O ato falho de Greca

O advogado e mestre em Filosofia do Direito Samuel Gomes, em artigo especial, destrincha o ato falho do candidato a prefeito de Curitiba Rafael Greca (PMN), que disse ter vomitado com o cheiro de pobre. “Greca cometeu um ato falho. Os atos falhos, que foram estudados por Freud no livro “A psicopatologia da vida cotidiana”, são frestas através das quais o inconsciente se releva. Greca disse que tem asco de pobres não porque errou nas palavras, mas porque acertou nas palavras”, diz um trecho do texto.

Samuel Gomes*

O candidato a prefeito de Curitiba Rafael Greca, ex-ministro de FHC, demitido num dos escândalos dos bingos, é apoiado pelo governador tucano Beto Richa.

Em sabatina na PUC do Paraná disse que cheiro de pobre o faz vomitar. (veja o vídeo: https://youtu.be/Koa2qK5Smks) Ao dizer isso numa universidade católica, e ao dizer que não é São Francisco de Assis para cuidar de pobres vomitou também no Papa Francisco.

Agora Rafael Greca diz que não quis dizer o que disse. Mas o que disse todo risonho e folgazão de microfone na mão diante das câmeras numa universidade é que não cuida de pobres e que quando tentou fazer isso uma vez vomitou. E disse rindo.

Diante da repulsa que suas palavras causaram em todo o país, Greca pede perdão e roga que não o interpretem mal.

Com isso o comportamento de Greca é ainda mais repulsivo. Greca não pede perdão ao pobre diante do qual vomitou. Pede perdão aos eleitores. Logo, não pede perdão, pede voto.

Greca cometeu um ato falho. Os atos falhos, que foram estudados por Freud no livro “A psicopatologia da vida cotidiana”, são frestas através das quais o inconsciente se releva. Greca disse que tem asco de pobres não porque errou nas palavras, mas porque acertou nas palavras.

Num momento de distração e de vaidade embalada por altos índices de aprovação nas pesquisas, abriu a guarda e revelou quem é, o que sente, o que pensa.

A vida é assim. Cada um só faz o que pode, só dá o que tem e só mostra o que é. Greca mostrou quem é. Agora, cabe ao eleitor curitibano mostrar quem é.

*Samuel Gomes, advogado, mestre em Filosofia do Direito.

samuel_greca

38 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Errou nas palavras mas acertou nas ações ,pois quando foi prefeito fez MUITO PELOS POBRES DE CURITIBA ao criar o programa TUDO LIMPO onde empregava pessoas em situação de vulnerabilidade varrendo ruas e praças e também quando criou a FAS…Voto no GRECA33 pois sei que é um apaixonado por Curitiba e sua gente e realmente sabe o que e como fazer quando foi prefeito fez muito e não ficou culpando a “crise’ por absoluta falta de competência como ocorreu com o FRUET e como ocorrerá caso o NEY ganhe.

  2. Alessandra Bianeck:

    Qualquer animal fica dias sem tomar banho e não fede, — agora o ser humano já 1 dia sem tomar banho já fede muito, é um fedor danado. Qualquer um: pobre ou rico. Ponto final. Greca não é hipócrita.

  3. Sou voluntária a mais de cinco anos na Toca de Assis, que serve aos pobres ,pessoas em condições de rua .
    Corto os cabelos deles e nunca ,jamais tive vontade de vomitar ,bem pelo contrário.
    Meu sentimento é de piedade e sofrimento por ver um irmão neste estado (pois a maioria não teve sequer o mínimo para se desenvolver com dignidade na sociedade,sem estudos,sem comida,sem saúde…).
    E saber que a realidade dificilmente irar mudar.
    Um dos motivos ,é a falta de empatia,pois ninguém se coloca na situação deles.
    Oque você faria se vivesse na rua,sem casa,sem trabalho,sendo rejeitado pela maioria da sociedade?????
    Se você tivesse nascido em uma família desestruturada,sem as 3 refeições diárias necessárias para o pleno desenvolvimento da capacidade intelectual,sem condições de educação e saúde??
    Eu acredito no humanismo,precisamos abrir bem os olhos as calamidades que estes irmãos sofrem na carne e não ficarmos apenas discutindo….precisamos meter a mão na massa e de uma vez por todas encontrar medidas políticas eficazes contra corrupção . O dinheiro arrecadado com nossos tributos crie as estruturas necessárias para a igualdade social e pleno desenvolvimento do ser humano.
    Uma sociedade que considera a maioria como minoria , condensada por padrões hegemônicos não permite a justiça e nem o humanismo.
    Precisamos quebrar principlamente este paradigma ,pois a cegueira das pessoas se dá inconscientemente através da ideologia da hegemonia (em que a classe dominante alia-se ao Estado , criando certos valores ,que são passados a população ,manipulando e matendo assim o seu poder intocável),desconsiderando a realidade e ficando imperceptíveis a realidade de que só existem pobres porque existe desigualdade,injustiça e corrupção.

  4. O pior de tudo é que esse cidadão já vêm mostrando quem é há décadas, e ninguém parece prestar atenção. Um político vil, legítimo representante dos males da política que todos abominam. Bastou um repouso voluntário no limbo para que a memória tão fraca do eleitorado curitibano logo lhe remisse de tantos pecados… Realmente esse ano eleitoral parece ter saído de um conto de Trevisan, e o termo “cidade maldita” parece fazer cada vez mais sentido!!!

  5. FEDOR, VINICIUS DE MORAES e Política. Veja aqui:
    Você pega um▪ Deltan Dallagnol; uma Laura Tessler (designada para a Operação em julho de 2015); um Juiz do caso cujo nome é Sérgio Moro [TENHO CERTEZA QUE Petistas NEM SABEM DE QUEM SE TRATA ESSE NOME, sobretudo os 2 primeiros]. Pergunte para testar! E compara com PETISTAS HISTÓRICOS que estavam em Brasília, como por exemplo: Rui Falcão, Jacques Wagner, o picareta do Ricardo Berzoini, Gleisi Hoffmann, o fingido Tarso Genro, — aí você vê a ENORME diferença: esses Petistas, perto e comparados, ficam como BARANGOS, gente feia [atenção “seus politicamente corretos”! Existe sim gente feia. Leia, também Vinicius de Morais. E até FEDIDA]; de fala fraca. — Além disso, se comparado com uma LAURA TESSLER, a fala e discursos dos Petistas é cheia de clichês, chavões, falta de profundidade, frases-feitas, asneiras, enfim.
    Observe para você ver e pasme!
    Observe para você ver, sobretudo a LAURA TESSLER, de Curitiba, e pasme. Aprenda um pouco com a TESSLER. Seus descendentes, filhas, deveriam se mirar nela. Deve se mirar na Laura Tessler.

    JL.

  6. Eu, se fosse o Greca, fazia campanha embaixo dos viadutos, beijando pobre sem vomitar. Kkkkkkk.

  7. Político sem consideração pelos outros faz estrago. E a gente que faz assistência social para o bolso deles.
    Como diz o FBI , a corrupção e o mau uso dos impostos são um câncer.

  8. O Greca pode se esconder que tudo bem, mas a diversidade hoje apoia a todos. Não precisa.

  9. A eleição é para prefeito ou para assistente social?
    Em vez do Fruet e demais candidatos apresentarem propostas para convencer a população, usam esses artifícios contra o adversário. Na verdade é o estilo FERREIRINHA fazendo escola. Vai dar Greca no primeiro turno.

    • Não vai dar não. Caiu a máscara. Sorte dele é faltar apenas uma semana. Com uns dias a mais ele estaria fora da disputa.

  10. Quanta hipocrisia!

  11. Bomba!!!!!!!!!!!!
    Revelações de motorista da Cotrans que não tinha nada e hoje tem carro e apartamento adquiridos graças a “trabalhos executados” junto a uma secretária Municipal.

  12. O Greca só foi sincero, ou você Esmael põe pobre fedido no seu carro? Deixa de hipocrisia jornalista medíocre! Seu preço é baixo.

  13. É… o Greca cagou no peidar.

  14. Já conversei com pessoas à beira de marquises, com crianças à margem e seus pais, não pensei no cheiro mas na dor delas. Temos uma realidade cruel. Choro por crianças abusadas, crianças espancadas, seres humanos como nós, feitos da mesma matéria. Porque no fim ninguém será diferente. E o que você deixará para o mundo? Ter tido um poder mesquinho, se achar melhor por causa de uma conta no banco, bancar o tal por ignorar a senhora da faxina? Isso é baixo, rasteiro , Greca é um sociopata fingido, e não pense que ele está se importando com você, cidadão. Para ele, nós somos iguais aquele “pobre” que ele deu carona. Só que o pobre é você, Greca. De humanidade. Repense antes de morrer.

  15. Temos algo maior que Lula ou FHC ou religião. A falta de EMPATIA pelo próximo. EMPATIA é se solidarizar com o sofrimento do outro. Aqui vemos alguém que está claramente longe de ser assim. Se não tem empatia pelo pobre, também não o tem pelo cidadão. E coloca seus desejos acima de tudo. Hipócrita ao extremo, já mantém uma vida falsa que todos sabemos, mas até os ditos conservadores preferem. É Greca, que bom você ter mostrado a verdade a tempo.

  16. Mas quem gosta, quem se sente bem perto de alguém que não toma banho. Somente mesmo em época de eleição.
    Como diz a turma do Bolsonaro – Quem gosta que leve prá casa.

  17. Tem trouxinha desesperado pra dar um retoque na desgastafa imagem do fora temer.imbecis em diversos canais tentando convencer que a economía esta em ascencao so por causa da recessao que tirou dinheiro do mercado.a volta da longas jornadas que destruirao as pouca vagas que ainda restam.

  18. É isso ai enquanto petistas são caçados e linchados por dar dignidade aos pobres os burgueses hipócritas que todos sabem sempre tiveram nojo dos pobres, e essas pessoas, porque não é só o Greca que tem nojo de pobre não, ficaram de estomago virando nos aeroportos, hoteis, concecionaris , faculdades enfim em tudo quanto é canto que em outras épocas só era frequentado pela minoria metida a besta.Dai o motivo de tanto ódio,e o golpe covarde contra a PRESIDENTA legitimamente eleita pela maioria dos brasileiros. O greca respondeu,tudo não passa de um problema de estomago embrulhado.

    • Quanta besteira, Jaime. Não adianta tentar desviar o assunto para essas baboseiras petistas. O que o Greca falou é considerado ofensivo por todos os públicos. Nenhuma pessoa sensata pode tolerar essa linguagem de um político que pretende gerir uma cidade complexa como Curitiba.

  19. Ato falho que vai lhe tirar a bunda gorda da cadeira de prefeito, greca falou com o coração e com o verdadeiro coração de pedra e que tem e não conseguiu esconder. só imagino a juntada que o greca levou do pessoal do betinho e do próprio beto lixo.

  20. são poucos, mas muito poucos que nascem ou nasceram em berço de ouro nesse país,
    a grande maioria trabalha para breviver, e viver, isso significa para comer, e ter um teto.
    outros vivem do oportunismo, desse trabalho, então….

    ter $ no bolso não significa ser rico!

  21. tão nessa ainda? o cara ja ganhou, ninguem ta nem ai pro q ele falou, na verdade os adversarios que sao ruins pra caracoles.

  22. Eu sou mais um que não voto mais no Greca ! o que o coração ta cheio a boca manifesta !

  23. Evanjegues elegeram cunha,que por. sua vez,dou dinheiro sujo pros cofres da igreja em troca do golpe na democracia.faca como o papa que investigou tambem o Vaticano.hipócritas.

  24. a população que não tem poder aquisitivo não pode permitir ser chamado de pobres como o pt acostumou chama-los até porque perante a constituição somo todos iguais…pobres de espirito é quem pousa de bom moço e usa os menos favorecidos generalizando os como pobres…..Os mendigos de rua em situação critica de vulnerabilidade,,,podem se sentir pobres,,pois sua espiritualidade esta em baixa e baixa estima….a população de classe inferior aos que se acham ricos, não pode se sentir pobres

    • Cara Cirleide: somos todos iguais perante a Constituição, mas o PT chama os pobres de ‘pobres”? Outros partidos chamam os pobres de quê?

      • Gostei, Silvia. Será que tem outra denominação o ser humano considerado pobre?!….Isto dá para ver como é formado o eleitorado brasileiro. Estamos longe ainda de formar cidadãos cônscios de direito e de deveres.

    • Quando Lula cita os pobres: “Vamos melhorar a vida do pobre”.
      Quando Greca cita os pobres: “Vomito com cheiro de pobre”.
      Se você não consegue perceber a diferença é porque não quer ou faltou na aula de interpretação de texto.

    • Eu não vou chamar você de pobre. Vou chamar de mau entendedor do idioma pátrio.
      E quem nesta história chamou alguém de pobre foi o Greca, o dos bingos e da caravela e outras coisitas mais nada pobres.

  25. o curitibano tem o que merece, nao todos mas a maioria, que alias e pobre e nao tem consciencia e fica a votar no burgo. com o se diz na roça fumo e ferro!