Fiasco do Ano: O “peido de véia” e a “Doutrina Chicó” na Lava Jato

deltan_janot_chicoO que era para ser uma bomba anunciada pela força-tarefa Lava Jato não passou de apenas um “peido de véia” — aquela bombinha de festa junina. Foi o fiasco do ano, portanto.

Até os coxinhas reprovaram o espetáculo midiático do procurador da República Deltan Dallagnol.

Nem mesmo a golpista OAB aprovou a pirotecnia do Ministério Público Federal que, para a surpresa do país, foi assentida pelo procurador-geral da República Rodrigo Janot.

O que era para ser uma bomba virou um “peido de véia”. Nem setores da velha mídia golpista embarcaram nessa canoa furada.

Ficou evidente a tentativa de os procuradores da Lava Jato criarem uma nova doutrina — a “Doutrina Chicó” — quando afirmaram que “tinham convicção, mas não provas” de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva era o “comandante máximo” da corrupção na Petrobras.

“Chicó” era personagem de Selton Mello, em ‘O Auto da Compadecida’, obra do dramaturgo Ariano Suassuna, que, quando se perdia nas explicações de suas estripulias, dizia não saber exatamente como as coisas tinham acontecido.

“Não sei… Só sei que foi assim”, limitava-se a responder o travesso Chicó.

41 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Declarações de GILMAR MENDES sobre a Lava Jato quando ela começou a encostar nos Tucanos:

    http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2016/08/23/o-cemiterio-esta-cheio-desses-herois-diz-gilmar-mendes.htm

    “é preciso colocar freios na atuação dos procuradores da República.” (Gilmar Mendes após aos vazamentos de propinas a Tucanos. 23.08.16)

    Opinião do mesmo Gilmar Mendes agora, depois desse espetáculo jurídico-midiático ridículo:

    http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2016/09/16/agora-tem-uma-denuncia-o-mais-e-mimimi-e-trololo-diz-mendes-sobre-lula.htm

    “Essa força-tarefa está fazendo um bom trabalho. Um trabalho importante. Isso precisa ser reconhecido” (Gilmar Mendes com relação a denúncia contra Lula. 16/09/16).

  2. Alguém ouviu o Lula se defender sobre a acusação de ter sido pago o local pra armazenar as coisas roubadas do Palácio pela construtora? 25.000 por mês. ..Alguém ouviu?

    • Maria B, se vc se informasse adequadamente não escreveria asneiras como a que postou e que mostra a sua falta de caráter. O que foi levado pelo Lula do Planalto, são presentes que ele recebeu e cabe a ele a guarda deles. Isso está na Lei. O FHC e outros presidentes fizeram o mesmo. Já os atuais moradores do Planalto, esses sim são uns verdadeiros ladrões e estão a fim de meter a mão nos presentes que o Lula recebeu e em todas as vastas riquezas do Brasil. Se o Lula tivesse sido desonesto poderia estar bilionário e não o fez. Gente ingrata como vc merece uns bandidos que tirem tudo de vc. Talvez vc não saiba. Mas, ingratidão gera maldição. O Lula está sendo altamente injustiçado e por isso todos os brasileiros pagarão caro por isso. Aguarde e sentirá na carne!!

  3. Dallagnol é no mínimo infantil um procurador competente jamais diria esse monte de besteira a nao ser que esteja a serviço da elite economica golpista. Nao tenho provas da minha afirmação, mas que estou convicto estou.

  4. Acho que esse procuradores quando cansam de dar o ‘lordo’e caçar Pokemon com suas vidinhas sem saber onde gastar as dezenas de milhares de reais que ganham fazem essas manobras para o povo pensar que estão agindo,acontece sempre,eu tenho visto aqui em Londrina a tempestade que fazem e depois ninguem vai para a cadeia.

    • Se informa SS……… tu não sabe nem pra onde o seu nariz aponta, aliás, ele só acha mesmo o cheiro da cachaça la no Centro Comercial……

  5. O povo brasileiro é mesmo sem cultura. No mundo inteiro, quem denuncia tem o ônus da prova e o acusado o direito de defesa, mas aqui nesta terra de ANTAS, qualquer “doutor” que vira celebridade se der um peido, já está valendo.

    Quando soube das “denúncias” do MPF sobre a atuação do ex-Presidente Lula na corrupção ativa do Brasil, já está prevendo que isso irá dar com a cara no chão.

    Pois os denunciantes não apresentaram provas e sim, suposições que o Lula é chefe de quadrilha. Não duvidando e sim esperando que isso seja materializado em provas reais e não em suposições já que para denunciar não se necessita de provas. mas para incriminar sim!

    E se não haver provas materias, fica claro e materializado que o único objetivo destes senhores de toga era vingança contra o Lula por os ter chamados de “bunda moles” e mais nada e também nos prova que são umas amebas, além de que colocar por água abaixo a teoria que estão fazendo uma investigação imparcial, mas suas ações demonstram o contrário.

    Só para esclarecer o pessoal do contra que posta neste blog. Não sou petista, não sou filiado de partido algum, não morro de amores pelo Lula e não sou fâ de político nenhum, mas uma coisa DEUS me deu. Raciocínio para entender que uma operação séria, que deveria ser a Lava jato ou outra qualquer denominada para está magnitude de investigação, a cada dia que passa está virando um CIRCO MAMBEMBE. Pois está foi a ÚNICA denominação que achei para a palestra dada pelo Deltran Dallagnol e seus iguais em Curitiba ao “acusarem” Lula de ser “chefe de quadrilha”.

    Uma pena isso, pois vejo que está denúncia vai é acabar em nada. Pois o que foi exposto é coisa de gente amadora, de principiante, de quem não tem capacidade para investigar e muito menos para acusar, já que provas para que a denúncia seja concretizada não tem e sim um monte de teoria e suposição.

    Infelizmente vamos passar vergonha e vamos dar aos corruptos a chance de desmoralizar toda uma operação que estava sendo levada a sério por parte dos políciais federais.

    Mas, mesmo assim, gostaria que tudos os denúnciados sejam levados há julgamento e isso independente de partido. Pois ladrão, corrupto e safado não tem partido e nem bandeira. Como bem dito pelos DELATORES.

  6. Me pergunto o porque é tão importante a condenação do Lula, se passar este boi, a boiada vem atrás, como condená-lo por chefe e/ou formação de quadrilha sem ter tido benefícios ilegais? Como acusar o PT criminalmente de ser uma quadrilha disfarçada de partido político e caçar seu registro sem um “chefão” condenado? Como acusar politicamente e criminalmente seus senadores, deputados, governadores, prefeitos e vereadores de fazerem parte de uma organização criminosa? Como por fim aos movimentos sociais apoiadores do PT legalmente? A prisão do Lula visa somente as eleições de 2018?
    Fica os questionamentos para reflexão!
    Estas indagações é pelo tudo que tenho lido na internet e principalmente com a coletiva dos procuradores da lava-jato.
    A caça às bruxas só está começando.
    Condenar Lula com provas cabais é uma coisa, condená-lo por ter convicção é outra totalmente diferente.

  7. Eu fico esperando a hora que essa gente vai dizer alguma coisa nova, algo sobre o PSDB, por exemplo. O PT, ok, merecia ser investigado, mas já foi esticado ao máximo, extremo.
    Será que é para abafar o Fora Temer e suas novas facadas?
    Será que esse Promotor quer também ser homenageado pela Globo e tá com recalque do Moro?
    Aliás, a Globo filmes vai fazer um filme com o Moro sendo representado pelo Rodrigo Lombardi.
    É piada, né???
    “Não sei, só sei que foi assim…”

  8. Se o Lula afirma que não há ninguém mais honesto que ele, desafiando se o MPF encontrar uma corrupção sua ele irá a pé à prisão, é sinal que não deve nada. Afinal ele tá há 2 anos investigado e até agora só criaram “factoides” sobre seus bens. Se até o FHC que quebrou o Brasil 3x e vendeu quase tudo que tínhamos de valiosos, passou a ganhar com palestras, imaginam o Lula que foi considerado o melhor presidente do mundo. Para quem perdeu o voto nas 4 eleições vitoriosas do PT, é natural que venha aqui com um discurso manipulado como leitor da Veja a destilar tanto ódio. A INVEJA MATA E, DOA QUEM DOER, O LULA SERÁ ELEITO EM 2018 E CONTINUARÁ COM SUAS PALESTRAS MAIS REMUNERADAS QUE MUITOS CANTORES. Ah! Tava me esquecendo de citar que bem diferente do Aécio que é réu em MG por ter desviado 4 bi da saúde e 11 vezes citados em delação, só não foi preso por ter foro privilegiado como senador, mas o Lula não pode ser preso por não contar com essa prerrogativa. Então, se Lula não foi preso é porque não deve nada e já os senadores, ministros, Temer, etc… envolvidos até o pescoço em corrupção se utilizam desse escudo para desviar dinheiro público livremente.

  9. Não tem um esquerdopata de plantão que responda se o Lula deve ir preso se cometeu deslizes? Que é isso companheirada!

  10. Parabéns! Estão chegando cada vez mais perto e a coisa começa a feder.

    Quando chegarem e desvendarem o assassinato do prefeito de Santo André, Celso Daniel, vai ser estarrecedor.
    Ou alguém aí acredita em tentativa de assalto seguida de sequestro?

  11. ANDRE FEGALLI ,SE TOCA BURRO ???,LULA NÃO VAI EXPLICAR 360% ,PERGUNTE AS justiça DE MERDA QUE TEMOS QUE EXPLIQUE ESSE 100 EXPLICAÇÃO.

    • Burro deve ser você por esta ortografia pifia de um comedor de mortadela, PT morreu agora vai levar vocês que vivem de Bolsa Governo aprender a trabalhar, quer dizer trabalhar não, melhor dizendo fazer alguma corrupção para viver ……………..

  12. Este Lula e uma piada, ridículo que discurso sem nexo, perdeu totalmente a vergonha, porque ele não explicou o aumento de 360% de seu patrimônio, ao invés de achincalhar funcionários públicos, mostrou que os petralhas estão com muito medo de amanheceram presos……….

  13. Essa rapaziada que produziu o powerpoint do ano vai deixar o Moro numa sinuca de bico: aceitar a denúncia num documento juridicamente mal feito ou ter de rejeitá-la por inépcia ou por outros motivos. Mas o Moro deve estar doido pra ferrar o Lula! Então, provavelmente, diante do powerpoint do Dallagnol, o Moro vai pedir novas diligências, novas investigações, novos powerpoints, até pra mídia continuar batendo no Lula e no PT.

  14. CAPITÃO DEVE DORMIR E SONHAR COM LULA ,TODAS AS NOITES,VAI SONHANDO VAI BURRO ,LULA NA CADEIA ???????????????????????????????????SÓ SE FOR DO QUARTO ONDE VOCÊ DORME.capitão???,FURA FRONHA.

  15. O joao mi mi nao cansa de tomar botinadas,vaza pelego sarnento.

  16. LAVA JATO ,DR DE MERDA CORRUPTO MORO , JANOJO ,GILMAR ,TEORI ,PSDB CUNHA TEMER PMDB,EM FIM AÉCIO FICHA LIMPA BETO LIXO,ETC…MPF TSF E OUTROS TANTOS ,E LULA AI ESTA …UM SÓ HOMEM ENTRE TODOS ENTRE TANTOS,ACOVARDADOS E COVARDES,ELE LULA A INDA DA UM LÉ DE AULA E POLÍTICA,LULA E O CARA ,VOLTA LULA 2018.

  17. POIS BEM JOHN DE MIAMI,REPETIR FALAR MENTIR ACUSAR E ISSO QUE TIPO TU AI FALAS,E BEM DE QUEM JÁ 100 VOTOS FAZEM ,A JUSTIÇA FRACA E COVARDE ASSIM COMO CORRUPTA,FAZEM FALAM MENTEM 100 PROVAS ESSAS TUAS PALAVRAS 100 CONVICÇÃO OU 100 PROVAS COMO ENTENDER ???,BEM TIPICO DE GOLPISTAS CORRUPTOS CANALHAS, j d m,TU E BEM BABACA EM,VIVA LULA EM 2018.

    • Se o Lula tiver cometido deslize, deve ir para a cadeia ou não pode?

      • claro que pode.. mas enquanto o MPF delagolcontra fica com sua obssessao ANALitica sobre o Lula, o cunha e a esposa, o aecio e a irma, juca, temer, etc… entre outros, citados e recitados na lava jato, e que tem denuncias claras e provas contundentes, e que tem seus processos levados em banho maria, continuam soltos, entao se o MPF, fizesse sua funcao republicana, e prendesse esses criminosos, ninguem reclamava, mas essa situacao, apenas indica a partirizacao do stf…

  18. Mas uma vez tentando distorcer falas. Não foi essa frase que o procurador proferiu. Pinçaram palavras e construíram uma frase como se fosse verdadeira. Coisa de gente rasteira. Lula, você vai pra cadeia sim, seja a pé ou de qualquer outra forma, cafajeste, pilantra.

    • Capitãozinho da quiçaça, leia o UOL (que é quase 100% tucano) agora e verá a opinião de vários juristas. Eles, obviamente, não usam as mesmas metáforas que o Esmael usou para qualificar o papelucho (e nem falo no powerpoint ridículo) do Dallagnol mas eles acham o documento dos procuradores bem FRAQUINHO.

  19. Quem entende bem de “peido de veia” é o Requião com suas famosas balas de prata. Só fiasco.

  20. Postem o trecho onde ele falam que tem convicção mas não tem provas…esse povo teve quase 100% das acusações confirmadas pelo STF, não seriam levianos a esse ponto. Essa é a mentira da vez da tática petista de ficar repetindo para tentar tornar verdade. É por isso que a credibilidade de vocês é perto do zero.

  21. Não sejam machistas.

    Peido de Véio. Só tem veio nessa história. Mesmo que a idade cronológica de alguns não seja mais que 40.

    Peido de véios residentes nas instituícoes. Peidos de vingança. Peidos de ódio. Peidos de ignorância e preconceito.
    Peidos de politicagem.
    Peidos de desconsideração coma inteligência do povo.

    Velhas jamais fariam esse conluio.

    Alguns Veínhos peidam pela caneta canudinho, outros pela boca. Outros sob holofotes.

  22. Ficar repetindo que tudo é um peido de véia, não vai diminuir nem aumentar a gravidade da situação. É o blogueiro jogando para a torcida apenas. Pelo histórico anterior, em que o blog afirmava uma coisa é aconteceu outra, dá pra ver que não funciona bem assim!

  23. curitiba virou república das bananas dos palhaços B1 E B2 .

  24. O que se pode esperar qualitativamente de um grupo que recebeu o adjetivo de “cretinos” do – imaginem! – ministro Gilmar Mendes?

  25. “As pessoas achincalham muito a política, mas a profissão mais honesta é a do político, porque todo ano, por mais ladrão que ele seja, ele tem que ir pra rua e pedir voto”. (Lula, na discurseira desta quinta-feira, deixando os brasileiros em dúvida se era ele ou a afilhada Dilma Rousseff). politico é profissão????????????? é a mais honesta???????????? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK que monte de besteira

    • Realmente o cara é liso…

      Quando esse trolha ganhou a eleição pela primeira vez, fiquei muito emocionado pela sua história e trajetória… votei nele na segunda vez também, e infelizmente na dilma na primeira, (na segunda vez votei na Marina).

      Ontem senti vontade de estrangular o pilantra.

      Nunca mais voto em candidato (a). de esquerda… tenho ressalvas com o Tadeu Veneri… gosto muito da atuação dele com deputado…. mas o cara vai concorrer pelo pt… putz…

      • Então apoie do Michel Cunha em Brasília e o Beto Richa em Curitiba. Quanto aos seus votos no PT, tenho dúvidas…

        • cara

          A sua opinião para mim tem o mesmo valor que peido de cachorro…

          NÃO SOU CARGO COMISSIONADO.

          Não tenho rabo preso com fdp nenhum.

          não sou santo, mas passo muito… mas muito longe de ser exú mulambo.

          • Quá! Quá! Quá! Por um momento eu até achei que o Texugo de Mel ia defender uma outra via. Então, meu chapa, se não quer mais votar na esquerda, vote na direita. Candidato você vai ter à vontade: Michel Cunha, Beto Richa, Bolsonaro, Álvaro Dias… E eu também nunca tive cargo comissionado… Quá! Quá! Quá!

    • Lula representando Maluf e se divertindo.

      E esculachando a estabilidade do serviço publico para fazer o que quiser .Hilário.

    • ..certamente ele quis se referir a “forma” de se entrar na seara publica, ou seja, por avaliação popular. E não por um ato, único, de certame. Ou pensa, você, que pelo fato de ser concursado estes não praticam atos ilícitos. Agora, quanto a “profissão mais honesta”…isto, em sentido amplo, realmente é controverso.