Requião para Aécio, Anastasia e Temer: “Canalha, canalha, canalha!”; assista ao vídeo

O senador Roberto Requião (PMDB-PR), em seu último pronunciamento na farsa do impeachment, nesta terça (30), fitou os golpistas nos olhos e os chamou sem nominá-los: “canalhas, canalha, canalha!”.

Requião se referia aos senadores Aécio Neves e Antonio Anastasia, ambos do PSDB, e ao vice Michel Temer (PMDB). Os tucanos se entreolharam desenxabidos no plenário.

O parlamentar disse que está sendo julgado hoje é a democracia. “A Constituição Federal está sendo rasgada e estamos diante de um golpe de Estado”, resumiu, ao garantir que a presidente Dilma Rousseff não cometeu crime de responsabilidade.

O senador Roberto Requião leu a carta-testamento de Getúlio Vargas, que cometeu suicídio em agosto de 1954 quando estava na iminência de também sofrer um golpe de Estado.

Por fim, o peemedebista conclamou a todos a lutarem pelo plebiscito e nova eleição presidencial. “Senadores, razão, alma e coração. Não ao impeachment”, brandou Requião.

requiao_canalha

Abaixo, leia a íntegra do discurso de Requião:

Razão, Alma e Coração

Roberto Requião

Não pretendo, nesta histórica sessão, moderar a linguagem ou asfixiar o que penso. Não vou reprimir a indignação que me consome.

Canalha! Canalha! Canalha!

Assim Tancredo Neves apostrofou Moura Andrade que declarou vaga a Presidência, com Jango ainda em território nacional, consumando o golpe de 1964.

Duvido que um só de nós esteja convencido de que a presidente Dilma deva ser impedida por ter cometido crimes.

Não são as pedaladas ou a tal da irresponsabilidade fiscal que a excomungam.

O próprio relator da peça acusatória praticou-as à larga.

Só que lá em Minas não havia um providencial e desfrutável Eduardo Cunha e nem um centrão querendo sangue, salivando por sinecuras e pixulecos.

A inocência do relator é a mesma de Moura Andrade declarando vaga a Presidência.

Ah, as palavras de Tancredo coçam-me a garganta.

Este Senado está prestes a repetir a ignominia de março de 64.

O que se pretende?

Que daqui a alguns anos se declare nula esta sessão, com declaramos nula a sessão que tirou o mandato de Goulart e peçamos desculpas à filha e aos netos de Dilma?

Tudo bem.

Se mesmo sem culpa, esta Casa condenar a presidente, que cada um esteja consciente do que há de vir.

Que ninguém, depois, alegue ignorância ou se diga trapaceado, porque as intenções do vice que quer ser titular são claras, solares.

Vejam só alguns casos exemplares.

1. Desvincular o reajuste das aposentadorias e pensões do aumento do salário mínimo. Será a destruição do maior instrumento de distribuição de renda do país, que é a Previdência Social.

Se pensões e aposentadorias não mais acompanharem o aumento do salário mínimo vai ser um massacre contra mais de 20 milhões de brasileiros.

Para quê?

Para pagar os juros da dívida; os juros que são hoje o maior instrumento de concentração de renda no Brasil.

2. Rever direitos e garantias sociais acumulados ao longo dos últimos 80 anos, especialmente direitos e garantias previstos na CLT. Impor, como pedra de toque dessa revisão, o negociado sobre a legislado.

3. Eliminar tímidas conquistas na área da igualdade de gênero.

4. Congelar por inacreditáveis 20 anos as despesas correntes e de investimento da União, excetuando-se as despesas financeiras com o serviço da dívida pública.

Ou seja: congelar por duas décadas as despesas com saúde, educação, segurança pública, saneamento, infraestrutura, habitação, mas garantir o pagamento de juros.

É como proibir que, por 20 anos, nasçam crianças, que jovens tenham acesso às escolas; que os brasileiros envelheçam ou fiquem doentes. E assim por diante.

É espantoso que algum ser humano tenha um dia concebido tamanha barbaridade. E mais espantoso ainda que algum ser humano possa aprovar isso.

5. Privatização em regra e alienação radical de todo o patrimônio energético, mineral, florestal, agrário, territorial, hídrico, fabril, tecnológico e aéreo do Brasil.

Depois da entrega do pré-sal, da venda de terras para os estrangeiros, querem entregar até mesmo o Aquífero Guarani, a maior reserva de água potável do planeta.

O desmantelamento do país, o esquartejamento de nossa soberania e a submissão aos interesses geopolíticos globais gritam, berram, expõem-se à vista de todos.

Tudo bem.

Se as senhoras e o senhores concordam com a redução do Brasil a um medíocre estado associado, outro Porto Rico, que se sintam servidos. Não será a primeira vez que os abutres e os corvos caem sobre o nosso país, retalhando-o, estraçalhando-o, sugando-o.

Essa combinação explosiva de entreguismo com medidas contra os aposentados, os assalariados, os mais pobres, contra direitos e conquistas populares alimentam as contradições de classe, em consequência, a luta de classes.

As senhoras e os senhores estão preparados para a guerra civil?

Não? Entrincheirem-se, então, porque o conflito é inevitável.

O povo brasileiro, que provou por alguns poucos anos, o gosto da emergência social não retornará submissamente à senzala.

Os dias de hoje, esses infelizes dias, lembram-me outros dias, também dramáticos, decisivos:

os dias de agosto de 1954.

Assim, leio trechos da Carta Testamento de Vargas porque nela se reproduzem o drama de agora.

“Mais uma vez as forças e os interesses contra o povo coordenaram-se e se desencadeiam sobre mim. Não me acusam, insultam; não me combatem, caluniam; e não me dão o direito de defesa.

Precisam sufocar a minha voz e impedir a minha ação, para que eu não continue a defender, como sempre defendi, o povo e principalmente os humildes.

(….)

A campanha subterrânea dos grupos internacionais aliou-se à dos grupos nacionais revoltados contra o regime de garantia do trabalho.

(…….)

Contra a Justiça da revisão do salário mínimo se desencadearam os ódios.

Quis criar a liberdade nacional na potencialização das nossas riquezas através da Petrobras, mal começa esta a funcionar a onda de agitação se avoluma.

(…..)

Tenho lutado mês a mês, dia a dia, hora a hora, resistindo a uma pressão constante, incessante, tudo suportando em silêncio, tudo esquecendo e renunciando a mim mesmo, para defender o povo que agora se queda desamparado.

Nada mais vos posso dar a não ser o meu sangue.

Se as aves de rapina querem o sangue de alguém, querem continuar sugando o povo brasileiro, eu ofereço em holocausto a minha vida. Escolho este meio de estar sempre convosco. Quando vos humilharem, sentireis minha alma sofrendo ao vosso lado.

Quando a fome bater à vossa porta, sentireis em vosso peito a energia para a luta por vós e vossos filhos. Quando vos vilipendiarem, sentireis no meu pensamento a força para a reação. Meu sacrifício vos manterá unidos e meu nome será a vossa bandeira de luta. Cada gota de meu sangue será uma chama imortal na vossa consciência e manterá a vibração sagrada para a resistência.

(….)

Esse povo, de quem fui escravo, não mais será escravo de ninguém. Meu sacrifício ficará para sempre em sua alma e meu sangue terá o preço do seu resgate.

Lutei contra a espoliação do Brasil. Lutei contra a espoliação do povo. Tenho lutado de peito aberto.

O ódio, as infâmias, a calúnia não abateram meu ânimo. Eu vos dei a minha vida. Agora ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na história.

Senadores,

É hora da Razão, Alma e Coração!

Não ao impeachment!

É hora de buscar um governo de Entendimento e União Nacional.

Hoje só encontraremos isso com Plebiscito e Novas Eleições!

Não permitiremos que mandem no Brasil embaixadores de países poderosos!

Não permitiremos que mandem no Brasil banqueiros e seus lucros fabulosos!

Peço novamente:

Razão, Alma e Coração!

38 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Penso que a Dilma e o Governo do PT deveria sair, apesar dos erros e acertos, mais erros que acertos. Mas da maneira que foi feito e ARRUMADO E ARQUITETADO este IMPEACHMENT, FOI UM GRANDE GOLPE DE ALIADOS POLÍTICOS E PARTIDÁRIO, nada mais que isso. E quanto a chamar DE CANALHAS, até que foi pouco, pois são muito mais que CANALHAS, são PIORES QUE CANALHAS. Mas ao mesmo tempo me pergunto: Com que CRÉDITO E MORAL os nossos NOBRES E DIGNOS SENADORES tem para julgar e condenar alguém? Pois a maioria dos NOBRES SENADORES estão mais SUJOS que PAU DE GALINHEIRO! E foi um GRANDE GOLPE que quem assumiu foi o VICE TEMER, eleito com a Dilma desde 2010. quando na realidade deveria ter saído junto, pois fez parte do governo. E foi um GRANDE GOLPE, que quando saiu o resultado do IMPEACHMENT, o nobre e digno Presidente do Senado DEVERIA constituir um Governo Provisório por 90 dias e marcar, chamar, convocar novas eleições. Foi um GRANDE GOLPE que nem os DIREITOS POLÍTICOS A DILMA perdeu, tudo para PROTEGEREM O NOBRE, DIGNO, CAFAJESTE E CANALHA DEPUTADO EDUARDO CUNHA, e todos os CORRUPTOS para se livrarem da CADEIA.

  2. Parabéns por esclarecer as dúvidas encontras aos brasileiros!

  3. O SENADORZINHO DO BAIXO CLERO FALANDO ÀS PAREDES…..NINGUÉM DÁ CRÉDITO PARA ELE EM BRASÍLIA,NEM NO PARTIDO ELE APITA ALGUMA COISA……..A DOSE DO GARDENAL FOI ALTA DEMAIS ONTEM OU A MAMONA ESTÁ FAZENDO MUITO EFEITO.

  4. Boca suja! Deve estar comendo semente de mamona. Só pode.

  5. Parabéns senador esse sue discurso foi um tapa na cara desses golpistas.

  6. Grande discurso senador. Basta ler um parágrafo do plano de Temer pra ver o que acontecerá com os direitos dos trabalhadores. E aqui não se trata de defender Dilma mas sim dos direitos. Quanto ao impeachment o que vimos nos discursos foi flagrantemente um ataque pessoal. Dilma foi inocentada sobre Passadena pelo STF logo é assunto morto. E as pedaladas o MPF também não reconheceu. Ou seja, os senadores não estão agindo como juízes mas sim no pessoal, num claro ataque a Lula. Assim o que vira? Simples isso vai parar no STF e levará mais 5 ou 6 meses pra julgarem isso. Enquanto isso o Brasil é sobretudo os trabalhadores sangram com os problemas econômicos. Acho sim que hoje a melhor e única saída para o Brasil seria sim uma nova eleição. Porisso acho que a proposta de Requiao e Cristóvão Buarque deveriam ter sido levadas à frente, o que infelizmente não aconteceu. Sendo pro ou contra Dilma hoje não mais relevante o que esperamos são por meses terríveis quem sabe até o final de 2017. Quem sabe dessa bagunça toda saia uma proposta no futuro de mudança para o parlamentarismo. Vamos ver. Fui.

  7. Parabéns, Requião. Vc dignificou este momento triste da nossa história.

  8. O discurso do senador Roberto Requião, foi feito especificamente para o documentário (filme que o PT esta gravando) o que ele tem feito como senador pra combater todas as acusações, me parece que esse senhor acredita que nós somos ingênuo o suficiente pra acreditar na ditadura de 64, os militares tomaram o poder pra evitar que o comunismo se instalasse no nosso país, até onde eu conheço ditadura não permite que o seu povo saia do pais, e todos sabem que durante o regime militar todo e qualquer cidadão teve o direito de ir e vir pra qualquer outro país.
    Ator coadjuvante.

  9. Esperando os 31 senadores zzzzzzz

  10. Parabéns. ..Parabéns Requiao. É o que 54 milhões de eleitores estão falando através de ti.

  11. Andre Lubertin, em que mundo vives?, já começou o desmanche, das federais, corte de 20% em serviços essenciais. Canalhas, canalhas, drogados e vagabundos.

  12. eu sou leigo mas, gostaria de saber se a corte internacional poderia intervir!

  13. Difícil reconhecer um porco pela fala, fácil por seus atos
    https://www.facebook.com/luyzantonyo/videos/842133382555629/

  14. Parabéns Senadora Requião por nos defender, por defender o Brasil dos golpistas usurpadores.

  15. Eu e meu pai de 86 anos emocionados assistindo a este brilhante e emocionante discurso. Meu pai que viveu o golpe de 64 e hoje sem poder crer,assistindo novamente o Pais regredir com este ataque com a Democracia. SENADOR, QUE DEUS LHE PAGUE, deu uma aula de história,caráter ,etica e amor aos brasileiros, até aqueles fascistas que não entendem a dimensão do perigo. Deus está contigo. Pena que tenha cidadãos,analfetos políticos, fascistas que não entenderam a dimensão de cada palavra, cada significado, pobres que sequer sabe contextualizar e entender o momento, respeitando-o. Uns aprendem pelo amor outros pela dor.obrigada.

  16. O pai do Ferreirinha é um fanfarrão!

  17. ou o pedagio baixa ou acaba, tchau queridos, tchau querida agora vao ter q trabalhar, nao e mesmo ptzada corrpta.

  18. maravilhoso o discurso de Requião, pena que no brasil tenham-se poucos , pois requião tem uma visão extraordinária, parabens.

  19. ASSINO EM BAIXO “CANALHAS, CANALHAS, CANALHAS” E F.D.Ps

  20. Realmente senador Requião mantem e luta pelo ideário trabalhista e nacionalista. Figura impar nestes tempos de hipócritas e vendilhões da pátria. Como o senador falou ; a luta continua . Salve..salve Senador Requião.

  21. OS DO LADO DE dilma PARA SEMPRE E PARA O MUNDO SÓ PODERÃO CONTAR UM FATO VERDADEIRO,DIMA MULHER HONESTA FOI JULGADA E RETIRADA DO PODER ???????????????????? POR CANALHAS GOLPISTAS ,PORTANTO CANALHAS TEM MUITOS VOCÊ TEM RAZÃO,PORTANTO dilma SERA SEMPRE LEMBRADA POR ISSO OS CANALHAS GOLPISTAS HOJE JÁ 100 VOTOS,APARTIDÁRIO CANALHA GOLPISTA 100 VERGONHA,CORRUPTO VOCÊ TEM RAZÃO canalhas TEM muito.

  22. o requiao vc acaba de falar pra estes crapulas do senado federal da justiça federal aquilo que eu tambem queria diser ,estou aqui pro pra luta .

  23. Parabéns apesar de ser deste partido golpista, ainda não vendeu sua dignidade

  24. CANALHAS,LAVA JATO…DR,DE MERDA MORO E SEUS GOLPISTAS COMO FICARA A LAVA JATO,VÃO VIRAR OS PEDALINHOS,VÃO DRAGAR O LAGO DEMOLIR O SITIO PARA ENCONTRAR PROVAS CONTRA LULA…COMO FICA BETO LIXO DO PARANA,CUNHA SUA DELAÇÃO VAI FALAR ,COMO FICA MARCELO E SEU DEPOIMENTO DEVASTADOR.60% DOS SENADO SE SALVARA???????????????????????????.

  25. Tem muito mais canalhas aí. Principalmente do lado que defende a Dilma.

  26. Discurso de afogado
    Mentiras, e mais mentiras. Que papo dez não ter verba pra educação e saúde? Cada argumento desse senhor é desmontado fácil fácil.
    Que desespero sr Requião
    Porque será hein ?
    Aposto que não passa impune até o carnaval de 2017. A avalanche da lava a jato despenca na sua direção também
    Resta gritar, esbravejar
    E o sr ainda por cima está tão perto do olho do furacão em Curitiba

    • Pois é esse povo aí que vc apoia Sr André Lubertin, que vai desmontar a Lava Jato. É justamente a galera que o Sr esta colocando no poder que ja tem feito de tudo pra acabar com a operação. Ou vc é um retardado, ou é um hipocrita como os demais que apoia!

      • Ahhhhhhhh meu nervosinho
        E isso é aval pra bandidagem do seu partido continuar roubando?
        Quem eu apóio?
        Que disse que eu apóio temer, Renan, ou qq outro desses bandidos? Quem disse que eu To colocando alguém no poder? Quero seu pessoal atrás das grades e que devolvam com juros e correção o que roubaram!
        Quero toda essa cambada que está no poder também atrás das grades e que devolvam com juros e correção tudo que roubaram há décadas!
        Se eles vão assumir é porque a maior anta de todos os tempos escolheu o mestre em sacanagem para seu vice. Toma!!!!
        Você quando vota, vota também no vice, num sabe?
        A lava a jato tomou proporções internacionais e sabe que vai pará – la? Ninguém.
        Todos petistas são irados e raivosos para se manifestar.
        Retardado/hipócrita/
        Você tá vendo como vc se manifesta?
        Petista não argumenta, ataca.
        Maior ladrao de todos os mundos: lula, Zé Dirceu e toda corja
        Cadeia nessa turma

  27. Olha para Aécio e usa as palavras,canalhas canalhas canalhas ,para Aécio isso e Elogio o cara e pior que cachorro quando cai de caminhão de mudança,canalhas sim aécio um senador agora da REPUBLICA DO GOLPE.CANALHA,PICARETA LADRÃO,ESSA E A BIOGRAFIA DE UM SENADOR UM DIA QUASE PRESIDENTE,O MAIS BAIXO DO LIXO.COM CARA DE BANDIDO SENADOR DA REPUBLICA,E MAIS INCRÍVEL FICHA LIMPA.VERGONHA.

  28. Parabéns Senador.
    Pela sua Honestidade, ha muitos anos eu lhe admiro , mas sobre tudo neste ato pela sua posição ,sua integridade e sua luta pela DEMOCRACIA .Demostrando o grande Homem que e para nosso pais .

  29. Tem que brigar e muito, pois emprego de familiar esta em jogo.

    • reguiao nos os brasileiro e seus filhos estarmos orgulhoso de você você e verdadeiros cidadão brasileiro você pode andar de cabeça erguida lute Requião nos estamos contigo lute lutaremos juntos você e nosso líder sou teu FAM