Requião a PHA: Dilma irá pessoalmente fazer sua defesa no Senado

Dilma_Carta_RequiaoO jornalista Paulo Henrique Amorim, o PHA, do Conversa Afiada, entrevistou nesta terça (16) o senador Roberto Requião (PMDB-PR) após presidente Dilma Rousseff divulgar a carta aos brasileiros e aos senadores. Segundo o parlamentar, “certamente, ela virá pessoalmente fazer a sua defesa no dia do julgamento do impeachment”. Abaixo, leia a íntegra da entrevista:

Requião: Dilma construiu uma ponte!

PHA: Senador Requião, com essa Carta aos Brasileiros, dá para vencer no Senado?

Requião: A Dilma fez uma carta reforçando a sua inocência em relação à prática de qualquer crime de responsabilidade, defendendo o regime democrático – porque não existe impeachment na Constituição Brasileira sem crime de responsabilidade – e se propondo à retomada do desenvolvimento brasileiro, a partir de um diálogo amplo com o Congresso Nacional e com a sociedade brasileira. Ela coloca a Carta nesses termos; faz um apelo contra a quebra na Democracia, se diz orgulhosa de ser Presidenta da República do Brasil e inconformada com a injustiça que está sofrendo (e deixa claro que, até aqui, o impeachment era um artifício para utilizar um dispositivo constitucional; mas, na medida em que se prova à exaustão que não há crime de responsabilidade, o impeachment se transforma num Golpe contra a Democracia e a Presidenta da República).

PHA: Essa Carta é decisiva para a derrota do impeachment no Senado?

Requião: Ela, na verdade, abre uma porta, se propõe ao diálogo e pelo teor da carta, certamente, ela virá pessoalmente fazer a sua defesa no dia do julgamento do impeachment.

PHA: Mas o senhor não respondeu à minha pergunta…

Requião: A Carta não aprofunda as medidas econômicas que ela poderia tomar a partir de agora. A Carta se baseia, fundamentalmente, na defesa do processo democrático e da injustiça que cometem contra uma Presidenta que não cometeu crime – e a vontade de retomar o desenvolvimento brasileiro em parceria com a sociedade civil (que ela chama de “forças vivas da Nação” e o Congresso Nacional.

PHA: Mas ela fala, também, em aceitar a ideia de um plebiscito para a realização de novas eleições…

Requião: Ah, sem dúvida alguma! É claro que ela apoiará, de todas as formas, a iniciativa do plebiscito, que deve desaguar na mudança do sistema político e na antecipação da eleição direta para Presidente da República.

PHA: Então, de novo, a minha pergunta: esse argumento do plebiscito por reforma política ajuda a dissuadir algum senador indeciso e vacilante?

Requião: Para usar uma linguagem eclesiástica, eu diria que é uma Carta pontifícia: ela tenta estabelecer uma ponte do Executivo com o Congresso Nacional. O pontífice é, acima de tudo, um fazedor de pontes.

10 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Tem mais é que ir mesmo. Não é melhor que ninguém. Mas não vai conseguir se defender. Vai ser afastada definitivamente.

  2. Não era para o anão PHA (em estatura e postura) estar preso????? Já foi condenado várias vezes! Onde está a justiça brasileira? Ele deve sonhar todos os dias com um convite da Globo para voltar. A inveja mata. Perguntar não faz mal: onde anda o Ferreirinha?

  3. DILMA VAI CANTAR MUSICA PARA TEMER
    NO SENADO, QUANDO FOR SE DEFENDER.

    Olhos Nos Olhos
    Chico Buarque

    Quando você me deixou, meu bem
    Me disse pra ser feliz e passar bem
    Quis morrer de ciúme, quase enlouqueci
    Mas depois, como era de costume, obedeci

    Quando você me quiser rever
    Já vai me encontrar refeita, pode crer
    Olhos nos olhos, quero ver o que você faz
    Ao sentir que sem você eu passo bem demais

    E que venho até remoçando
    Me pego cantando
    Sem mas nem porque
    E tantas águas rolaram
    Quantos homens me amaram
    Bem mais e melhor que você

    Quando talvez precisar de mim
    ‘Cê sabe que a casa é sempre sua, venha sim
    Olhos nos olhos, quero ver o que você diz
    Quero ver como suporta me ver tão feliz
    https://www.vagalume.com.br/ch

  4. Vergonha?
    Sera que e a presidente dilma tem vergonha de ir a algum lugar?
    Claro Que nao .
    Quem ta com vergonha de sair pra qualquer lugar do pais e o interino que nao pode botar a cara na rua que se depara com manifestacoes contra ele.

    Esse sim ta com vergonha da populacao brasileira.

  5. Vai lá Dilma, se humilhar e passar mais vergonha.

    Tchau querida!

  6. Pois é, aquele defensor dela lá, doidão, só fala em golpe, ao invés de defender a camarada quer acusar outros, quer colocar uma linguagem petista aí não defende ninguém … agora a própria fazer sua defesa? aí é que vai pro brejo mesmo juntamente com o seu sapo preferido kkkkkkkkkkkkkk

  7. Esse senador e o ultimo a saber das coisas, no senado ninguem da bola pra ele, o apelido do senador em brasilia e maria loca.

    • É NÉ, QUEM FALA AS VERDADE PRA UMA CORJA DE LADRÕES É CONSIDERADO LOUCO, QUE TENHA MAIS LOUCOS NO MUNDO ENTÃO!!! PALHAÇO!!!!

  8. Vai lá Dilma!
    Olha na cara desses golpistas.
    E se algum deles não tiver pecado que atire a primeira pedra.
    Se gritar pega ladrão para essa oposição, não fica um meu irmão!
    Grita lá Dilma!