Prefeitura Curitiba implanta “semana com 24 dias” no trânsito, ironiza especialista

marcelo_transito_fruetO advogado Marcelo Araújo, especialista em trânsito e multa, afirma que as campanhas educativas de trânsito da Prefeitura de Curitiba são sofríveis e eivadas de erros. Abaixo, leia, ouça, comente e compartilhe a íntegra da coluna desta segunda (20):

Download do áudio

Semana de 24 dias em Curitiba

Marcelo Araújo*

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO – Lei 9503/97
Art. 326. A Semana Nacional de Trânsito será comemorada anualmente no período compreendido entre 18 e 25 de setembro.

TEMA: EU SOU + UM POR UM TRÂNSITO + SEGURO

Aos 0h40h do último dia 18 (domingo) eu havia acabado de chegar em Curitiba, depois de uma semana viajando, na qual passei por Brasília, Manaus e São Luis do Maranhão, quando ao passar por um PMV (painel de mensagens variáveis) instalado na Av. Visconde de Guarapuava ao lado do Corpo de Bombeiros leio a mensagem: ‘Semana Nacional do Trânsito – 1º a 24 de setembro’. Fui obrigado a fazer os devidos contornos para retornar ao local. Num primeiro momento achei que era efeito do fuso horário de Manaus ou do calor do Nordeste.

Pensei ainda que tivesse havido alguma mudança no calendário Gregoriano porque em princípio a semana contempla 7 dias, e não 24. Achei difícil, teria sido amplamente noticiado… Outra hipótese seria a mudança no Código de Trânsito, diante de tantas que têm ocorrido, e me certifiquei que o Art. 326 do CTB estava intacto desde sua publicação em 1997. Restou-me apenas a triste realidade, mais um equívoco da prefeitura, que deve desculpas aos cidadãos pela informação errada. Fiquei apenas envergonhado pela gafe justamente na minha cidade. Creio que dispensa comentários, apenas seguiu o padrão!

No dia 23 será comemorado o Dia do Agente Municipal de Trânsito, essa classe de pessoas trabalhadoras que honram seus uniformes, que são chamados de omissos quando não agem, e arbitrários quando agem. Também cometem seus erros, como todos nós. Merecem todo nosso respeito, não apenas da população, mas principalmente de seus superiores, e para que a população não tenha mais que suportar essa conta por assédio sexual e moral, lembrando que ainda que cedidos é o empregador que deve garantir que não sofram esse tipo de constrangimento, mesmo quando parte de autoridade para a qual estão cedidos. (Clique aqui).

As campanhas educativas de trânsito desta gestão foram sofríveis, eivadas de erros que foram apontados em nossas colunas, e aqui não podemos esquecer a querida Vó Gertrudes que tentava dar o melhor de si, mas…

13 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. MARCELO,ESTOU ENTRANDO EM CONTATO COM O MP,POIS NÃO EXISTE SESSÃO FUNCIONAL,OS CARAS NÃO SÃO CONCURSADOS E A FUNÇÃO NA LEI É CLARA,”AGENTES DIRETAMENTE LIGADOS A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, O QUE ESTES AGENTES NÃO SÃO”.
    ENTENDO QUE VC OS DEFENDE POIS TRABALHOU COM ELES,MAIS A POPULAÇÃO PRECISA SABER DA ILEGALIDADE DOS SERVIÇOS DE APLICAÇÃO DE MULTAS.

    RETIRADO DO SINDIURBANO:

    “nenhum trabalhador passará a ser servidor público estatutário sem prestar o concurso público”.

  2. Ricardo Crovador, você vai dizer que o digitador tanbém confundiu 25 com 24?
    Numa coisa você tem razão: o que é um ‘pum’ para quem está todo borrado? Deixa eu explicar: quando o cara joga bem até a bola colabora. Quando é ruim nem a digitação da certo. Que pena que justamente eu estava passando bem na hora!!!

  3. Erro de digitação do operador. Esqueceu do número 8 depois do 1. Simples assim e sem esse drama todo.

  4. Chaves, meu entendimento é que não há irregularidade nem na cessão funcional (amparada na Lei), quanto no credenciamento como agentes de trânsito, lembrando que tal procedimento se deu quando assumi a Secretaria.
    A pessoa que pode revolver o assunto é o colunista da Gazeta Celso Nascimento. Cono o atual prefeito é protegido seu ele não tocou no assunto nesses quase quatro anos, mas assim que as urnas definirem o repouso de seu afilhado e do ‘calaboca’ ele deve ressuscitar. Aliás, falando em cargo público, no cargo público que judicialmente resgatou o Celso Nascinento não aparece por justificativa de saúde, mas pra escrever na Gazeta ele tem. Vai explicar!

  5. Muito me admira um ser humano querer acabar com a profissão de outro ser humano e consequentemente tirar-lhe o seu ganha pão. Que ele mesmo, supostamente, também precisa para sobreviver. E se alguém fizesse o mesmo com o seu emprego, Sr. Chaves?
    Os Agentes da URBS prestaram concurso e estão na profissão legalmente. E se o Senhor não sabe, A URBS é 90% da Prefeitura.
    Engana-se quem pensa que tirando os atuais Agentes de trânsito, outros em seus lugares deixarão de atuar no trânsito fechando os olhos para as inúmeras infrações de trânsito. E se assim fosse, estaria caracterizado crime de prevaricação – omissão do funcionário público- previsto em Lei.
    A extinção da DIRETRAN e criação da SETRAN é mera formalidade. Concursado não pode ser demitido, desde que não haja condições legais para isso. Cria-se dispositivos para que possam ser realocados, se necessário for. E se dispensados, indenizados serão.
    Paz e bem

  6. Peço a algum promotor do MP,que peça o fim das atividades dos agentes da Urbs emprestados a Setran,que deveriam ser agentes diretamente ligados ao município,concursados para tal secretaria,não oriundos de empresas de economia mistas que buscam receitas, mais não assumem.

  7. Do Mato, Antonio e Luiz, a Centauro está com promoção especial para protetores de cotovelo. Há também redes de proteção para quedas de aprovação! Agora me respondam: o PMV do Prefeito está com a infirmação certa ou errada? E isso independe de minha idoneidade ou probidade! Leia o PMV e responda! Caso contrário…vão me engolir. Ah, o sujeito que mandei calar vai ficar calado, se me entende!

  8. MARCELO O QUE VOCÊ ACHA DO CHAPÉU JURÍDICO QUE FRUET DEU NA JUSTIÇA, NO CASO DOS AGENTES EMPRESTADOS DA SETRAN, QUE LEGALMENTE NÃO PODERIAM MULTAR,POIS SÃO FUNCIONÁRIOS DA ANTIGA DIRETRAN,QUE ERA COMANDADA PELA URBS(DE ECONOMIA MISTA). OCORRE QUE O TJ HAVIA DETERMINADO QUE OS AGENTES DA ANTIGA DIRETRAN NÃO PODERIAM MULTAR,ENTÃO FOI CRIADA A SETRAN NO ÚLTIMO ANO DA GESTÃO DUCCI,PORÉM OS AGENTES CONTINUAM NA ILEGALIDADE,POIS A GESTÃO FRUET DEVERIA ABRIR CONCURSO PÚBLICO PARA O CARGO E NÃO O FEZ. PODE COLOCAR A SITUAÇÃO PARA NÓS MARCELO? ONDE CRIA-SE UMA SECRETARIA MUNICIPAL,DEVERIA-SE ABRIR CONCURSO MAIS NÃO FIZERAM!! COMO O MUNICÍPIO EXERCE O PODER DO TRÂNSITO NOS MESMO SABENDO DA ILEGALIDADE DE SEUS AGENTES?
    MP DEVERIA INTERVIR,PARA ACABAR COM ESTA FUNÇÃO, ONDE SE EMPRESTA AGENTES DA EMPRESA MISTA PARA UMA FUNÇÃO OBRIGATORIAMENTE PÚBLICA

  9. Os gestores da setran só pensam na reeleição do gustavo e nos seus próprios bolsos e mais nada e não estão nem aí com a cidade. tem gestor da setran que não consegue mais dormir pensando como será sua vida em 2017 com o novo prefeito e sem o carguinho de 8 mil.

  10. Não consigo entender.. como pode esse colunista, fazer tantos comentários idiotas. Que moral vc tem cara?

  11. O espaço dado a essa pessoa abjeta e sem importância depõe contra o blog. Essa pessoa foi a única na história da Câmara Municipal de Curitiba a ser expulsa do púlpito por ter mandado um vereador calar a boca. Foi expulso sumariamente. Uma vergonha. Foi exonerado por improbidade, visto ter excesso de multas de trânsito, o que tornava inconcebível sua continuidade no cargo. Especialista em trânsito uma ova. É lastimável que tenha encontrado guarida somente nesse blog, pois ninguém mais dá espaço para tanta estupidez.

  12. Fim de ano quando o Fruet sair da prefeitura que é mais do que provável esse colunista deixa de postar a coluna pq só fala do Fruet