Frente de Advogados vai à Justiça contra espetáculo de procuradores da Lava Jato

deltan_folha_lula_delacaoA ‘Frente de Advogados pela Democracia do Estado do Paraná’ divulgou nota de repúdio, nesta segunda (19), contra as ações midiáticas protagonizadas pelo Ministério Público Federal, na última semana, ao anunciar denúncias sem provas contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Além da nota, os advogados, em articulação nacional com a ‘Frente de Juristas pela Democracia’, estudam entrar com uma representação junto ao Conselho Nacional do Ministério Público Federal.

Portanto, os advogados resolveram trocar uma manifestação em frente ao prédio do MPF pela ação judicial contra os procuradores.

Abaixo, confira a íntegra da nota:

NOTA DE REPÚDIO ÀS AÇÕES MIDIÁTICAS DO MPF:
EM DEFESA DA DEMOCRACIA E DAS GARANTIAS CONSTITUCIONAIS

O respeito à Democracia, à Constituição Federal e às garantias constitucionais são incompatíveis com a atuação midiática dos membros do Ministério Público Federal, que servem à chamada operação lava jato, ao reunirem a imprensa para divulgar a denúncia contra o Ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Não se trata aqui de fazer a defesa do denunciado, tarefa da qual se ocupam seus advogados. A defesa intransigente dos direitos fundamentais e do Estado Democrático de Direito independe da qualidade do agredido, e é compromisso assumido por todo aquele que se dedica à advocacia.

Primeiro, foi violado o princípio constitucional da presunção de inocência, porque ninguém pode ser considerado culpado antes do trânsito em julgado de sentença penal condenatória (CF, 5º LVII) – e os membros do MPF passaram, de forma inconstitucional, a mensagem ilegal de um homem culpado de crimes.

Segundo, a apresentação unilateral de hipóteses acusatórias em cadeia nacional de televisão, além da lesão aos princípios do contraditório e da ampla defesa assegurados aos acusados em geral (CF, 5º LV), constituiu a formação de um execrável tribunal de exceção, banido das modernas democracias (CF, 5º XXXVII).

Terceiro, ataques à honra e à imagem de acusados pelos meios de comunicação de massa e em cadeia nacional (CF, 5º X) representam odiosa antecipação de juízos de valor sobre fatos controvertidos, que devem ser demonstrados nos limites estritos do devido processo legal do Estado Democrático de Direito.

Finalmente, os Advogados pela Democracia manifestam veemente repúdio ao deplorável desvio de funções dos Procuradores da República atuantes na Operação Lava Jato, que passaram por cima do papel constitucional de defesa da ordem jurídica e do regime democrático atribuído ao Ministério Público (CF, 127), maculando a imagem de uma instituição essencial à função jurisdicional do Estado.

ADVOGADOS PELA DEMOCRACIA

32 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Se os advogados são de alguma grupo da esquerda ou da direita isso para mim não tem a mínima importância. O que importa é que eles tentaram esclarecer que sem julgamento final, não se pode condenar alguém só porque o cara tem somente nove dedos e um sotaque nordestino.

    Em particular indo contra as “teorias” que se postaram, eu sou a favor do DIREITO e não do JULGAMENTO SUMÁRIO.

    Se o “acusado” com provas subjetivas, já que não se tem uma comprovação absoluta que todo o patrimônio que está sendo comentado seja dele. A princípio isso não se pode tomar como prova de acusação e sim talvez com mera observação e nada mais.

    Até se provar que o Lula seja dono do apartamento em Guarujá e que o sítio em Atibaia foi para lavar dinheiro, ele não passa e diga muito distante de suspeito.

    Para ser réu tem que haver provas contundentes, coisa que este Promotores ou Procuradores não o fizeram. Somente apontaram, ou melhor dizendo, replicaram o que a mídia vem dizendo a meses pelas “acusações” feitas pelo MP SP que até a presente data também só está dizendo e não demonstrando quem é o verdadeiro proprietário de certos imóveis.

    Até onde eu tenho conhecimento. Proprietário de um bem imóvel ou qualquer outro bem, só o é se lá na escritura ou outro documento comprobatório estiver o seu nome, caso contrário não é. E nestes casos só aparece o nome da empreiteira e não de Lula. Pode ser um índicio. Pode! Mas para ser isso uma prova que condene ou acuse o Lula, a distância é gigantesca.

    Eu quero dizer que eles perderam a chance de provar algo importante para a Lava Jato, e criaram um belo circo.

    Bom para os advogados de defesa que vão efetuar a defesa do Lula, isso foi não uma colher de sopa mais uma concha cheia de oportunidades contra as “acusações” do MPF e duvido que até o Moro vá embarcar nesta canoa furada, já que para condenar tem que ser baseadas em documentos e não em suposições.

    Parabéns pessoal do MP – Pr vocês pisaram na merda e espalharam tudo na frente do ventilador.

    Depois desta, até dou razão ao Lula de tirar um sarro da cara deles. Amadorismo de alta capacidade destes senhores de toga e deixaram o Moro sem chão. Apesar que acredito que existe juizes mais imparciais e competentes do que ele para tocar esta operação de “limpeza” da corrupção no Brasil. Pena que para mim só está sendo feita do lado esquerdo e deixando o direito bem sujo ainda.

  2. Toda forca na oposicão ao Govêrno de Ocupacão……………….., aqui…………………..e

    principalmente lá fora………………!!!!!

    Mas Esquerdas…………….., atentem, é preciso URGENTEMENTE escoimar a pauta e

    centrar em temas de profundidade que digam respeito sobre tudo à Soberania

    Nacional………………….!!!!! que se deixe de lado a pauta simplesmente trabalhista-economicista……………..; sem por exemplo o Pré Sal e as Reservas Internacionais…………, NÃO SOBRARÁ NADA……………!!!!!

  3. CLARO QUE Michel Temer é burro.

    Tem pensamento confuso.
    Não sabe se expressar.
    Conhece muita gente que põem FOGO EM PNEU.
    É a favor de LIXO.
    Adora PORRALOUQUICE.
    Se expressa mal em demasia.
    Não sabe falar a Língua Portuguesa.

    Portanto, por favor, SE TIVEREM TEMPO, passe em alguma Igreja e borrife NOSSAS PLAQUINHAS com água-benta, ASPERGINDO sobre as letras de Fora Temer, de nossos amados cartazinhos e nossas plaquinhas.

    (TODO intelectual e cantor de sambinha TÊM A OBRIGAÇÃO de ter seu cartazinho ou plaquinha, viu?).

    No cinema, ontem, foi um sucesso. Antes do filme começar, elegantemente levantamos nossas plaquinhas. Houve variados gozos.

    Muito Grato.

  4. O garotinho teve uma “visão” na seita que frequenta.
    Disseram pra ele: vai atrás do LULA que você fica famoso.
    Ele foi…quá quá quá.
    Ignorante.

  5. Não adianta macacada, agora é só ladeira abaixo!

  6. Na verdade o partido dos trabalhadores tem que pedir direito de resposta ao TSE, porque o que Dallagnol fez foi campanha política para os candidatos do PSDD e DEM, as prefeituras municipais do próximo pleito. É outro golpe politico.

  7. Este capitão é um zé ruela.puxa saco de pastor psicótico.

  8. Capitão, John de Miami e Parreiras Rodrigues ( este ultimo o funcionário fantasma-mor da antiga Secretaria do Interior…)

    Os dois primeiros usando codinomes, devem ser gente da mesma laia. Apaniguados de Beto Richa, aquele da Sogra do Ezequiel. O primo do chefe da quadrilha da fiscalização do ICMS, que repassaram milhões de reais de sonegação para a tesouraria da campanha.

    São fariseus como Caifaz, e não se emendaram até hoje, depois de tantas vidas passadas. Continuam os mesmos, ofendendo a todos, condenando como se fossem eles os juizes, mas padecendo da mesma lepra moral dos Judas Escariotes….

    Traidores do povo brasileiro e paranaense, que chafurdam na lama da ociosidade, dia e noite, há mais de 30 anos sem trabalhar, sugando salários, férias , décimo terceiro, gratificações , quinquenios….

    Tudo para puxar o saco da elitizinha provinciana que admiram, que cortejam , ávidos por mais um carguinho que lhes permita evitar trabalhar, a unica penalidade com que até agora se defrontaram na vida, graças à inoperancia do judiciário.

    Vade retro fariseus!

  9. Palhaçada!
    Essa tal “frente” deve ser composta por uma corja de advogados do PT, CUT e de outras porcarias como essas. Tipo advogado de porta de cadeia que está acostumado a defender ladrão e bandido.

  10. greca greca greca vai ser de lavada kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  11. Ate agora n consegui entender se isso e elogio ou ironia mas cometeu um grande erro em comparar reus confessos com perseguido politico sem provas que o incrimine.Lula recorreu a todos esses nome visando propor acordo a fim de garantir a governabilidade cujos resultados sao aqueles que insiste em negar porem responsável por um período de ascensão economico interrompido com o golpe na democracia.

  12. Essa frente poderia se manifestar pelas injustiças contra outros homens bons que são sempre acusados mas sem provas:
    – Sarney,
    – Collor,
    – Renan,
    – Cunha,
    – Temer,
    – Aécio,
    – Alckmin,
    – Serra,
    – ACM (in memorian)

    Mas não, eles se manifestam apenas se o fato envolve o Messias, pois são imparciais e querem um bem para toda a coletividade! Vão carpir um lote! kkkkkkk

  13. Quem são os signatários desta representativa frente? Meia dúzia de esquerdopatas? Uma dúzia? Duas dúzias? Se juntem, usem as redes sociais, porque o protesto do último sábado não aconteceu por falta de gente! Abração rapaziada!

  14. A manipulável massa falida acefalica repete com seu peculiar ventríloquismo visto nesse blogue por ausência de capacidade intelectual de compreensão refletido na imbecilidade descritos em suas confusas palavras contrariando a verdade.

    • Isso aí! Falou tudo! kkkkkkkkk!!!!!
      Os midiotizados, globotomizados, temerizados e cunhaziados agradecem suas belas palavras!

      • Co esse nome de veado, BADGER HONEY, você não passa de um lambe-saco de patrão e deve estar com o C U vermelho de tanto levar R O L A e, é por isso que tem medo de vermelho.

  15. A respeito desses “cristãos”, sempre me pergunto:
    -Onde fica o “amor ao próximo” que nos ensinou Jesus?

    • Grande Eva, vc esta confundindo subserviência, complacência e omissão com “amor ao próximo”. Procure conhecer o tema que pretende debater!
      Leia Êxodo!
      Se alguém furtar boi ou ovelha, e o degolar ou vender, por um boi pagará cinco bois, e pela ovelha quatro ovelhas.
      Se o ladrão for achado roubando, e for ferido, e morrer, o que o feriu não será culpado do sangue.

  16. Caros Advogados pela Democracia:

    Creio que não viram ainda essa matéria interessantíssima qu efala sobre a origem dessa sanha de condenar sem provar, típica dos apedrejamentos na Antiga Judeia.

    http://www.conversaafiada.com.br/politica/que-servicos-moro-presta-aos-eua

    Vale a pena conferir de onde Moro nos trouxe esse formidável conceito do Direito Norte-Americano.

    A propósito do tema, gostaria de lembrar ao Irmão Deltan Dallagnol que “Não dirás FALSO TESTEMUNHO” ainda é o Oitavo Mandamento de Deus.

    Cuida Irmão Deltan, do que podem estar fazendo com a Tua Fé e a nossa. O escândalo não é coisa divina.

    E o falso Testemunho não é um pecado mortal comum.

    Nem exclusivo das testemunhas de um julgamento.
    Aos acusadores, investidos em sua função sagrada de identificar o erro e coibir sua propagação, Deus não permitiria com certeza:

    Matar com a língua um outro ser humano. Muito menos, um justo. Desmoralizar um pai e uma mãe de família.

    Não ter misericórdia com o próximo, apenas porque como Caifaz, tem a possibilidade de mandar seus servos no meio da multidão gritarem “crucifica-o!” . E “soltem Barrabás” aos que o servem!

    Quando falar, Irmão Deltan, melhor pedir a orientação do Espírito Santo.
    E não de teus “professores” da Harvard Law School, todos eles contratados pela CIA.
    Jesus disse: Não é o que entra pela boca que causa mal e sim o que sai da boca.
    Irmão, mesmo não sendo da tua denominação, me permito face a tuas ultimas aflições, dizer que arrependa-te do que tens feito, pois tentar aprender, – pago com recursos de um país estrangeiro – , a convencer um Juri sem provas, é contra o OITAVO MANDAMENTO.
    Tentar condenar alguém sem provas, contando com a ajuda de 300 políticos dos mais corruptos do mundo ( cujas culpas tu ignoras, assim os protegendo e em aliança com eles) e de uma Rede de Televisão que se aperfeiçoou em ganhar muito dinheiro e poder político através da audiência que obtém há mais de 60 anos pela divulgação do mal, da violência, do sexo descontrolado, da propaganda do adultério, das drogas e dos maus exemplos, certamente é algo que não deve estar nos planos de Deus para o Irmão Deltan.
    Nem aproveitar-se do estrelismo e da falta de isenção de um Juiz com estranhas ligações com o governo e agencias de inteligencia de país estrangeiro.
    Consulta o Espírito Santo, Irmão Deltan.
    Dia e noite. Ora, pede iluminação. Lê várias vezes a Palavra especialmente Marcos 15: 9-15
    Pede a ele que te ilumine nessa hora. Ainda há tempo. Sempre há tempo para o arrependimento e o perdão de qualquer filho de Deus, quanto mais de alguém como o Irmão, que sempre pretendeu trilhar o caminho do Bem.
    Não deixa que Caifaz e seus seguidores façam com mais este homem e mulher justos que acusas SEM PROVAS, o que fizeram com Jesus, sob a covarde proteção de Pilatos, que lavou as mãos.
    “Disse-lhe Pilatos: Quereis que eu vos solte o Rei dos Judeus?
    Pois ele percebia que por inveja os principais sacerdotes o haviam entregado. Mas estes instigaram a multidão, para que Pilatos lhes soltasse antes a Barrabás. Pilatos tornou a dizer-lhes: Que farei, então, daquele a quem chamais o Rei dos Judeus?
    Eles clamaram de novo: Crucifica-o!Disse-lhes Pilatos: Pois que mal fez ele? Mas clamaram cada vez mais: Crucifica-o!
    Pilatos, querendo contentar a multidão, soltou-lhe a Barrabás e, depois de mandar açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado.
    Marcos 15:9-15
    Queres esse peso na tua história Irmão Deltan?
    Queres teus netos e bisnetos lendo isso na internet, Irmão?
    Arrepende-te e não volta mais a pecar.
    “Mulher, onde estão os que te acusavam?”
    «A conduta passada de um homem arrependido sinceramente não é jamais nenhum obstáculo para a misericórdia de um Deus que quer que todos os homens se salvem»
    Irmão Deltan ainda é tempo.
    Procura a Jesus, ao Espírito Santo e a Deus Pai. Procura a teus Irmãos na tua igreja e confessa tuas dúvidas a eles, ouve-os. Ouve à tua esposa.
    A vaidade é o pior dos pecados, Irmão Deltan, pois prejudica muito mais a quem a sente.
    Quem sou eu?
    Tu me conheces bem.
    Só não sabes que, por um compromisso igual ao teu, que nunca te revelei nem a ninguém, sou hoje o “Pesadelo dos Servos de Caifaz”, o sumo sacerdote fariseu que enviou seus servos ao meio da multidão furiosa gritar “Crucifica-o! Crucifica-o!” ao Filho de Deus.
    Para leva-lo à morte horrível e dolorosa na Cruz e que ainda hoje, fazem o mesmo, em todo o mundo, usando para o Mal a inteligencia que Deus deu a todos, permitindo que criássemos a rádio, a TV e a internet.

    • Herético o texto. Uma torpe blasfêmia.
      Peca clamorosamente quando o dirige à justificativa de roubos perpetrados por aproveitadores da fé pública, como os pobres de pão e humildes de coração. E o castigo é o choro e o ranger de dentes, nas profundezas da Papuda, ou no Complexo de Pinhais.

      • Herético e torpe blasfêmia, como o libelo acusatório (ou inquisitório?) de nosso funcionário Daltan. Também acho que ele deveria ranger dentes e ir a papuda, mas o Conselho nacional o absolvirá.

      • Falou, ou melhos defecou oralmente aquele torpe e velhaco Parreria Rodrigues que foi e é sustentado pelos verbas da ALEP. Você não tem nenhuma moral nem PARA CHUTAR UM CACHORRO SARNENTO, quanto mais para falar de outros.
        Nas próximas semanas publicarei neste espaço quem é o PR, o homem do coco, ou seria o homem do cocô?

      • O que eu acho muito engraçado é que você, Parreiras, tem absoluta certeza de que Lula é o dono de 935 fazendas, da metade dos aviões e lanchas do Brasil, tem contas até em marte, e ai de quem ousar te contrariar. Mas a ineficiente Polícia Federal, com todo o aparato que possui, o está investigando há mais de dois anos e até agora só encontrou de irregularidades o sítio e o triplex. E mesmo assim, não consegue provar. E de pensar que os teus orientadores passaram 10 anos dizendo que Lula era uma anta.

  17. ‘Frente de Advogados pela Democracia do Estado do Paraná’???????
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Sem mais……..

    • Aproveitem para entrar em defesa dos direitos adquiridos dos aposentados e dos servidores públicos. Essa tal expectativa de direito é uma piada e vcs vão fazer alguma coisa também, estão mudando a constituição aos poucos, realmente algo de ser feito, lei, ordem e direitos são fundamentais.

    • Genildo, faltou algum adjetivo. Comentário de coxinha, se não tiver adjetivo, não tem sentido. Ah, já sei, como você não sabe o que é um adjetivo, você se limitou a colocar o kkkk, que não precisa nem saber escrever, é só apertar a tecla.