Curitiba fica em 76º lugar no ranking do IDEB no Paraná, segundo o Ministério da Educação

fruetO prefeito Gustavo Fruet (PDT) soltou rojões esta semana pela liderança de Curitiba, entre as capitais, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Entretanto, entre os 399 municípios do Paraná, a capital ficou em 76º lugar (sem contar os empatados).

Com nota 6,3, Curitiba está atrás, inclusive, da pequena Campina Grande do Sul, região metropolitana que obteve nota 6,4 no IDEB. O município tem 38 mil habitantes.

Evidentemente, é preciso reconhecer que houve avanços na capital em relação aos anos anteriores. Em 2007 a nota era 5.1; saltou para 5.7 no ano de 2009; em 2011 subiu para 5.8; já em 2013 foi de 5.9; agora, em 2015, chegou a 6.3.

O município de Floraí, no Noroeste do estado, com 5 mil habitantes, também está à frente de Curitiba com nota 7.0.

Foz do Iguaçu, no Oeste, conseguiu nota 7.1. O município de Atalaia, também no Noroeste, conquistou 8.1 na avaliação.

Os municípios de Joaquim Távora (7.3), Sertaneja (7.8), Céu Azul e Nova Londrina (7.4), igualmente, ficaram na dianteira em relação à capital de todos os paranaenses.

Acerca do IDEB

IDEB é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

As informações estão disponíveis no site oficial do Ministério da Educação.

18 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Querem fazer a prova do que digo: Peguem um aluno que está estudando em um período e o que está no período integral e façam uma prova.
    Outra coisa: gratificar professor por desempenho da escola é suspeito,porque quem aplica a prova são os que receberão gratificações por melhoras.

  2. O ensino na capital é uma falácia!! Se orgulham do ensino integral,mais é só para que os pais possam trabalhar e ter onde deixar às crianças,porque ensino que é bom, está cada vez pior!!

  3. Somente completando o município de pitangueiras ficou com IDEB 7’1 oitava no estado .

  4. Dias desses visitei uma feira de ciências na escola municipal Nivaldo Braga no boqueirão… não gostei do que vi e ouvi…. Professoras sem acesso a reprografia, sala de informática caindo aos pedaços…

    Perdem um tempo enorme com bobagens, abandonaram o alfabeto móvel e adotaram a tal sequencia didática… é óbvio que as crianças migram analfabetas pro ensino médio… perdem um tempo precioso com campanhas inócuas de vacinação… absurdo, vacina de hpv em meninas, estão esterilizando as mocinhas e induzindo ao sexo precoce….caos.

  5. Mas o Gustavo Fruet não falou no programa eleitoral dele que Curitiba é a primeira do Brasil??? Ele mentiu??? Estelionato Eleitoral, tipo abaixa ou acaba?

    • Curitiba é a primeira entre as capitais (isto é, na “primeira divisão” do IDEB), com média de 6,3.
      De nada, Maria.

  6. Esmael tem um fake imbecil que ta usando meu nome tentando atribuir a minha fala que n sou eu,trata se de um trouxinha covarde que nao assume a propria idiotice,e nao quer debater pessoalmente comigo,pois pelas idiotices que escreve percebe se tratar de um desargumentado.

  7. falta investir numa educação de excelência nesse país,
    com prioridade no ensino básico, em todas as escolas

    incentivo a leitura, semana da matemática e português no começo de cada semestre, revendo toda a parte básica dessas duas fundamentais disciplinas,

    para não chegar “analfabetos” no ensino superior, e termos formados profissionais ruins,

    é uma bola de neve.

    realidade que precisa urgente de mudanças, e de gente capacitada em educação administrando.

    O PARANÁ PODERIA SER UM ESTADO COM REFERENCIA EM QUALIDADE, SE A EDUCAÇÃO FOSSE PRIORIDADE DOS GOVERNOS.

  8. Esmael,gostaria de sugeri lo que cada vez que citasse politico,identificasse partido principalmente,pra citar obras e feitos.quem n conhece precisa saber o que cada representante dos partidos constituidos,saiba o que fazem pelo Brasil afora.obrigado.

    • O Lula por exemplo junto com Delúbio, José Dirceu e Dilmona roubaram mais de 100 bilhões de reais.
      Tá bom assim?

      • O Lula roubou quanto?tem provas?entao va a PF e denuncie que quem esta encrencado agora e vc por cumplicidade.de esperto agora passa a ser foragido.trouxinha microcefalos.

        • Lula não apenas roubou como chefiou toda a quadrilha.
          O jornalista Ivo Patarra escreveu “O Chefe” há meia dúzia de anos atrás, e nesse seu livro, o funcionamento da maior ladroeira que se instalou no país, em toda a sua história.
          “O Chefe” sabe antecipadamente o futuro que o espera. Deus é fiel!

        • QUAIS A PROVAS QUE VOCÊ TEM QUE ROUBARAM 54 MILHOES DE VOTOS? DENUNCIE AO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL SEU TROUXA!!!

  9. A gente percebe isso quando um desses intelectualoides de plantao banca o professor querendo corrigir irrelevantes erros de digitação por serem incapaz de entenderem o texto postado.essa tática de atribuir culpa a outros pela propria ignorância nao funciona mais.

  10. assim não da educação no chão ,mas isso esta com os dias contados o governo agora com o bolso cheio de grana com as privataria tucana tudo se resolve,até mesmo os salário dos EDUCADORES ???,100 contar com a segurança agora tudo vai de venta em poupa e só esperar as eleição tudo vai mudar,o plano de beto lixo o tal choque de gestão sairá do papel para a realidade,um novo parana,e viva beto lixo.bom se a agua subir e a energia subir também,não se preocupe cada centavo não volta para o povo vai alimentar corruptos e os ladroes do golpe hoje 100 votos. Já a educação as notas no final do choque de gestão deve ficar em queda,um futuro bem seguro.

  11. assim não da educação no chão ,mas isso esta com os dias contados o governo agora com o bolso cheio de grana com as privataria tucana tudo se resolve,até mesmo os salário dos EDUCADORES ???,100 contar com a segurança agora tudo vai de venta em poupa e só esperar as eleição tudo vai mudar,o plano de beto lixo o tal choque de gestão sairá do papel para a realidade,um novo parana,e viva beto lixo.bom se a agua subir e a energia subir também,não se preocupe cada centavo não volta para o povo vai alimentar corruptos e os ladroes do golpe hoje 100 votos.

  12. Não tirando o mérito das pequenas cidades, é nas metrópoles que o bicho pega de verdade. Inclusive porque as pessoas abandonam essas cidades por fala de perspectiva e migram para as grandes, inflando os serviços públicos, inclusive a educação. Trabalhar com poucos alunos e sem a pressão da falta de vagas rondando, fora os problemas sociais das cidades grandes, é mais simples. Claro, têm prefeitos de cidade pequena que não cuidam das crianças, mesmo tendo condições e quem cuida merece aplauso e incentivo.

    • Você está desinformado!! em Marechal Cândido Rondon a quantidade de alunos por sala são às mesmas da capital e o que vcs ensinam na capital na 7º série,lá é ensinado na 5º. O ensino integral da capital é uma piada!! Não ensinam nada, porque vêem ordem da secretaria de não exigir muito dos alunos, por estarem no período integral,com isto os alunos não aprendem como no interior,onde não há ensino integral porém,o ensino é de melhor qualidade