Curitiba é muito mais e melhor que a Lava Jato

moro_diretasFaço hoje uma defesa pública de Curitiba, tão injuriada nesses tempos sombrios de caças às bruxas pela Lava Jato. A capital paranaense é muito mais e melhor do que esse espetáculo horrendo oferecido pelo juiz Sérgio Moro e sua máquina de propaganda mentirosa.

Temo que Curitiba passe para a História como a nova Nuremberg, ou seja, como sede de um tribunal de exceção que hoje os moradores dessa cidade sequer dão conta de sua existência como ele realmente é. (Aliás, alguns extremistas até aplaudem o rito sumário, sem mesmo existir provas contra os acusados, em virtude da hipnose coletiva perpetrada pela velha mídia golpista).

O Art. 5º Inciso XXXVII da Constituição Federal tem a dicção clara ao proibir tribunais de exceção como a Lava Jato: “não haverá juízo ou tribunal de exceção”. Portanto, há uma violação objetiva à Carta Maior sob o pretexto de combater a corrupção no país.

Na última quinta, 22 de setembro, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, o TRF-4, liberou vergonhosamente Moro para estuprar quantas vezes quiser a Constituição Federal.

Somente um desembargador, Rogério Favreto, teve coragem para divergir em voto contra a maioria na Corte que disse “amém” ao juiz da Lava Jato.

Favreto colocou em dúvida a “imparcialidade” do juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba e pôs o dedo na ferida: “Sua não observância em domínio tão delicado como o Direito Penal, evocando a teoria do estado de exceção, pode ser temerária se feita por magistrado sem os mesmos compromissos democráticos do eminente relator e dos demais membros desta corte”.

Curitiba não quer o título de “Nova Guantánamo” – em referência à base militar norte-americana em Cuba, onde prisioneiros são mantidos há anos mesmo sem julgamento; rejeita a pecha de “Masmorra de Moro”, QG do coronel Ustra das Araucárias, “República de Curitiba”; enfim, somos todos a República Federativa do Brasil.

Curitiba é muito mais e melhor que a Lava Jato. Seria uma injustiça essa cidade linda passar para a História como aquela que abrigou um tribunal de exceção, fascista, antidemocrático, onde há presos políticos em pleno século XXI.

Prefiro a Curitiba da “Boca Maldita” — espaço democrático que acolheu o primeiro comício pelas Diretas Já em 1984. Curitiba é a Praça Santos Andrade, onde fica a UFPR, espaço de encontro de todas as manifestações políticas e culturais. Curitiba é muito mais que Lava Jato, felizmente.

Seria de bom grado que o próximo prefeito de Curitiba pleiteie o fim ou a transferência desse tribunal de exceção para outra parte do país que queira ser cúmplice deste evidente ataque às liberdades democráticas.

36 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Riquelme ridículo, então o que Beto Richa está fazendo no palácio Iguaçu? O problema não é só a república nazista de CUritiba, é também a 5ª comarca de São Paulo.

  2. Só lembrando que o único juiz que votou contra foi nomeado pelo PT , precisa falar mais .

  3. Orgulho de pertencer a República de Curitiba.
    A justiça e honradez é marca da nossa REPÚBLICA.
    Não admitimos políticos nos governando com corrupção.

  4. A Lava Jato é um artifício desestabilizante, orquestrado por um complô de justiceiros partidários e golpistas. Não combate a corrupção coisa nenhuma. O objetivo desta operação farsesca agora, é perseguir e prender o Lula. Já conseguiram o mais difícil, que foi quebrarem o Brasil economicamente e derrubarem a Dilma. Toda a imprensa estrangeira sabe disso e vem denunciando para a Comunidade Internacional. O PIG brasileiro é uma das cabeças dessa hidra devoradora de petistas. Qualquer pessoa que não seja mal-intencionada e com dois neurônios já perceberam toda a trama diabólica dos golpistas corruptos que assaltaram o poder. Quem está no poder hoje, é uma Organização Criminosa que blinda todos os atos deletérios de seus comparsas. O PP, PMDB, PSDB e etc, são os mais envolvidos no Petrolão. No entanto só punem petistas, e muitas vezes em prova. É um verdadeiro descalabro.

  5. O Cara não é um Juiz.
    É um débil mental.
    E aí é que morta o perigo.
    A Justiça do País inteiro está assistindo as barbáries desse crápula e da turma do MPF.
    Quem vai parar essa canalhice?????

  6. SE EU FOSSE UM PODEROSO JUIZ, COM RELAÇÃO À CONTINGÊNCIA ATUAL, PRINCIPALMENTE NO QUE TANGE À PETROBRAS, EU SERIA TAXATIVO : ” E PARA QUE SURTAM OS SEUS DEVIDOS E LEGAIS EFEITOS, DETERMINO SEJAM INTIMADOS OS SRS. FERNANDO HENRIQUE CARDOSO E LUIZ INÁCIO DA SILVA A FIM DE PRESTAREM ESCLARECIMENTOS NO INTERESSE DA JUSTIÇA, COM RELAÇÃO ÀS SUAS GESTÕES NO COMANDO DA NAÇÃO – ENQUANTO PRESIDENTES DA REPÚBLICA – COM ÊNFASE ÀS SUAS INFLUÊNCIAS EVENTUALMENTE DANOSAS NA ADMINISTRAÇÃO DA PETRÓLEO BRASILEIROS S.A. – PETROBRAS ” . ISTO PORQUE, NA MINHA CONCEPÇÃO SE EU VIESSE A ACATAR DENÚNCIA DE SOMENTE UM DOS POSSÍVEIS ENVOLVIDOS, SENTIR-ME-IA UM TANTO QUANTO CONSTRANGIDO E COM UMA DESAGRADÁVEL SENSAÇÃO DE CULPA !. E CLASSIFICADO COMO UNILATERAL É ALGO QUE EU NÃO GOSTARIA – NA CONDIÇÃO DE UM PODEROSO JUIZ – SER LEMBRADO ÀS FUTURAS GERAÇÕES, ATRAVÉS DOS ANAIS DA HISTÓRIA ! “

  7. Sugiro ao colunista que faça uma pesquisa informal em 2 cidades do país para saber qual delas é motivo de vergonha para seus moradores: Curitiba (PR) e São Bernardo (SP).
    Caso alguém conheça moradores dessas cidades é só perguntar qual delas nos remetente a lei, e qual delas nos remetente a corrupção e ladroagem….

    • Deixa eu pensar…

      Seria a São Bernardo da dupla agressão de professores pela PM a mando do governador?

      Ou seria a São Bernardo da Operação Quadro Negro?

      Ou seria a São Bernardo do escândalo dos diários secretos?

      Ou seria a São Bernardo do CU (Caixa Único)?

      Ou ainda a São Bernardo dos radares da Consilux?

      Ou seria a São Bernardo da Bancada do Cocôcamburão?

      Ou seria a São Bernardo do prefeito que vomita quando chega perto de pobre?

      Ou a São Bernardo do vereador “professor” assediador sexual?

      Ou São Bernardo sede do Banestado e a farra das contas CC5?

      Ou São Bernardo do “japonês da Federal” prendendo corruptos com uma tornozeleira eletrônica por ser condenado por corrupção?

      Ou São Bernardo da agressão de atriz andando na rua por loucos odiosos?

      Ah rapaz, inverti!!!

      Foi tudo em Curitiba, onde a lei se cumpre! (Conta outra!!!!)

      • São Bernardo é uma grande cidade. Só que não tem culpa por ser o berço do pior partido político e do Lularapio, aquele que dimensionou a corrupção a um ponto tão alto que quebrou a Petrobrás.

  8. Não, não está profundamente enganado. Curitiba será, e já está sendo, conhecida como a capital que tem homens decentes e com coragem para investigar e meter na cadeia poderosos empresários e políticos corruptos como os do PT que ocuparam o governo por 13 anos roubando e desviando dinheiro público.

    Vai dormir e deixa de defender vagabundo e bandido.

    Viva a Lava Jato e seus integrantes.

    • Capitão Genuário, genildo e a PQP…

      Esse teu discurso é estelionato intelectual!

      Vai tentar catequizar aqueles que não têm acesso a informação imparcial e idônea!

      Fascismo não se debate, se combate!

      Vaza fascista!

    • Valeu! Comentário inteligente!
      Como o povo brasileiro e em especial o curitibano,e paranaense, não vai se indignar com toda essa imoralidade,corrupção e falcatruas ❗
      Somente, apaniguados desses calhorda, podem ser contra a LAVA JATO❗

  9. Esmael pegou gancho no voto solitário e este sim, decididamente polítizado, do juiz Favreto. Que lembra a piada do Pedrinho marchando no desfile de 7 de Setembro. Ele pisava forte com o pé esquerdo enquanto todos os seus colegas de escola, uns mil, batiam o asfalto com o pé direito. E a mãe, na arquibancada da Cândido de Abreu, dizia orgulhosa para as comadres vizinhas: Só o meu filho está marchando certo. Os outros, coitados, todos errados!

  10. E por causa de mentalidade doentias como essas q a corrupção impera no Brasil siga em frente morro nos curitibanos te apoamos e viva a democracia de Curitiba

  11. Sou Paranaense e sinto um orgulho imenso dos meninos cutucando a vida do Luladrao. Ou você vive em outro país ou sua mamata também está acabando. Deveria saber o q esse partido chamado PT fez com o dinheiro público. Recolha_se a sua ignorância e deixe os profissionais devolver pelo menos um pouco do dinheiro roubado pelo Lula e sua corja.

    • O tolo nunca hesita!

      Zilma…

      Você não hesita!

      E assim como você, sou paranaense, e tenho verdadeiro nojo de pessoas que discursam como você!

      Tenho pavor de pessoas que como você não hesitam em eleger um beócio carola, ultrapassado, facista e elitista como o Greca para prefeito de Curitiba…

      População, desinformada e preconceituosa que se julga ser a régua moral de qualquer quem seja!

      Curitiba, teu sobrenome é vergonha!

  12. Sou Paranaense e sinto um orgulglho imenso dos meninos q futucam a vida do Luladrao. Você deve viver em outro país e não saber de tudo o q esse partido corrupto fez com o dinheiro público. Ou isso ou sua mamata também está com os dias contados !!!!

  13. Por favor, corrijam a manchete… é muitO mais e melhor…

  14. Nunca vi tantas bobagena juntas, comentários de rebeldes sem causa.
    Acho é só pode ser comentários de adolecentes ou crianças.
    Principalmente deste infantil Esmael.

  15. No Brasil está se disciplinando nova fórmula,o judiciário diz que são dois pesos,duas medidas,nesse sentido não há cabo para manobras,e o que está se apurando não se pode alegar ser em defesa do povo,isso é uma citação paralela,não creio em nada nem coisa excepcional,e que no Brasil esta instituição está descidida a enovar mesmo de forma inconstitucional.Mais temos dúvidas como será isso para a jovem democracia de um país continental que pune e deixa de punir também.Uma nação de desigualdade ampla a ser comparada e baseada com os Estados Unidos,contudo,não tem nada disso em favor da população brasileira a não ser de uma ideologia.

  16. O moro só tem um problema ele usa a justiça pra fazer injustiça e tem mais uma coisa a Taj justiça do infeliz e caolha só enxerga corruptos no partido dos trabalhadores.e só ver dois casos.o Aécio pó foi caguetado várias vezes na salinha do moro com provas e nada .ta ai todos os dias dando uma de moralista sem moral.o amigo do dallangnol o irmão cunha a esposa e a filha então nem se fala.estao aí rindo da cara do povo todos os dias .então o tal moro é a justiça deste país é cabo auxiliar do psdbosta e dos ricos desta república de bananas.ps os trouxinhas são os bananas podres

  17. Como assim ??? “Temo que Curitiba passe para a História como a nova Nuremberg”

    O Tribunal de Nuremberg é um exemplo de marco jurídico. A partir dele foram criados os Tribunais Internacionais e graças a eles hoje um chefe de Estado pode ser condenado por crimes contra o seu próprio povo.

    • Melhor estudar mais o assunto, meu amigo. Se você concorda com os julgamentos promovidos pelo Tribunal de Nuremberg, certamente deve aplaudir o “paredón” de Fidel Castro.

    • Melhor pesquisar antes de postar. Em Nuremberg os acusados não tiveram liberdade de escolher seus advogados, muitos foram condenados ao cadafalso em execuções com tortura, o júri era composto somente por países poderosos dos aliados e crimes de guerra dos EUA nunca foram julgados, a exemplo do bombardeamento de civis com bombas comuns e atômicas no Japão. É por isso que juristas o classificam como tribunal de exceção.

  18. Infelizmente, a justificativa apresentada, com o único fim de desqualificar a ação do MPF, não convence a grande maioria da população, são comparações descabidas e sem fundamento, que não correspondem aos fatos apurados em nosso país. Toda e qualquer quadrilha que se instala no poder com a finalidade de delapidar o patrimônio público ( da não) deve ser combatida e julgada, conforme a lei.

    • “[…] não convence a grande maioria da população,[…]”. Corretíssimo, a inocência de Cristo não convenceu a população, a qual preferiu dar liberdade a Barrabás. Com grandes quantidades de provas concretas e robustas contra Cunha, Temer, Aécio, Serra, Jucá e outros tantos, o torquemada de Curitiba e sua trupe já condenaram Lula. Agora só falta achar o crime.

      • Para que o juiz Moro indiciasse os citados, eles não poderiam ter foro privilegiado. Quanto ao Lula, até as criancinhas sabem que ele é o pai da facção criminosa e corrupta. Os militantes fingem que não vê… hipócritas.

  19. Agora entendendo o porquê do sucesso do Hitler na Alemanha narzista … Ou seja, o Brasil de hoje não diferi muito ….

  20. Gostei da defesa, Esmael. Mas os seus exemplos são furados. O Moro em nada envergonha a cidade, pelo contrário.
    Se tem débil mental que o usa indevidamente para sustentar suas ideologias, não é culpa dele.
    Curitiba é uma cidade extremamente plural, como você mesmo diz.
    Um detalhe. O tribunal de Nuremberg não era de exceção… foi lá que se realizaram os julgamentos dos criminosos de guerra nazistas, com ampla possibilidade de defesa.

    • Quem gosta do Moro é midiota, alienado pela mídia golpista. Se Moro realmente estivesse interessado em combater a corrupção, teríamos hoje na cadeia Aécio, FHC, Aloysio Nunes, Eduardo Cunha e sua esposa, os irmãos Marinho (triplex de Paraty), etc. Fora do Brasil os jornalistas já sabem quem é Moro, veja:
      https://www.youtube.com/watch?v=P63XFVSgMFo

    • Um detalhe, renato cabide (de emprego?): o tribunal de Nuremberg era de exceção, sim senhor. Ele era formado somente por representantes dos países vitoriosos. Não havia neutros. Tanto é de exceção que todos os condenados foram os derrotados na guerra. Ninguém foi condenado por bombardear e matar milhares de alemães inocentes, nenhum americano foi julgado por bombardear Hiroshima ou Nagasaki. E Moro já entrou sim para a História como juiz parcial, o juiz amigo do João Dólar, o juiz que, ao se deparar com uma delação envolvendo tucano, diz que “não vem ao caso”. Como contribuinte, queria que meu dinheiro fosse para a conta de juízes imparciais, neutros, não para militantes partidários.