PCdoB faz flexão à direita em Curitiba

messias_PCdoBA convenção municipal do PCdoB de Curitiba homologou na noite desta sexta (5) a coligação com o PSD de Ney Leprevost à Prefeitura de Curitiba. A chapa ainda tem o PSC de Jair Bolsonaro e Pastor Feliciano.

A flexão dos comunistas à direita gerou muito debate interno e críticas externas de tradicionais aliados, como PT, PDT e PMDB.

A legenda vermelha julga que a abrupta mudança à estibordo ajudará a eleger seu primeiro vereador negro na capital paranaense, o sindicalista Messias da Silva, também conhecido como Obama das Araucárias.

O resultado da convenção de ontem foi: 20 votos pró-Ney; 13 abstenções; e 3 contra.

pcdob_ney

O PCdoB de Ricardo Gomyde justificou a vergada por meio de uma nota oficial. Leia a íntegra:

Economia

Nota do Secretariado Estadual do PCdoB PR sobre o projeto eleitoral

O PCdoB em Curitiba persegue como objetivo central a eleição de vereador à Câmara Municipal da cidade. Trata-se de capitalizar o crescente papel do PCdoB na luta política e social em todo o país, e projetar as condições para avançar na construção partidária.

Para tanto, foi constituída uma coligação proporcional que favoreça esse objetivo, contando com o PTC e PPL, como a mais favorável ao objetivo proposto.

Pesou na construção dessa proposta o apoio do deputado Ratinho Jr, aliado do PCdoB, e também a convicção de que esta aliança se situa no campo de combate ao projeto antipopular do governo Beto Richa, norte da ação política e social do PCdoB no Paraná, tendo por candidato majoritário o deputado Ney Leprevost, parlamentar de oposição ao governador e que lutou contra a aprovação da reforma da previdência lesiva ao interesse dos funcionários públicos paranaenses.

As alianças políticas que o PCdoB realiza nos municípios paranaenses contam com acompanhamento desta direção e, nas grandes cidades, também da direção nacional. Têm por objetivo o crescimento e o fortalecimento do partido.

Desde o início do ano, o Grupo de Trabalho Eleitoral (comandado pela presidente Elza Campos) examina o cenário eleitoral e procedeu a intenso debate coletivo em torno da prioridade definida pelo partido que é a eleição de vereador em Curitiba, estimulando e respeitando a institucionalidade partidária do Comitê Municipal da cidade. A direção estadual conclama a unificar todo o partido em Curitiba em torno desse objetivo, na Convenção Municipal.

Comments are closed.