Por 59 votos a 21, Senado aprova fim das férias, do 13º salário e privatizações

senado_golpe_trabalhadoresNa calada da noite, por 59 votos favoráveis e 21 contra, o Senado deu mais um passo rumo à aprovação do fim das férias, do 13º salário, aumento da idade para aposentadoria, congelamento de salários por 20 anos, privatizações de empresas públicas e troca do nome do Brasil de República Federativa do Brasil para “República Golpista das Propinas do Brasil”.

O país soube no último final de semana que o interino Michel Temer (PMDB) e seu séquito de ministros provisórios foram delatados por receber propina da Odebrecht. Eles embolsaram, juntos, R$ 33 milhões de dinheiro sujo, segundo procuradores da Lava Jato.

Volto ao golpe desta madrugada. Evidentemente que esse resultado não é definitivo. Já era esperado nessa etapa. Os trabalhadores e o povo brasileiro ainda podem reagir e os senadores podem mudar o voto, como naquela votação dos destaques cujo placar foi 58 votos a 22.

Não é o afastamento de Dilma Rousseff que está em jogo, como foi dito aqui ontem. São os direitos sociais e a CLT — as leis protetivas dos trabalhadores — que correm risco de serem revogadas. Por isso a necessidade de afastar a presidente mesmo sem crime de responsabilidade.

Muita água ainda vai rolar debaixo dessa ponte até o início do julgamento do mérito, pelo mesmo Senado, até o fim deste mês. Tem senador que não quis revelar sua posição na votação desta madrugada, que, no juízo final, pode mudar…

Caso fique tudo como está, se consolide a cassação de Dilma, os movimentos sociais e sindicais que preparem o lombo para encarar a Lei Antiterror. O interino Michel Temer não se fará de rogado para utilizar dessa ferramenta antidemocrática visando a retirada de direitos sociais e trabalhista. Ele já deu mostras na Olimpíada quando censurou manifestações contra o golpe nas arenas dos jogos no Rio.

Paralelamente a perdas de direitos políticos, sociais e trabalhistas, se içado à condição de titular, Temer não titubeará para cassar partidos e criminalizar ainda mais a oposição para consolidar o golpe de Estado — contra os trabalhadores e o povo brasileiro.

321 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. FORA TEMER

  2. Como inventam mentiras, o que deveriam fazer e reivindicar, por melhores salários, pois o governo está arrochando o salário dos trabalhadores, enquanto o presidente, ministros, deputados e senadores ostentam luxo com o dinheiro que deveria ser gasto com saúde, segurança e saúde, teria que tirar dois terços dos senado e da câmara dos deputados, e ainda diminuir em 70% a quantidade de CCS e assessores que o câmara tem e o senado, assim que é limpar os gastos do pais, e tomar de volta o que desviaram. esse eu acho que é o jeito certo, não fazer como estão fazendo, tirar do povo o que eles já tem pouco.

  3. Como existe gente com a capacidade voltada pra pregar mentiras

  4. Como tem gente que gosta de falar mentiras

  5. Kkkkk deixem de ser retardados nesse blogue lixo esse fdp deve ser Petralha.
    Vcs acha mesmo que se corta décimo terceiro salário férias o povo vai aceita.
    Vai estourar amá guerra aqui. Deixem de ser idiotas e procurem fontes confiáveis.

  6. Eita mentira… esquerdista fdp…

  7. CORRENTE NACIONAL.
    REDUÇAO DOS SALARIOS DOS POLITICOS JÁ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    JÁ !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    QUEM CONCORDA ? COMPARTILHE

  8. BLOGUEIRO PETISTA TEM QUE SE EXPLICAR NA POLÍCIA NO PARANÁ
    Correspondente do Brasil 247 no Paraná, Esmael Morais é conhecido por sua ligação com os senadores Roberto Requião (PMDB) e Gleisi Hoffmann (PT).

    E vamos dar ouvidos a Esmael ?

  9. que lindo quanto todos batem boca virtual no meio do pasto, lá fora fazendeiros, capatazes fazem a festa. tá na hora romper a cerca e ira para as ruas.

  10. bçog de vagabundo que vivia as custas de verbas dos putistas, mentiroso…http://extra.globo.com/noticias/economia/eboato-que-senado-aprovou-fim-do-13-salario-19939589.html

  11. Notas falsas como essa deveriam fazer com que esse site fosse desativado

  12. Notícia falsa, mentirosa. Coisa de sindicalista babaca querendo aparecer! E o pior que muita gente desinformada que acredita! Desestabilizar, criar baderna é ótimo, trabalhar que é bom, nada!! Esse é o lema da bandalheira que se instalou no Brasil no último anos!!

  13. PTista fracassado e FDP.
    Mentiroso ….
    Enfia essa matéria no seu rabo.
    Graças que essa escória de partido PT ( Perda Total ) acabou !!!
    Sumam pra Cuba, seus socialistas de merda !!!

  14. Meu Deus vocês vermelhinhos ou são doentes ou exercem o mal caráter ao extremo,será que o lindenberg cheiradão,Gleisi petrolao e Jandirão Grelo duro não se manifestaram contra? Kkkk

  15. Esse e mais um Golpe contra os trabalhadores.Acorda Povo do Brasil.contra Apec.

  16. Tudo isso é só boato da ptaiada kkkkkkk chora ptaiada.

  17. Invejoso. Vai estudar e passar num concurso também.

  18. E eu ainda perco tempo lendo essa m&[email protected] !

  19. MENTIRA !!! esse blogueiro e petista comunista. e como todo petista deve ta puto pq tiraram alguma coisa que ele ganhava d mao beijada sem trabalhar. TEM Q TIRAR OS DIREITOS EXAGERADOS DOS FUNCIONARIOS PUBLICOS QUE TRABALHAM POUCO GANHAO MUITO E QUANDO APOSENTAM FICAM NUMA BOA E O RESTO DA POPULAÇAO SE FUDENDO .

  20. Ridículo falar sobre a delações,dizendo que vai sobrar para o Temer e ser burro mesmo se vangloriar com essa notícia. Pois bateu a cabeça?esqueceu que no governo Dilma senadores tesoureiros e mto mais estão presos por corrupção?É o sujo falando do mal lavado .E se o pt continuasse no poder o Brasil seria República federativa de corrupção comunista

  21. Brincadeira, com 51 votos acabaram com tudo isso, ta de sacanagem Esmael.

  22. Por favor, se você realmente quer ser levado a sério, divulgue notícias que realmente são verdadeiras. Obrigado!!!

  23. Froide vc é um completo idiota! Uma puta é mais inteligente q vc!

  24. golpe de estado porisso que acho que o exercito devia tomar o poder no brasil isso sim chega de politicos que so querem dar golpes ou roubar o paiz militarismo ja

  25. AI PESSOAL. PAREM DE POSTAR COISAS SÓ POR POSTAR. ISSO, NÃO É VERDADE.

  26. Ok, agora é oficial. Vou arrumar uma metralhadora e entrar no senado… quem apoia?

  27. Isso é verdade?? Não acredito!!!!! Eles roubam e os trabalhadores que pagam a dívida!!!!!

  28. Isso é verdade?? Não acredito!!!!! Eles roubam e os trabalhadores que pagam a dívida!!!!!

  29. Eles não tem o direito de tira a nossas férias e o 13

  30. Se isso vôo verdade
    A culpa é de nois msm brasileiros povo burro de deixa isso acontece nois brasileiro são muito mais forte do que esse bando de ladrões que q só o bem deles e da família deles e a nossa se folda mais todos povo brasileiro pro desta vamos luta vamos unir tbm nois soa bem mais do que eles nois tem mais autoridade sobre eles tbm povo brasileiro pq isso é uma vergonha. pra nois eles faz oq quiser com nois e nois só fica calado num faz nd nd vos se unir contras corruptos esse ladrões bandido
    Isso num coisa de fazer com trabalho nois trabalho todos os dias trabalhar um ano pra pega 30 dias de férias e pracaba msm com brasileiro num tem como fazer isso povo .
    num vamos deixa isso acontece não vamos todo luta tbm vamos se unir

  31. Cuidado com essas falsas notícias pois os votos de 59 a 21 foram para dar continuidade ao processo de impeachment não a abolição dos direitos…

  32. “A norma do § 3º do art. 192 da Constituição, revogada pela EC 40/2003, que limitava a taxa de juros reais a 12% ao ano, tinha sua aplicação condicionada à edição de lei complementar.” (Súmula Vinculante 7.)

    Não pode ser revogada? mesmo? ta ai o exemplo de que pode!! seus entendedores!! Hoje os bancos cobram muito acima do limite de 12%.

  33. Pensando bem, se tudo isso que foi postado se transformasse em realidade seria excelente/ mas se em contra partida o cidadão brasileiro fosse bem representado. Primeiro, mudando o sistema de governo, que no Brasil já está provado que não funciona, segundo mudança tributária, não só simplificando como retirando a tributação sobre tributação e até mesmo eliminando aquelas em que o empregado e o aposentado paga como: IPVA, IPTU, taxas e despesas cartoriais como também ter um sistema de saúde de verdade porque o que temos é uma humilhação.

  34. É mais uma notícia falsa em ano eleitoral, nem para serem criativos servem, essa mentira já foi usada várias vezes.

  35. Mentiras em ano eleitoral, nem pra serem criativos servem.

  36. noticia falsa.

  37. Isso é uma notícia falsa.
    Tem imbecil aqui concordando com a matéria.
    Por favor, vamos ler mais, estudar mais e deixar de acreditar na falsa esquerda e na falsa direita.

  38. Como é isso gente congelamento de salário… Mudar o nome do Brasil para … 😂😂

  39. Um dos direitos trabalhistas mais esperados pelos trabalhadores é o 13º salário que garante renda extra no final do ano, o que possibilita as comemorações do Natal e Ano Novo, viagens ou apenas é utilizado para saldar algum débito não quitado.

    A Constituição Federal garante o direito ao 13º salário nos seguintes termos:

    “Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

    (…)

    VIII – décimo terceiro salário com base na remuneração integral ou no valor da aposentadoria;

    (…)”.

    Conforme disposição da Lei nº 4.090, de 13 de julho de 1962, que institui o benefício, no mês de dezembro de cada ano o empregado faria jus a um salário extra a título de gratificação natalina, em parcela única, sendo correspondente a 1/12 (um doze avos) por mês de trabalho ou fração igual ou superior a 15 dias trabalhados, até o limite de um salário do empregado.

    De acordo com o a Lei nº 4.749, de 12 de agosto de 1965, e Decreto nº 57.155, de 3 de novembro de 1965 que regulamentou ambas as leis citadas, referido direito sofreu alteração quanto à data do pagamento e, desde então, deve ser pago em duas parcelas, da seguinte maneira:

    Art. 3º Entre os meses de fevereiro e novembro de cada ano, o empregador pagará, como adiantamento da gratificação, de uma só vez, metade do salário recebido pelo empregado no mês anterior.

    1º Tratando-se de empregados que recebem apenas salário variável, a qualquer título, o adiantamento será calculado na base da soma das importâncias variáveis devidas nos meses trabalhados até o anterior àquele em que se realizar o mesmo adiantamento.
    2º O empregador não estará obrigado a pagar o adiantamento no mesmo mês a todos os seus empregados.
    3º A importância que o empregado houver recebido a título de adiantamento será deduzida do valor da gratificação devida.
    4º Nos casos em que o empregado fôr admitido no curso do ano, ou, durante êste, não permanecer à disposição do empregador durante todos os meses, o adiantamento corresponderá à metade de 1/12 avos da remuneração, por mês de serviço ou fração superior a 15 (quinze) dias.
    Art. 4º o adiantamento será pago ao ensejo das férias do empregado, sempre que êste o requerer no mês de janeiro do correspondente ano.

    Exemplo: se o empregado trabalhou durante sete meses para o mesmo empregador com salário de R$ 1.000,00 deverá receber 13º proporcional de 7/12 (sete doze avos) do valor de seu salário. Assim, para se chegar a quantia devida basta dividir o salário do empregado por 12 (número de meses do ano) e depois multiplicar por 7 (referente aos meses trabalhados), da seguinte maneira: R$ 1.000,00/12 = R$ 83,33 X 7 = R$ 583,33, eis o valor devido à título de décimo terceiro salário.

    Importante ressaltar que as horas extras, adicionais noturno, de insalubridade, de periculosidade e comissões também fazem parte do cálculo da gratificação natalina.

    Se a data máxima de pagamento coincidir com domingo ou feriado, o empregador deve antecipar o pagamento para o último dia útil anterior. Ademais, o pagamento da gratificação em uma única parcela no mês de dezembro, como habitualmente feito pela maioria dos empregadores, é ilegal, estando o empregador sujeito a multa aplicável pela fiscalização do trabalho ou ainda ser obrigado a firmar Termo de Ajustamento de Conduta perante o Ministério Público do Trabalho quando a situação afetar vários empregados, se comprometendo a não agir de tal maneira sob as penas da lei.

    Sobre o fim do benefício, por vezes me deparo com informações veiculadas nas redes sociais ou enviadas por e-mail intitulado “Aprovado o fim do 13º salário” onde se afirma que o direito trabalhista está com os dias contados, pois já houve a aprovação de sua extinção em sessão da Câmara dos Deputados e faltaria apenas a votação no Senado Federal para ser o início do fim da gratificação em questão. Mas seria isso mesmo possível?

    O fim do 13º salário seria um problema seriíssimo para a classe trabalhadora do país, um retrocesso nos direitos sociais e afronta mortal à Constituição Federal, quanto a isso não restam dúvidas, mas tudo não passa de boato.

    Referidas afirmações tiveram início em 2001, quando o então Presidente da República Fernando Henrique Cardoso encaminhou ao Congresso Nacional o Projeto de Lei 5.483/2001 (PL), que tratava da “Flexibilização das Leis de Trabalho”, propondo a alteração do artigo 618 da CLT, com o intuito de fazer prevalecer o negociado sobre o legislado, que assim dispõe: “Normas relativas às condições de trabalho previstas em convenção e acordo coletivo devem prevalecer sobre disposto em lei, desde que não contrariem a Constituição Federal e as normas de segurança e saúde do trabalho”.

    O PL em questão está arquivado desde 2003 a pedido do Presidente da República da época, Luiz Inácio Lula da Silva, através da mensagem 78/03, ante a pressão da classe sindical, e em vésperas de eleições é utilizado para assustar os eleitores com um fantasma que não existe.

    Assim, diante do exposto, constata-se que a extinção do direito à gratificação natalina não seria admissível por dois motivos: primeiro porque se trata de garantia constitucional, direito fundamental dos trabalhadores e, portanto, cláusula pétrea, núcleo intangível dos direitos constitucionais que não pode ser alterado nem por meio de Emenda Constitucional (forma de modificação da Constituição Federal), quem dirá por meio de Lei. Segundo por ferir o princípio internacional da vedação do retrocesso social ao qual o Brasil deve obediência.

    Portanto, a mensagem que afirma que o 13º salário será excluído do rol dos direitos trabalhistas não passa de um boato inventado com fins eleitoreiros, para desmoralizar o Congresso Nacional, e que não possuí qualquer fundo de verdade, cabendo a nós trabalhadores mantermos a calma e não propagar a mensagem, a fim de impedir que reacenda, a cada período eleitoral, o medo na população trabalhadora de nosso país.

    Josiane Coelho Duarte
    Advogada Especialista em Direito e Processo do Trabalho

    http://josianeclemente.jusbrasil.com.br/artigos/239351609/aprovado-o-fim-do-13-salario-sera

  40. Só gostaria de saber o numero deste projeto de Lei, se em Cláusula Pètria não se modifica nem ao menos com Emenda Constitucional e muito menos com Lei?

  41. Pq eles não votam o fim do salário paletó, salário combustível, salário para estadias em hotéis, salário caviar, o fim do poder de votarem os próprios salários, etc…. Se isso for verdade, acho, que o povo tem que tomar uma atitude bem radical, contra esses f d p , esperar eles na porta de casa e cobrar, se não, a porrada come, tem que resolver pessoalmente, sem burocracias, e só assim eles vão se comportar normalmente, sem excessos de autoridade e sem covardias contra o povo.

  42. Vocês são muito alienados sério mesmo

    auehauehauheuaheauhauehauehauheuaheauhauehauehauheuaheauhauehauehauheuaheauhauehauehauheuaheauhauehauehauheuaheauhauehauehauheuaheauhauehauehauheuaheauhauehauehauheuaheauhauehauehauheuaheauhauehauehauheuaheauhauehauehauheuaheauhauehauehauheuaheauhauehauehauheuaheauhauehauehauheuaheauhauehauehauheuaheauhauehauehauheuaheauhauehauehauheuaheauhauehauehauheuaheauhauehauehauheuaheauh

    Esse Esmael deve estar com dor no maxilar de tanto rir dessa revolta toda

    auehauehauheuaheauhauehauehauheuaheauhauehauehauheuaheauhauehauehauheuaheauhauehauehauheuaheauhauehauehauheuaheauhauehauehauheuaheauhauehauehauheuaheauhauehauehauheuaheauhauehauehauheuaheauhauehauehauheuaheauhauehauehauheuaheauhauehauehauheuaheauhauehauehauheuaheauhauehauehauheuaheauhauehauehauheuaheauhauehauehauheuaheauhauehauehauheuaheauhauehauehauheuaheauhauehauehauheuaheauhauehauehauheuaheauhauehauehauheuaheauhauehauehauheuaheauhauehauehauheuaheauhauehauehauheuaheauhauehauehauheuaheauhauehauehauheuaheauhauehauehauheuaheauhauehauehauheuaheauhauehauehauheuaheauhauehauehauheuaheauhauehauehauheuaheauhauehauehauheuaheauh

  43. Alguém pode me passar o link do senado e da câmara a respeito dessa alteração (que precisa ser via PEC)?

    Eu não achei.

  44. 13 salário é direito garantido,tirar esse direito é terrorismo contra o trabalhador. Parlamentar tem 13°,14° e 15° salário,pra tirar esse direito,comecem pelos parlamentares. O que quebra o país não são os benefícios de quem trabalha,mas sim,o dos vagabundos que esvaziam os cofres públicos. Viva Bolsonaro!!!

  45. Matéria tendenciosa e provavelmente sem fonte concreta; com um único intuito que é livrar a cara de Dilllma a vitimizando junto ao subconsciente coletivo. Porém a questão abordada na matéria, e várias outras não abordadas, e que irão ser instauradas, tem único e exclusivo objetivo socialista que é foder o povo trabalhador brasileiro em benefício aos grandes empresários, políticos e banqueiros, é assim desde 1984.

    O que está para acontecer no Brasil é o cumprimento do protocolo comunista dos partidos de esquerda (aliás todos os partidos) que fazem parte do Foro de São Paulo, UNASUL, MERCOSUL… e o preço que o povo brasileiro pagará será através do continuísmo do nosso oficial democídio. Os integrantes do Foro de São Paulo e seus mentores são comunistas e não dormem no ponto. O comunista Pedro Stédile tem razão ao dizer rebatendo cinicamente insultos quando disse: já estamos em Cuba. O pior meus caros é que estamos sob o regime comunista, não marxista como querem os integrantes da esquerda brasileira, mas gramsciano como querem os integrantes socialistas da camuflada oposição de faz de conta, ou seja, não existe mais oposição séria no Brasil, todos os partidos são socialistas, senão na legenda, em sua composição.

    Ou nós o povo brasileiro acordamos e voltamos às ruas em massa em total desobediência civil para entregarmos, isto se ainda der tempo, o governo do nosso país as FFAA, ou então senhoras e senhores se preparem para abraçarem a força o comunismo gramsciano que irá se oficializar em nosso país assessorado pelo aumento do tráfico de drogas, violência e prostituição que se agravará em nosso país em poucos meses a frente.

    A violência em nosso país já está maquiada há anos. Propagandeiam mentirosos 70 mil assassinatos (como se isto fosse pouco) quando na realidade já ultrapassam os a casa dos 300 mil assassinatos anualmente. 100 assassinatos em nosso país acontece apenas nos hospitais por falta de infraestrutura correta, assistência médica correta; falta de medicamentos e profissionais incapacitados e completamente, em sua grande maioria, desatualizados – os atualizados estão em hospitais privados como o Sírio Libanês em São Paulo.

    Nós o povo brasileiro que temos a pele arrancada cruelmente através das sucessivas dilapidações dos impostos que pagamos e de nossos cofres públicos, sem vermos nenhum retorno concreto e homogêneo e que beneficie a todos, estamos ferrados, pedidos. Isto porque queremos e já somos coniventes com toda a corrupção, baderna e esculhambação política que aí está. Caos este que adoramos e que atualmente será abafado pela farra da politicagem eleitoreira em prática se iniciando que hoje 16/08 em todo o país, tendo como cortina de fumaça para camuflar mais ainda a trapaça, as ilusórias olimpíadas, com sua abertura em apologia direta ao comunismo, para o mundo inteiro ver qual é o regime em prática no Brasil atual.

  46. Estamos, aparentemente, no modo slow de reprodução: a MD já foi lançada e está vindo, vindo, vindo,… Só vamos nos dar conta quando, quer saber usem a imaginação.

  47. Esta informação é mentira, entrei no site do Senado e da JusBrasil. Essa informação é mentirosa e para enganar pessoas que não conseguem buscar se a informação é verdadeira. Não existiu esta votação e estas informações falsas são jogadas na rede desde 2010. Se alguem duvida procure e diga aqui exatamente a PL, emenda ou alguma informação real que poderemos consultar e digo. NÃO EXISTE PORQUE É MENTIRA

  48. Um absurdo acabar com férias e 13 salário entre outros devíamos nos reunir Brasil ..
    Querem tirar do trabalhador de no fim do ano nosso merecido 13 um extra na verdade do nosso dinheiro suado e a tão esperada férias um descanso merecido…
    Políticos pofavor não tire da gente o direito do nosso suor que passamos o ano inteiro esperando….
    Porque vocês não tiram 13 14 e suas férias vocês já ganham muito bem quase não trabalham….
    Porque o trabalhador tem que pagar com que o que Lula e Dilma roubaram o poder público fora os aumentos absurdos ….
    BrasileirOs vamos pra rua defender nosso suor nosso direito de viver…

  49. só falta agora ele acabar com o carnaval e o futebol
    PARA TERMOS UMA REVOLUÇÃO
    EU TÔ DENTRO.

  50. Só não entendo o porque do Blog omitir a verdade, que na realidade tudo iniciou com a Dilma http://www.andes.org.br/andes/print-ultimas-noticias.andes?id=8300.
    Não sou partidário, mas esse jornalismo manipulado não engana, desde de 2014 que essa emenda vinha sendo trabalhada.

  51. Me poupe… Se poupe… Nos poupe.

    Vai caçar um lote pra capinar!!!

    http://josianeclemente.jusbrasil.com.br/artigos/239351609/aprovado-o-fim-do-13-salario-sera

  52. Noticia falsa

  53. Deveria acabar com a multa de 50% do fgts também.

    Pense bem antes de falar besteira, melhor uma família que tem 5 adultos, terem todos trabalhando sem esses direitos do que apenas 1 empregado ganhando todos direitos que são postos como protecionismo, mas na verdade não passa do engana trouxa dos sindicatos que querem é ferrar e não ajudar ao trabalhador.

    Nos EUA e em muitos lugares no mundo não existe nada desses direitos e são países de 1 mundo…

  54. Quem escolheu o temer como vice foi a bonitinha da dilma….porque nao reclamam com ela…gente inteligente!

  55. eles deveria coloca um fim era no dinheiro desse ladroes que só prestar para dar golpe no brasil. o brasil ja esta em crise sem emprego, o Brasil esta um brocaria, e agora vem um vagabundo de senador tira do pobre a única garantia que tem, pq é desse salário e as ferias que o povo brasileiro coloca na mesa uma bom alimentação para os seus filhos.

    esse ladroes sai Temer vai passar um dia na roça, pra vê se vc acha bom passar um dia no sol…. idiota!!!!! porco todos os senador q aprova essa merda.

  56. Tenho que parar meu processo de emburrecimento via leitura de comentários de tantos energúmenos. Êita povinho analfabeto!

  57. Parabéns aos militares pelos projetos usurpados pela esquerda: credito educativo, SFH. SUS , Direitos trabalhistas , construções de BRs, portos, aeroportos em todo pais. A PTralhada privatizou tudo. Fora DILMA e leve o PT JUNTO .

  58. OS MARXISTAS ESTÃO SE MATANDO UNS AOS OUTROS..COMO ESTAMOS VENDO..O PT ATACA O PMDB, QUE ATACA O PT, QUE ATACA O PSDB, QUE ATACA O PMDB E QUE ATACA O PT..VÃO MORRER OS TRÊS BEM ABRAÇADOS EM BREVE..SAINDO ENFIM DO CAMINHO DA MASSA VERDE E AMARELA..POR SUAS CABEÇAS EDUCADORAS NACIONALISTAS E SABIAS, POR SUA POPULAÇÃO MAIS SERIA E PATRIOTA E, POR SUAS FORÇAS DE DEFESA E SEGURANÇA SOBERANISTAS REAIS

    O PARTIDO DOS TRABALHADORES E COMUNISTAS INSISTEM EM ACREDITAR QUE ELES SÃO A MAIORIA DA POPULAÇÃO DO BRASIL VERDE-AMARELO E QUE O BRASILEIRO É A FAVOR DELES..DE FIDEL..E QUE AQUI É CUBA..QUE A POPULAÇÃO BRASILEIRA É COMUNISTA E NIVELADA BOR BAIXO IGUAL AO PETISMO E OS COMUNISTAS E, QUE IMAGINAM AINDA QUE COM NOTICIAS ASSIM O BRASILEIRO VAI A ATACAR O GOVERNO TEMER E FAZER A REVOLUÇÃO CUBANA..

    ME COÇA PARA EU RIR..QUANTA MISÉRIA MENTAL E MORAL QUE EXALA O PETISMO E OS COMUNISTAS..NÃO SABEM COMO FAZER EM MELHOR OU ALTO NÍVEL COMO JOGAR UM PARTIDO CONTRA O OUTRO USANDO A POPULAÇÃO..

    O BRASIL ELE ESTÁ SIM NAS MÃO DOS AINDA MARXISTAS E SOCIALISTAS SEJA O PT O PMDB E ATÉ O PSDB SÃO SOCIALISTAS E MARXISTAS TODOS JOVENS E VELHOS SENHORES RETARDADOS DE PAI E MÃE…TODOS ESTES JÁ FORAM AVISADOS NOS BASTIDORES QUE A MAIORIA BRASILEIRA VERDE-AMARELA DE FATO EM BREVE VÃO LHES COLOCAR COM FAMÍLIAS E TUDO PRA FORA DO BRASIL

    POR ESTAREM TODO TEMPO TODOS ELES ATÉ AGORA AGINDO A DANO DA PÁTRIA E SUA SOBERANIA.. E QUE VIVER VERÁ
    ….https://www.facebook.com/Comunidade-Irmandade-da-Revolu…/

  59. bom dia, gostaria de saber se é verdade mesmo está conversa que o governo terminarar, com o décimo terceiro.

  60. Falta chegar o FMI …

  61. Caro Esmael, poderia dar mais detalhes do que foi aprovado, como número do Projeto, data e se foi em alguma comissão? É que não encontrei nenhuma outra notícia/ informação sobre isso, nem mesmo no site do Congresso.

  62. DESDE A ÉPOCA DO GETÚLIO VARGAS NÃO HÁ NOTÍCIA DE TAMANHO RETROCESSO NAS LEIS TRABALHISTAS!! E O MAIOR JOGO DELES PARA ENGANAR VOCÊS É QUE QUEM É CONTRA, É DO PT! ORA!!! QUE FALÁCIA!! QUEM É CONTRA É A FAVOR DE SI MESMO E DO BRASIL!

  63. Realmente, o problema é o Legislativo, a todo momento fazendo Lei a favor deles e deixando o povo amarrado, em vez de brigar por Dilma ou Temer, estamos aqui sem nos unir, FOCO, O GOVERNO ATUAL É O TEMER, PRESTEM ATENÇÃO NO QUE ELE ESTÁ FAZENDO, SER CONTRA TEMER NÃO É SER A FAVOR DO PT, ENTENDERAM? QUE MEDIDA ELE TEVE PARA COMBATER A CRISE, O Q FEZ AO CHEGAR AO GOVERNO? QUE PLANO? NADA! A CRISE CONTINUA, SÓ NOTÍCIAS FALSAS QUE A INFLAÇÃO BAIXOU. BAIXOU O NARIZ DA GLOBO. POR ENQUANTO SÓ ESTAMOS ALARMADOS, COM O QUE ESSE VAMPIRO NOSFERATU, SUGADOR DE SANGUE DO POVO, PODE FAZER,

  64. DEIXEM DE SER ILUDIDOS! SÓ LEVAM NA CABEÇA E ACREDITAM!!!

  65. Escravidão? Vamos pra RUA pôr essa cambada pra fora de lá,
    Fiquem dormindo aí, quando vocês verem, acordam com tudo isso aprovado.

  66. Como é que um blog deste pode estar no ar? Não estão vendo que esse cara, de jornalista não tem nada, é um petista disfarçado, que utiliza de antigos boatos para tocar terror no povo, se dizendo vítima de um governo interino ruim. Diogo aos senhores o seguinte: “enquanto derem ouvidos a estes seguidores do desgoverno PT, apenas iremos retroagir à tão esperançosa harmonia governamental, da qual buscamos!”

  67. Quanta mentira.
    Eu nunca vou defender o Temer, mas esse grau de banditismo para convencer o leigo do impossível (ficar do lado de uma corrupta mentirosa) é sim criminoso.
    Tenho certeza que o senhor sabe que quem sancionou a Lei que impede qualquer tipo de manifestação política durante as Olimpíadas foi a Dilma.
    Tenho certeza que o senhor se informou sobre a Constituição Federal e sobre direitos trabalhistas tratados, não só na CLT, mas também no art. 7o, da Carta Magna.
    Então, aja com um pingo de dignidade. Respeite o trabalhador que não teve as mesmas oportunidades de estudo que o senhor, e respeite a inteligência de quem tem acesso a informação.

  68. Ridículo espalhando notícias falsas. Boateiro petralha.

  69. Quanto as manifestações politicas durante os jogos olípicos a lei foi criada pela “presidenta” teendo ser vaiada e que estasmanifestações expusessem ao mundo os escândalos a qual seu governo esta vinculado. Mentira tem perna curta. Golpe??? Quando o STF aprova e legitia todos os processos de impeachment não vejo nenhum golpe. trata-se apenas de impedir que esta política burra e assistêncialista corrupta tenha seguimento. Comunismo nunca pode ser confundido com democracia.

  70. QUE RIDÍCULO GENTE ! VEICULAR UMA NOTÍCIA FALSA COMO ESSA. NÃO VAMOS PERMITIR. NUNCA REPASSEM NOTÍCIAS ANTES DE CHECAR A VERACIDADE. EU JÁ CHEQUEI E ESTE ARTIGO É FALSO.

  71. AHUAHUAHUAUHAHAUAHU CORRIGINDO: “Por 59 votos a 21, Senado aprova o julgamento final do IMPEACHMENT DE DILMA!”

  72. A Constituição Federal garante o direito ao 13º salário nos seguintes termos:

    “Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

    (…)

    VIII – décimo terceiro salário com base na remuneração integral ou no valor da aposentadoria;

  73. Temer comprou o impeachemant quando concedeu ao judiciário aumento de 41,1%, no meio de uma “crise gravissíma”.
    Se Temer continuar no país vai afundar…
    Vamos ter uma geração de analfabetos com LEI de 241, Vão ser vinte anos de atraso
    e esse velhote talvez nem esteja vivo para contar a desgraça que vai fazer ao país.

    Enfim, que rasgar o Brasil com o capital vadi0

    Triste fim. Temer é so um boneco de um complô

  74. E sério isso? ??devemos nos preocupar

  75. Não consigo entender por que neste país as pessoas não conseguem entender que o nosso real problema não é o Executivo e sim o Legislativo. Cambada que está lá há anos só usurpando o que o povo tem. Pode entrar qualquer um no Executivo, enquanto tivermos esses deputados e senadores descomprometidos, descompromissados, num mundo à parte, sem responsabilidade com o povo podem espernear à vontade contra qualquer um que entre na presidência. Não importam os partidos, fazem alianças e conchavos para se manterem no poder. Por que será que o Legislativo acabou com a reeleição do Executivo e não do Legislativo? Acorda, gente!!!

  76. Eu soube que a Direita Golpista, com a convivência da Mídia PIG, pretende em breve revogar a Lei Áurea. Na semana seguinte venderão a Amazônia para os EUA. Estou realmente preocupado!

  77. De onde o Sr Esmael retirou esta informação? Tem até o escore?
    Esta votação não consta no site do senado. Por favor, esclareça.

  78. O choro é livre filho da puta! CHORA CANALHA! Travestido de jornalista.

  79. Todo meu apego ao PT foi pro ralo quando Dilma nomeou o Lula ministro, pra fugir da justiça. E além do mais tem uma gravação “ilegal” que escancara isso. Dai em diante deu pra ver como eu estava sendo imbecil defendendo o PT. Mas em tempo de nunca mais votar no PT, nunca mais defender e festejar quando essa safada for afastada de vez. E de preferência ela e o Lula na cadeia. Quanto ao Temer, Cunha, Renan… Pegamos depois. Varrer essa corja da política do Brasil.

  80. BOCA DE BURRO!!! O TEMPO QUE PERDE ESCREVENDO GASTE LENDO, SE INFORME PRIMEIRO, DE UMA LIDA NAS CLAUSULAS PÉTREAS, OU MELHOR, LEIA TODA, VARIAS VEZES…

  81. Se tá na Internet é pq é verdade!

  82. Blog de asneiras.

  83. COMO PODE UM BLOG MENTIROSO DESSE TER ACESSO PARA DEIXAR SEU RASTRO DE IMUNDÍCIE? ESTE ISMAEL MORAIS É UM CRETINO PETRALHA QUE VAI FICAR SEM SUA MAMATA! CHORA FILHO DA PUTA! o CHORO É LIVRE!

  84. Bora juntar o Brasil todo e dar um fim à vida desses filhos da Puta, chega de pedidos e passeatas, bora revolucionar, chega de deixar eles dizerem como viveremos, são nada além de lixo, matar todos ninguém sentirá falta.

  85. Nunca li tanta mentira numa só reportagem! Que falta de responsabilidade. E falta de seriedade do site que a divulga. Basta fazer uma pesquisa rápida no site do senado federal e verificar que nada disso foi votado nesta semana. Muita má fé para pegar bobinas e desinformados.

  86. Ridículo, tanta asneiras juntas, esse texto foi vomitado por mentiras, se quer midia escreve verdades não gaste tempo em enganação! Grato

  87. É HOAX!

    Senado aprova fim das férias, 13 salário e privatizações. #BOATO

    http://www.boatos.org/politica-2/senado-aprova-fim-ferias-13-salario.html

  88. mentira!!!!!

  89. ENOS NAI VAMOS FAZER NADA???? FUCAR SE OFENDENDO AQUI NAO VAI RESOLVER A SITUAÇAO!!!!!

  90. Só lo isso aqui. Todos são desgovermos. Porém essa pauta não vai rolar. Não contra uma nação inteira. Não vão querer a maior rebelião de todos os tempos. Os ânimos já não estão bons… Imagina o problemão que arrumariam.

  91. Mas não se pode tirar 13° salário é cláusula pétrea da constituição, não é?

  92. Engracado que nao achei uma fonte oficial sobre essa noticia. Somente o que o Esmael Morais escreveu ta rolando no internet!

  93. Companheiro, vocês ainda acreditam que inventando essas mentiras, vocês conseguirão enganar o povo mais uma vez. ISTO É PALHAÇADA. Junte as pessoas inteligentes que montam essas farsas, e criem mecanismos para que o Brasil possa sair dessa M que está enfiada e para livrar os seus companheiros de partido da prisão, devolvendo tudo o que foi roubado.

  94. Esse Esmael ou é piadista ou Fdp mesmo!! Como fala uma coisa inverídica!!!
    Acorda…..se as coisas fossem tão fáceis assim, isso já teria sido feito há tempos!!!

  95. BLOG SAFADO E MENTIROSO, SO ACREDITO NO VOL,MESMO ASSIM DEPOIS DE PESQUISAR.PORQUE VCS NAO VAI LIMPAR RABO DE ANTA

  96. “Farão parte dessa lista os direitos que a própria Constituição já permite flexibilizar em acordos coletivos como jornada de trabalho (oito horas diárias e 44 semanais), jornada de seis horas para trabalho ininterrupto, banco de horas, redução de salário, participação nos lucros e resultados e aqueles que a Carta Magna trata apenas de forma geral e foram regulamentados na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Estão neste grupo, férias, 13º salário, adicional noturno e de insalubridade, salário mínimo, licença-paternidade, auxílio-creche, descanso semanal remunerado e FGTS.

    ADVERTISEMENT

    Já a remuneração da hora extra, de 50% acima da hora normal, por exemplo, não poderá ser reduzida porque o percentual está fixado na Constituição; licença-maternidade de 120 dias e o aviso prévio proporcional ao tempo de serviço, sendo de no mínimo 30 dias também. Para mexer nesses direitos, é preciso aprovar uma Proposta de Emenda à Constitucional (PEC) – o que seria uma batalha campal no Congresso. Outros direitos como seguro-desemprego e salário-família, citados no artigo 7º, são considerados previdenciários e não trabalhistas e por isso, não poderiam entrar nas negociações.”……jornal O Globo…

  97. Não sei pq coloca uma notícia falsa.
    Esses votos são do impeachment.

  98. Nunca vi tanta mentira é uma única postagem. Aliás, o blog poderia cobrar do PT o PIS para os nascidos entre Janeiro e Junho que deveria ser pago em 2015 e foi quitado em 2016. Sendo que o próximo será em 2017, é fácil ver que a Dilma “mão leve” levou um ano do trabalhador. Fala blogueiro…

  99. MENTIRA! MAIS UMA MENTIRA ESPALHADA PELO PT.
    AS FÉRIAS, O 13° E DEMAIS DIREITOS TRABALHISTAS SERÃO MANTIDOS NA REFORMA DA PREVIDÊNCIA.
    A ISTO CHAMO TERRORISMO.

  100. Porque fazerem esta safadeza de espalhar boatos ? Gente safada que gosta de apavorar a população !

  101. Gente me desculpem mais os direitos trabalhistas que estão falando são dos trabalhadores ou só da Dilma em questão?? alguém me responda por favor

  102. Si vis pacem, para bellum

  103. Voce nao tem vergonha na cara de mentir na cara dura? Assisti tv senado esta semana inteira , inclusive a noite e NAO VI NADA DISSO! O povo nao é trouxa pra cair em MENTIRAS!

  104. Esse texto reflete a opinião de petistas desesperados com a saida do poder e a possível extinção de um partido de corruptos que trouxe um verdadeiro retrocesso ao nosso país.
    Golpe é deixar o Brasil na mão do pt.
    Seguir a constituição é Golpe???

  105. República das propinas é passado. Mensalão, sanguessugas, propina nuclear, petrolão e outras criações do PT sob o comando do Lularápio serão rapidamente fatos históricos tristes a serem evitados. O Sr. Esmael por parcial, mal intencionado devia por a mão na consciência e reajustar sua conduta. A excelência da livre manifestação não devia ter mal uso como ele o faz.

  106. Um bom ponto de partida para este “debate” estéril – e histérico é que independente de quem assuma o governo até mesmo o golpista, o povo brasileiro NÃO ADMITA RETROCESSOS DE DIREITOS! Se ao menos tivéssemos essa capacidade todo o debate acima (que li um a um) faria algum sentido prático.
    No entanto, gostem ou não do que vou escrever existe um fato que é concreto:
    os maiores avanços nos direitos se deram nos governos PETISTAS. Avanço nos direitos trabalhistas, de genero, raça, nos direitos humanos, dos quilombolas. Direito a uma cidade mais humana, ao transporte aéreo mais justo e acessível, alem da construção coletiva de politicas públicas e de, digamos, bem estar social e centenas de milhares de outros direitos cidadãos. Não se trata de opinião. São fatos concretos, com dados comprovafos, e reconhecidos pelas universidades, pelos grandes institutos e, mais que isso, pelo povo, haja vista as 4 eleições seguidas ganhas pelos candidatos do PT, alem de todo o reconhecimento internacional, pois todo o mundo sabe que o Brasil e um país conseguiu incluir o seu povo entre 2003 e 2013.
    Então, podíamos partir daí. Do compromisso de todos para que não perdêssemos o que a duras penas conquistamos e que no debate para quem fica no governo seja a Dilma (a Presidenta democraticamente eleita) seja o golpista, seja chamando novas eleições, não importa. Todos devem estar comprometidos com os direitos dos trabalhadores. Com a autonomia dos povos, com os direitos humanos, impedidos de retrocederam nos direitos trabalhistas. Isso é o mínimo. É aquilo que nós povo, nós classe trabalhadora não negociamos. São direitos conquistados (não confundir com essa bobagem de cláusula petrea) são inalienáveis. Quem “se comprometer” com a manutenção dos nossos direitos e com a ampliação deles poderia se apresentar com seus planos de governo. Agora, se isso não está assegurado, pactuado então vamos perder direitos e vamos “andar pra trás” e isso é muito estúpido. Então, se o seu ódio pelo PT ou por nós PETISTAS for maior do que a sua capacidade de raciocinar e de lutar para não perder seus direitos eu sinto muito:
    Você está doente!
    Está com obsessão Petista e precisa se benzer, se libertar da sua fase de ignorância e de submissão.
    O seu ódio pelo Partido dos Trabalhadores não pode te escravizar tanto a mente a ponto de fazer você querer viver pior do que você vive (e pensa) hoje. Então, reflita mais e agrida menos. O momento é de unirmo-nos contra as perdas para a classe trabalhadora e para todos os brasileiros.

    Grande abraço!

    Descansem.
    E acordem animados para defender nossos direitos.

    Vânia Viana

  107. Nossa!!! Cambada de ignorantes , pra não dizer burros que acreditam nisto e propagam! Não gosto de Temmer e nem Dilma.Agora , isto é mentira , malicioso e improcedente o que este Esmael coloca.É impossível por ser inconstitucional !!!Leiam , um jornal mais sério e vide , entrem no diário oficial , na página do senado , enfim , numa fonte expressa e procedente para ver se tal votação , se lei ou emenda constitucional existe ou está em vigência!!! Agora , não se prendam atrás de blog e sites feito nas coxas como estes!!! Toda lei é publicada no diario oficial da união quando promulgada ( o que é impossível por ser expresso na constituição) , segundo ; não está em um jornal sério por quê? Alguém conhece Esmael? Um blogzinho irresponsável , formando tão somente ignorantes? Sem mais…

  108. Cabe lembrar, entretanto, que, o Artigo 60, parágrafo 4º da Constituição, que trata das cláusulas pétreas, traz consigo larga jurisprudência e doutrina constitucional acerca da hermenêutica sistematizadora que, além de caracterizar como cláusulas pétreas os direitos previstos no Artigo 5º da Constituição, dilarga estes aos demais direitos individuais descritos na Carta. É de longa data que a doutrina constitucional leciona que as cláusulas pétreas não estão restritas ao mencionado artigo. Exemplo disso é o próprio Artigo 60, parágrafo 4º que é uma cláusula pétrea. Em suma, os direitos trabalhistas do Artigo 7º são cláusulas pétreas. Em bom português, o da padaria: papo furado, firula.

  109. Pelo que aprendi, um direito dado em Constituição Federal não poderá jamais ser revogada. Boato de gente que precisa de mentiras pra promover seu blog

  110. Meu Deus que viagem kkkk, e tem gente que acredita, pessoas de pouca cefálica !!!

  111. Se algum de vocês pensar um pouquinho vai saber que essa votação é exatamente igual que transformou a Dilma em Ré, mesma quantidade de votos, isso não passa de uma mentira deslavada. Essa noticia esta rolando a meses por ai, só estão reciclando a noticia

    Agora vamos analisar o caso, Empresario não e burro, se fosse burro não era empresario. E comprovado cientificamente que ferias é extremamente necessário para o trabalhador revigorar as energias, retirando as ferias a produtividade iria cair bastante, pois oo trabalhador perderia o único momento de descanso, acarretaria no fechamento da empresa por má produção
    Agora imaginemos o decimo terceiro sendo cortado, como todos sabem o decimo terceiro é geralmente usado para presentes de natal, cortando essa fatia do bolo a população deixaria de comprar bastante coisa, acarretando uma crise maior ainda, pois não iriamos consumir mais no natal, para pagar as contas de impostos no inicio do ano,piorando cada vez mais o Brasil

    não sejam idiotas é acreditem em qualquer coisa na internet

  112. Que estranho
    Reclamam q parlamentares q juízes ganham 13,14,15 salário, mas não querem perder seus direitos trabalhistas….
    É muito direito trabalhistas meus amigos…
    O cara fica doente e a empresa tem q pagar 15 dias para o funcionário se recuperar….
    Porque o inss não assume a bronca?
    Não é questão de tirar direitos, mas nenhum país utiliza mais décimo terceiro salário, nem Portugal tem mais

  113. Ridículo, cara! Qual é a sua? Expulsar ladrões do poder, vagabundos que queriam se perpetuar na roubalheira, mentirosos, crápulas é GOLPE, NA CALADA DA NOITE? A Constituição, os Poderes da República estavam garantido a nossa democracia, o respeito às leis, o futuro do país. Agora o Brasil pode ter esperança no futuro! Vá se enxergar, idiota!

  114. O golpe foi dado. Acabou. Mas os golpistas não terão paz. Vamos arrebentar com psdb, dem, pmdb, pp, pps, pv, ptb, pmn, phs, pen, psd, psdc, psl, ptc, ptdb, ptn, sdd, pr, prb, prp, prtb, psb, psc…todos estes lixos. Todos votaram a favor do financiamento de campanha por empresas, todos votaram pela terceirização do trabalho e os mesmos votaram pró golpe. Um golpe que fere a democracia. Um golpe que dificilmente será aceito pelos chefes de estados democráticos. O país há um passo de abrir mão do seu petróleo. O congresso nos transformou numa república de bandidos e pior levou junto com eles a justiça.

  115. Assim, diante do exposto, constata-se que a extinção do direito à gratificação natalina não seria admissível por dois motivos: primeiro porque se trata de garantia constitucional, direito fundamental dos trabalhadores e, portanto, cláusula pétrea, núcleo intangível dos direitos constitucionais que não pode ser alterado nem por meio de Emenda Constitucional (forma de modificação da Constituição Federal), quem dirá por meio de Lei. Segundo por ferir o princípio internacional da vedação do retrocesso social ao qual o Brasil deve obediência.

    Portanto, a mensagem que afirma que o 13º salário será excluído do rol dos direitos trabalhistas não passa de um boato inventado com fins eleitoreiros, para desmoralizar o Congresso Nacional, e que não possuí qualquer fundo de verdade, cabendo a nós trabalhadores mantermos a calma e não propagar a mensagem, a fim de impedir que reacenda, a cada período eleitoral, o medo na população trabalhadora de nosso país.

  116. Inacreditável! Certas pessoas se recusam a enxergar a realidade. Vão afundar abraçados na Dilma, na Gleisi e na Grazziotin. Acho que ainda que o PT vá à TV e diga: “nós roubamos, roubamos mesmo” essas pessoas vão defender dizendo que eles foram obrigados a confessar. Santa ingenuidade!

  117. O BLOGUEIRO..CADÊ OS 30 E POUCOS SENADORES ÉTICOS QUE VC TANTO FALAVA EM SEU BLOG,CAPITANEADOS PELO REPRESENTANTE DO BAIXO CLERO DO PARANÁ,O COMEDOR DE MAMONAS…….ONDE ESTÃO ELES……..MINGUARAM A MÍSEROS 21…..O DÓ DELES QUERENDO ENGANAR O POVO……..#TCHAUQUERIDA……….#FORAPT

  118. é realmente lamentável que blogs de esquerda espalhem mentiras, essa obra é tipica de trouxinhas, de retardados on-line, de mbl….
    por isso que a esquerda no brasil está tão fraca ao ponto de não resistir a um golpe de estado escancarado da direita.
    favor remova o post.

  119. Isso tudo é mentira, invenção da esquerda! Votaram na chapa Dilma-Temer e agora ele não presta. Na verdade, eu acho que muito poucos prestam, mas me digam: Voces tem algum nome honesto para sugerir para a Presidência?

  120. Se a Câmara dos Deputados aprovar uma lei extinguindo o 13º salário, tal lei seria flagrantemente inconstitucional. O 13º salário está previsto no art. 7º da Constituição Federal, como um dos direitos sociais e ele se aplica tanto a trabalhadores da iniciativa privada, regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, quanto aos servidores públicos, regidos pelos respectivos Estatutos. O art. 39, § 3º, da Constituição Federal, dispõe que se aplica aos servidores públicos o disposto no art. 7º, inciso VIII. Por sua vez, o art. 7º, inciso VIII, dispõe que o 13º salário é um dos direitos do trabalhadores urbanos e rurais. Portanto, o 13º salário tanto de trabalhadores regidos pela CLT quanto dos servidores públicos das esferas municipal, estadual e federal tem previsão constitucional e não pode seR extinto por uma lei promulgada pela Câmara dos Deputados. Na realidade, nem mesmo uma Emenda Constitucional poderia extinguir esse direito, pois ele é considerado um direito fundamental, e de acordo com o princípio da vedação do retrocesso, um direito fundamental não pode ser extinto de forma a causar um retrocesso para o cidadão.

    Enfim, o décimo terceiro não pode acabar por lei. Tal lei seria inconstitucional pelo fato de o décimo terceiro ser previsto no art. 7º, inciso VIII da Constituição. Seria necessário primeiro mudar a Constituição para acabar com o décimo terceiro. E isto ainda não foi feito e nem há Emenda Constitucional neste sentido. Então trata-se de puro boato entre os diversos veiculados pela INTERNET. De concreto houve lei aprovada pela Câmara dos Deputados no fim do governo Fernando Henrique Cardoso e que deveria passar por votação no Senado no governo Lula, tendo sido arquivada. Não está, portanto, em vigor tal lei. Tal lei modificava o art. 618 da CLT para que os acordos e convenções coletivas tivessem mais força que dispositivo de lei. Então os adversários da medida disseram que uma das coisas que poderia ocorrer é que o décimo terceiro poderia, em vez de ser pago uma vez ou duas vezes no ano, poderia ser pago em doze vezes no ano. E entendiam que se isto ocorresse na prática o décimo terceiro acabaria. Para que isto ocorresse bastaria o sindicato da categoria aceitar o acordo que contivesse tal cláusula. E como os trabalhadores estão fragilizados, com medo do desemprego, é claro que topariam tal acordo na maioria das empresas. O fato é que os empresários do comércio não tem interesse em que isto ocorra. Preferem que haja mais dinheiro disponível aos trabalhadores no fim do ano, não sendo interesse a diluição do décimo ao longo do ano.

    Não passa de boato político que todo fim de ano ganha força e é disseminado nas redes sociais, seja pela internet ou pelo aparelhos móveis. Mas, que infelizmente acontece por falta de informação da população e de ausência de leis que inibam tais virais que ocorrem no mundo virtual.

  121. as leis descrita são de papel.os golpistas acovardados e covardes são seres humanos LIXO DO LIXO.e ão eles ficha limpa e diplomados pela justiça eleitoral ,vergonha.

  122. ADALBERTO: bla bla bla comigo não funciona. Me mostre que leis trabalhistas são cláusulas pétreas. Voces disseram aqui que é. Só me citem qual artigo d Constituição diz que é. Simples assim. Ou terei que continuar a considerá-los verdadeiras antas. Com mil perdões às antas de nossas florestas.

  123. GOLPE DE ESTADO

    “Não tem lei prevendo que conduta adotada por Dilma é ilegal, portanto o afastamento é ilegal”,

    Na República Golpista das Propinas do Brasil não é necessário leis.

  124. senta e chora! aliás, estou vendo pouco anúncio no blog ultimamente… kkkkk

  125. Essa noticia é fake, ta rolando ha anos na rede. Vc omitiu a lista dos politicos, porque nela constam deputados cassados, nao reeleitos, anão do orçamento e até defuntos. Vc deveria pelo menos publicar o fake completo e nao adulterar o que ja era errado.

  126. Alguma anta coxinha pode me mostrar onde diz, na nossa Constituição, que lei trabalhista é cláusula pétrea?
    Ô gente burra e mal informada.

    • Meu amigo anta é publicar fake como se verdade fosse. Essa noticia roda a rede ha mais de cinco anos. Foi omitida a lista dos votantes e nela consta, deputados e senadores cassados, não reeleitos e ate mesmo falecidos, alem de anões fo orçamento. Se duvida va ao site http://www.quatrocantos.com especialista em identificar lendas da internet ou faça melhor confira a agenda do senado. Vc fala demais e sem conhecimento de causa, leia, se intere e so depois emita opinião.

    • Em caso de duvida va ao site http://www.quatrocantos.com especialista em identificar lendas da internet ou faça melhor confira a agenda do senado. Vc fala demais e sem conhecimento de causa, leia, se intere e so depois emita opinião.

    • Se algum de vocês pensar um pouquinho vai saber que essa votação é exatamente igual que transformou a Dilma em Ré, mesma quantidade de votos, isso não passa de uma mentira deslavada. Essa noticia esta rolando a meses por ai, só estão reciclando a noticia
      Agora vamos analisar o caso, Empresario não e burro, se fosse burro não era empresario. E comprovado cientificamente que ferias é extremamente necessário para o trabalhador revigorar as energias, retirando as ferias a produtividade iria cair bastante, pois oo trabalhador perderia o único momento de descanso, acarretaria no fechamento da empresa por má produção
      Agora imaginemos o decimo terceiro sendo cortado, como todos sabem o decimo terceiro é geralmente usado para presentes de natal, cortando essa fatia do bolo a população deixaria de comprar bastante coisa, acarretando uma crise maior ainda, pois não iriamos consumir mais no natal, para pagar as contas de impostos no inicio do ano,piorando cada vez mais o Brasil
      não sejam idiotas é acreditem em qualquer coisa na internet

  127. Se isso acontecer, certamente entraremos em uma verdadeira guerra cívil. Nem todos são burros,mais também revoltados, mesmo a maioria ignorantes.

  128. O jornalista Esmael Morais, dono deste blogue e meu desafeto político temporariamente, é expert em jogo de palavras, em tergiversação, em mudanças de sentidos.

  129. kkkk, como é bom ver essa petezada corrupta chorar e espernear, tá acabando a teta e o choro é grande, assitir a isso tudo dá uma alegria, agora só falta exterminar esse partido corrupto e botar o chefão barbudo na cadeia, ai sim esse país pode ser passado a limpo, abracos e bom choro petezada.

  130. O pior que não vão ser apenas os batedores de panelas e os trouxinhas que foram fazer coreografias idiotas nas ruas e fazer selfies com os leões de chácara fardados que terão que implorar para os patrões folgarem sem receber, pelo menos uns três dias no ano, e no final do ano não receberão um centavo a mais, aumentando o lucro dos patrões, mas ficarão muito contentes pois contribuirão com a diminuição do custo Brasil para os patrões e o aumento dos seus lucros!

  131. Quanta irresponsabilidade de uma pessoa pública vincular uma notícia dessa maneira. Isso só pode ser desespero porque as tetas estão secando.

  132. Alguns estão nas páginas policiais há anos, outros há décadas . E o povo vota nelles.

    Renan Calheiros *PMDB AL Não votou / (SIM)
    Acir Gurgacz PDT RO Sim
    Aécio Neves PSDB MG Sim
    Aloysio Nunes Ferreira PSDB SP Sim
    Álvaro Dias PV PR Sim
    Ana Amélia PP RS Sim
    Antonio Anastasia PSDB MG Sim
    Antonio Carlos Valadares PSB SE Sim
    Ataídes Oliveira PSDB TO Sim
    Benedito de Lira PP AL Sim
    Cássio Cunha Lima PSDB PB Sim
    Cidinho Santos PR MT Sim
    Ciro Nogueira PP PI Sim
    Cristovam Buarque PPS DF Sim
    Dalirio Beber PSDB SC Sim
    Dário Berger PMDB SC Sim
    Davi Alcolumbre DEM AP Sim
    Edison Lobão PMDB MA Sim
    Eduardo Amorim PSC SE Sim
    Eduardo Braga PMDB AM Sim
    Fernando Collor PTC AL Sim
    Flexa Ribeiro PSDB PA Sim
    Garibaldi Alves Filho PMDB RN Sim
    Eduardo Lopes PRB RJ Sim
    Eunício Oliveira PMDB CE Sim
    Fernando Bezerra Coelho PSB PE Sim
    Gladson Cameli PP AC Sim
    Hélio José PMDB DF Sim
    Ivo Cassol PP RO Sim
    Jader Barbalho PMDB PA Sim
    João Alberto Souza PMDB MA Sim
    José Agripino DEM RN Sim
    José Aníbal PSDB SP Sim
    José Maranhão PMDB PB Sim
    José Medeiros PSD MT Sim
    Lasier Martins PDT RS Sim
    Lúcia Vânia PSB GO Sim
    Magno Malta PR ES Sim
    Marta Suplicy PMDB SP Sim
    Omar Aziz PSD AM Sim
    Paulo Bauer PSDB SC Sim
    Pedro Chaves PSC MS Sim
    Raimundo Lira PMDB PB Sim
    Reguffe sem partido DF Sim
    Ricardo Ferraço PSDB ES Sim
    Ricardo Franco DEM SE Sim
    Roberto Rocha PSB MA Sim
    Romário PSB RJ Sim
    Romero Jucá PMDB RR Sim
    Ronaldo Caiado DEM GO Sim
    Rose de Freitas PMDB ES Sim
    Sérgio Petecão PSD AC Sim
    Simone Tebet PMDB MS Sim
    Tasso Jereissati PSDB CE Sim
    Valdir Raupp PMDB RO Sim
    Vicentinho Alves PR TO Sim
    Waldemir Moka PMDB MS Sim
    Wellington Fagundes PR MT Sim
    Wilder Morais PP GO Sim
    Zeze Perrella PTB MG S

    • Esqueceu do Bob Req e da Barbie!!! kkkk

      • Girardi.

        Eu nao coloquei os votos não. Reparou?

        Outra cousa. Estão fazendo co fusão entre direitos trabalhistas com constuicao. Alguns direitos foram conquistados depois. O arquivo do O Bobo esta bom para iniciantes. Leiam.

  133. Esmael ontem vc falou q iria começar o velorio do temer, mas o q se viu foi o enterro da dilmaquerida nao e mesmo. e agora senador requiao mentiu de novo ao povo paranaense.

  134. Meus parabéns, voce e o senador mamona acertaram novamente o placar do impedimento da anta!!!!! kkkkkkkkkkkkkk piadas

  135. PQP alguém está muito desesperado ou é completamente desinformado e querendo espalhar falsas informações. O placar de 59 x21 é pela aprovação do relatório do processo de Impeachment que agora transforma Dilma em Ré, portanto, ela vai a o julgamento. Quem elaborou essa matéria no mínimo é um ignorante e com intenção de enganar as pessoas, cade a ética profissional no jornalismo mesmo?

  136. Os eleitores midiotizados terão mais motivos para alimentar felicianos enquanto evitam o suicídio no dia-a-dia.

    Os programas de mictório e novelas terão mais audiência, o povão conservador usa droga televisiva na desgraça.

    O IBOPE medirá a audiência e isso vai justificar o assalto das TVs aos cofres públicos.

    Juizes poderão vir de avião de Miami trabalhar. Só até certo ponto. Depois acaba a festa de todos. E o Iraque começa. Não haverá economia que aguente a doutrina do Golpe.

    A OAB e advocacia podem mudar de área desde já. Onde não ha contraditorio não ha demanda para seus serviços.

    Parabéns OAB! Segure a onda.

  137. onde esta o profissionalismo do repórter???? Não tem competência então faz sensacionalismo???

  138. coisa boa e o beto ne gernasio (bem com um nome desses,querer que pense e dificil).
    o velho gaga a que falas, nao e esse dessastre de desgoverrno seu.

    • Querido o nome é GerVasio, ê feio, mas é meu, não vou brigar com minha mãe por causa disso kkkkkk
      Nao me lembro de ter defendido o desgoverno do Beto, mas mesmo que eu defenda (o que nunca vai acontecer) a velha Gaga continua falando asneira em Bsb e enganando pessoas como você.
      Ex: cadê os 30+6 senadores que iriam enterrar o golpe…

  139. Esmael, pare de espalhar noticias falsas. Essa votação é sobre o Impeachment da Dilma e não salario e ferias. Mais um blogueiro que ajuda o nosso país ser a merda que é.

  140. quero ver esses bandidos de colarinho branco votarem para reduzir os salários,benefícios e regalias que eles tem,mas sabemos que os mesmos nunca farão isso no entanto,quem pagará por isso é a grande massa dos trabalhadores como sempre,lamentável retrocesso mesmo!

  141. PELO QUE ENTENDI, o sindicato dos trabalhadores, que não representam nem os próprios colegas, que são mais comparsas do empresários poderá acatar a negociações de todos os direitos trabalhistas. O povo já morre trabalhando em banco de horas, imagina essa renegociação, o trabalhador é que vai se ferrar mesmo…..

  142. quanto vc está ganhando pra divulgar isto? ou mentir sobre isto? por que só vc noticiou sobre isso? incrivel né… por que vc não se candidata ao troféu trouxa do ano

  143. Quanta mentira, quanta desinformação, quanta desonestidade. Quando eu digo que não há diferença entre esquerda e direita, nesse país, o pessoal diz que eu sou alienada e manipulada. Este tipo de matéria é oportunista, mentirosa e tendenciosa. Uma pesquisa rápida em sites confiáveis, como o do próprio senado, pode ser constatada a mentira. O salário é protegido por cláusulas pétreas da Constituição, qualquer mudança nelas é necessária a convocação de uma Assembléia Nacional Constituinte. Quem defende está matéria é tão desonesto quanto quem escreveu.

  144. Poderiam por favor citar o número do projeto em tramitação para que possamos ter informações para cobrar o que podemos?

  145. E assim os bandidos vão se safando e estabelecendo um novo padrão de governo.2
    Agora, roubar e proteger ladrões será lei.
    Quem os desafiar será aniquilado.
    O bandidão Obama deve estar esfregando as mãos, pois vai roubar nosso petróleo e ainda ser aplaudido por esse congresso de ladrões.
    O Brasil foi literalmente assaltado, com a complacência do STF, que manteve Cunha solto.
    Será que alguém do STF também era mantido pelo Cunha?
    Enfim, esqueçam que o Mundo vai nos ajudar.
    Agora, é cada um por si, e salve-se quem puder.
    E no poder, um sem voto, um ilegítimo, um golpista que capitaneou essa aberração chamada impeachment.
    Daqui para frente, jamais votarei!
    Pago multo, anulo, mas não serei conivente com essa raça de bandidos que está arrasando meu País.
    Sentença Proferida!

  146. A lei que censura os protestos nos jogos olímpicos, uma lei besta por sinal, foi sancionada pela sua amiguinha, futura ex- presidente, Dilma Rousseff. Tolinho.

  147. Quanta idiotice e o pior são os militontos orgulhosamente compartilhando como se fosse verdade. Que medo tenho desses militontos, capazes de mentiras, crimes e muito mais, por uma causa mentirosa: o socialismo (que só beneficia bolsistas). Deus abençoe o Brasil e faça justiça contra esses políticosque ofendem até nossa inteligência.

  148. Se privatizarem petrobras e correios, já é um bom começo para acabar com a corja de apaniguados que destruíram o patrimônio público.
    Aliás vcs que defendem o partidão que colocou pessoas para gerir a previdência dessas empresas já sabem o rombo que os funcionários públicos vão pagar???
    40 bilhões.
    Os funcionários vão pagar não os dirigentes colocados pelo PT na direção desses planos.
    Acordemmmmmmmm

  149. Será que aqueles que aqui estão dizendo que tudo isso é mentir poderão narrar a outra versão o que aconteceu?

  150. Só passei aqui para ver o misto de choradeira com desespero…….
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  151. Agora falta pouco, quase livre da caterva.

  152. Comida estragada!
    O senador Roberto MAMONA Requião DILAM serviu “cumida” estragada para os senadores nos seus jantares babilônicos pagos pelo povo brasileiro. Comida boa já vira merda, imagina estragada. Só podia dar isso.

  153. Esmael, por favor, onde estão os 30 senadores que iriam derrubar o golpe.
    Informação divulgada pelo senador Requião. Qual a explicação? Obrigado

    • O Sr.Requião é muito chique. Consegue manter a calma e fazer discurso limpo mesmo engasgado, um pouco por saber que os ladroes são os que não têm nada a perder e podem atacá-lo no convívio até o final do mandato. Segure a carteira senador.

      Muito obrigada.

    • Eu continuarei votando. Meu deputado federal e senador, sem máculas, perdedores, jamais votariam no Golpe.
      Arrepender-se do voto,com razao, é coisa de quem votou em Cristovam, ou em Tiririca.

      Cristovam, egoista, em fim de carreira quer passear pelo mundo. Traiu.Tiririca enganou os coitados.

  154. Tem mais que acabar com essa mordomia dos ( trabalhadores ) brasileiros, espero que seja revogada essa lei que destrói a iniciativa privada. Quer decimo terceiro, faça uma poupança, gaste menos, invista seu dinheiro.Vamos dar um enorme passo a frente ruma a construção de uma verdadeira nação.

  155. Cunha? O Cunha não vai falar nada. Já está blindado. E a coroação dessa desfaçatez será o arquivamento das denúncias contra ele. No máximo ele renuncia ao mandato e vai curtir a vida num paraíso fiscal.

  156. O fato é que vamos continuar a lutar. E iremos derrubar pelo menos uns 40 deputados aliados da direita e mais uns 7 senadores da direita nas próximas eleições. Bem, se as urnas eletrônicas não forem corrompidas pelo governo temer, que apesar da vergonha mundial parece estar vencendo. Como é que tirando o pouco dinheiro que os trabalhadores com 13, irá melhorar a economia?

  157. Vota logo essa porra e entrega o Brasil na mão dos canalhas. E foda-se todo mundo … Serão dois anos de depredação de patrimônio, entrega do Brasil aos gringos, e desmanche das instituições … E, moro, cabo anselmo, barbicha? A coisa vai feder pro lado de vocês … aguenta firme … vocês são machos … chegaram aonde queriam … operação vaza a jato, já era … bem como todo o resto … os bandidos tomaram de conta … salvem as almas …

  158. ou reagimos de qualquer jeito, com com todas as armas, ou seremos dizimados.

  159. Ah, sim. Agora vamos ao FORA TEMER e entregar o governo ao MAIA. Depois vamos ao FORA MAIA e assume quem? Aí vamos ao FORA QUEM e fazemos novas eleições. Aí ganha o Lula (ou quem ele indicar) e voltamos às ruas bradando FORA O INDICADO DO LULA. Aí assume…. essa porra não para nunca!

  160. O que a maioria não entende é que isso não tem nada a ver com corrupção, essa discussão é somente cortina de fumaça. Os comentários aqui são enviesados. Pensem comigo: Na década de 1990 disseram que teríamos que privatizar empresas públicas e que a União deveria só cuidar de saúde, educação e segurança, ou seja, agora querem privatizar isso também. Pois é, Segundo o Dest, em 1980, o país tinha 213 empresas estatais, e esse número passou para 186 em 1990 e para 103 em 2000. A alteração nesses números envolve, além de privatizações, as incorporações e liquidações de empresas. O que quero dizer com isso? Quero dizer que o verdadeiro debate é geoplítico e domínio. Um país só é independente se controlar as riquezas e o meio de produção. Estamos debatendo com índice forte de miopia e dose exagerada de egoísmo. Gostaria que o debate aqui fosse em alto nível, mas…Meu respeito a todos.

    • O debate
      Nunca será de alto nivel. A absoluta maioria nem interpreta texto como ficou provado varias vezes. Disseram que trabalham a soldo numa tal Tenda Digital e é possível, pelo nivel de escolaridade .

      Não entendo de tecnologia, e jamais estarei no faceburro, mas acredito que o Esmael do Facebook tenha seguidores melhores.

      Eu já teria feito BO muitas vezes, só pelo fascismo , machismo, e homofobia distribuído aqui.É gente que nao aprendeu política. Não sabem defender os pontos de vista da direita.
      Esmael é muito tolerante.

    • Pronto, é isso aí. O Brasil está alugado há tempos e querem aumentar o preço do aluguel, privatizando mais. Talvez mais da metade dos lucro daqui vai pra conta de gringos.

  161. Ué, e aquele papo do G30 +6 ??? E esse papo aqui:

    “Conforme o Blog do Esmael havia adiantado na semana passada, Requião decidiu reduzir e fragmentar a quantidade de reuniões com os senadores para confundir a militância da mídia golpista e do Palácio Alvorada.
    Portanto, a tática de Requião de reunir-se com senadores em menores grupos afeta a capacidade analítica dos abutres da velha mídia golpista. Vide o exemplo de ontem, que, horas antes, os veículos pró-Temer diziam sobre a infalibilidade do golpe no Congresso. Mas o Brasil e o mundo viram outra coisa: derrota acachapante dos golpistas.”

  162. Quanta mentira. Estão tirando um governo corrupto, que trouxe de volta o desemprego, a inflação, desestabilidade econômica e social. Passaram governos de outros partidos e esses direitos sociais não foram tirados. E se os próximos governos, seja de Temer que o colocado pelo PT, seja de outro, for corrupto , q se tire tbem.

  163. E a “câmara” aprovou um meio fica Cunha, regidos pelo vampiro Temer.
    Porque Temer tem tanto medo do Cunha?
    O Temer tem algo a temer?
    (É uma bosta de trocadilho, mas não pude evitar.)
    Pois é aí exatamente, que nós temos todo o interesse em saber o que
    tanto tem Cunha a dizer!
    O “congresso” continua subserviente, movido a benesses, mordomias,
    ou mesmo por hábito, ao presidente de plantão, e “esticou” a vida
    parlamentar do Cunha.
    Podemos esperar uma reforma política, fiscal, e administrativa desses
    parasitas?
    Só no dia em que o Sargento Garcia prender o Zorro.
    Cedo ou tarde o povo acabará nas ruas, pedindo sem nenhum pudor,
    intervenção militar já!
    Porque essa “democracia” seletiva, só é desfrutada pelas classes política,
    jurídica, executiva, administrativa, e todos os altos funcionários,
    serventuários, servidores, barnabés, comissionados de “confiança”, ou
    outra qualquer diabo de jeito pelo qual os chamam, e estes os servem.
    Essa “democracia” é incensada por eles mesmos, que dela se locupletam,
    e que representam + ou – 5% da população brasileira.
    E para os demais 95%?
    A insegurança pública, a doença, a FALTA de educação, o desemprego, a
    falência, e… os IMPOSTOS para quem consegue empreender, trabalhar,
    e continuar vivo !!!
    Ou seja: pra quem consegue se salvar dessa catástrofe.
    Mudou o “maestro”, mas a música é a mesma.
    Democracia pra quem, “cara-pálida”?

  164. Mas o Requião GAGA não disse que já estava com tudo resolvido? 30 e tantos votos garantidos? onde ele estava onten?

    • Ninguém em Brasília leva este senhor a sério. Conhecido entre os senadores de “velha Gaga”, quando fala algo com um pouco de lucidez, não dura muito e seus instinto bolivariano estraga tudo…

      Deveria se aposentar, e manter as poucas coisas boas que fez pelo Paraná na recordação… Vai acabar estragando isto ainda

  165. ~Pelo jeito estão é querendo confundir a cabeça do povo, como sempre os contra estão a solta e ainda falam que o PT é coisa séria.

  166. E viva a mancomunaria mundial golpista!

    Os 57 não vão por as luvas brancas e dançar contra a Propina!

    Francamente!

  167. Que cada eleitor puxe o papelzinho da gaveta já que não tem memória e relembre que colocou o Golpista no Senado.

    21% dos eleitores são Tôneimaí e nem foram às urnas. Mas se lembrarão muito disso caso o Golpe passe em definitivo.

    República FEDErativa da Propina do Brasil.

    (Rativa e fedorenta)

  168. Aguardando o exército dos 30 senadores prometidos pelo nosso Senador Requiao.
    Zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

    • Exatamente. Estou rindo até agora daquele papo de que as reuniões estavam fragmentadas para confudir os golpistas:

      “Conforme o Blog do Esmael havia adiantado na semana passada, Requião decidiu reduzir e fragmentar a quantidade de reuniões com os senadores para confundir a militância da mídia golpista e do Palácio Alvorada.
      Portanto, a tática de Requião de reunir-se com senadores em menores grupos afeta a capacidade analítica dos abutres da velha mídia golpista. Vide o exemplo de ontem, que, horas antes, os veículos pró-Temer diziam sobre a infalibilidade do golpe no Congresso. Mas o Brasil e o mundo viram outra coisa: derrota acachapante dos golpistas.”

      • Os Senadores democratas dos States, ressalva para o fato de que são direitistas também, e são atores também, estao escrevendo umã carta a Kerry cobrando para não se reunir com o golpista Serra. Pois isso e muito feio. Esta no Viomundo .

        Ao menos nas aparências o mundo viu o golpe não gostou.

  169. MENTIRA! Mais uma “entre linhas”. Que preguiça que dá.

  170. Exatamente isso. Mais um passo para acabar com as férias remuneradas da Dilma e asseclas. Mais uns dias e está fora. Depois da Madame, vamos para o fora Temer, que também faz parte da quadrilha. Um de cada vez.

    • Não fróide!

    • é sério isso,kkkkkk.

    • Já nasceu burro assim mesmo ou foi forjado na mídia?

      • Acho que nasceu burro mesmo kkkkkkk quanto drama! Isso td é mentira! Isso não existe, tirar férias, kkkkkkk isso td pra queimar o filme e fazer com que a Dimanta vire santa!! Ah é, ela não cometeu nenhum crime não kkkkkkk Não froide!!

        • Mentira? Vc só pode ser alienada mesmo. Fique aí então esperando seus direitos serem usurpados!

          • Clau, primeiramente não aceito o governo Temer tb! Ele eh uma cobra prestes a dar o bote! Mas felizmente, nesses direitos o “predidento” rs não poderá nunca mexer, pois trata se de direitos constitucionais trabalhistas e considerado clausula pétrea!

          • Clau acho que tem gente aqui que nunca ouvi falar em PEC ( projeto de emenda da constituição) então mesmo que esteja na constituição pode ser retificada, e não é que estão tirando férias, mais iram dar poder maior para as convenções coletivas (cct) hoje funciona assim: a cct não pode efetuar a clt, assim como a clt não pode ferir acostituicao, com o projeto novo, a cct vai passar por cima da clt e costituicao! Tipo se a sua empresa fechar na cct que vc vai ter só 1 dia de licença paternidade ou maternidade vai ser essa que vai valer, independente do que disser a lei ( clt)

          • cláusula pétrea não pode ser retirada com PEC, somente através de uma nova constituinte que faça uma nova constituição…. vcs sabem disso né?

          • Meu Deus. É verdade mesmo? vão tirar minhas férias e meu 13o? Só falta quererem tirar meu bolsa família também. Ah. espera. cláusula pétrea pode ser extinta por emenda? Espera. O Art. 7o da Constituição foi extinto por uma emenda do Senado? Meu Deus. O senhor jornalista (que nunca ouvi falar, claro) nao disse sequer o número da PEC que o Senado aprovou no meio da noite? Espera. Será que devo acreditar ou ler a Constiuição? Acho que devo acreditar porque só acredito no que é dito assim. meus parabéns.

        • Aguade e verás. Em Portugal o 13° já é lenda.

        • Espera pra ver a mentira…

          • Infelizmente é verdade, Estado do tocantins em greve, pela luta dos nossos direitos, pois a pl 125 é real, já foi votada uma vez na calada da madrugada, enquanto todos estão curtindo as olimpíadas, estamos sendo esquartejados pelas costas, pois a questão trabalhistas, estão previstas em clt, doutrinas e convenções, e triste a realidade, mais se não. Abrimos os olhos as nossas conquistas de direitos, já era… Que o brasileiros possam acordar, e clamar por socorro a Deus…

        • Vão acordar na hora da chibatadas no.lombo.kkkkkk

          • ACHO QUE NÃO, IDIOTAS ADORAM APANHAR DE CHICOTE, OS JUMENTOS RELINCHAM E DÃO COICES QUANDFO APANHAM, JÁ OS IDIOTAS RETRIBUE AS CHICOTADAS COM UM SORRISO DE SATISFAÇÃO!!!

        • Cris.
          Prepara a hipoglós, por que mesmo que você não acredite, o seu rabo vai pegar fogo como o do resto dos brasileiros.
          E quer saber de mais uma coisa ? Pode ser que os bombeiros estejam de greve neste dia.
          Aguarde.

        • Se você pesquisar um pouquinho que seja no Google, vai descobrir que em alguns países não existem férias remuneradas ou 13°, é o caso do EUA e Canadá por exemplo. Portanto, isso não é fantasia não, é o projeto dos grandes empresários brasileiros. A FIESP fez manifestações dizendo que não iria pagar o PATO, você se lembra? Então quem vai pagar o pato é o povo brasileiro.

          • Você saber, porque o nos EUA nos tem 13o.??? Alias você sabe porque existe o 13o.??? Bom talvez seja a mesma resposta… mas “bora lá” dizer para mim.

          • Acontece que férias e 13º são direitos constitucionais, e não há votação em Câmara e Senado que possa invalidar

          • Lá eles recebem por semana, o 13° e pra compensar isso

          • Na verdade eu ainda to pesquisando sobre o caso mas sei comentário não faz sentido… cada país tem sua soberania e constituição, os EUA NUNCA tiveram leis trabalhistas, NUNCA trabalho numa empresa norte americana e tenho amigos nos EUA que seguem trabalhando com 87 anos. Por isso eles ganham muito mais, mesmo com as nossas leis somos mais baratos mas eles precisam pagar tudo por fora… aposentadoria, férias….

        • Lamento dizer que os direitos trabalhistas não estão descritos no rol das cláusulas pétreas. De modo que são sim passíveis de emenda constitucional. salienta-se que nossa constituição é rígida e não imutável e desta feita, em que pese a possibilidade de especulações sobre os direitos e garantias trabalhistas, devemos estar atentos e lutarmos pela manutenção de nossoa direitos.

          • Finalmente uma palavra inteligente. As leis trabalhistas nunca estiveram na Constituição.

          • Cabe lembrar, entretanto, que, o Artigo 60, parágrafo 4º da Constituição, que trata das cláusulas pétreas, traz consigo larga jurisprudência e doutrina constitucional acerca da hermenêutica sistematizadora que, além de caracterizar como cláusulas pétreas os direitos previstos no Artigo 5º da Constituição, dilarga estes aos demais direitos individuais descritos na Carta. É de longa data que a doutrina constitucional leciona que as cláusulas pétreas não estão restritas ao mencionado artigo. Exemplo disso é o próprio Artigo 60, parágrafo 4º que é uma cláusula pétrea. Em suma, os direitos trabalhistas do Artigo 7º são cláusulas pétreas. Em bom português, o da padaria: papo furado, firula.

          • Lili Reis existe muita mentira em tudo isso, politico pode ser canalha mais não come merda…. nenhum politico irá votar a favor de acabar com as ferias e o 13 salario porque sabe muito bem seria sua morte politica… politico nenhum e doido para dar tiro no pé..
            Não entendo muito de lei, mas me parece que algumas leis so podem ser modificadas ou alteradas em uma constituinte e casula pétreas não podem ser mudadas em hipótese nenhuma …. oque se se discute muito é ser uma lei é ou não casula pétrea , como exemplo maioridade penal.

          • Curioso…. estão o que seria o que segue:

            Capítulo II
            Dos Direitos Sociais
            Art. 6º  São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia,
            o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assis-
            tência aos desamparados, na forma desta Constituição.
            Art. 7º  São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à
            melhoria de sua condição social:
            I. relação de emprego protegida contra despedida arbitrária ou sem justa causa,
            nos termos de lei complementar, que preverá indenização compensatória,
            dentre outros direitos;
            II. seguro-desemprego, em caso de desemprego involuntário;
            III. fundo de garantia do tempo de serviço;
            IV. salário mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender às
            suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação,
            educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social,
            com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada
            sua vinculação para qualquer fim;
            V. piso salarial proporcional à extensão e à complexidade do trabalho;
            VI. irredutibilidade do salário, salvo o disposto em convenção ou acordo coletivo;
            VII. garantia de salário, nunca inferior ao mínimo, para os que percebem remune-
            ração variável;
            VIII. décimo terceiro salário com base na remuneração integral ou no valor da
            aposentadoria;
            IX. remuneração do trabalho noturno superior à do diurno;
            X. proteção do salário na forma da lei, constituindo crime sua retenção dolosa

        • Mentira? Vai achando que é mentira. Essa merda desse presidente lixo humano que o Brasil vire uma miseria!

        • Então o fator previdenciário, criado por fhc, tbm foi mentira?

        • É.. Então fica sentado ai e espera..ingênuo https://youtu.be/0-ZTKT_vBtg

      • Ninguém nasce tão BURRO!

      • Este mamou caldo de grama desde que nasceu, não é mais burro por falta de espaço.

      • Já nasceu acéfalo. Comendo capim e beijando a Buda do mordomo. Rsrsrs

      • Kkkkkkkk kkkkkkkk kkkkkkkkkkkkk!

    • E ai quem assume e o ilibado aecio neves?

    • fróide..como vc é tolinho..nem sabe que país vive.

      • Sei sim, num país de pretensos esquerdistas, que se aliaram e abraçaram a direita podre e retrógrada desse país (Sarney, Maluf, Collor, Barbalho, Jucá, Renan e o famigerado Temer) e agora ficam de mimimi querendo jogar a culpa nos outros. Bando de hipócritas. E aposto que vc votou na chapa Dilma-TEMER, porque eu não.

        • Você votou na chapa Aécio Neves-Aloysio Nunes. Aécio que citado várias vezes em envolvimento com corrupção e Aloysio Nunes não fica atrás, se você tem dúvidas basta pesquisar no titio Google.

          • o cara acha que quem não vota na chapa dilma/temer vota obrigatoriamente na chapa do aécio……..já ouviu falar em voto nulo, voto em branco, justificação de voto? esquerdista é tudo bipolar

          • Sai fora Malufista Collorido!!!

        • Vc deve ter votado no Aécio neh. Tão honesto!!!! Como votou bem…

        • Boa. Muito boa. Votaram na Dilma e no Temer e agora a culpa é de quem é contra a Dilma. Ou seja nós que não votamos nela. Ah me poupe!!!

          • Quem colocou o Temer lá não foi quem votou na Dilma pra presidente. O processo de impeachement é uma outra história, este sim, foi quem colocou o Temer na presidência! E esse processo teve vários elementos pra se efetivar e um desses elementos foi grande parte do povo brasileiro quererem, certamente não foram os eleitores da Dilma. Um fato histórico não se muda!

        • VOCE É IDIOTA MESMO OU ESTA TREINANDO? VAI VERIFICAR O SALTO DO PIB BRASILEIRO ENTRE 2003 A 2014, AMEBA! https://pt.wikipedia.org/wiki/Evolu%C3%A7%C3%A3o_do_PIB_do_Brasil

    • O innocente e boboinho Fróide acha que vai dar o grito primal de Yung … bobinho …acorda do fivã e vem pra realidade … antes que se “froda” todo!!!

      • A realidade, fatos e números. O PT quebrou o país.

        • É os outros partidos políticos deram prosperidade ao país. Kkkkkkk

        • Na metade do segundo bem sucedido mandato de Dilma a Lava Jato terminou a quebra do país. Iniciada em 2010.

          Agora estamos no saque. A matilha arrasta a carniça e chacoalha. O entreguista de um lado, Quadrilha de outro, propina adiantado, não há paulada que resolva.

          O urubu rei olha e espera.Os urubus pretos aguardam o chamado ao longe. Quando a matilha dorme tiram uns nacos e esvoaçam assustados.

        • VOCE É IDIOTA MESMO OU ESTA TREINANDO???? VAI VERIFICAR O SALTO DO PIB BRASILEIRO ENTRE 2003 A 2014, AMEBA!!! https://pt.wikipedia.org/wiki/Evolu%C3%A7%C3%A3o_do_PIB_do_Brasil

          • kkkkk tudo dívida hoje, não sei porque, discutir um assunto aqui e ficarem se ofendendo, se nenhum de vocês corretos e ilibados não colocar o nome a disposição para a próxima eleição.um abraço a todos. QUERO VIVER NUM BRASIL DIFERENTE E NÃO EM OUTRO PAÍS.

    • Se toca… Lê o que escreve? Acha mesmo que a ideia é Temer continuar? Ele sabe que vai sair… A única ideia é retira a Dilma para que as coisas seja feita do modo da turminha rica da Direita. Retirando do povo os benefícios que conseguiram por anos de luta. Acha que o rico quer ver o povão (detalhe vc faz parte desse povo) ao lado deles ? Com dinheiro? Não não não eles não querem. Va se informa saia da caverna.

    • Peninha desse debifroudi. Vão se ferrar de verde amarelo

      • Eu não querida. Na minha família todos estudaram e trabalham. Quem está se ferrando são os comissionados do PT.

        • Isso mesmo Fróide!!

        • Issoooo!!!

        • Pois é froide, se sua família trabalha, espero que ela seja dona de um meio de produção e não empregados de um, pois se a nota do Esmael estiver certa, vc pode ganhar 30, 50 mil por mês mas se vc for empregado ainda assim as medidas afetarão vc e sua família, quanto maior o salário mais diferença fará a retirada do decimo terceiro. Porque tanto rotulo esquerda direita?, devíamos focar: o que queremos? até onde as medidas afeta o povo como um todo? O que podemos fazer?

        • Não se sinta acima dos outros por ter estudado e achar que nada vai atingir voce e sua família. è muita falta de visão acreditar que tirando de alguns voce vive melhor……Pra quem estudou e vive com uma família SUPER culta (aliás : culto ou mais ou menos informado???) tá com a mente estreitinha, né?? Quem afundou o país foi o FHC e voce, que tanto se informa e pesquisa deveria saber.

        • VOCE É IDIOTA MESMO OU ESTA TREINANDO? VAI VERIFICAR O SALTO DO PIB BRASILEIRO ENTRE 2003 A 2014, AMEBA https://pt.wikipedia.org/wiki/Evolu%C3%A7%C3%A3o_do_PIB_do_Brasil

    • Um de cada vez. Como? Temer tem maioria no Congresso Nacional. PMDB e PSDB são as maiores bancadas. Vc acha mesmo que algum político da base golpista e que está no balcão de negócios com Temer vai tirá-lo da presidência?!?!? Esquece, meu caro.

      • Benilda. É bem isso. Sem falar que quem abre ou fecha a tampa do esgoto é a Globo e seus satélites na mídia familiar.
        Alguns comentaristas fingem não saber que a massa que se faz coxinhas é a massa de manobra.

      • A lava jato pode tirar até 98% dos políticos, pois estes tem telhado de vidro devido a serem corruptos…

    • Meu Deus! E alguém acredita nisto? Não, né? Nem você. A verdade é que é a cassação dos direitos dos trabalhadores, mas você está se lixando pra isto. Não vai de maneira alguma lhe atingir. Parabéns, então e parabéns as grandes fortunas do Brasil. Agora para você tirar Dilma e depois Temer tem que no mínimo ter muito dinheiro ou na pior das hipóteses ser congressista parlamentarista… Só que não… Você é apenas um pobre diabo que acha que sua fortuna vai dar muita coisa… Trabalhador não pode ser…idiotice tem limites.

    • O problema é que tirando ela vcs nunca conseguiram tirar ele, pois eles estão blindados, tanto que chega a dar vergonha!!

    • Mas as férias e 13º salário em jogo na questão não são os da Dilma.Ou o sr é búúrroo ou tem as intenções dos empresários canalhas que querem acabar com os direitos trabalhistas.E fora Aécio, fora Serra, não fala nada? O sr tem a cara de tucano enrustido. Mas tudo leva a crer que os dois Brasis irão se confrontar nas ruas deste país em futuro próximo.Um de cada vez….

    • E porque Temer ainda continua? Aposto que vc não fez nada até agora…hein seu Fróude?

      • O Temer continua porque é ele ou a Dilma. O cara sempre foi mafioso e o PT sabia disso desde sempre. Mas não, fizeram aliança com ele, com o Maluf, o Collor, Sarney, Barbalho…toda a podridão da direita retrógrada e safada da política brasileira era aliada do PT. Chafurdaram na m. e querem sair limpinhos e cheirosos? Partidinho safado esse tal de PT.

    • É bobo da cabeça.Só pode!

    • Vc e burro ou se tornou burro???

    • acho que há intenção clara de que a direita podre do Brasil faça isso, contudo, foi completamente errada a maneira que a noticia foi espalhada por esse blog,
      o que o autor pretende com isso? fazer igual aos da direita? espalhando mentiras?
      esse tipo de noticia só serve para gerar mais ódio e tirar a credibilidade da esquerda.
      autor, se você for de esquerda, favor remova esse post.
      não condiz com nossa ideologia.

      • Olha mais um corno de direita que tem sonho em pertencer a esquerda… falando para retirar post? AhHAUHUAuHAhAhua… é o apartidário ele tem vários nicks aqui, enquanto isso a mulher dele eu conheço muito bem…. (nos de esquerda? essa é nova… ) débio mental.

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk foi o papai noel ou o coelhinho da páscoa quem te disse isso?

    • Você e um idiota. Deixa de ser burro que ddepois do golpe. acabará direito a manifestações Entendeu agora idiota

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!! São muito espertos!! Inacreditável!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Froide não foi o PT que quebrou o país. Vai estudar história. Brasil ficou 500 anos na mão da burguesia. Agora ela só quer de volta. Vai tirar com culpa ou sem culpa quem se por no caminho dela. Estude mais um pouquinho…. Aí você vai entender.

      • Olá Marina, verdade o que você comentou. Esse Boy ‘Froid’ tem mesmo que Estudar mais sobre história do Brasil, sobre o PT foi o único partido corajoso que fez mudar o nosso país. Agora vem um cararinha mexer nas letras trabalhista para prejudicar os trabalhadores que já está inscrito na nossa Constituição, agora eu digo cadê o STF a corte não faz nada sobre esse acontecimento

        • PT fez mudar o país? Fez sim para os ricos.
          Nunca na história os BANCOS ganharam tanto dinheiro como foi no período do LULA.
          E tem “pobre” que acredita que o PT governou para o povo…

        • assim como regras qualquer tipo de lei pode ser quebrada nao e questao de estudar ou nao temos que ficar esperto e isso tudo pode acontecer sim nao duvido de mais nada

      • Marina, me adiciona please 117843-5021

      • …quem se PUSER no caminho…

    • Nao esquece de levar o “pato” no fora Temer!!! E o nariz vermelho!!!

    • Doce ilusão…

    • Pra quem não sabe, o papel do palhaço no circo é distrair o público para que não vejam o truque da pxoxima atração, fazendo rir.

    • Não me faça rir, meu amigo inocente! Acaba onde está! Os outros ficarão aí, para jogar os contra e a parte do povo que se iludiu com essa história de impeachment na mesma vala!!!
      Não vai ter fora Temer que seja ouvido nesse Congresso mais fechado com eles do que nunca…

    • só que não, Temer só poderia ter seu mandato cassado, caso seja comprovado crime de responsabilidade durante o mandato, ele ainda não foi empossado, então todas as acusações, denuncias, ou suspeitas seriam prescritas se ele empossasse como presidente. daí apenas delitos cometidos por ele a partir da data em que ele se tornar presidente propriamente dito, que seriam contados; e pouco mais de 1 ano seria muito pouco tempo para descobrirem algum novo crime; fora que ele tem apoio na camara dos deputados, que em sua maioria é de direita.

      não existe essa de “um de cada vez”; deveriam ser cassados os que tem acusações de crime politico, e afastamento dos que estão em investigação; só que a Dilma não tem envolvimento comprovado em nenhum caso de crime, só fez algumas manobras fiscais, o que não é crime,

      o verdadeiro motivo dela ser alvo do golpe é: delação premiada que está escancarando a corrupção politica e privada; e também que a direita não sabe perder uma eleição (embora tenham vencido nos cargos de deputado federal, onde é maioria)

      PMDB, PSDB, DEM e PP são muito mais corruptos que o PT, que tal começar pelo mais corrupto, daí ir para os que tem menor envolvimento?

      se o pessoal fosse mesmo contra a corrupção, e não contra programas sociais, teriam votado em peso no psol e no pstu (2 dos 4 unicos partidos que não aceitaram propinas de empresas (ou doações, como tambémsão chamadas)

    • MENTIRA! MAIS UMA MENTIRA ESPALHADA PELO PT.
      AS FÉRIAS, O 13° E DEMAIS DIREITOS TRABALHISTAS SERÃO MANTIDOS NA REFORMA DA PREVIDÊNCIA.
      A ISTO CHAMO TERRORISMO.

    • Palhaço

    • kkkkkk. Uma vez trouxinha sempre trouxinha. Acabou trouxinha!!!! Endireita Brasil, MBL, Vem pra rua, Retardados on line e Cia ltda não vai mais convocar ninguem não! Eles ganharão milhoes do PSDB, DEM, PPS,FIESP, Globo pra chamar otários como vc pra rua. Graças a vcs retornamos a 100 anos atrás em garantias trabalhistas.

    • TEM GENTE QUE SE ILUDE QUE VAI MELHORAR,OUTROS SE ILUDEM QUE VÃO CONSEGUIR TIRAR O TEMER E O CUNHA DO PODER,POBRE POVO SEM APOIO DA MIDIA!!!!!!!!

    • esses petralhas nao se conformam mesmo, mais ter engoli esta chegando a hora anta nus deixa em paz para senpre,PT nunca mais, e lula na cadeia.

    • Kkkkkk.. parece que vc vive no paraíso. Ninguém vai as ruas do fora temer. Pare de ser manipulado e caia na real. O golpe ja foi dado, a mídia não vai deixar o Temer sair

    • Mentira!!! reforma trabalhista não prevê fim do décimo e de férias, mas um jeito dos petralhas atacarem o tbm sem vergonha temer. Mas justiça seja feita!!! Por favor leia e entenda… Estude não caia nessas lorotas

    • Acho que é por aí mesmo… são dois segmentos de uma mesmo facção criminosa. O Pacto de Princeton, nos revela o acordo entre PT e PSDB, numa aliança imoral contra o povo brasileiro. Então, é assim mesmo, fora dilma agora e fora Temer depois.

    • axo que vc é meio burro ou não intendeu sobre oque se tratava o asunto por que não o decimo ou as ferias da dilma e sim dos trabalhadores do brasil

    • É falta AECIOPÓ E CUNHA SEREM PRESOS

    • Tem que ser TODOS DE UMA VEZ.
      Deixa de conversa fiada.
      Você acha que os tomaram o poder irão continuar com as investigações.
      Eles julgam só o que é de interesse próprio.
      Ninguém está interessado com o País nem com o povo (trabalhadores).
      Estão interessados com as propinas que receberão por entregar nossas riquezas ao capital estrangeiro, como por exemplo o pre-sal.

    • Depois de aprovado não adianta bater panela!! Pois aquele auê para tirar a Dilma mas agora o Temer faz o que lá é ninguém faz nada, só fica olhando tudo ser aprovado.

    • Vc é um dentre os da quadrilha!

    • esse esmael é um chupa pau dos putistas, essa noticia é mentirosa. blogueiro vagabundo que perdeu a mamata http://extra.globo.com/noticias/economia/eboato-que-senado-aprovou-fim-do-13-salario-19939589.html

    • Espero mesmo que seja feito um bota fora de toda essa corja, antes que eles aprovem o que pretendem…daqui a pouco vão mudar até o Brasil de lugar

    • A é vão lutar pra tirar o Temer pode me dizer quando? Pq após o impeachment da Dilma nunca mais escutei um barulho de panela ou seja quem foi a favor do impeachment agora está bem calado, provavelmente de acordo com as propostas governo Temer. Me pergunto pq n há barulho agora, pois o que ele está fazendo e muito pior q as pedaladas fiscais da Dilma, o Temer está afetando a classe trabalhadora do país e as oportunidades de melhoria nesse setor. Já pararam pra pensar? Supondo q o cidadão trabalha no comércio há 10 anos, nunca foi o quis, porém tem a chance de ingressar na universidade e trocar de profissão ou melhor se realizar profissionalmente, pois é com as propostas desse governo Temer esse mesmo cidadão passaria a vida infeliz e frustrada no comércio até se cansarem dele uns anos antes da aposentadoria, já velho e sem.oportunidades vai esperar ainda mais tempo pra se aposentar enquanto isso como fica a situação? Um caos né, pois dei exemplo de um cidadão mas na vida real e uma nação inteira.