Serra e FHC tentaram fazer no Mercosul o que fizeram no Brasil: comprar votos

serra_compra_fhcO jornal El País, do Uruguai, traz reportagem nesta terça (16) denunciando que o ministro interino das Relações Exteriores do Brasil, José Serra, tentou comprar o voto do país vizinho no Mercosul para suspender a presidência da Venezuela no bloco.

“Chanceler do Uruguay acusa Serra de tentar comprar o voto do país contra Venezuela. Vergonha!”, reprovou pelo Twitter o senador Roberto Requião (PMDB-PR), que é presidente da representação brasileira no Parlasul — o parlamento do Mercosul.

O jornal obteve notas taquigráficas de deputados que apontam a acusação de tentativa de suborno do tucano ao chanceler uruguaio Rodolfo Nin Novoa.

Em troca, o chanceler brasileiro propunha levar o Uruguai isoladamente em tratativas de acordos comerciais do Brasil na África e no Irã.

“Nós não gostamos muito que o chanceler (José) Serra veio ao Uruguai para nos dizer – disse em público, é por isso que lhes digo – que veio com a alegação de que a transferência [da presidência do Mercosul] deve ser suspensa e que, além disso, se fosse suspensa, nos levariam em suas negociações com outros países, como querendo comprar o voto do Uruguai”, reprovou o chanceler uruguaio.

Serra viajou ao Uruguai com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso com a missão de afastar a Venezuela da presidência do Mercosul.

Nin Novoa voltou a declarar, no encontro com os deputados, que o Uruguai entende que a “Venezuela é o legítimo ocupante da presidência pro tempore e, por isso, quando convocar uma reunião, o governo uruguaio comparecerá”. “O Uruguai vai estar presente [nos encontros do Mercosul]. Se os outros não vão, será uma responsabilidade deles”, completou. Paraguai e Argentina estão do lado do governo Temer contra a Venezuela.

Na prática, FHC e Serra tentaram fazer sem sucesso o que já fizeram com triunfo em 1998 durante a compra de votos para aprovar a reeleição no Congresso.

15 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Olha. Quem está preso por compra de votos e corrupção são os PTistas e seus comparsas empreiteiros. Então, comprar votos é especialidade do PT.
    Sobre o governo militar, basta ver o que os militares estão fazendo nas olimpíadas para constatar sua competência. Pena que não deram cabo dos vendilhões vermelhos que acabaram com a PETROBRAS e venderam o Brasil como país comunista, o que nos recusamos veementemente. Imagine se a ponte Rio-Niterói fosse construída hoje e não no governo militar? Que mamata para os vermelhos e empreiteiros, não?
    Vão para Cuba, para Venezuela ou sabe lá para que caminhão de onde vocês caíram. Mas não queiram incluir meu país verde e amarelo nessa canalhice vermelha que vocês insistem em achar boa. Não gostam do que tem no Brasil, sumam daqui.

  2. Golpe sujo nem escrever sabe, não sei o que tem menos sentido, o que você disse ou o que você tentou dizer !!! Apartidario ta ferido por dentro… Assumiu o golpe neste post…. Viva Ustra!!

    • Vá estudar rapaz. Procure saber as atrocidades praticadas pelo regime militar. Escrever talvez você até saiba. Caráter você não tem, pois só um ignorante ou um patife pode defender a ditadura. Espero que você esteja no primeiro item.

  3. os golpistas estão no inferno com os pés em brasa,fora temer e unanime Dilma também pode voltar,e decretar novas eleição,como fica o golpe, afastar Dilma colou no inicio mas hoje o golpe já golpe do golpe…como limpar os nomes da lava jato do golpe dos apartidários 100 votos,como acabar com a lava jato se Dilma voltar.,volta Dilma e novas Eleição já.

  4. Este apartidário deve gostar muito dum CAREQUINHA.,me gusta mui biem.

  5. APARTIDÁRIO,Deve ter caido a sabonete no escuro perdeu a ruela,ate hoje esta a procura,elem de apartidário golpista canalha sego de politica de ladrões . JÁ ,Serra lixo fhc 2 X lixo do lixo.fhc e aquele que chamou os aposentados de VAGABUNDOS,fhc só com golpe jamais voltara a ser um politico.

  6. este Apartidário ele deve ter sido traído por alguém do PT só pode ou foi machucado profundamente por um petista nunca vi coisa igual KKKKK

  7. Compra de votos, caixa 2, financiamento de campanha, corrupção, prática comum entre políticos e partidos. O PT que o diga, não tem pra ninguém.

    • Jacu Rabudo vá pentear macaco. Corno anormal, amorfo, amoral, afanador, afagado…

    • Tem sim!!! Procura o ranking dos partidos mais corruptos no site do TSE e verás o DEM, PMDB e PSDB na liderança. Vai te informar antes de falar mentiras

  8. Esta tão maçante as postagens deste blog que não dá nem animo de comentar……

  9. Só um idiota para querer a Venezuela com presidente do Mercosul.

    • Idiota do grego “homem ignorante, sem educação, estúpido, imbecil, tolo…” É um retrato do seu comentário. Deus tende piedade dos ignaros, dos calhordas, dos trouxinhas porque eles não sabem o que dizem. A Venezuela tem todo o direito de assumir a presidência do Mercosul, a despeito da atuação do golpista Serra e do entreguista Macri (a propósito procure saber como vai a Argentina com o programa neoliberal do novo Presidente), lógico que não vai encontrar nada de sério na Veja, na TV BOBO e nos jornalões. Pesquise…