Moro cria ‘estado de exceção’ com Lava Jato, diz desembargador do TRF-4

favreti_moroPor 13 votos a 1, a maioria do TRF-4 considerou na quinta (22) “incensurável” a conduta do juiz Federal Sérgio Moro por ter divulgado conversa entre os ex-presidentes Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas o desembargador federal Rogério Favreto, o único a divergir, declarou que “o Poder Judiciário deve deferência aos dispositivos legais e constitucionais, sobretudo naquilo em que consagram direitos e garantias fundamentais.”

“Sua não observância em domínio tão delicado como o Direito Penal, evocando a teoria do estado de exceção, pode ser temerária se feita por magistrado sem os mesmos compromissos democráticos do eminente relator e dos demais membros desta corte,” escreveu o magistrado do TRF-4.

Favreto diz que o processo disciplinar seria necessário para analisar os atos do juiz, diante da “imparcialidade duvidosa do magistrado”, e porque divulgar o grampo indica afronta às previsões do Estatuto da Magistratura e do Código de Ética da Magistratura.

Segundo o acórdão do TRF-4, as investigações apresentam “situações inéditas, que escaparão ao regramento genérico, destinado aos casos comuns”. Para Favreto, é “temerário” dar carta branca para o Judiciário violar leis.

Abaixo, leia reportagem no ConJur:

“Lava jato” não dá aval para juiz descumprir lei, diz desembargador do TRF-4

por Brenno Grillo, do ConJur

É no mínimo negligente o juiz que torna públicas conversas captadas entre investigados, inclusive envolvendo pessoas com prerrogativa de foro, pois o interesse público e a tentativa de evitar obstrução à Justiça não são motivos suficientes para permitir esse tipo de comportamento. Assim entendeu o desembargador federal Rogério Favreto, o único membro da Corte Especial do Tribunal Regional Federal da 4ª Região a votar pela abertura de processo disciplinar contra o juiz Sergio Moro.

Na quinta-feira (22/9), o colegiado considerou que a operação “lava jato” não precisa seguir as regras processuais comuns, por enfrentar fatos novos ao Direito. Por 13 votos a 1, a maioria considerou “incensurável” a conduta de Moro por ter divulgado conversa entre os ex-presidentes Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo o acórdão, as investigações apresentam “situações inéditas, que escaparão ao regramento genérico, destinado aos casos comuns”.

Ao assinar o voto divergente, Favreto declarou que “o Poder Judiciário deve deferência aos dispositivos legais e constitucionais, sobretudo naquilo em que consagram direitos e garantias fundamentais.” “Sua não observância em domínio tão delicado como o Direito Penal, evocando a teoria do estado de exceção, pode ser temerária se feita por magistrado sem os mesmos compromissos democráticos do eminente relator e dos demais membros desta corte,” escreveu.

Para ele, Moro “foi no mínimo negligente quanto às consequências político­-sociais de sua decisão”. Favreto diz que o processo disciplinar seria necessário para analisar os atos do juiz, diante da “imparcialidade duvidosa do magistrado”, e porque divulgar o grampo indica afronta às previsões do Estatuto da Magistratura e do Código de Ética da Magistratura.

Para Favreto, é “temerário” dar carta branca para o Judiciário violar leis.
U.Dettmar

Enquanto a maioria da Corte Especial disse que a “orientação clara e segura a respeito dos limites do sigilo das comunicações telefônicas” só surgiu depois que o Supremo Tribunal Federal determinou a retirada das interceptações entre Lula e Dilma, o desembargador disse que a lei “veda expressamente a divulgação do teor de diálogos telefônicos interceptados”.

“Ante o regramento explícito, não cabe evocar o interesse público ou a prevenção de obstrução à justiça como fundamentos para publicizar conversas captadas”, diz Favreto.

Situação inédita
O relator, desembargador federal Rômulo Pizzolatti, não viu indício de infração disciplinar. “É sabido que os processos e investigações criminais decorrentes da chamada operação ‘lava jato’, sob a direção do magistrado representado, constituem caso inédito (único, excepcional) no Direito brasileiro. Em tais condições, neles haverá situações inéditas, que escaparão ao regramento genérico, destinado aos casos comuns.”

Já Favreto vê descumprimento à Resolução 59 do Conselho Nacional de Justiça. “Não será permitido ao magistrado e ao servidor fornecer quaisquer informações, direta ou indiretamente, a terceiros ou a órgão de comunicação social, de elementos contidos em processos ou inquéritos sigilosos, sob pena de legislação nos termos da legislação pertinente”, determina o dispositivo.

O desembargador também ressaltou que o levantamento do sigilo dos áudios, alguns obtidos depois de uma decisão do próprio Moro que interrompia as gravações, foi feito sem o devido contraditório e teve “consequências sérias no cenário político brasileiro”. “Cabe acentuar, ainda, que o levantamento do sigilo contemplou conversas que não guardam nenhuma relação com a investigação criminal, expondo à execração pública não apenas o investigado, mas também terceiras pessoas.”

Teori disse que Moro não poderia ter levantado sigilo de interceptações que incluíram a então presidente Dilma.
Nelson Jr./SCO/STF

Favreto também cita como motivo para divergir do resto da corte a decisão do Supremo, que considerou ilegal o levantamento do sigilo. À época, o relator do caso na corte, ministro Teori Zavascki citou a incompetência do juízo da 13ª Vara Federal para analisar o material por haver ligação envolvendo a então presidente da República Dilma Rousseff.

“A divulgação pública das conversações telefônicas interceptadas, nas circunstâncias em que ocorreu, comprometeu o direito fundamental à garantia de sigilo, que tem assento constitucional […] A lei de regência (Lei 9.269/1996), além de vedar expressamente a divulgação de qualquer conversação interceptada (art. 8º), determina a inutilização das gravações que não interessem à investigação criminal (art. 9º). Não há como conceber, portanto, a divulgação pública das conversações do modo como se operou, especialmente daquelas que sequer têm relação com o objeto da investigação criminal”, argumentou Teori.

O desembargador divergente alegou que fatores externos ao processo podem ter influenciado na decisão de Moro, como “índole política”. Por isso ele considerou necessário abrir procedimento disciplinar.

Rogério Favreto reconheceu a importância das investigações sobre os desvios em contratos na Petrobras e a dedicação de Moro sobre o caso, mas ressaltou que fazer um bom trabalho não imuniza ninguém. “Não pode o Poder Judiciário assumir postura persecutória. O Poder Judiciário ‘não é sócio do Ministério Público e, muito menos, membro da Polícia Federal’, bem anotou o Ministro Gilmar Mendes no precedente citado”.

Justificativa
Em resposta ao Supremo, Moro havia declarado que o ato de divulgar as conversas poderia “ser considerado incorreto”, mas disse que em nenhum momento teve objetivo de “gerar fato político-partidário, polêmicas ou conflitos, algo estranho à função jurisdicional”.

A intenção foi simplesmente, de acordo com o juiz, atender pedido do Ministério Público Federal e dar publicidade ao processo e “especialmente a condutas relevantes do ponto de vista jurídico e criminal do investigado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva”. Numa ligação, Dilma disse que enviaria um “termo de posse” para o ex-presidente, que deveria ser usado “em caso de necessidade”.

O petista foi efetivamente nomeado chefe da Casa Civil dias depois, mas aposse foi suspensa pelo ministro Gilmar Mendes, do STF. Para ele, a medida tinha como objetivo apenas fazer com que eventual denúncia contra Lula fosse julgada pelo Supremo.

Moro também já autorizou o grampo do escritório de Roberto Teixeira, advogado do ex-presidente, que conta com 25 profissionais, alegando que era preciso confirmar o nível de relação entre os dois, apesar de Teixeira advogar para Lula desde a década de 1980.

Depois, ele argumentou que soube do episódio apenas depois que a ConJurnoticiou o fato. O juiz disse que a informação “não foi percebida pelo Juízo ou pela Secretaria do Juízo até as referidas notícias extravagantes”.

Clique aqui para ler o voto divergente.

Clique aqui para ler o voto do relator.

62 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Verdade e o Moro é parcialidade em pessoa.Deve ser próximo ao PSDB por exemplo.
    Por que será?Vai ver tem um Tucano nos ombros de enfeite.
    Por mim poderia ser o melhor Juiz do mundo ,estudado na melhor Universidade do mundo ,ser poliglota e o escambau,
    Não valeria nada ,pois não aprendeu o mais importante que um Juiz pode ser
    Que é a imparcialidade perante os acusados,não julga com justiça,esse juiz age com amor ao seu partido claramente nas decisões.Durante algum tempo o povo acreditou nesse tal ,mas agora TODOS!!! já perceberam sua real intenção

  2. O advogado Rogério Favreto foi nomeado para o TRF4 por Dilma Rousseff na vaga da OAB.

    Com longa folha de serviços ao PT, é homem de confiança de Tarso Genro, tendo sido procurador-geral de Porto Alegre na gestão do petista e secretário nacional da Reforma do Judiciário, quando o ministro era Tarso, entre 2007 e 2010.

    Seu nome foi cogitado para o STJ no ano passado, mas a candidatura não deslanchou.

    http://www.oantagonista.com/posts/desembargador-ou-advogado-do-pt

  3. É verdade ,a oposição que fizeram a Dilma.Não pensaram em nenhum momento nos desempregados ,fizeram de tudo para que nada desse certo neste País e aumentar cada vez mais a crise O próprio Aluísio Nunes do PSDB falou que preferia ver a Dilma sangrando ,ou seja pouco preocupado se iria afetar milhões de brasileiros,então,a situação está ruim por culpa sim do PSDB e outros,que não aceitaram os resultados das urnas.Perguntem pra eles se estavam preocupados com o povo? agora vir com essa demagogia de 12 milhões de desempregados que eles ajudaram a aumentar.Vão se ferrar cambada de GOLPISTAS!!!
    Fizeram sim a campanha do quanto pior melhor,atrapalharam a Dilma em tudo que puderam,O Aécio fez de tudo pra cancelar a eleição ,todos sabem disso se não saem deveriam pesquisar mais para poder dá uma opinião mais bem formada e não sair falando asneiras.

  4. Isaac seu imbecil a Dilma deu todo apoio pra lava jato assumindo as consequencias q atingiu a si e a grande maioria.seu bosta.a golpeada criou medidas pra salvar o os empregos que o fora temer extingue por ser um traidor que arranca seus aplauso.debil mental,vc e mais um q recebera o seu merecido vale assalto p ser contra a presidenta q se empenhou em tirar o Brasil do mapa da miseria iniciado pelo Lula.

  5. Dr. Desembargador, anti constitucional são as pessoas roubarem milhões do cidadão é ficar impune, a senhora Dilma não quis saber de constituição, quando tentou proteger o senhor Lula e agora o senhor vem falar que o juiz Sérgio Moro fez algo errado quanto autorizar a conversa entre esses dois!!!

  6. Roberto e mais um trouxinha analfabeto politico que usa toneladas de fezes pra justificar ignorancia politica,acusando o poder golpeado que iniciou esse processo investigativo que elogia por nao saber quem iniciou.um idiota que jamais leu alguma referencia economica acerca dos numeros que questiona seu descabido discurso de protesto contra vitimas.o mesmo que da a entender que espera ver um pais de miseraveis no mesmo lugar que os 13 anos de governo que condenou.e mais acefalo ventrilogo de escravocratas que querem ver as filas da pobreza crescendo,incomodado com inedita inclusao social que ocorreu no golpeado governo.

  7. Tem gente que prefere o desperdício, ter uma boquinha, corrupção, ser roubado, trabalhar em vão pagando impostos que vão parar nas mãos de desonestos, ser enganado, do que lutar pelo bem, pelo correto; perder seus empregos, seu comércio, sua indústria.

    O que faz qualquer um que desconfia de erros na sua empresa, pede ajuda para todos investigarem, responsabiliza e corta os erros.

    Caso contrário a empresa pode acabar, o ex-presidente pediu para alguém, MP, polícia, judiciário, o povo, os trabalhadores ajudarem? Denunciarem qualquer dos suspeitos como faria um responsável pela empresa? 10 min na TV.

    Não fez nada, até é contra as investigações porque esta com o rabo preso, se apertasse os acusados como sendo os chefes do bando eles revidariam e o denunciariam também.

    Os ex-presidente do Brasil não defenderam o País, os necessitados pois os recursos foram estudados para serem desviados do povo, da saúde, educação, o que rende a fortuna gasta com os estádios copa/olimpíadas? Ganharam as empreiteiras e a corrupção, vieram o desemprego, estagnação da economia, para os que realmente pagaram por tudo

    É os suicídios por perderem seus empregos não pesam na consciência? Afinal são mais de 12 milhões, a população da cidade de São Paulo, seus dependentes.
    Os que morrem pelos desvios da saúde?
    Os que são condenados a uma vida sem estudos?

    Os trabalhadores e empregadores pagaram e perderam, fizemos bem para cubanos, venezuelanos, nigerianos, etc pagamos para os outros sem ter em casa, nem em contra partida.

    BNDES fala aí estás recebendo os pagamentos dos financiamentos das obras feitas no exterior? É tudo escondido, não divulgado.

    Nessas situações qualquer empresa muda seus dirigentes, esperar terminar o mandato é perder mais ainda.

    Se na época da eleição ganharam, os erros mudam as opiniões e agora na certa perderiam.

    Ou você queria mais corrupção, portos em outros países, mandar feijão, ….

  8. MORO NÃO ESTÁ CERTO COISA NENHUMA,POIS NÃO É IMPARCIAL
    EM NADA ,NÃO PASSA DE UM TUCANO.
    QUERENDO FERRAR COM TUDO
    ACABOU COM AS EMPRESAS DO BRASIL
    APENAS PARA DEIXAR AS DE FORA ENTRAR VAI VENDO.
    CAMBADA DE IGNORANTES QUE NÃO CONSEGUEM ENXERGAR UM PALMO A FRENTE DO NARIZ
    NINGUÉM DEFENDE O PT DEVE SER INVESTIGADO SIM,MAS SÓ PT?AHHH PARA DE TANTA HIPOCRISIA.

  9. O povo é o maior safado dessa história toda,ainda não saímos de um escândalo e já estamos entrando em outro pode olhar a maioria dos carros já estão todos plotados com a eleição que está por vim e os mesmos pegando dinheiro dos candidatos bandidos então a culpa disso tudo que está acontecendo e nossa mesmo ,o povo vagabundo esse do Brasil.

  10. Esse Moro não passa de um Tucano querendo se vingar por ter perdido várias eleições, só não ver quem não quer.
    Pode ganhar quanto prêmios forem, não merece o respeito do povo brasileiro ,por sua parcialidade perante os fatos .
    Parabenizo o único que teve coragem de falar o que pensa a respeito desse Juiz” se sentindo” O bumerangue da injustiça que foi jogado pode até cortar várias cabeças ,,mas quando voltar, porque sempre volta ,ai veremos o que dirão.
    Fora malditos corruptos e insanos.
    Ah!! ninguém merece o mais delatado do Aécio ficar falando em cobrar melhores averiguações, deveria se incluir juntamente com Serra ,Temer, Renan e os outros ministros envolvidos na corrupção na roubalheira da Petrobras

  11. Na verdade é q existe assuntos q pioram a situação do país na comunidade internacional. Vejamos esses assuntos demonstram q a nação brasileira e composta pela maioria de analfabetos e pessoas de pouco estudo, criada por políticos mesmo antes da existência do PT, e q o PT prova o q todos nós sabemos e não fazemos nada a não ser criticar, roupa suja se lava em casa quem elege is políticos somos nós, quem cria as leis somos nós, através dos políticos q colocamos para representar a nossa vontade. Resumindo desde da mudança da constituição de 1988, nosso país vem se afundando a cada governo q passa, isso se deve a base educacional q não é dada o devido valor, a falta de interesse coletivo, o q temos hj são interesses pessoais, no Executivo, Legislativo e Judiciário. Quantos juízes hoje foram firmados pelas grandes escolas de pensadores, e quantos tiveram q lutar para conseguir um lugar só sol, porque uma pessoa q estudou para ser imparcial no seu julgamento, pode ser tão diferente do povo, porque não se pune as benesses, porque estudamos para ser diferente de outro, acho q a cada degrau da vida q se sobe mas humilde o homem deve ficar para poder interpretar e entender, não adianta acabar com um partido sem consertar a nação q fundou os vários partidos,não adianta mostrar q pune se a lição não serve para nada, não adianta dizer q e vegetariano no ninho de carnívoros, não adianta devora para depois ser devorado, quando chega um pedido de vaga para hospitalizado um doente em determinado hospital para ser cuidado, ou vaga para uma criança poder estudar, são erros na base q vão continuar a existir, e a nação q foi desenvolvida errada, e a nação onde quem tem muito pode é quem não tem deve, aquele q nunca errou na vida, q nunca inventou história, q nunca se cansou, q nunca pensou em desistir.
    Eu dou culpado por tudo isdo q acontece em meu país, pois sou brasileiro, deixei existir aposentadorias desiguais, deixei existir classes e não nação, deixei pessoas me representar.
    Vivo no Brasil luto por uma nação diferente, com direitos iguais, como o banco da previdência todos devem contribuir, os q servem ao público também é receber apisentadoria de acordo com o q estabelece o banco da previdência. Isto e só um exemplo.

  12. Eu quero saber da sujeira que tentam esconder.
    Que se crie entao uma lei, mas nos trabalhadores assalariados precisamos conhecer quem elegemos. Nao queremos errar pela segunda vez. Defendo a publicacao sim. Moro esta correto.

  13. “Situações inéditas, que saem do regramento genérico” … temerário não é dar carta branca ao judiciário, temerário, Dr, é considerar uma máfia organizada à se apoderar do dinheiro público uma ala democrática, é considerar a prática lesiva ao erário uma democracia.
    Lembram da máfia italiana? “quando não se pode pegar por outros meios, que se peguem pelas leis tributárias.
    Neste caso do juiz Moro, por serem situações inéditas, isso mesmo, que a inteligência do magistrado superou o mal … e para pegar bandido quase tudo vale (sic) …
    “Consequências sérias, Dr? esse grupo causou à economia do país, um desmonte que levará anos para alcançar a envergadura condizente com o seu povo … “afetar a índole politica”, Dr? nada mais que esse partido aliado a outros afrontaram a inteligência do povo brasileiro, e que pretendiam o âmbito da América Latina através de uma ilusão atingindo o estômago e o intestino dos mais carentes economicamente …
    Bandido tem de ir pra cadeia e devolver o que levou … enriquecimento ilícito também é crime …

  14. O juiz Favreto lembra o garotinho que, no desfile de 7 de Setembro, batia pesado o pé direito enquanto todos os colegas da escola, pisavam com o esquerdo. E a mão, na arquibancada da Cândido de Abreu, dizia orgulhosa: Estão vendo, só o Juninho marchando certo!

  15. Democracia é isso. Dilma 2/3 pra sair. Cunha mais da metade pra sair, lava jato 13 x 1. É assim.
    Pq inaltecer 1 de 13 contrarios!?
    Viva 13, não do PT, dos 13 favoráveis.
    Parabéns Moro, belíssimo trabalho.
    Estou começando a sentir orgulho real de ser brasileiro.

  16. Judiciário substituindo os tanques na rua… escancarado mais uma vez…

  17. Chega a ser inacreditável que uma pessoa só defenda o juiz mouro , enquanto os cabeças de merda manipulados pelo sistema escravos sem opinião lutam por bandido ,perca um minuto e vai no YouTube um garoto de comunidade filmou lula e Sérgio Cabral armando Paea o povo tem várias outras coisas filmado acorda povo de merda

  18. 54 milhões que hoje estão passando fome e arrependidos.
    Vamos deixar de hipocrisia meu caro..

    • Douglas cbç penico,todo mundo ja entendeu que vc e um assumido analfabeto politico defensor de bandidos inescrupulosos sobre juizes declaradamente infratores conforme o texto que vc nao entendeu e fica dando peidinhos demagogicos que acaba sendo oportuno combustivel e inflar um confronto com consequencias que pode nao ser a que vc idealizou.vc e desses demagogos estupidos que se prevalece da democracia predominante nesse blogue que aceita debil mentais em furia mal direcionada como se percebe,a despeito do seu analfabetismo politico.

  19. Esse juiz merece os nossos aplausos, não faz parte da banda podre. Tomara que o STFinho veja a atitude honesta do único juiz do TRF, discordando do juizeco golpista torquemadas, Ustra das Araucárias.

  20. Quem defende essa quadrilha que foi criada no governo pelo PT, é porque se alimenta deste roubo através de benefícios criados para vagabundos como todos integrantes deste partido criminoso.

    • o pior vagabundo que existe e aquele que se recusa a pensar,e quem acusa o governo golpeado por culpa da traiçao reforça o efeito que a midia exerceu sobre o analfabetismo politico refletido nos absurdos que lemos por consequencia de suas expressoes carregadas e odio e rancor contra quem se sente lesado no GOLPE contra o funcionamento normal das coisas.so um desses incautos pra absorlver a tucanalisse desse juizinho pop star da republica de CUritiba.plin plin.

  21. acho que a postura do TRF em relaçao ao infrator magistrado ainda foi branda,sobretudo tardia.o golpe ja esta em curso e 54 milhoes de eleitores foram roubados impunimente e a democracia esquartejada como Tiradentes.a partir disso deveria ser impedido de atuar em qualquer proceso dada sua seletividade parcial,nitidamente observada com repercursao na midia e poderes que julgaram a inocente presitenta golpeada e nao bastasse tudo isso o descarado apoio da midia de massa.

  22. Isso é conhecido como”tapa na cara da sociedade”agora ele (juíz) teve a boa vontade de remeter para o STF o que venha ser investigações de outros políticos inclusive o Temer,enquanto antes mostrou que a presidente não era nada,tendo a tratado não de acordo com a lei,daí abre-se caminho para maneiras diferentes de se interpretar.A mais certa interpretação é a pressa e a afobação que ele (juíz) tem em punir a qualquer custo ela e seus dissidentes não importando os modos,pelo menos é público e do conhecimento do povo. Ela (Dilma) merecia respeito,muito respeito,ainda mais por ser mulher e ser a primeira mulher presidente do Brasil.

  23. Um monte de lulopetisca chorando, vai procurar ajuda no resto da quadrilha no foro de São Paulo.

    • O resto da quadrilha ta no DEM PP PMDB PSC e por ai vai e no partido do Moro tambem , qual é mesmo? PSDB? Hipocrita tem direito e exigir moral de alguem?? To falando de vc mesmo Douglas e demais amorais

  24. O Juiz Sérgio Moro, levantou o tapete. A sujeirada está ficando à vista. Agora é passar a vassoura e jogar no lixo o que é lixo. Avante Moro, os sujos estão desesperados e as pessoas de bem, lhe apoiam.

  25. Deveria investigar todos q se acham professores em favor do errado o Moro e o cara é a inveja e safadeza dos q se acham grandes o MP deixa parecer podre e isso tem q acabar e a justica e para todos os magistrados agem como o ladrão não entram em casa vazia e só atacam o Moro pq sabe a capacidade dele

  26. 13 x 1…Esse desembargador que certamente tece gratidão a petralhas, precisa fazer uma reciclagem nos seus estudos!

  27. VIVA MORO…
    Querem roubar o Brasil é ainda perdão no final, o que resta aos ladrões e ficar se justificando enquanto esperam a hora de ir pro xadrez.

  28. Dá-lhe Lava Jato encima desses m …!

  29. Leva uma enrabada emblemática de 13 X1, e vem enaltecer justo o único defensor da quadrilha petralha?????
    É muita baixaria mesmo.
    Só porque é financiado pelo PT com dinheiro saqueado dos cofres públicos.

  30. Esse desembargador, em seu voto solitário, mostra que ainda há esperança para salvar o Brasil desse desmonte da ordem e segurança jurídica. Vivemos a cada dia uma nova e angustiante surpresa com essas violações cometidas por quem deveria fiscalizar e resguardar a ordem constitucional no Brasil!

  31. Parabéns a Lava Jato e seus jovens integrantes empenhados no propósito de quebrar o Brasil e vender a preço de banana para estrangeiros. ps enquanto nenhum tucano for investigado ,moro só demonstrara que e partidário do PSDB. E boa noite! Durma e sonha com o retorno de lula em 2018.

  32. A crise econômica, desemprego, fome, sistema de saúde e educação vocês devem cobrar do Lula e da Dilma que fizeram os governos mais corruptos da história do Brasil e deixaram o país no caos em que está.

    Quanto a Moro, a nação lhe deve respeito por estar exercendo sua função e obrigação como se deve e se espera de um concursado do serviço público.

    Quanto a fazer parte da CIA, o que não seria desmérito nenhum, pelo contrário, só me resta rir e dizer que andam assistindo muito file de espionagem.

    No mais, o que resta é o consolo de que aos poucos estamos nos livrando da corja de quadrilheiros que frequentaram o governo brasileiro por 13 malditos anos.

    Parabéns a Lava Jato e seus jovens integrantes empenhados no propósito de passar o Brasil a limpa e meter na cadeia os bandidos responsáveis pelo que hoje estamos vivendo no país.

    E boa noite! Durmam o sono dos derrotados.

    • Sai prá fake alugado pelos golpistas. Tira essa máscara covarde. Indentifique-se, pequeno canalha. Vc NAO engana ninguém com essa arenga tosca e entreguista; O povo brasileiro DETESTA traidores como esse moro, entreguista turbinado pela globo, que embosteia e emporcalha a nossa justiça. Sai prá lá sabujo traidor, Derrotado está o Brasil com esses criminosos golpistas governando, e vc hiena segue latindo….

  33. Moro grampeou por desespero, pois nao vinha encontrando provas de corrupção relacionadas a Lula ou Dilma e nao encontrou até hoje. O problema é que Moro com esses subterfugios vem agindo como cabo eleitoral do PSDB e DEM, e a cada eleição vem provocando estragos irreparáveis aos candidatos petistas. É necessario que o STF coiba as arbitrariaedades de Moro, do contrario o Brasil vai se tornar o pais mais antidemocrático do mundo.

  34. Aí capitão seu lixão se vc fosse capitão na real no primeiro ataque do inimigo os teus próprios soldados iriam de enfiar uma bala no meio das fuças pois você é um débil mental.vida longa mesmo ao traíra do nosso povo é agente da CIA o tal Moro para que ele pague ainda em vida o mal que está fazendo ao Brasil.imagine aí seu lixão quantos trabalhadores e trabalhadoras deste país estão em casa neste sábado a noite com os filhos sem ter oque comer pois estão desempregados por que o seu herói não quer fazer justiça ele quer é quebrar as empresas brasileiras para diminuir a concorrência contra as empresas americanas.entendeu ou quer que desenhe.

  35. Vida longa ao juiz Sérgio Moro. Magistrado de coragem que além de ter que cuidar da prisão de bandidos tem que enfrentar a resistência e as idiotices dos defensores dos corruptos do PT. Viva a Lava Jato que está varrendo está corja pra bem longe do governo.

    • Capitão de cú é rola!

      • Francamente, Esmael. A credibilidade acompanha o nível. Nem em boteco dos mais fuleiros da mais degradada zona se admite o que você admite. Não é questão de censura. É fazer valer a educação, o respeito.
        E se o cara é joão ninguém, não o publique simplersmente. Não se publica ninguém.

        • Lá vem o difamador capiau confesso, querendo ensinar regra de moral. Parreiras, você e o Moro pertencem ao mesmo grupo: os que não têm pejo de espalhar, e Moro tem a Globo, que pessoas são racistas só para que elas sejam odiadas pelos negros. O racismo é só um exemplo.

          • Obrigado, Marques, por me enquadrar no mesmo grupo que o juiz Sérgio Moro, embora confesse que não mereço tamanha distinção.

            Quanto a ensinar regra de moral, impossível a assimilação de sua parte. Continue assim, imoral.

            Olha, assino as minhas participações com o meu nome de RG.

  36. Ainda temos juízes em Berlim, ou melhor em Porto Alegre. O desembargador Favreto afirmou, com clareza solar, é “temerário” dar carta branca para o Judiciário violar leis. O camisa preta, golpista criminoso moro, NÃO é unanimidade sequer no TRF-4; Só um boçal não percebe que o MPF e moro agem para consolidar o GOLPE na Democracia brasileira. O MPF virou o braço do golpismo.

  37. E aí coxinhas lá vai.o tal juiz moral de cuecas Moro é o ustra do Paraná ,um Safadão usa a tal justiça pra fazer injustiças fica junto com aqueles promotores safados do ministério público pegando no pé do ex presidente lula que nem chulé fedorento.nao temos provas mas temos convicções.enquanto isso o Aécio pó,o fhc,o temer,o cunha,o Beto richa,o jucá,o Renan,onde existem muitas provas contra eless estão aí rindo da cara do povo sério e mais humilde deste país.(ps.quando digo povo sério eu tiro os coxinhas digo troxinhas).tô pagando pra ver o irmão dallangnol mais o Moro que é pau mandado da CIA mandar prender o ex presidente lula pra ver o que vai sobrar desta república dos bananas.ps os trouxinhas são os bananas podres .

  38. Nossa! Que “viagem”! O que vocês andam fumando e cheirando?

    • Capitão, você é um exemplo perfeito para o “nível intelectual” dos seguidores do Moro e dos defensores do Michel Temer e o que ele representa (Cunha, Aécio, Bolsonaro, Beto Richa). Se seus comentários não melhorarem ou, pelo menos, deixarem de ser imbecis, vou rebaixá-lo para soldado raso!

  39. jogo sujo…sim acabar com a lava jato este e o maior objetivo estão articulando vários erros para achar culpados e encerrar e culpar ???,jogo sujo.

  40. Sérgio Moro Representa esse País!!! Parece-me que o STF quer barrar a LAVA JATO?
    O STF já sabe que o juiz Sérgio Moro pegou o fiu da meada! e esse pode chegar no próprio STF.
    A corte suprema São os piores covardes desse país!!!

  41. Então quer dizer que os outros 13 é que estão errados??
    Mamadeira para todos. Temer vai criar o Bolsa Chupeta!

    • Coragem não é para todos. Todos sabemos da covardia do judiciário Brasileiro, que está sendo motivo de chacota no mundo inteiro. Se ñ me engano até Cristo foi condenado pela maioria. Que coisa feia, Maria vai com as outras.

    • Sim. estão errados!

  42. 13 votos a 1 e o cara, junto com alguns mortadelas derrotados, acha que tem razão. Que preguiça dessa gente que é a favor da corrupção e dos ladrões. Dois pilantras armando um plano de proteção da justiça e um punhado de idiotas defendendo.

    • Capitão volta pro programa do Jô, lá você vai se realizar.

    • Esse capitão é um bost*, não sabe o que é lei, então vamos grampear a todos, divulgar na tv, defenestrar a quem nos interessa, bando de animais incivilizados, o estado de exceção esta colocado, agora só regulamentar a degola, vou amolando a minha navalha

    • Boa Capitão. E o desembargador em solitário, entende que assuntos de tamanha gravidade ao País, deva ser escondido do seu povo, que é quem banca a boa vida desses traidores da Nação. Volta pra a faculdade senhor desembargador. Todos estão vendo a sua gratidão aos comunas.

    • Grande desembargador! Seu voto solitário é prova de sua coragem e determinação na defesa de sua tese. Não é um desembargador “maria vai com as outras”. Não procura os holofotes da mídia que defende as arbitrariedades cometidas pelo juiz de primeira instância. Certamente o juiz Moro deve estar rosnando contra esse voto único porque os argumentos são cristalinos. Mas Moro ainda não sabe. Em breve ele será descartado como foi Joaquim Barbosa. Moro só existe porque a Globo sustenta sua fama e seu delírio de justiceiro. Quando se trata do arbítrio, a minoria, depois de certo tempo, vira maioria. Os que eram heróis vão para o lixo da História.

  43. Os então acovardados ????,agora são covardes mesmos fim do que ,do caráter justiça vergonha,

  44. Quem vai chutar o balde Primeiro???,os golpistas só na espera se vão ser chamado ou convocados ou só e nuca.