PCdoB faz flexão à direita em Curitiba

messias_PCdoBA convenção municipal do PCdoB de Curitiba homologou na noite desta sexta (5) a coligação com o PSD de Ney Leprevost à Prefeitura de Curitiba. A chapa ainda tem o PSC de Jair Bolsonaro e Pastor Feliciano.

A flexão dos comunistas à direita gerou muito debate interno e críticas externas de tradicionais aliados, como PT, PDT e PMDB.

A legenda vermelha julga que a abrupta mudança à estibordo ajudará a eleger seu primeiro vereador negro na capital paranaense, o sindicalista Messias da Silva, também conhecido como Obama das Araucárias.

O resultado da convenção de ontem foi: 20 votos pró-Ney; 13 abstenções; e 3 contra.

pcdob_ney

O PCdoB de Ricardo Gomyde justificou a vergada por meio de uma nota oficial. Leia a íntegra:

Nota do Secretariado Estadual do PCdoB PR sobre o projeto eleitoral

O PCdoB em Curitiba persegue como objetivo central a eleição de vereador à Câmara Municipal da cidade. Trata-se de capitalizar o crescente papel do PCdoB na luta política e social em todo o país, e projetar as condições para avançar na construção partidária.

Para tanto, foi constituída uma coligação proporcional que favoreça esse objetivo, contando com o PTC e PPL, como a mais favorável ao objetivo proposto.

Pesou na construção dessa proposta o apoio do deputado Ratinho Jr, aliado do PCdoB, e também a convicção de que esta aliança se situa no campo de combate ao projeto antipopular do governo Beto Richa, norte da ação política e social do PCdoB no Paraná, tendo por candidato majoritário o deputado Ney Leprevost, parlamentar de oposição ao governador e que lutou contra a aprovação da reforma da previdência lesiva ao interesse dos funcionários públicos paranaenses.

As alianças políticas que o PCdoB realiza nos municípios paranaenses contam com acompanhamento desta direção e, nas grandes cidades, também da direção nacional. Têm por objetivo o crescimento e o fortalecimento do partido.

Desde o início do ano, o Grupo de Trabalho Eleitoral (comandado pela presidente Elza Campos) examina o cenário eleitoral e procedeu a intenso debate coletivo em torno da prioridade definida pelo partido que é a eleição de vereador em Curitiba, estimulando e respeitando a institucionalidade partidária do Comitê Municipal da cidade. A direção estadual conclama a unificar todo o partido em Curitiba em torno desse objetivo, na Convenção Municipal.

22 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. MESSIAS SILVA O OBAMA DAS ARAUCARIAS, AGORA SERA O TRUMP NEGRO DAS ARAUCARIAS….SAI DESSA QUE NÃO TE PERTENCE….ESSES PICARETAS JAMAIS DARÃO ESPAÇO A VOCE…..

  2. PCdoB tem um problemao em curitiba: Ricardo gomyde

  3. Pra essa gente se eleger vale tudo. Ideologia é só no discurso e no papel.

    Agora, comunista em Curitiba não tem vez. A coligação só vai diminuir votos ao candidato a prefeito. Tiro no pé.

    Depois vem o chororo igual aos mortadelas que elegeram o pacote Dilma e Temer e agora estão virando o cocho e se eximindo de responsabilidade quanto ao Temer.

    Trouxas!

  4. Marcos Feliciano e Jair Bolsonaro juntos com o PC do B na república de Curitiba no Brasil a DIREITA é VIVA e a ESQUERDA É BURRA.

  5. PCdoB com Bolsonaro?! Socorro! Só no Brasil, mesmo.

  6. PC do B partido do Orlando Silva propineiro da copa do mundo.

  7. eu pergunto: Que merda é essa?

  8. Não tem mais partido político no Brasil.
    São apenas amontoados de siglas, formadas por outro amontoado de letras,
    que não significam rigorosamente nada.
    Também não existe mais ideologia e nem posicionamento político.
    Apenas existe um amontoado de políticos cuidando apenas dos seus
    umbigos, e querendo se dar bem.
    Temos que mudar as regras, porque eles é que não o farão.
    E pelo jeito, o único jeito vai ser na porrada.
    Só o fato do PSDB e o DEM não terem candidatos próprios à prefeitura, já
    é suficiente para por à luz do dia, o balcão de negócios em que se
    transformou a nossa política, em todos os âmbitos e esferas.

  9. O fisiologismo tomou conta mesmo dos partidos políticos. Até o PC do B tão firme e coerente, decide-se por um rumo como este: ficar ao lado do Bolsonaro e desses pastores hipócritas para ter um vereador (incerto ainda) em Curitiba! Ou não será só isso?

  10. Toda coligação traiçoeira será castigada !!!!

  11. Esqueceram de combinar com os russos, no caso os eleitores de centro-esquerda e de esquerda, que preferirão anular seus votos a ajudar a engrossar bancadas do PSD, PSC, Solidariedade, todas unânimes na votação do golpe. Vou apoiar o PC do B nesta eleição, mas o PC do B do Rio (jandira).

  12. Bah! Esse candidato não vai levar voto de nenhum funcionário público estadual; juntou-se com a corja que sempre apoiou o Richa, pra mim está ferrado.

  13. Esse Gomyde nunca valeu nada, um play boy travestido de comunista.

  14. Qualquer aproximação com Bolsonaro deveria ser castigada com expulsão.

    Mas os partidos tem problemas locais. E gerais.

    No final ele acaba virando Roberto Freire.

    Um ditador na Transparência. Vai escolher só amigos do golpe, ele disse com tidas as letras. Antes dele a Controladoria Geral foi destruída para deixar o covil à vontade para a corrupção homologada de direita testada nos estados.

    • Comunismo é crime e apologia ao genocidio, sua imbecil.

      • O ignorante vá estudar um pouco de Hitória. Verdade que os regimes que autodeclararam comunistas (no máximo foram socialistas – o analfabeto sabia que existem diferenças entre comunismo e socialismo? E que também existem vários socialismo?) cometeram erros alguns criminosos. Contudo a Itália fascista, a Alemanha nazista, Portugal salazarista e a Espanha franquista eram capitalistas, pois os meios de produção estavam sob o controle da iniciativa privad. No capitalismo ocorreram muito mais genocícios e crimes pela simples razão de existir desde o início da Idade Média. A internet é maravilhosa, pois permiten-nos perceber como existem pessoas limitadas culturalmente. Rafs vá estudar meu filho você é em a profundidade de um pires. Lamentável a decisão do PC do B. João Amazonas deve estar se mexendo no túmulo. Garanto que o tal Rafs na ignorância tipica de uma sociedade que caçando Pokemon não sabe quem foi João Amazonas.

      • Então será preciso prender o juiz Moro e todo o governo Temer por eles serem fascistas.
        O fascismo que é proibido no mundo, não o comunismo.

      • tu és um babaca!

      • PCdoB com Bolsonaro?! Socorro! Só no Brasil, mesmo.

      • Só no teu livro de história, Rafs. Vá estudar e depois venha dar palpite.