Justiça Federal de Curitiba decide soltar João Santana e Mônica Moura

da Agência Brasil

santana_moro_odebrechtA Justiça Federal concedeu hoje (1º) liberdade provisória ao publicitário João Santana e a Mônica Moura, mulher dele, presos em fevereiro durante a 23ª fase da Operação Lava Jato. A decisão da 13ª Vara Federal de Curitiba foi confirmada pelo advogado de defesa do casal, Fábio Tofic Simantob.

“Depois que eles prestaram depoimento na semana passada, nós fizemos uma petição porque não fazia mais sentido mantê-los presos diante da postura deles perante a justiça”, explicou Simantob. O advogado ressaltou, ainda, que o casal admitiu ter cometido alguns erros, mas não agiu em conivência com a corrupção em nenhum momento – o que teria sido confirmado no depoimento do engenheiro Swi Skornicki, representante no Brasil do estaleiro Keppel Fels.

Com a decisão, Santana e Mônica devem ser soltos nas próximas horas. A prisão foi substituída por medidas cautelares alternativas: proibição de deixar o país, proibição de manter contatos com outros envolvidos na Operação Lava Jato, comparecimento a todos os atos do processo e pagamento de fiança correspondente aos valores já bloqueados nas contas-correntes do casal. O publicitário e a esposa seguem réus do processo.

Segundo as investigações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal (MPF), Santana e Mônica receberam, entre 2012 e 2014, US$ 3 milhões de offshores ligadas à Odebrecht e US$ 4,5 milhões da Keppel Fels. O casal afirmou ao juiz federal Sérgio Moro, em depoimento na semana passada, que o valor recebido de Skornicki foi de caixa dois da campanha presidencial do PT em 2010.

17 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. BEM LEMBRADO UNS ATE QUEIMA EMPRESA PARA LAVAR O DINHEIRO,MAS SÃO ELES FICHA LIMPA E DIPLOMADOS DEPUTAS SIM MAIS DE 300 PICARETAS,ONDE ESTA O DINHEIRO EM DR,MORO GOLPISTA.UM BANCO UM PASSADO UMA BELA HISTÓRIA.

  2. O FUTURO DE DR,DE ARAQUE PARA MUDAR O VISUAL DEIXAR BIGODE E BARBA.QUE VERGONHA EM DR,DE MERDA.

  3. DA AINDA PARA DAR CREDITO A ESSA JUSTIÇA QUE PRENDE SOLTA SOLTA PRENDE,PARA MANTER A FAIXA DO GOLPE,E TÃO VERGONHOSO ESTA NA CARA BEM COMO LULA DISSE acovardados,DEVEM DAR NOVAS PISTAS MENTIROSAS BEM PERTINHO DOS DIAS DO AFASTAMENTO DE DILMA,SÓ PARA ENGANAR BOBOUVINDO???.SOLTA PRENDE PRENDE SOLTA.

  4. Ele conseguiu o que queria: material para o pequeno gilmar cassar a chapa Dilma-temer, levar as “eleições” presidenciais para este vergonhoso congresso em 2017 que escolherá Serra, que será presidente sem um voto sequer.

  5. este apartidário deve ter sido machucado profundamente por alguém do PT só pode porque o cara tem uma ira muito grande ?

  6. Engraçado!!!!!!, no site do UOL fala em possível soltura só da Mônica!!!! sob fiança de $28 mi.

  7. Acho lindo ver os canhotos chorando…….

    • Genildo vá estudar. Pelo o que você escreve e a forma como articula as frase percebe-se às suas limitações. Poupe-nos de seus comentários. Já leu Adam Smith, Stuart Mill arautos dos liberalismo. Sabe alguma coisas dos socialistas utópicos, de Marx e Engels, socialismo cristão ou do libertário. Leia, estude rompa com a mediocridade que impera na classe média curitibana. A sua simplificação entre esquerda e direita é de um primarismo medonho. Sou Keynesiano e apoio o PT. tenho dinheiro, não tenho emprego público e viajo para o exterior todo ano e considero Lula o melhor Presidente da História do Brasil. Você entendeu? Não é muito para você.

  8. Como sempre a nota só divulga o que é conveniente aos mortadelas de plantão. Faltou a parte dos depoimentos em que ambos os delatores afirmam e confirmam que Dilma sabia da origem do dinheiro e dos pagamentos vindos da corrupção.

    • Mais um que acredita que um juiz por melhor que seja resolverá os problemas do país. Desculpe mas é uma ingenuidade acreditar que a corrupção é apanágio do PT e que será erradicada pelo senhor Moro. Daqui a uns três anos, antes até você verá o quanto tem sido primário em suas análises. É preciso combater a corrupção, sim, inclusive do Poder Judiciário. É preciso ser equânime e não partidarizado. Lembrando que o ônus da prova cabe a quem acusa. Até o Cunha enquanto não houver sentença transitada em julgado não pode ser acusado de ter praticado um fato criminoso. O grande problema do Brasil é a ignorância. Existem muitas pessoas com curso superior que são analfabetas. São poucas as esperanças…

  9. Mulher de Cunha solta.

    Ninguem do PSDB preso. É que podem estar em debito com o partido e não ter dinheiro ora fiança.

    Serra contou com a propina futura da mafia se ganhasse a prefeitura de SP????. Perdeu e deve 30 mi para o marqueteiro.

    Pra piorar Hadad descobriu a mafia e abriu processo. Falando nisso, algumas das 80 empreiteiras mafiosas já foi julgada?

  10. Fiança de 28 mi?

    Tem dosimetria ou chute?

    10% pra FT cono querem?

  11. O Moro deve ter se contentado com a seletividade do depoimento,já serviu para bagunçar mais um pouco o PT,mas estamos esperando o sr Moro fazer alguma coisa nas 425 delações que citaram o Aécio,a prisão do Jucá,do Renan,do Temer,eliás hein sr moro,aquele meio trilhão que roubaram do Banestado,eu gostaria de escutar uma palestra do SR explicando para onde foi tanto dinheiro,por que prisões mesmo,tem muitos ai em Curitiba deitados em berço exxxxplendido ,só gastando a bufunfa.

    • Silvestre, voce desistiu do ZB. Eu notei que houve ofensa, e estou de fora, vc tambem ??

      Vou torcer só pela Dilma. Quando o assunto não interessa o Moro diz que não vem ao caso.

    • Sergio Silvestri, acrescente em tua relação: FHC e irmãos Marinho.

  12. 1.
    Dizer é dizer sob pressão. Difícil é provar.Bem, contra o PT nunca precisou.

    2. O golpista que o Paraná deu ao Brasil, Ricardo Planos foi escrachado no Incor hoje. Ver Viomundo.

    • Mas que o Moro deu um duro golpe nessa quadrilha… ahhhh isso deu mesmo, pois tiveram que desembolsar mais de 31 mi pra poder sair da cana. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk