Marcelo Araújo: Guerra total ao UBER

marcelo_uber“O Uber é o traficante. O motorista é a ‘mula’ que leva a droga por necessidade de sobrevivência. O passageiro é o ‘usuário’, seduzido e induzido”, resume o advogado Marcelo Araújo, especialista em multa e trânsito, em sua coluna desta terça (6). Abaixo, leia, ouça, comente e compartilhe a íntegra do texto:

Download do áudio

UBER e o transporte de crianças

Marcelo Araújo*

Dr. Marcelo Araújo: A Dona Maria dos Anzóis está com com três crianças, uma de 11 meses, outra de 3 anos e outra de 7 anos, numa tarde chuvosa em Curitiba, qual a diferença de eu chamar um Uber ou um Táxi? A resposta é muito simples: caso você opte pelo Uber, ou qualquer outro clandestino cujo veículo seja classificado na categoria particular, ele deverá ter um ‘bebê conforto’ para a criança com idade inferior a 1 ano, uma cadeirinha para a criança com idade inferior a 4 anos e um assento de elevação para a criança com idade inferior a 4 anos e meio.

No caso do táxi, que é classificado na categoria ‘Aluguel’, cujo significado é de permitir o ‘transporte remunerado’, tanto de passageiros quanto de cargas, a Resolução 277 do CONTRAN isenta da obrigação de dispor dos dispositivos de transporte para crianças que foram citados.

Antes que alguém alegue que a isenção do táxi é um atentado contra a segurança das crianças, a norma mostra adequação à realidade, assim como há isenção tanto do cinto de segurança como equipamento obrigatório, quanto seu uso obrigatório, em veículos do transporte coletivo nos quais seja autorizado o transporte de pessoas em pé.

Em São Paulo o candidato à prefeitura Celso Russomano, que se notabilizou por suas lutas em favor do consumidor, manifestou-se categórica e corajosamente contra o Uber fundamentado exatamente na fundamentação trazida no Código de Trânsito, o qual proíbe o transporte remunerado em veículos que não sejam da categoria ‘Aluguel’.

Muitas pessoas estão confundindo os argumentos da modernidade, do uso dos aplicativos, com ‘transporte remunerado’ em veículos particulares, considerados ‘clandestinos’ tanto antes dos aplicativos quanto agora. Pessoas aparentemente esclarecidas chegam a comparar o conflito entre taxistas e Uber com um hipotético conflito entre ‘Correios’ e ‘E-mail’, o que demonstra absoluta ignorância acerca do monopólio dos Correios no envio de correspondências, inclusive para fins de citações e intimações judiciais mesmo em processos que se tornam eletrônicos após essas comunicações físicas. Vejam, o problema não está na modernidade do aplicativo que é mera forma de aproximação entre transportador e transportado, e sim na remuneração pelo transporte.

Estive recentemente com representantes dos taxistas no Ministério Público do Trabalho, recebido pelo Procurador-Chefe Dr. Gláucio Araújo de Oliveira. Muitos poderiam estranhar o interesse dos taxistas na preocupação com os direitos trabalhistas dos motoristas do Uber.

Ora, muito simples! O Uber é o traficante. O motorista é a ‘mula’ que leva a droga por necessidade de sobrevivência. O passageiro é o ‘usuário’, seduzido e induzido. Não adianta atacar nem o usuário nem a mula, e sim o traficante. Aliás, a relação trabalhista já foi reconhecida em alguns países, e no Brasil estaria fundamentado no moderno entendimento da ‘subordinação estrutual’.

De multa eu entendo!

*Marcelo Araújo é advogado, ex-presidente da Comissão de Trânsito, Transporte e Mobilidade da OAB/PR. Escreve nas terças-feiras para o Blog do Esmael.

73 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. O uber é uma prática predatória e nao quer se legalizar pois se legalizado tem que ter cnpj em todas as cidades ele só o tem em São Paulo tem que ter alvará das cidades ele não quer pagar nenhum tipo de impostos as pessoas Não sabem de nada.

    • Quer ser legalizado e já é em vários locais. Em Curitiba vereadores e prefeito estão evitando tratar do assunto.

  2. Nunca vi tantas barbaridades na minha vida as pessoas hoje são iguais as do tempo de Jesus Cristo se estivesse no meio de nós o crucificariam de novo como o fizeram no passado; os homens são maus e não vem o que fazem aos outros so se importam com o dinheiro e nada mais pessoas se ofendendo por uma única coisa dinheiro.Os motoristas do uber são escravos do aplicativo e os passageiros não estão nem ai se pagam mais barato é o que importa ,e problema de não ganhar dinheiro é seu a evasão de divisas que o uber faz que se dane eu quero é ver meu lado e acabou.

  3. Primeiro, o comentário é parcial, uma vez que o autor informa ter acompanhado os taxistas em audiência no MP do Trabalho.
    A parcialidade, contaminados comentários, mas evidentemente não os anula, representando a opinião do autor. Todavia, como em direito 2+2 não é obrigatoriamente 4, terão fundamentações a favor consistentes. Quanto a história da cadeirinha, é de uma má-fé sem tamanho. Querer dizer que o Uber precisa e o taxi não, pelas categorias em que estão enquadrados é o fim da picada. O Uber aguarda regulamentação , que por falta de iniciativa da querida prefeitura e vereadores, não acontece. Não acontece porque os taxistas são organizados, tão organizados que conseguiram inclusive o absurdo de transferência do direito sobre o serviço para seus sucessores. Tão organizados que os reais proprietários de placas são pouco ou nada incomodados, mesmo ferindo as regras para tanto. Organizados a ponto de poderem locar livremente seus táxis sem sequer dirigir por um periodo, o que me parece seria exigência da atividade. Aproveitando, há relação trabalhista entre o dono do Taxi e os motoristas autônomos que “alugam” o veículo? Deve haver certamente uma fundamentada explicação para isso…
    Regulamentem, ou não, o Uber e acaba a discussão. O que não pode é ficar fingindo que não existe e de forma covarde fugir do assunto, querendo ganhar pelo transcurso do tempo. São novos tempos, que mudam a forma de prestação de determinados serviços no mundo todo. Isto não significa ser bom ou ruim, mas implica na necessidade de avaliação revendiam regulamentação de novas práticas.

  4. Muito chororô pra pouca merda…
    Trabalha pro UBER que quer…e quiser… não vi ninguém do Uber na minha porta…me ligando..me ameaçando pra trabalhar pra eles… não vi ninguém mandando clientes escolherem entre táxi e Uber… Chama quem quer… Trabalha quem quer… anda quem quer… ou esse não é um país livre???
    Com tantos problemas sociais… políticos e principalmente econômicos… Quanta babaquice…

  5. O maior absurdo disso tudo é o judiciário, que além de liberar o que a lei proíbe, impedem q os órgãos fiscalizadores acompanhem o estado e conservação desses veículos…

  6. Táxi é pra quem pode, não pra quem quer!!

  7. Táxi é pra quem pode, não pra quem quer!!
    Todos sabem q esse serviço clandestino da uber só cresce pq a sociedade se encontra a beira da miséria. Daí pegam qq bosta a partir de 2008.
    De um modo geral, pessoas acostumadas a andar de ônibus, trem ou metro e hj vislumbrar a possibilidade de andar de carro pagando quase o mesmo valor de ônibus.. rs. Ainda q ponha sua vida em risco..
    Vc usuário da uber, peça ao motorista para lhe apresentar seguro de terceiros, ISSO É PARA SUA PRÓPRIA SEGURANÇA

    • Basta regulamentarem ou proibirem de forma definitiva. A culpa é do poder público, que não faz a sua parte.

  8. A verdade nua e crua é…

    A sociedade defende esse aplicativo pirata pq a maioria sempre andou de trem lotado , metro abarrotado e ônibus cuspindo gente pra fora. Hoje essas mesmas pessoas se vêem na possibilidade de andar em qquer carro a parir de 2008 com ar e só.

    Esse bando de desempregados estão andando de uber x pq estamos diante de uma sociedade falida a beira de uma miséria.

    Andar de táxi é pra quem pode, não pra quem quer…

    E vcs que utilizam esse serviço irregular, façam a seguinte pergunta ao motorista… Moço me apresenta o seu seguro de terceiros pra q eu possa viajar tranquilo…

    Mas a coisa mais absurda q existe é serem proibidos ( pela justiça) de serem fiscalizados. Um bando de carro velho até ex taxis rodando nesse lixo

  9. Recebeu quanto pra falar tanta baboseira..
    Quase vômito lendo essas porcarias pagas a favor de uma classe defasada e sem mais credibilidade nenhuma da principal fonte de renda que é a sociedade.. seus amigos e parentes pegam Uber agora isso é um fato, a voz da sociedade é a voz de Deus e 90% da população brasileira abraçou a Uber.. não dou 5 Anos pra não existir mais táxi.. como o orelhão já era pro celular o táxi vai acabar

  10. Senhor Marcelo fico feliz em saber que ainda há pessoas assim como o senhor neste mundo possa ser que eu esteja errado em lhe julgar assim.
    Agora quanto as críticos intolerantes e desprovidos de inteligência e conhecimento vou apenas ditar algumas dificuldades e covardias ao qual se passam os taxistas
    A muitas pessoas que não sabem ao o absurdo de documentação nos e exigida e o quanto custa toda essa documentação e absurdo o preço que paga se hoje para emplacar e legalizar um táxi há uma fiscalização banal e covarde sobre os táxis pelo menos no rio de janeiro o táxi não poder ter um arranhão na pintura nem mesmo aquele que feito por chave e isso mesmo arranhões isso é motivo pra lacrar um táxi e aos burgueses vocês sabem o prejuízo que nos causa isso.
    Aos hipócritas,voces já pararam para analisar o preço abusivo que se paga de diária pra que um mero brasileiro possa trabalhar no táxi.nao né aposto que parar e olhar o que muitos taxistas passam ninguém ainda fez.
    Natal ano novo páscoa carnaval até mesmo o aniversário de casamento o taxista seja dia ou noite feriado ou dia comum o taxista está sempre disposto a trabalhar e levar seus clientes seja ao de for em qualquer lugar ou horário se acha um táxi.
    Claro não sou nenhum insano e muito menos hipócrita de dizer que há péssimos profissionais em nosso há sim
    Mas me diga uma profissão que não há seu mau (elemento)
    A aceitação do uber no mercado não é apenas a extinção do táxi e de uma profissão mas sim abaixar a cabeça mas uma vez e permitir que uma empresa que sai de outro país vem impor e comandar aqui no Brasil por isso não somos uma grande potência mundial.por que o brasileiro aceita tudo que lhe impõe.
    E por último vou lhes mostrar como somos coagidos e como nossos governantes agem covardemente sobre nós
    A grande maioria dos taxistas pagam diária pois não possuem a permissão da prefeitura a famosa(autonomia ) e não possuem pois já tem táxis suficiente.agora se já há táxis suficiente como é aceita a instalação da uber como é ela pode ser aceita???? Imagina o caos mais de 30mil carros rodando será que isso não implica no trânsito tantos motorista muitos sem conhecimento algum . Mas vamos lá uma dica que todos motoristas auxiliares tenha o direito de comprar seu carro e que se diminue a tarifa do táxi e assim nos taxistas ganhamos o passageiro ganha e todos impostos e custos e tudo que pagamos continuara sem arrecadado pelo governo

  11. A verdade é uma só, andam de Uber porquê e mais barato e todos só pensam em econômica hoje em dia ,esquecem da segurança , já pensou vc dentro de um Uber um carro comum e de repente
    O carro é abordado com melientes querendo o veículo, e vc tá ali dentro, um carro comum diferente de um táxi,
    Caracterizado ,amarelo onde se levarem policiais recuperam mais rápido onde se torna mais difícil o roubo , vc deixa de ir a certos lugares com seu próprio carro por segurança, mais se põe ao risco num carro qualquer q vc não tem certeza se os seguros estão em dia , está pensando q a Uber tá ligando pra isso , ela quer os 25℅ q os mulas , estão dando a elas ,se o carro tem manutenção, se é o verdadeiro motorista q esta escrito lá q está dirigindo, ela só pensa nela , já tive experiência com a Uber no início do não vou falar mais porque não posso provar, q foi completamente negativa.
    Antes o táxi era a bênção, agora por causa de preço, táxi não presta mais , olha não quer o serviço tudo bem ,agora ficar malhando trabalhadores q sempre estiveram lhe socorrendo nas horas mais precisas da vida de muitos , já é ignorância em toda classe trabalhadora tem suas ervas daninhas, juízes , médicos, mecânicos e etc…
    Mais a verdade é uma só,
    Só andam de Uber porquê e mais barato.

  12. A desculpa do pessoal do Uber,é que estão desempregado, Balela, só fazem bico. Esses babacas que estão defendendo os piratas, tivesse alguém da família taxista pagando a prestação da casa e sustentar os filhos, será que a opinião dele seria Ames.

    Edgar

  13. Bom mesmo é o serviço de táxi! Seu rico FDP, egoísta e desgraçado !!!

    Vai vender droga vc, com sua mulher e seus filhos, sendo vc uma mula, sua mulher a vaca e seus filhos os vermes!

    Começa a críticar os radares, os móveis, que é um roubo de dinheiro e ninguém fala nada…

  14. Poxa galera vcs estao falando tanto em modernidade e os discursos são totalmente antiquados o certo é legalizar as plataformas, pois do jeito que está além de ser ilegal tb e desleal.
    Assim que regulamentar vamos ver quem sobrevive. O que a população quer ela vai ter.

  15. Uber e um mau necessário.quem sabe que o Taxi pode melhorar .

  16. País com bando de incompetentes e burro a uber tem mais que domina mesmo.

  17. Pow o cara é estudado, mais gostaria de saber de onde ele tirou tanta merda dessa, não sabendo diferencia um transporte público de um transporte privado.

  18. Num país de gorvernante ladrão, gente que acredita PT o que pode esperar?

  19. Que nada se misturou tudo aí.. me envergonha um advogado com um papos torto desse.. desse viva o uber viva a melhoria no transporte público!!!

  20. Sou motorista de transporte de passageiro profissional quando eu fiz resolução 168 barra 5 transporte de passageiro o professor que lecionava o curso disse que para exercer a função de motorista de transporte de passageiro no Brasil é necessário ter habilitação D não importa o tamanho do veículo pois essa categoria foi criada para transporte de passageiro possuir o curso de resolução 168 e exercer atividade remunerada na carteira de habilitação aí sim você se torna um profissional na área de transporte de passageiros

  21. Dr. Se assim que se considera, eu duvido desta demagogia barata que está sendo exposta pode até que possa exitir esse táxi com Três tipos de acentos diferentes, então recapitulando, em resumo, vou sair com meu táxi só para levar aleatoriamente, três tipos de idade s de crianças, e se tiver um viagem com pessoas diferentes, eu faço o quê? Teoricamente, vou falar para os clientes que vou em casa para deixar os acentos?
    O Dr. pode até saber de Lei mas não tem qualquer experiência, no assunto apresentado, infeliz na apresentação do exemplo.
    Seria melhor, ter uma Vam de 19 lugares. O táxi olha para o pessoal e se ver que tem crianças nem para, a pessoa fica igual uma “Babaca” fazendo sinal, o UBER para é pergunta a cliente se tem cadeirinha, aí o cliente fala, “..Vc aguarda? Vou buscar no meu carro na garagem..”
    É essa a diferença entre o regularizado e o que vocês consideram com ” Pirata””, todos temos direito de livre escolha, ainda vivemos em um País quê se diz democrático, disfarçado de ditador!

    • Claudio, me perdoe, mas conheço consideravelmente tanto o transporte com Vans (fretamento), quanto ‘mototáxi’, quanto ‘charretáxi’ como ocorre em Petrópolis/RJ, inclusive já tendo dado Parecer sobre tais assuntos. Me perdoe a aparente ousadia dos argumentos, mas estou muito seguro sobre o que escrevi e sustento. Envie o que o qualifica ao debate, além da experiência pessoal. abs

  22. tudo balela
    realidade é que sucateamento de frotas de táxis e de Uber é similares é o futuro
    existe um fator chamado custo
    e vc também tem que ter lucro pois este sustenta vc é sua família
    ou seja vão morrer todos abraçados e depois vem o carro independente.
    mas como estamos no 7° mundo
    quando um buraco surgir na frente e vier um carro na outra pista o carro independente vai ter que escolher entre o buraco ou o carro em frente
    bem, sorte a todos!

  23. Taxista são todos porcos e mal educados, se tivessem sendo avaliados igual aos motoristas da Uber não teria mais taxistas no Brasil,engraçado q até bala e água eles tem para servir ou seja a Uber está educando os taxistas.
    Aprende com a gente e parem d chorar.
    Meu nome é Elton e sou um pai de família igual a vcs,tenham mais respeito e me desculpe pelo os porcos do início…

    • Prezado se vc está desempregado a culpa não é dos taxistas. Sou taxista e educado, favor não generalizar. A UBER É ILEGAL E PONTO. Sugestão: Você pode virar camelô, vender cerveja na praia e etc… pode também estudar e se qualificar, não invadir a profissão dos outros, fazer dela um bico e usar o discurso de SUSTENTO DE FAMÍLIA. O meu filho e minha família sempre serão sustentados dentro do princípio de legalidade, moral e ética. Forte abraço.

    • Otário bala taxista sempre teve. So não fica puxando saco. Aprende com quem. Irrisorio

  24. Texto ridiculo, ao invés de vir com soluções e idéias novas para facilitar a vida da população que utiliza ,transporte como táxi e app como uber, vem com esse canto de grilo que todos conhecemos !
    Por favor vai escrever algo que produtivo senão é melhor ficar calado e observar porque existem pessoas com esse intuito de melhorar e ajudar a população de maneira que nem o taxista, motoristas de app,e usuários sejam prejudicados pois todos tem ” direitos e deveres na sociedade , ou o motorista de app, não tem família não sente fome não paga aluguel como qualquer cidadão honesto que defende o pão de cada dia !.

  25. Hoje isso está acontecendo com o taxista, amanhã com certeza estará batendo em sua porta ou atividade a mesma situação pois os nossos gestores são todos um vendidos e ordinários espere e verás.Atualmente neste país tudo pode politicamente, eles estão rasgando a constituição na cara do povo.Um país que não tem mais soberania.

  26. Preço e Qualidade: se o valor é justo e o serviço é de qualidade tenha certeza que sempre será solicitado.
    O país está em crise, todos precisam trabalhar e levar o sustento a família.
    O UBER é uma opção é tenho certeza de que quem optou em trabalhar com ele é tão honesto quanto a um taxista honesto.
    Se um paga mais taxas que o outro, só tem um culpado “O Governo”.

  27. A prova de um sr falido. Tai acima kkkkkk por isso fala groselha

  28. Não posso nem dizer que só sai merda da sua boca, por que a merda, está na cabeça.

  29. Eu sou motorista do Uber nunca andei de táxi mais o comentário que os passageiros fazem à respeito do taxista é de muita reclamação não só do alto preço mais também a falta de educação a ar condicionado nunca está funcionando se precisar levar em um percurso pequeno eles não levam.

    • Como pode falar do que não vivenciou, Maria vai com as outras

    • Tem vontade de ser taxista você também pode ser. Basta se capacitar. Procura uma empresa de táxi e vai trabalhar. Como a maioria. Fez. E faz. Um lembrete. Taxista não. E rico. Trabalha muito

      • Não basta se capacitar. Para ser taxista tem que participar de licitação. A última demorou cerca de 20 anos para acontecer. Para ser motorista de aluguel, desconheço as regras, portanto não posso opinar. Esses sim devem trabalhar para subsistência, porque já iniciam o dia com mais de R$ 100,00 comprometidos.

  30. Papinho furado de meia tigela, por que os taxistas não baixam o preço, que ninguém usa o uber. Caro Sr. Marcelo esperamos que não esteja sendo patrocinado pelos sindicatos de taxistas, por que a gente sabe que advogado defende quem paga mais.

    Abraços

    Viva o Uber, abaixo os taxistas.

    • Não, estou fazendo por ideal. Pergunte ao Advogado do Uber/prefeito a mesma coisa. Pergunte aos taxistas, qualquer um de qualquer entidade representativa, daqui ou de qualquer cidade do país se recebi um tostão. Feito o desafio!!!

    • Pede para baixar seu salário tb seu babaca….

    • Vai se fuder seu filho da puta de merda

    • Vocês pensam que não vai bater em vcs esperem a privatização.

    • Vocês pensam que não vai bater em vcs esperem a privatização. Golpistas

    • O Bundao, acabe com o taxi e vc verá verdadeira face do seu amigo Uber que esta tão preocupado com sua comodidade

    • Lixo vc é um bosta quebrado não tem dinheiro pra andar de táxi vai de ônibus.filho de uma puta .quero ver dpois que os preços do clandestino subir vão tomar no olho do cu

    • Abaixo a sua inveja.

    • Para ver o que pensa os táxistas só ver o comentários dos mesmos abaixo e as palavras que os mesmos falam, imagina você deixar seu filho, filha andar em um carro com marginais(pois pessoas que agem dessa forma não devem ser diferente disso) como estes ao volante? Quer defender seu serviço faça de forma inteligente e terá o retorno positivo de todos, mas agressão intimidação apenas demonstram que a maioria dos táxistas são pessoas desqualificadas que não utilizam este trabalho de forma séria e honestas, mas apenas um bico para enganar os incautos e fazer o mal, então táxistas pensem antes de escrever pois nós passageiros estamos vendo o que vocês estão fazendo e é claro que pessoas de bem não ficaram ao lado de quem se presta a fazer um desserviço a sociedade.

    • Tudo escravos do Uber depois de um tempo será jogado pra escanteio, a máscara da Uber logo cairá e os escravos iram chorar.

  31. Ridículo este texto, devemos sim ter opções de melhores serviços e quem escolhe o que melhor convem somo nós os usuários! O grande problema nessa história é a mesma coisa do WatsApp com as telefônicas, Netflix com as operadoras de tv por assinatura etc.
    O governo e o estado, só nos oferecem serviços de péssima qualidade, se o serviço é terceirizado ganham de quem presta o serviço e ganham da população.
    Agora vem com este papinho…
    Ja esta na hora de mudar este discurso e começar a fazer alguma coisa que preste.

    • Você tem toda razão, esse meu papinho é digno de ‘boteco’, mas instiga ao debate, e isso é saudável, pois a unanimidade não é inteligente. Há quem acredite no que eu falo. Obrigado!

  32. O passageiro tem o direito de escolher o que lhe for mais conveniente. Seja por economia, conforto, agilidade ou outro motivo qualquer.

    Hoje a sociedade é cada vez mais refém de organizações, como táxis, funerárias, Detrans (para obter a 2ª via do certificado de veículo e fazer a transferência ao mesmo tempo o trouxa do contribuinte tem que pagar duas vistorias), etc.

    Democracia? Liberdade de ir e vir? Onde?

  33. Demagogia pouca é bobagem.

  34. certa ocasiao chamei um taxi de madrugada pra socorrer minha mulher que acabou vomitando no veiculo diante da situaçao q se encontrava e o taxista ainda nos chingou.inconformado c aquilo,parti pra cima do microcefalo q viu q n havia solicidado um carro de passeio q so n tomou uns sopapos por que fui contido.

  35. Duas situações : o Uber e o cliente podem desistir um do outro caso não tenha cadeiras seguras para os filhos. E também o Uber pode ter esse serviço disponível ao cliente. E com relação à táxis, o transporte em cadeira deveria ser igualmente fornecido.

  36. ja que falou em drogas,lembram se do traficante colombiano preso em SP q teve seus bens confiscados e leiloado,cuja renda foi destinada ao combate as drogas.vale lembras,q a cerveja e hoje a droga mais consumida no Brasil servida ate em festas infantis e e responsavel pela morte de milhoes de inocentes,muitos n consumidores,mas q basta estar aguardando um coletivo no ponto e ser atropelado por um de seus consumidores e morrer,mas nunca vi um desses baroes do setor destinar um centavo de indenizaçao p quem foi vitimado ou familiares q enterrou alguem,julgamentos desiguias p um pais cheio de nojentos no poder.

  37. Falou mas não entendi.

    Taxistas são organizados ha muito tempo,corporativistas, privilegientos, direitistas, e não dão bola para passageiros . Absurdo è poderem legar a linha publica como herança.

    Ha conluios e faturamento de conceções.

    O ponto de táxi nunca esta do lado econômico para o passageiro em relação à avenida.
    Sempre uma bandeirada a mais.

    Precisamos de trens confortaveis, rápidos e gerais.
    Taxi ocupa a avenida e carrega apenas um passageiro.

    Sou contra o uber também. E a favor de minimo de táxis.

    • Anda de bicicleta menos um caro na rua.

    • Aposto que vc tem carro? E creio mas ainda que vai trabalhar nele sozinho.. pois então antes de falar de uma extinção de uma profissão pense em quantas famílias nao só serão mas como estão sendo prejudicadas

    • Tem vontade de ser taxista você também pode ser. Basta se capacitar. Procura uma empresa de táxi e vai trabalhar. Como a maioria. Fez. E faz. Um lembrete. Taxista não. E rico. Trabalha muito

  38. tudo por dinheiro.não importa de onde ou de quem. . .e golpe.

  39. Falta de caráter e justiça,o que tem e injustiça,justiça de covardes e corruptos VERGONHA.