TSE revogou a ficha-suja de Michel Temer e outros 6 mil políticos brasileiros

gilmar_temer_ficha_sujaAo que parece, o ministro Gilmar Mendes, presidente do TSE, revogou a Lei da Ficha Limpa sob encomenda. O fim o dispositivo que barrava os fichas-sujas beneficia o interino Michel Temer (PMDB) e mais seis mil prefeitos e ex-prefeitos.

Temer estava inelegível pelos próximos 8 anos, mas com anistia poderá candidatar-se em 2018.

Em maio deste ano, ele foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) por ter doado dinheiro a campanhas acima do limite legal em 2014.

Para liberar a candidatura à reeleição de Temer, o ministro Mendes declarou ontem (17) que de tão mal feita a Lei da Ficha Limpa parecia ter sido feita por “bêbados”.

“Sem querer ofender ninguém, mas já ofendendo… Essa lei foi tão mal feita que parece que foi feita por bêbados. Ninguém sabe de que contas estão falando. A dificuldade aqui é a questão de interpretar a lei conforme a Constituição”, disse o ministro golpista.

A Lei Complementar 135/2010 foi criada por meio de iniciativa popular (CF/88, art. 61, § 2°) com o intuito de combater a corrupção eleitoral. A Ficha Limpa barrava candidatos com condenação por órgão de contas.

A Igreja Católica esteve à frente da iniciativa ao lado do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, fundado pelo juiz de Direito Márlon Reis.

Agora, com o novo entendimento do TSE, mesmo que a corte de contas dê parecer pela rejeição das contas, os prefeitos podem se candidatar.

55 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Fatima.
    Sera que e a sra que esta dando pinga para o gilmar mendes?
    Para ele fazer uma m… Dessas so pode alguem ta dando pinga a ele.

    Acorda pra vida coxinha.

  2. Esse cara devia estar preso, incomunicável!
    É a pessoa mais asquerosa deste país, disparado!
    E preso, sem provas, estão Genoíno e Dirceu.
    Durma-se com um barulho destes!

  3. É a legalização da roubalheira. Se um ministro do STF faz uma asneira dessas, o que podemos esperar do futuro do Brasil. Estamos lascados

  4. Queria entender onde se encaixa o Gilmar Mendes! Vira e mexe o seu nome está envolvido em decisões polêmicas q a maioria dos brasileiros discordam. Afinal, é um ministro da suprema corte ou um comediante? Estou quase acreditando q ele está no lugar errado.

  5. Chega se a conclusão que a justiça brasileira só funciona para quem é PP, pobre, preto e não é amigo e parceiro do juiz!

  6. Como diz o equivocado,casuista ministro parcial amigão do interino: é coisa de bêbados!

  7. Esta atitude deixa claro a quem interessa o afastamento da presidente. Esse grupo nunca aceitou o que o Lula e Dilma fizeram para a maioria desfavorecida desse país.

    • Não confunda as bolas. Essa melhora que a Sra está dizendo que o Lula fez custou mais de três trilhões em dívidas que será carregada por gerações e custará caro à cada um de nós. é óbvio que com essa quantia qualquer um faz melhorias, mas ele deveria ter feito com o dinheiros dos impostos e não afundando o país. Acorda brasileiros abestados.

  8. Foram 6 ministros que deram esse golpe no Brasil. Alguns indicados pelo PT. Sozinho, Mendes nada faria.

    • Mas o “Gilmauzinho” foi o engraçadinho da turma a falar besteira, por
      isso tá levando os “créditos” todos.
      Aliás, não consegui descobrir quais os demais ministros que votaram
      contra a FL.
      Todas as matérias só falam em decisão por maioria, mas só citam o
      “Gilmauzinho”.

  9. Sou a favor de uma Câmara com 3 deputados por Estado, totalizando 81. E sem Senado. Fecha essa casa que não serve para nada.

    E o Gilmar deve ter falado essas merdas depois de beber 2 garrafas de pinga.

  10. E esse Coronel diamantino Mendes tem ficha limpa por acaso???
    Sem os ficha suja ele não se sustenta onde está.
    Faz parte do bando que quer mandar no País.
    Como bem disse o Barbosa esse coronel apequena o STF.

  11. Vereadores não estão aptos a julgarem nenhum político. Por qualquer centavo, eles se corrompem.
    Prefeito nenhum vai ser considerado Ficha Suja, a partir de agora.

  12. Ao meu ver, para o bem ou para o mal, quanto nos faz falta uma Dilma-Erdogan………………!!!!!

    Como em Istambul, o Povo “” bateria de cinta”” nestes Golpistas……………..!!!!!

    A prioridade hoje seria sairmos às ruas, tomarmos o Congresso e impedirmos a consumacão do Golpe pelos Entreguistas……………!!!!

    Em seguida o próprio Povo dissolveria as duas casas legislativas e impusesse uma Reforma Política debaixo para cima em cujo processo, dentre outros parâmetros moralizadores da POLÍTICA e do PROCESSO ELEITORAL, não poderia haver mais do que 04 ou 05 Agremiacões Políticas…………………!!!!!

    PS.: E fosse reduzida, linearmente, em todos os níveis legislativos, 1/3 do atual número de legisladores , além de ser eliminada Sinecura do Senado.

  13. Essa Lei saiu da iniciativa popular,com milhoes de assibanaturas e aprovada pelo Congresso.Somente no Brasil o TSE,manda rasgar uma Lei em vigor,ainda mais que tenha saido da vontade popular.

  14. Da pra ver mesmo que lei não e respeitada,ficha de AÉCIO NEVES DA CUNHA,ficha limpa da mentira,crimes eleitorais salvos por um boca suja mal caráter.

  15. Quantos elogios,qual Medalha serve pra ele,só pode ser de LATA pingando lama vai para no LIXO,e os golpistas Juntos.

  16. Eita que esse BRAZIL é uma zona. Que mim desculpe as putas que trabalham na zona pra ganhar seu dinheiro honesto. Viva o BRAZIL.

  17. Esse imconpetente desse gilmar mendes ja foi afiliado ao psdb (partido mais corrupto da historia do pais) e vcs acham que ele vai prevalecer a quem?
    Claro que vai favorecer a turma do golpe ate porque ele faz uma participacao no esquema disfarcado de ministro do ste.

    Esse cara toda hora ta na globo dando exclusivas para reforcar o golpe midiatico que ele adora.

    Gilmar mendes e uma Vergonha para a sociedade brasilera.

    E um bandido sem moral travestido de juiz.

  18. Quem dera Virgulino Lampião ressuscitar,pra mandar todos eles pra os quintos dos infernos.Que tempos bons!

  19. Algumas pessoas já nascem moralmente desqualificadas. De crápulas não se pode esperar nada. Viva o povo brasileiro, apesar de tudo.

  20. Quem sabe se ele que deve ser melhor do que os bêbados que editaram a lei terá capacidade para editar uma outra lei que colocará fim a corrupção que aí está.

  21. SÓ FALTAVA ISTO DO GILMAR MENDES, AGORA SÓ FALTA LIBERAR E INOCENTAR O CUNHA TAMBÉM. QUEM SERÁ QUE ESTÁ BEBADO, O MINISTRO OU TODO O POVO BRASILEIRO QUE ASSINOU O MANIFESTO EM FAVOR DA FICHA LIMPADA FICHA LIMPA?

  22. Só com golpe para ser presidente, nem com toda esta marmelada tu não conseguirás. Salvo pela ficha limpa que não te adiantará de nada.

  23. bebado , ou sóbrio ,VjdjrutugErwmzmqlow9475tybc xmskueuye..não importa a lei tem se ser executada,vergonha.vindo de quem veio as palavras,lixo.

  24. AS LEIS SÓ SÃO BOAS FORTE E DIGNA SE AS MESMAS SÃO CUMPRIDAS.

  25. E revoltante ouvir e ter de aceitar uma barbaridade deste tamanho Deveria ser feito uma eleição pra eleger somente os fixas sujas Quem sabe o país entraria.nos trilhos
    Impossível sair uma determinação de um Juiz Dando total apoio aos pilantras desonestos Onde fica a.moral diante dos jovens e adolescentes. Acreditar em um país melhor .. Mude algo sobre a lei eleitoral Não obrigar o cidadão a votar ser livre…

  26. BEBADOS…NÓS TODOS OS DIAS SOMOS ENGANADOS POR ESTES AI QUE DIZEM SER REPRESENTANTES DO POVO E CUMPRIDORES DAS LEIS,PREFIRO ACREDITAR EM UM BEBADO QUE MENTE POR ESTAS BEBADO.E BEM MAIS VERDADEIROS QUE ESTES AI ?.

  27. E a tv golpista golpista nao divulga uma sigla se quer sobre isso.

    Vergonha

  28. Culpa do P T Dilma e de Lula e da extatal Petroleira.se Gilmar Mendes disse que o p t era uma quadrilha…,e agora que Dilma esta afastado,de quem e a CULPA ???,dos ficha limpa são eles os do GOLPE os Golpistas,vão acusar quem , Você a inda tem duvida por que do golpe ,e simples culpar o gato quase morto ???,mas não se esqueça diz que gatos tem 7 vidas , a ja ia me esquecendo PERGUNTE a DR de Merda dr.Sergio Moro,ESPECIALISTA EM PRENDER CORRUPTOS.

  29. E a tv golpista nao divulga uma sigla do que acontece.

    Vergonha

  30. Esse Ministro afundou as manifestações, deu uma de surdo, e ainda tem quem acredite no judiciário?

  31. golpistas , corruptos ,apartidários ,ladroes ,acovardados e covardes ,mais ??? ,isso tudo soma 6000 mil.essa e a lei que eles querem ,querem que não funciona e assim a lei da ficha limpa que de limpa ,não tem nada … a pinga não tem culpa gilmar mendes do S T F da vergonha , já a justiça eleitoral um exemplo do mesmo caminho , mentiras , só funciona no PAPEL , a propaganda da tv e maravilhosa,junta tudo forma uma só mentira … mas só para lembrar ,só VOTE EM ficha LIMPA.

  32. E o PSDB segue apoiando o ´´provisório´´ pensando que se chegar até 2018,vai entregar a rapadura. Quanta inocência !!!!!!?????

  33. Vi este comentário no FB e compartilho.

    “Aí eu pergunto: Onde estão os Coxinhas Rola-bostas e Filhos de Putas que ficavam batendo caçarolas e defecando oralmente o “fim da corrupiçãum”? Sumiram ou voltaram para o ânus de onde saíram?”

  34. Espero e torço para que as duas excrescências já tenham morrido até dois mil e dezoito… Quanto lixo… E Cunha também se safará , pois sabe muito e demais, inclusive da caixa preta chamada judiciário.

  35. Resumindo: Como foi uma lei de iniciativa popular,chamou todos nós de BÊBADOS!

    • Não Marcos, a iniciativa é popular, mas, o conteúdo só pode ser redigido por operadores das leis, e foi isso o que ele quis dizer, que estava muito precário, digno de ser inconstitucional por não ter base concreta que se mantivesse. É só refazer com outras bases legais que passa! Ele disse: que de tão mal feita a Lei da Ficha Limpa parecia ter sido feita por “bêbados”. (nas coxas)!
      Os comentários aqui estão um tanto quanto exagerados, é muito simples: se uma nova lei vai morrer na praia por não ter sido redigida com muito cuidado, é melhor nem iniciar uma votação para aprova-la, será perda de tempo! É apenas isso!

  36. Meu Deus… Será que ainda existe mais absurdos por vir. Que aberração deste senhor. Não se pode fazer nada?

    • O pior é que proporcionamos a Boa vida desses magnatas da nossa caolha justiça para que façam essas e outras barbaridades contra o povo coitado brasileiro.

  37. Concordo em número, gênero e grau com vc Tonico!!! Esse magistrado deveria respeitar os quase dois milhões de brasileiros que assinaram esse documento de iniciativa popular, mas que existem pessoas do quilate do magnífico Juiz Marlon Reis meu conterrâneo de Pedro Afonso -Tocantins e apoio de instituições como OAB, IGREJA CATÓLICA, MINISTÉRIO PÚBLICO, milhões de brasileiros e centenas de instituições mais que querem o fim de corruptos nos poderes constituídos, mas que infelizmente não alcançam o Judiciário Brasileiro………. quiçá pudessem ser questionados em decisões absurdas como esta…….

  38. Gilmar MendesPSDB MT .esse sujeito é uma amostra da nossa justiça.que nós brasileiros não temos.Acho que é hora de convocar revolucionários por que o Brasil está perdido.

  39. O que me espanta não é o fato do Gilmar ter feito o que fez, mas sim como
    pôde ele sozinho, fazer o que fez.
    Parece mesmo uma terra de birutas, etílicos birutas.
    Se é assim, locupletemo-nos todos, na base da desonestidade, do quem
    pode mais chora menos, e sem vergonha na cara.
    Será declarada a guerra dos babuínos, uns saqueando os outros, o outros
    arrancando os olhos de uns.
    Sem segurança jurídica será cada um por i, e o diabo contra todos.
    Como pode?
    Uma lei com milhões de assinaturas é aprovada pela Câmara Federal e pelo
    Senado Federal em maio de 2010, sancionada pelo Presidente da República
    em junho de 2010, e foi considerada constitucional pelo STF em fevereiro de
    2012, que corroborou assim a posição do TSE, pode ser jogada na lata de
    lixo, por uma decisão “etílico-monocrática” do ministro Gilmar Mendes?!?
    Se a resposta for sim, então temos a insegurança jurídica institucionalizada
    no Brasil.
    Nada vale nada, o Direito está morto.
    A casa da mãe Joana é aqui mesmo, entrem e divirtam-se.
    Será que o Ministro Gilmar sofreu alguma ameaça?
    Porque seria essa a única maneira de explicar essa decisão na contramão
    do Sr. Ministro Gilmar.

    • Muito bom o seu comentário. Leio seus comentários com atenção, discordo de muitas de suas posições, porém tenho respeito pela maneira elegante e cordata com você expõe seus argumentos. Um abrao!

    • Ameaça não sei..mas como ja dizia o poeta:
      Na tortura $$$ toda carne se trai $$

    • Onde estão os PANELEIROS………………., agora………..????!!!!!!

      Ahhh……………….., e o Juiz da Camisa Preta e sua Turma……………..????!!!!!!

    • Nada a declarar você foi perfeito nas declarações!

      Esperando agora os juristas de plantão tomarem uma ação!

    • Nossa! Você foi perfeito em sua colocação! Parabéns!

    • Tonico, se estamos focando o mesmo caso, digo que não foi o Gilmar que fez ou deixou de fazer. Tribunais são colegiados e ao fim e ao cabo, tudo é decidido dentro do colegiado, ainda que monocraticamente haja uma decisão. Funciona como o mandado de segurança, ou seja, é uma medida precária, provisória, que fica à espera de decisão do colegiado.
      Pelo que assisti, Gilmar condenou a Lei exatamente por abrigar este tipo de decisão = ter de aceitar o registro de candidaturas de pessoas com problemas de contas. Um absurdo. Repito, se estamos nos referindo ao mesmo caso. Penso que contas reprovadas pelo TCU devem impedir candidaturas e pronto.

      • Me engana que eu gosto…pensa que todos os brasileiros são inocentes como vc…O Gilmar Mendes é responsável por isso sim…Um Mafioso, Partidário…Uma ferida na Justiça Brasileira…Homem podre demais.

    • Falou bonito e tudo daz sentindo, com certeza foi ameaça. Estamos vivenciando um período de salve-se quem puder, muito triste pra nós que temos filhos e netos, wue país deixaremos pra eles!!!! Cada dia mais damos de “cara” com as mas absurdas das notícias de abuso de poder, lei dos mais fortes, os senhores de engenhos metendo o chicote nos escravos😭meu Deus onde isso irá parar? Talvez numa guerra civil..

  40. Uma figura sinistra no maior tribunal Eleitoral .

    Espero que a mídia estrangeira logo dê um jeito de ridicularizar.

    Enquanto isso os Verde-amarelos burrinhos continuam achando que Moro vai resolver a Corrupção.

    País da piada pronta! Povo, piada em contínua construção!