Gleisi: O ilegítimo Temer é um JK invertido: 20 anos de atraso em apenas dois

gleisi_JKA senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), em sua coluna desta segunda-feira (5), diz que o ilegítimo Michel Temer (PMDB) é uma espécie de Juscelino Kubitschek invertido: “20 anos (de arrocho) em 2”. A colunista também explica a proposta de uma Frente Ampla para defender direitos e disputar 2018. Abaixo, leia, comente e compartilhe a íntegra do texto:

Frente Ampla contra 20 anos (em 2) de arrocho

Gleisi Hoffmann*

Depois de ouvir os primeiros pronunciamentos do presidente usurpador, Michel Temer, me veio à mente uma espécie de “analogia perversa” com um inesquecível e grande personagem da nossa história política: o presidente Juscelino Kubitschek.

Do alto de sua grandeza e capacidade de vislumbrar o florescimento de uma Nação, Juscelino traçou como plataforma de governo um Plano de Metas que incluía, entre outros programas, a implantação de uma indústria de base, com a produção de bens de consumo duráveis e não duráveis; e a interiorização do Brasil, com a criação de Brasília e a abertura de imensas oportunidades. Era o famoso “50 anos em 5”, apresentado ao povo brasileiro durante sua posse, em janeiro de 1956. Esse foi JK.

Na primeira reunião com sua equipe de governo, o outro, o ilegítimo presidente anunciou: “Inauguramos uma nova fase, uma fase com horizonte de 2 anos e 4 meses, que terão uma cobrança muito maior. Que façamos aquilo que temos alardeado, de colocar o Brasil nos trilhos”.

Quanta desfaçatez! Na verdade, os trilhos em que Temer pretende colocar o Brasil serão os que abrem caminho para o arrocho e a perda de direitos econômicos e sociais de milhões e milhões de cidadãos.

No “plano de metas” do presidente e de seus aliados de última hora destacam-se as preocupantes mudanças na CLT e na aposentadoria. Como já foi intensamente “alardeado”, Temer quer substituir os consagrados preceitos legais das normas trabalhistas, substituindo o legislado pelo negociado. Quer ainda obrigar os brasileiros a trabalharem até não poder mais e ainda acabar com a vinculação da aposentadoria ao salário mínimo, um dos mais espetaculares modelos de distribuição de renda adotado pelos governos do PT.

Temer também prescreveu no seu pacote fiscal de maldades a inacreditável ideia de cortar as despesas da União pelas próximas duas décadas, limitando os gastos do governo à inflação do ano anterior. Será um desastre para as áreas sociais, principalmente a educação e a saúde. O plano golpista simplesmente despreza a necessidade de aumentar os investimentos nesses setores vitais, cuja demanda cresce sem parar diante do aumento da população e retira do Estado um importante instrumento de política econômica: a gestão fiscal. Ou seja, Temer já bradou seu slogan: “20 anos (de arrocho) em 2”.

Acompanhei no Palácio da Alvorada o discurso emocionado da presidenta Dilma Rousseff logo após o Senado ter sacramentado o golpe sem precedentes contra a nossa democracia. Como bem disse a presidenta, esse atentado não foi cometido apenas contra ela e o seu partido. É só o começo. “O golpe é contra os movimentos sociais e sindicais e contra os que lutam por direitos em todas as suas acepções: direito ao trabalho e à proteção de leis trabalhistas; direito a uma aposentadoria justa; direito à moradia e à terra; direito à educação, à saúde e à cultura”, afirmou Dilma.

Nesses mais de oito meses em que pude ver de perto a farsa misógina, conservadora e entreguista que ia sendo montada na Câmara e no Senado para nocautear a primeira mulher eleita presidenta e mudar os rumos do Estado brasileiro, eu e meus companheiros e companheiras dessa luta sem trégua tivemos a certeza de que ali se urdia apenas uma coisa: o achaque à população mais humilde.

Não vamos permitir isso. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já iniciou as articulações para enfrentar o governo usurpador com um novo modelo de oposição. Lula propõe uma Frente Ampla de esquerda que una os partidos políticos, inclusive o PT, em nome de um programa e de candidatos escolhidos por associações, movimentos sociais, intelectuais e artistas. Será uma poderosa plataforma de esquerda para o país em 2018.

E podem contar. Essa Frente Ampla terá como hino de resistência o outro alerta feito pela presidenta Dilma em sua despedida no Alvorada: “Ouçam bem: eles pensam que nos venceram, mas estão enganados. Sei que todos vamos lutar. Haverá contra eles a mais firme, incansável e enérgica oposição que um governo golpista pode sofrer”.

*Gleisi Hoffmann é senadora da República pelo Paraná. Foi ministra-chefe da Casa Civil e diretora financeira da Itaipu Binacional. Escreve no Blog do Esmael às segundas-feiras.

27 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. A CHORADEIRA É LIVRE!!!
    Isso me lembrou uma música tbem…
    Chora Coração
    Wando
    Um amor quando se vai,
    Deixa a marca da paixão
    Feito cio de uma loba
    Feito uivo de um cão,

    É feitiço que não sai,
    Dilacera o coração
    É um nó que não desmancha,
    É viver sem ter razão

    Chora, coração
    Chora, coração
    Passarinho na gaiola,
    Feito gente na prisão

  2. O importante destacar nesse processo é que cada vez mais os partidos que não tem interesse social do pais se infiltram ou se aliam aos partidos das causas sociais com intuito de criar uma imagem socialista e com isso obter uma representação no congresso nacional com o único objetivo de alcançar o poder, por isso, que se tenha muito cuidado com as futuras alianças ou coligações para que se evite pequenos rompimentos e atrapalhe o crescimento econômico e social da nação.

  3. Golpe é Golpe em qualquer lugar do mundo.
    A sensação de invasão, sufocamento, revolta é a mesma. Com tanques, baionetas ou canetas.
    Mas de todas as perdas, talvez essa seja a pior:

    http://novoexilio.blogspot.com.br/2016/09/o-golpe-na-amendoeira-por-alexandre.html

    Ocupemos mentes e corações. Compartilhe. Faça a resistência.

  4. TROUXINHA n sabe a diferença de comunismo com voto de pobreza.eles pensam q ser comunista tem q fazer voto fransiscano,como se fosse o caso.EUA quer Cuba,o lider mundial do capitalismo ta com atençoes voltadas pro pais comunista ao ponto de romper o embargo.

  5. Michel Temer detona o Brasil capitalista que tentou se modernizar e ser civilizado na era Lula Dilma e prefere a China e o sapato chines. Vai implantar o comunismo chines no Brasil. Porque comercio internacional e palestra de negócios ele não tem a mais vaga ideia do que sejam.

    Ele acha que Cuba é um exemplo menor. Quer logo o Comunismo de bilhões de pessoas.Rarará burros, marchadores!

    ( leiam o blog do Renato pra entender melhor a China. Governos chineses de antes, durante e atual, não é um Temer. Historia faz abrir a mente)

  6. CHORA PTZADA!

    Podem espernaer, berrar, a incompetência de vocês é maior do que qualquer coisa.

  7. Por falar em golpe, onde anda o maridão e o dinheiro desviado dos créditos consignados de servidores públicos?

  8. Falam tanto em socialismo, Fidel, Che Guevara, mas pergunta pra algum mortadela se quer morar em Cuba sob ditadura?

    Vão dormir!

  9. agora todo mundo votou na Dilma,ta igual aquela testemunha desqualificada do golpe,melhor contar outra.
    esses golpistas n tem limite e muito menos vergonha na cara.tucanalias,tucanalias….

    • É cada troll mentiroso…. Cada justificativa ….

      Se eu tenho dois candudatos supostamente corruptos e um deles não quer o trabalho escravo , é obvio que continuo votando no menos ruim. Pois não quero ser escrava.

      Mas a formação escolar dessa gente que posta aqui foi tao ruim, que não falam coisa com coisa. Estão numa revolta muito grande com sua situação mas não podem racionalizar por falta de conhecimento básico. Isso é muito perigoso.

      Os partidos de esquerda não querem esses votos, não. Nunca quis. Nunca pediu. A esquerda prefere politizar.

      Deem esses votos à direita truculenta, pois estarão entre os iguais. A truculência explorando a ignorância. Sejam felizes.

      • maria a louca….

        vá lavar cueca no rio belem… louquiçada … doutora em ignorância.

        estudada… a comissão acabou…. vai ter que trabalhar musa gardenal?

        guerra civil???? coitados, serão esmagados igual barata na sarjeta.

  10. E notorio o desespero dos coxinhas, com o crescimento dos movimentos sociais! Voces podem destruir uma, duas ou tres rosas. Mas nao tem como deter a primavera! Ja falava Che…..
    Thau, tchau bamdidos!

  11. Bom dia a todos que desejam ordem e progresso… e um péssimo dia aos que desejam o caos.

    Infelizmente eu votei duas vezes no mulla, digo lula, e uma vez na dilma… e ainda para azedar mais, ajudei a eleger a gleisi ao senado.

    Estou muito arrependido… destruíram o país…. conheço muitas pessoas desempregadas, com contas atrasadas… tenho que ajudar o meu irmão com cesta básica todo o mês, faz 2 anos que está desempregado… (ele também votou nesses elementos).

    Esse ano nenhum canalho(a) irá levar o meu voto, prefiro pagar multa.

  12. a pec 241 preve o n crescimento social na medida em que se desonera o previsto.na pratica,funciona como um emprego informal,vc n ganha mas n precisa trabalhar,mas pode continuar ususfruindo as altas taxas imposta pelo mercado financeiro.e ai acontecera o fenomeno q qq banqueiro adora.o endividanento coletivo da naçao e ai o pais assume essa divida c suas riquesas naturais,simples assim.

  13. Senadora, como está a devolução de valores a que foi condenada? E o maridão? Dormindo tranquilos ou preocupados em acordar com a visita da PF?

  14. Os coxinhas estao desesperados senadora, agora e so uma questao de tempo! Vamos ver se eles ganhao alguma coisa nas urnas!
    Tchau ,tchau Temer!

  15. Atraso foi o calote e o 171 que seu partido corrupto aplicou na população para ganhar as eleições Senadora.

    • Capitão…..acertou na mosca
      Polaquinha deveria pedir exílio desse Pais…..
      Já estão com a “guaiaca” cheia….
      Roubaram de velhinhos…imagina se o PT fica….????

      D E S O N E S T O S

      • qUE MOSCA É ESSA JENUÁRIO, IMAGINA AGORA PMDB E PSDB JUNTO ENTÃO, COMO VAMOS FICAR, ME FEZ LEMBRAR:

        Mosca na Sopa
        Raul Seixas

        Eu sou a mosca que pousou em sua sopa
        Eu sou a mosca que pintou pra lhe abusar
        Eu sou a mosca que pousou em sua sopa
        Eu sou a mosca que pintou pra lhe abusar
        Eu sou a mosca que pousou em sua sopa
        Eu sou a mosca que pintou pra lhe abusar
        Eu sou a mosca que perturba o seu sono
        Eu sou a mosca no seu quarto a zumbizar
        Eu sou a mosca que perturba o seu sono
        Eu sou a mosca no seu quarto a zumbizar
        E não adianta vir me dedetizar
        Pois nem o DDT pode assim me exterminar
        Porque você mata uma e vem outra em meu lugar
        Eu sou a mosca que pousou em sua sopa
        Eu sou a mosca que pintou pra lhe abusar
        Eu sou a mosca que pousou em sua sopa
        Eu sou a mosca que pintou pra lhe abusar
        Atenção, eu sou a mosca
        A grande mosca
        A mosca que perturba o seu sono
        Eu sou a mosca no seu quarto
        A zum-zum-zumbizar
        Observando e abusando
        Olha do outro lado agora
        Eu tô sempre junto de você
        Água mole em pedra dura
        Tanto bate até que fura
        Quem, quem é?
        A mosca, meu irmão
        Eu sou a mosca que pousou em sua sopa
        Eu sou a mosca que pintou pra lhe abusar
        Eu sou a mosca que pousou em sua sopa
        Eu sou a mosca que pintou pra lhe abusar
        E não adianta vir me dedetizar
        Pois nem o DDT pode assim me exterminar
        Porque você mata uma e vem outra em meu lugar
        Eu sou a mosca que pousou em sua sopa
        Eu sou a mosca que pintou pra lhe abusar
        Eu sou a mosca que pousou em sua sopa
        Eu sou a mosca que pintou pra lhe abusar
        Eu sou a mosca que perturba o seu sono
        Eu sou a mosca no seu quarto a zumbizar
        Eu sou a mosca que perturba o seu sono
        Eu sou a mosca no seu quarto a zumbizar
        Mas eu sou a mosca que pousou em sua sopa.

      • JK INVERTIDO É FORTE, ACHO QUE TÁ MAIS DE PERNAS PRO AR, OU PATAS ARRIBA COMO DIRIA GALEANO, DO MESMO JEITO QUE ESTÁ O BRASIL DE PONTA CABEÇA, UMA TRISTEZA SÓ.
        QUEM PODERÁ SALVAR O BRASIL? O SENADO? O STF? OS DEPUTADOS? QUEM ?
        TÁ DIFÍCIL RESPONDER!!!

    • É UM NOVO COVEIRO, AGORA, DO SEPTUAGENÁRIO. APOSENTADORIA AO 70 É O FIM!!

      REFORMAS SEM GARANTIR, MELHORAR E ASSEGURAR É USURPAR (TIRAR VIOLENTAMENTE)

      QUE MERDA É ESSA DE EXPECTATIVA DE DIREITO QUE INVENTARAM AGORA, E QUE PERSEGUIÇÃO É ESSA PARA CIMA DOS SERVIDORES E TRABALHADORES EM GERAL.

      ESTÃO REVENDO OS MILHÕES DE CARGOS COMISSIONADOS MUNICIPAIS, ESTADUAIS E FEDERAL, EX, LEG. E JUDICIÁRIO. E OS PRIVILÉGIOS DA PREVIDÊNCIA NO INSS E OUTROS FUNDOS DE PREVIDÊNCIA, ESTÁ NA AGENDA? NA PAUTA?

      A PAUTA É FERRAR O TRABALHADOR E O SERVIDOR?

      FORA TEMERRRRRR! FICA NA CHINAAAAA E ARRANJA UM EMPREGO NA LOJA DE SAPATO, PQ AQUI VAMOS TE DAR UM PÉ NA BUNDA.

      • O presidente Temer é mal avaliado justamente por causa de ter sido vice de Dilma, a arrogante e despreparada Gerentona, Mãe do Pac, que Lula enfiou goela abaixo do eleitorado brasileiro.
        Ninguém morre por ele, nem ao menos coloca a mão no fogo.
        No entanto, há que se registrar voto de confiança com, pelo menos, seis meses der validade. E se medidas amargas e impopulares forem efetivadas, a consciência de cada adepto do Fora, Temer, deverá analisar com sensatez e responsabilidade, a situação da herança maldita que passa de mãos em mãos a diversos mandatos, como a reforma da previdência, as relações trabalhistas. Todos querem, lógico, que medidas extremas devam ser executadas, “desde que não afetem o meu bolso”, é o estúpido pensamento de cada um.

      • MOSCA VERMELHA DO PT ( A SOPA=BRASIL)

        A CARNIÇA É GRANDE

        O TÁ FALIDO