Governo Richa estuda como pagar R$ 300 milhões de promoções e progressões atrasadas, anuncia líder Romanelli

romanelli_educadoresO deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa, em sua coluna desta segunda (12), anuncia em primeira mão que Beto Richa (PSDB) estuda pagar ao educadores do Paraná cerca de R$ 300 milhões em promoções e progressões atrasados. O colunista também utiliza o espaço para dissecar o desempenho das escolas do estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgado na semana passada. Abaixo, leia, ouça, comente e compartilhe a íntegra do texto:

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O IDEB melhorou, mas é preciso mais

Luiz Claudio Romanelli*

“A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.” (Paulo Freire)

Contra todos os prognósticos dos catastrofistas de plantão, a qualidade da educação na rede estadual de ensino do Paraná está melhor, mas ainda falta muito, principalmente quando comparamos a escola pública (4,3) X escola particular (6,5).

É o que mostra o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgado na semana passada. Nas redes públicas municipais o índice
avançou de 5,8 para 6,1 nos anos iniciais do ensino fundamental. Na rede estadual, nos anos finais do ensino fundamental, o índice subiu
de 4,1 para 4,3 e no ensino médio passou de 3,4 para 3,6. Se considerarmos a participação das escolas particulares, o índice geral
atingiu 6,2 nos anos iniciais do fundamental, 4,6 nos finais e, no ensino médio, 3,9.

O Paraná alcançou a 6ª posição na classificação geral, e se consideramos toda oferta, o Paraná ocupa a 4ª posição nos anos iniciais, a 6ª nos anos finais do ensino fundamental e a 6ª colocação também no médio. Ao olhar especificamente para as etapas que estão sob responsabilidade do estado, podemos observar que o processo de ensino-aprendizagem de Português e Matemática – cujos conteúdos são
avaliados pela Prova Brasil – do 6º ao 9º ano apresentou melhoria, se comparado ao IDEB de 2013, e o índice de 4,3 para os anos finais do
fundamental é o melhor índice já alcançado pelas instituições públicas do Estado.

Os números divulgados revelam uma evolução, ainda que pequena, mas esclarecedora quando colocamos em pauta algumas mudanças efetuadas na
gestão. E, mesmo tendo avançado, vale ressaltar que não alcançamos a meta projetada tanto nos anos finais do ensino fundamental como no
ensino médio. Para o 6º ao 9º ano, a meta foi estabelecida em 4,6. Já no ensino médio, a meta para a rede estadual de ensino foi definida em 4,2, e o Paraná ficou bem aquém, com nota 3,6.

O IDEB é o indicador que relaciona o desempenho dos alunos nas avaliações, com dados de fluxo escolar. É realizado a cada 2 anos e participam os alunos do 5º e do 9º ano do ensino fundamental da rede pública e da 3ª série do ensino médio (redes pública e privada por
amostra) que são avaliados em Português e Matemática. Os dados de fluxo escolar (taxa de aprovação, distorção idade-serie e evasão
escolar) são verificados a partir do Censo Escolar. Os dados de desempenho são apurados pela SAEB/Prova Brasil, aplicadas sempre nos
anos ímpares.

No Brasil, apenas os anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) conseguiram atingir a meta projetada (4,9) com o resultado de
5,5. O índice deve ser comemorado porque o desempenho das crianças no 5º ano alcançou a meta estipulada não apenas para 2015, mas já a
projetada para 2017 (5,5).

Mas os bons índices dos anos iniciais do ensino fundamental não se repetem nos anos finais. Do 6º ao 9º ano a nota ficou em 4,5, abaixo
da meta de 4,7. A situação é muito preocupante quando se trata do ensino médio. O IDEB 2015 do ensino médio ficou em 3,7, índice estagnado desde 2011. A meta esperada era de 4,3.

O desempenho de estudantes no ensino médio em português e matemática em 2015 foi pior que há 20 anos, Em 2015, a proficiência média em
língua portuguesa na etapa de ensino foi 267,06. Em 1995 era de 290, revela a Agência Brasil.

Diante destes números é impossível não pensar que a etapa de ensino apresenta problemas na maneira como é ofertada e que é preciso reformular o ensino médio, contendo as altas taxas de evasão, adequando conteúdos e investindo mais na formação dos professores. Se
considerarmos que no Brasil temos hoje 33% dos jovens, entre 14 e 17 anos, fora da escola, torna-se urgente que as bases do ensino médio
sejam reformuladas, tornando a sala de aula mais atrativa, como explica a presidente executiva do movimento Todos pela Educação, Priscila Cruz. “O ensino médio é uma etapa muito mal desenhada, é desenhada para não dar certo. Os alunos têm 13 disciplinas para serem trabalhadas em 4 horas de aula, que na realidade são 2 horas e meia.Há uma perda de eficiência em relação a políticas e investimentos e o resultado é esse”, analisa.

Aqui no Paraná temos consciência de que precisamos melhorar os índices das séries finais do ensino fundamental e do ensino médio já há algum tempo, e para isso, desenhamos em 2015 o Programa META – Minha Escola Tem Ação, que direciona todos os projetos e investimentos da área pedagógica da Secretaria de Estado da Educação (SEED) para realidade de cada unidade escolar. O programa tem como principal objetivo um olhar atento à cada escola, considerando seu contexto e propondo ações que possam elevar os índices de aprendizagem, aumentando aprovação, reduzindo a distorção idade-série e o abandono.

O programa META pauta-se ainda no princípio de que, somente por meio de uma boa gestão escolar, com estímulo a participação da família no acompanhamento das atividades diárias, teremos melhorias no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, em 2015 foi iniciado um grande movimento junto à comunidade escolar – A Escola que Temos e a Escola que Queremos – para ouvir as reais necessidades e expectativas dos nossos estudantes. Durante as semanas pedagógicas (atividades de planejamento realizadas semestralmente) foram identificadas diversas ações a serem implementadas para que possamos estar mais próximos da escola que nossos estudantes desejam.

A participação da comunidade tem sido fundamental na gestão escolar. No dia 27 de setembro o governo lança oficialmente o Programa Escola
1000 – onde mil escolas da rede estadual receberão, cada uma, R$ 100 mil para melhorias em infraestrutura, sendo que a escolha e
priorização do que será feito foram definidas pela própria comunidade escolar, durante audiências públicas realizadas em cada unidade
escolar contemplada. Essa participação cada vez maior de estudantes, pais, professores e agentes educacionais na administração das unidades é um dos pilares administrativos da Secretaria de Estado da Educação, previsto no programa META e replicado no Escola 1000.

Outra iniciativa importante é a instituição do Prêmio de Gestão Financeira. Inédito no País, o programa reconhece as melhores
administrações escolares nas quais a aplicação eficiente dos recursos públicos possibilita o desenvolvimento de projetos pedagógicos.
De 2010 até agora, o orçamento da Educação mais que dobrou. Em 2010, a folha de pagamento da área da educação básica chegou em R$ 2,8 bilhões e em 2016 o governo vai aplicar R$ 6,5 bilhões. Nas duas gestões do governo Richa, o magistério paranaense teve, – entre reposição da inflação e aumento real – reajuste salarial de 82% e a ampliação da hora-atividade em 75%, passando do 20% de hora-atividade para 33%.
Apesar das limitações orçamentárias, o governo estuda como pagar as promoções e progressões atrasadas.

É um direito dos professores e trabalhadores da Educação, que permitem a ascensão no plano de cargos e salários. É graças ao trabalho e esforço empenhados pelos profissionais da educação, diretores, chefes de Núcleo e equipe da Secretaria de Educação que pudemos avançar e garantir uma Educação de qualidade nas escolas públicas paranaenses, mas é preciso muito mais, mas este será tema de um próximo artigo. Aos educadores do Paraná, nossos cumprimentos.

Boa Semana. Paz e Bem.

*Luiz Cláudio Romanelli, advogado e especialista em gestão urbana, ex-secretário da Habitação, ex-presidente da Cohapar, e ex-secretário do Trabalho, é deputado pelo PSB e líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná. Escreve às segundas-feiras sobre Poder e Governo.

31 Comentários

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  1. Não falou nada do pagamento.

  2. E alguém ainda acredita no governo do estado? Está sempre estudando mas nunca chega a nenhuma conclusão. Enquanto isso, minha progressão vai completar um ano de atraso no mês que vem.

  3. A única coisa que tucano sabe fazer como ninguém é buraco negro nas contas públicas. Por ali entra muito dinheiro arrecadado e de privatização que simplesmente desaparece. Governo tucano é um fenômeno!

  4. e a diretoria da celepar continua sem negociar com os funcionários, nossa greve ja entra na terceira semana! o governo do psdb afundou o parana!!!

  5. Parabéns Romanelli pelo texto.
    Esperamos sim, que logo sejam quitadas estas dívidas com os servidores públicos.
    Obrigado

    • Será que com o Estado não pode acontecer a mesma coisa que um cidadão comum experimenta, quando “deixa” de quitar a dívida no prazo correto e se ver diante de uma bola de neve?

  6. Esmael: pelamordiDeus, detenha insultantes e bocas sujas. Não aceite linguagem Sarjetiana.

    • Enquanto estavam chamando a Dilma de anta, ninguém se incomodou. Quando dei o troco na mesma moeda, aí acham ruim!

  7. Romanelli, acompanho seu trabalho de perto e sei da sua força e vontade de sempre encontrar as melhores soluções para todos os empasses do nosso Paraná. Acredito fielmente no seu trabalho, sei da sua preocupação com a nossa educação e sobre o pleno respeito com o educadores do estado. Esses que só sabem falar de histórinha de 29 de abril, mal sabem como funciona a economia nacional. Infelizmente são esses mesmos que estudaram em rede pública, logo ficaram todos retardados e repetindo asneiras que leem em blogs de esquerda sem apurar os fatos e fontes.

    Vamos estudar mais antes de falar tanta burrice, minha gente! Excelente artigo, Romanelli.

    • Economia nacional que funciona só para beneficiar cargos comissionados e garantir pagamento de mordomias a políticos e judiciário (auxílio moradia).

  8. Nossa, muito trabalhadores que são mesmo esses “educadores” do Paraná. Esses vagabundos só pensam em greve. Aula que é bom, nada. Se fossem tão maravilhosos assim, quem sabe esse lixo de país iria pra frente? E é culpa do PT sim. Culpa desse maldito partido que favorece vagabundo. Inclusive essa corja de professoraiada chulé!

    • Se você se acha no direito de nos chamar de vagabundos, aqui vai: vá procurar o caminhão de onde caiu sua anta vagabunda. Procure conhecer a realidade das escolas e da sala de aula antes de vir aqui vomitar sua imunda ignorância.

    • A culpa por estarmos do jeito que estamos também é sua, vai ver que nunca trabalhou na vida, não sabe nem o que é uma escola pública. Faça sua parte e com certeza mudamos esse lixo de País do qual vc faz parte.

  9. Que que esses professor de bosta querem mais? Aulas lixo, profissionais ultrapassados que fazem qualquer cursinho ONLINE e se acham no direito de ter promoção e progressão? Ah, pelo amor de Jeová, vão trabalhar seus pentelho do inferno. Vocês são muito chatos, infernais, se acham mestres e são uns merda. Deusolivre esse ensino público nojento. Vão carpi um lote! Eu trabalho há 50 anos que nem um CAVALO e sabe quanto que vou receber de aposentadoria???

    Seus lixos!

    ótimo texto, romanelli. VOCÊ É FODA

    • Primeiro meu caro (se intitula Vitória mas deixa claro que é homem), vá se converter, pois um ser que clama o nome de Deus (Jeová) e manda o próximo para o inferno não dá. Em segundo lugar, se vc se acha um bosta o problema é seu. Não venha chamar de bosta nem a mim nem meus colegas de profissão. Do que vc entende de Magistério? Do q vc entende de Educação? Do que vc entende de sala de aula, do contato direto que nós, educadores, temos com as crianças, os jovens? Você não sabe nem de qual caminhão caiu…

    • VITÓRIA RÉGIA….KKKKKK
      VC NÃO TRABALHA QUE NEM UM CAVALO…VC É UM CAVALO…..
      VAI ESTUDAR , FAÇA UMA FACULDADE, PÓS, MESTRADO..ETC….
      O PR FOI UM DOS ESTADOS QUE A EDUCAÇÃO EVOLUIU ….
      VC DEVE VER SÓ O LADO ERRADO…..VITÓRIA….DEVIA SER DERROTA….
      50 ANOS SE APOSENTA O INFELIZ…..APOSENTE …VAI CATAR MINHOCA E VAI
      PESCAR….
      LIXO É VC….VC NÃO TEM FAMÍLIA ..MORRA NOS ESGOTO …..
      PESSOAS DESSE TIPO, DEVE SER DIFÍCIL….

      VAI LER, ESTUDAR, FAÇA ALGUMA COUSA DE VALOR….

      QUEM LATE DEMAIS NÃO FAZ NADA ..É ÁGUA PARADA…CHOCA..PODRE…

    • Cara “Vitória”, se você acha que os professores são isso, e têm uma vida tão fácil, vai fazer uma licenciatura, passar em um concurso e, depois você vem falar algo Ok.

  10. Bom dia!
    Estes pseudos governantes, digo isso porque não estão preparados para exercer tais cargos, pois caso fossem alinhados com a realidade do dia a dia, não estaríamos nessa crise construída e que nós trabalhadores somos chamados para pagar a conta, como sempre. As 3 esferas estão repletos de incompetentes, jamais poderiam ter deixado o país chegar nessa situação e agora pedem “sacrifícios” dos trabalhadores. E o sacrifício das “castas” de privilegiados nesse país? Cadê? Alguém escutou a Alep fazer corte drástico de despesas, juízes se negando a receber o auxílio moradia, dos empresários, dos comissionados demitidos. Ou seja, sacrifícios é para aquele que sentem as dificuldades do dia a dia, principalmente pagar contas e juros abusivos nesse país. Lamentavelmente agora vemos que os funcionários públicos são o “bode expiatório” dessa crise, onde devemos ter os salários achacados (reajuste 0%), aposentadoria em risco, pois o governo está sacando dinheiro do fundo previdenciário e ninguém sabe quanto. Resumindo, o panorama é negro para os trabalhadores, pois as “castas”, estas continuam com seus privilégios.

  11. Fica um alerta GRAVÍSSIMO a todos os interessados em relação à progressão e Promoções.
    Estamos entrando no segundo ano sem pagamento, no próximo mês (outubro) completa-se dois anos sem pagamento de progressões aos Professores. Mais grave ainda, os funcionários de escola – QFEB, estão a mais de dois anos sem receber o que lhes é de direito.
    Entramos em em buraco negro sem volta, logo não se vencerá acertar tantas dívidas ATRASADAS. Fica a lembrança que no governo anterior NUNCA se atrasou tanto estes pagamentos.
    POLICIAIS, AGENTES PENITENCIÁRIOS E FUNCIONÁRIOS DA SAÚDE, também estão com seus direitos negligenciados

  12. antes q algum trouxinha s permissao p pensar venha culpar o PT por esses frutrados numeros vale lembrar q aqui se fala de gestao estadual autonoma onde as promessas de eleva los n passa de tentativa de acalmar o movimento contrario ao ponto de muitos estarem cepticos a qualquer mudança.esse governo do PR merece nota zero em credibilidade e o atual golpista q contou c seu apoio tambem,por que n existe nota inferior.

  13. Infelizmente a APP fez o jogo político do PT no ano passado, todos sabem disso. A situação do país é grave, decorrente inclusive do próprio governo do PT. Interessante o artigo do ROmanelli pois trata da responsabilidade que os governantes e parlamentares devem ter neste momento.

    • É comissionada, a culpa é sempre do PT. Fiquei sabendo que aquele Brimo distante, aquele Ladrão, se filiou ao PT, só pra culpar a Dilma.

    • E quem iria defender os professores? O PSDB do Beto Richa? Ainda bem que tem uns poucos partidos que se identificam com a luta dos trabalhadores.

  14. Na saúde também vai pagar as promoções e progressões atrasadas? Ou só na educação? A minha já fez aniversário em julho, até agora nada…

  15. Não pagou ainda????????????

    • Nauuummmmm!!

    • NÃO PAGA, NÃO RECONHECE OU VALORIZA SERVIDORES:

      AGORA, QUAL SERIA O “IDEB” DO NOSSO GOVERNADOR, DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, DOS PREFEITOS E VEREADORES?

      SOLUÇÃO RECONHECER, VALORIZAR, GARANTIR DIREITOS, REDUZIR NÚMERO DE ESTUDANTES EM SALA, AUMENTAR O NÚMERO DE ESCOLAS E SALAS DE AULAS, CRIAR UMA COTA DE VAGAS EM MESTRADOS ESTADUAIS PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA EM SUAS RESPECTIVAS ÁREAS OU DISCIPLINAS, 50% DE HORA ATIVIDADE EM SALAS COM CONDIÇÕES.