no mercado de trabalho, e outro para as elites. Mesmo que o governo afirme que essa determinação seja para o ensino público e privado, ficará a cargo de cada Estado regular a aplicação no ensino privado. Isso indica um ensino binário: conhecimento parcial para quem vai produzir no mercado de trabalho e ensino completo para quem pode pagar por ele.

– A Medida Provisória restringe o ensino – o que vai contra o Plano Nacional de Educação – que trazia a ampliação da educação pública. A educação ser modificada nesses moldes, no ensino médio, é impedir o ingresso do(a) estudante trabalhador de frequentar a escola. Educação integral deve ser começar pelas séries iniciais e não na fase de maior evasão escolar.

– Se os(as) estudantes decidirem mudar de área em que querem trabalhar no futuro – da qual estudaram disciplinas no ensino médio -, será necessário refazer as disciplinas não cursadas no último 1 ano e meio na escola. Isso deve acontecer porque o(a) estudante não terá tido acesso ao conhecimento amplo e, sim, específico para determinada área.

36 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Comentários críticos meio que “Oposicionistas”, politicamente falando.
    concordo em partes, e discordo em outras. Nesta reforma deveria haver uma síntese do que poderia melhorar, e das dificuldades e/ou transtornos que esta reforma poderia trazer.
    é responsabilidade do povo brasileiro aplaudir os acertos e apontar os erros dos nossos gestores. Mas não é chamando de “ilegítimo”, “golpista”, e outros termos utilizados que vamos fazer o brasil que queremos. Pra mim isso não passa de politicagem. Isso sim deve ser pensado!!!

  2. Essa é a meta do usurpador, criar seres que não pensem, aumentando ainda mais o número de coxinhas. E a Globo se encarregará de mantê-los imbecis para o resto de suas vidas. É a apoteose dos golpistas, um povo-gado.

  3. TUDO MENTIRA DO PT !!

    Quem propos desde o inicio a retirada das materias do ensino medio foi DILMA ROUSSEF !! Confira neste video abaixo.

    https://www.youtube.com/watch?v=cpkZ597aw_o

  4. Educação padrão Alexandre Frota, ferra com alunos e professores.

  5. Anotem aí. O Temer e o Mendoncinha vão ter que engolir essa MP a seco. Ou enfiá-la de volta de onde essa tranqueira saiu. E os comentaristas que estão apoiando essa porcaria vão também enfiar seus comentários naquele lugar que minha boa educação escolástica não me permite revelar.

  6. Verdade,

    Se aumentar a carga horária, e as crianças tiverem outras opções de aprendizado, está excelente!

    Esse país , precisa antes de tudo de base, para depois poder ensinar filosofia, sociologia, e outros.

    Eu tive uma disciplina de sociologia na faculdade, onde o professor entregou uma pilha de xerox, umas 1000 folhas de textos para leitura, pra que isso?

    Cadê as aulas de qualidade?

    Nas faculdade tem muita pesquisa de gaveta, que não leva a nada, só desperdício que poderia ser aplicado na base, sem base não se tem nada, e

    Se houver aumento da carga horária e qualidade de ensino, eu apoio sim.

    Só com uma boa base esse pais poderá sair desse sufoco!

  7. Aumentar a carga horária da educação, ainda tem gente que critica, vai entender a cabeça desse desses mortadelas.

  8. Também não gosto do Temer, mas acredito q vcs não se lembram dos mandatos anteriores, o PT também articulou uma tentativa de impeachment contra esses presidentes.
    Aí não era golpe?
    Então o cara diz que o ensino para a classe trabalhadora não será completo pela falta de matérias. Não discordo tanto, mas deve-se levar em conta q no ensino médio muitos alunos trabalham durante o dia e estudam à noite.
    Com uma grade menor de matérias, talvez o aluno possa focar mais.
    A parte de línguas, acho bem melhor pagar aula por fora, porque o inglês e espanhol das escolas públicas é sofrível, assim como o português diga-se de passagem.

  9. Antes de tudo, mudança de tal vulto no sistema escolar não se faz através de Medida Provisória. O governo Temer poderia tentar se tivesse um poder que ele sabe não ter, não tem sequer legitimidade. Duvido que ele sequer tenho ouvido os governadores. A mudança nos conteúdos atende aos interesses reacionários do governo Temer. Não vai prosperar, a não ser por extrema violência, numa sociedade multicultural como a nossa. A implantação do ensino integral, na verdade a cereja no alto de um bolo podre, trata-se da mais pura enganação. Fosse implantado progressivamente, como defende o grande Mendoncinha, agora ministro da Educação, durante anos iria atender seleta clientela que certamente não seria aquela formada por estudantes da periferia. E propor que, após 4 anos da implantação do horário integral, os custos ficariam integralmente por conta dos estados, é a mais pura enganação. Até agora não soube de um único governador dizendo que no seu estado essa proposta terá implementação garantida. Resumindo: o conteúdo da MP é reacionário, e a proposta de escola integral não passa de promessa mentirosa.

  10. Depois de um golpe descarado contra a democracia, a agenda dos proto fascistas só vai piorar, vão implantar tudo que puderem enquanto mantiverem o apoio dos poderes em função de seus objetivos.

  11. um texto enorme cheio de contradiçoes digno de um hipinotizado qualquer que imagina que consegue algum reconhecimento intelectual expondo toneladas de bobagens descoxas.a proposito quem esta protestando nas ruas inconformados com um governo golpe que desde quando assumiu ja atingiu o 8 aumento de juros bancario?e os banqueiros na contramao disso querendo ofererer miseros 6 % de aumento alem de reduzir vagas.que desonra os acordos deixados no governo golpeado pra preservar as vagas nos setores ativos da economia?o discurso do EDson e digno de um fiel defensor do escravocratismo.

  12. E dá-lhe teoria e discurso.

  13. Faz-se URGENTE que as Esquerdas voltem rapidamente a repensar a POLÍTICA no País de maneira mais contundente e eficazmente articulada.

    A estratégia isolada do Assistencialismo e simultaneamente se contar com a receptividade civilizada das Elites, para com a Distribuicão de Renda……………., já se foram………….!!!!!

    A retomada do Poder também não passa só simplesmente pela via da Política Parlamentar. Isso é um enorme equivoco. Esse caminho está claramente obstruído……………., com o beneplácito da Justica a servico dos detentores do Poder Econômico………………..!!!!!

    Há que se iniciar rapidamente um processo de informacão e formacão Política e da Política Econômica, à Classe Trabalhadora. Sem a percepcão política por parte das MASSAS, não haverá percepcão CRÍTICA suficiente para mudar o quadro de Pilhagem da Nacão………….., imposto pelos GOLPISTAS……….!!!!!!

    Ou vamos iniciar JÁ uma longa jornada de conscientizacão aos Trabalhadores, através das Instâncias Partidárias em conjunto com os MOVIMENTOS SOCIAIS DE COMANDO E ESTRATÉGIA UNIFICADAS, ou teremos um longo período de ESCURIDÃO POLÍTICA pela frente………………!!!!!

    PS.: E ao colocar para os Trabalhadores o momento socia-político- econômico, há que se levá-los não só à PAUTA TRABALHISTA-ECONOMICISTA, mas sobretudo os Grandes Temas Nacionais, como a Petrobrás, o Pré Sal, a Indústria Metalúrgica- Naval, a Dívida Pública, a Taxa de Juros, o Sequestro dos Orcamentos pelas Classes Dominantes (Setor Financeiro/Empreiteiras) o Investimento em Educacão, o Investimento em Saúde, a Reforma Política e etc.

  14. pra trouxinha e perfeito,eles nao gostam disso mesmo,alias a maioria parece que tem preguiça e por isso preferem consumir opinioes prontas.estamos presenciando isso pela importancia que as pesquisas vem tendo.Temer me faz lembrar de um famoso single do Raul Seixas,metro linha 743.

  15. O problema é que qualquer que seja a proposta os mortadelas derrotados irão ser contra. Então o negócio é ignorar a crítica por crítica e tocar o barco pra ver se arruma essa porcaria que os ladrões do PT fizeram com o Brasil.

    • Finalmente li um comentário inteligente. Estou achando ótima e necessária essa mudança na grade curricular. Estou cansado de ver meus alunos precisando de aulas para aprender números binomiais e expansão de binômios e eles perdendo tempo com o professor de filosofia (um ex-padre) ensinando filosofia cristã, ensinando umas baboseiras completamente inúteis e sem qualquer base científica.

  16. Sou professor de Filosofia, pior ainda me considero filósofo, mas pouco importa o que se ensina na escola, a maioria, mas a maioria mesmo pensa como eles, querer que alunos pensem, se nem os professores pensam… Não sou favorável a esse governo. Mas eles pensam, da seguinte forma: os professores são todos iguais, são fisiológicos como qualquer classe. O professor é tão ignorante como qualquer outro, são sindicalizados por que são fisiológicos, repito não são todos, mas são a maioria, mas a maioria mesmo.

    • Quando estudei sociologia, filosofia e antropologia, creio que evitei de ter o cérebro como o desses coxinhas que criticam as pessoa que pensam. O Brasil caminha rapidamente a funcionar como uma colonia de formigas onde o principal objetivo é o lucro imediato, um capitalismo predatório que escraviza as pessoas e faz mal a alma. Lamentável que isso esteja sendo feito com aval de parcela da sociedade que poderia engrandecer a luta contra as elites. primeiro o golpe dentro do golpe foi na educação mas ainda tem mais…vem ai a CLT e a previdência. Ai vamos ver com quantos coxinhas se comemora um golpe.

  17. Então,

    Li a reportagem ontem, e ele quer dar Ênfase para a disciplinas básicas, e também aumentar a carga horária, do ensino básico chegando até a ser integral, com outras atividades, incluindo incentivo ao esporte.

    Isso já foi proposto na época do Color, com os CAICs, mas que não fora utilizados como integral.

    ISSO É EXCELENTE, PARA UM PAIS ONDE O ÍNDICE DE ANALFABETISMO É GRANDE, DE GENTE NÃO ENTENDE O QUE LÊ E OUTRAS COISINHAS.

    EDUCAÇÃO BÁSICA, E DE QUALIDADE É ESSENCIAL , SOMANDO O INCENTIVO AO ESPORTE E OUTRAS ATIVIDADES,

    ACREDITO QUE PODERÁ EVITAR A EVASÃO ESCOLAR, ABANDONO, DROGAS, E CRIMINALIDADE.

    • Pois é, Anonimo, mas tem gente ( … ) que pensa para ensinar bem é pregar ideologia aos alunos, nos filhos dos outros e, pasmem, querem doutrinar politicagem … falta de democracia? é deixar de trabalhar assuntos importantes para o conhecimento escolar do aluno pra fazer politicagens … falta de cidadania? é tentar usurpar da inteligência muitas vezes ainda ingenua de crianças e adolescentes com politicalhas …

  18. Temer faz mais uma brazuquice com seus compatriotas, repete o que fez o regime de exceção – na época implantaram (idos dos anos 60) reformas no ensino, com efeito acabaram com o ginásio e instituíram 8 anos diretos, eliminaram as disciplinas de filosofia, antropologia e sociologia, também tiraram o latim e o francês, obrigaram o inglês, tudo isso, foi regulado pela LEI 5.692, leizinha criada e montada dentro da escola da América (USA), local onde algumas dezenas de militares brasileiros foram treinados. Diziam os Yankes que o Brasil não precisava filósofos, que filosofia não colocava comida na mesa, que o Brasil precisava de técnicos e de preferência que não pensassem. Latim era coisa de padre, em nada contribuiria e assim escravizariam psicologicamente nosso povo e a Brazucada sentem-se felizes em serem subservientes ao anseios norte americanos, não violando a velha máxima de que os povos mais evoluídos comandarão os menos qualificados.

  19. Para alguém que apoia o Rafael Richa soa bem estranha essa súbita preocupação com a a educação.

  20. ouço um ruido de estrebucho no ar…. é a esquerda a titubear…por não representar as pessoas deste lugar….lugar chamado Brasil….

    by by esquerda

  21. Pois é! O ensino está excelente, estão querendo estragar.

  22. O que se pode esperar desse presidente que assume, descaradamente, no exterior, que articulou o golpe para implantar um lixo chamado Ponte para o Futuro? O que se pode esperar de um ministro da Educação que busca inspiração num ator pornô? Cabe à oposição lutar incessantemente contra os usurpadores do poder, os derrotados que se aliaram a traidores, pra defender o país das garras dessas aves de rapina.

    • não sei o que é pior, se é esses que voces chamam de usurpadores, ou esses petistas ditadores, comunistas, fascistas é tudo merda misturado e que querem pregar o atraso, o regresso ao país …

      • Petistas ditadores? Quando? Onde? Durante todo o governo de Lula e Dilma, o Brasil viveu plenamente a democracia. Não houve, em qualquer momento, qualquer arremedo de autoritarismo. Deixe de escrever sandices.

        • kkkkkk
          … só não fizeram uma Cuba, uma Venezuela aqui no Brasil, porque aqui, não jacaré … aqui vão pastar … eu fui algumas vezes no tal foro de são paulo e entendi bem qual era e ainda é o interesse desses marginais …

          • Eita pessoa ignorante ! Aff que preguiça de gente que está doemindo achando que esta acordado ! Sem noção de nada ! Vai pra escola sem partido !! Assim se faz uma oligarquia ! Adeus democracia !

        • olha esse ódio da cambada rola bosta impressiona julgam o PT de tudo isso mas eu nunca vi a bandeira do brasil mudar de cor ou oprimirem meu direito de opinião, ou obrigarem algum sem teto morar na minha casa como vcs dizem.
          isso se passou 14 anos de governo PT nesse momento só vi duas coisas o PT mudou do que pregava e aumentou corrupção na verdade apareceu mais alguém para dividir pois aumentar é relativo e todos que estão ai sugam da corrupção governamental parlamentar ou judiciaria.
          não existe os ladrões e os bonzinhos como vc pregam.
          Pois em tudo na vida quem fala deve dar exemplos e o exemplo que quem julga é pior.

        • Da papo para uma pessoa q cita m. Tudo misturado fica dificil. Com ctz ele deve ter adorado novo plano de ensino, com direito ser pedreiro ou servente. Afinal a corja precisa de gente q so sabe calcular a massa( cimento) e ler o rotulo. Quem são os donos das gds construtoras? Claro enem e faculdade acabou, classe trabalhadora né pq filhos deles vai sobrar dinheiro pra faculdade fora pais..

          • No teatro “merda” era, ainda é, linguagem utilizada entre os artistas para desejar boa sorte antes da entrada em cena … é isso mesmo o que os comunas apresentam quando entram na política; Mas eu prefiro mesmo a linguagem coloquial, aquela que esse bando mais entende, ou seja “fezes” que querem despejar à sociedade …

        • Estávamos numa democracia ! Onde vc viu ditadura Ptista? Comunismo?
          Vivemos plenamente um democracia ! Aff que gente tosca! Sem noção !

      • nao por acaso j tambem rima com idiota.esse trouxismo seu e de uma covardia preconceituosa acusa quem esta sendo privado ate dos seus direitos basicos de defesa proposta no codigo penal.so porque um juizinho que assume heroismo imposto pela rede esgoto de tv.e ai vem vc,que acha que as noticias do JN e sulficiente pra merecer o titulo de politizado.