Joaquim Barbosa: ‘grupo tomou poder para se proteger e continuar saqueando’

barbosaO ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa voltou a criticar o processo de impeachment que afastou a presidente Dilma Rousseff, chamou partidos políticos de “facções” e afirmou, sem citar diretamente o PMDB de Michel Temer, que o grupo que tomou o poder o fez para se proteger e continuar roubando.

As declarações foram feitas na última terça-feira 9 a empresários durante a abertura de um evento sobre sustentabilidade em São Paulo, conforme registrou o Jornal da Gazeta. Em sua fala, ele também fez críticas à relação entre empresas e governo que se instalou há décadas no Brasil e ao sistema político atual.

“Nosso país está paralisado há mais de um ano em função de uma guerra entre facções políticas. Sabemos por alto que se trata de ambição, de ganância, de apego ao poder, tentativa de se perpetuar no poder para se proteger, mas também para continuar saqueando os recursos da nação”, declarou JB.

Em maio, após a primeira votação do Senado pró-impeachment, ele já havia denunciando um “conchavo” no Congresso e defendido enfaticamente novas eleições no País, também em uma palestra. “Aquilo ali era uma pura encenação pra justificar a tomada do poder”, comentou Barbosa na ocasião, sobre a votação dos senadores.

“Colocar no lugar do presidente alguém que ou perdeu a eleição presidencial para o presidente que está saindo ou alguém que sequer um dia teria o sonho de poder disputar uma eleição para presidente da República. O Brasil, anotem, vai ter que conviver por mais de dois anos com essa anomalia”, disse, em referência ao PSDB e ao PMDB.

Assista abaixo trechos das declarações dadas em maio:

As informações do Brasil 247

40 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. O Brasil está em CHEQUE.

    Será CHEQUE MATE ?

    Vamos ver a resposta dos brasileiros nas PRÓXIMAS urnas para nossos candidatos municipais.

  2. O BRASIL ESTA MERGULHADO EM UMA PODEROSO MAR DE LAMA E OS CORRUPTOS, TANTO DA PARTE DO EXCECUTIVO, LEGISLATIVO E PRINCIPALMENTE DO JUDICIÁRIO, COM POUCAS EXERÇÃO SE MOSTRAM PODEROSOS COM A CANETA NAS MÃOS, TENHO PENA DOS COITADOS DOS MEUS NETOS E FILHOS PEQUENINOS, QUE IRÃO SOFRE A VAGABUNDAGEM DESSES PODEROSOS, MAI SÉ DEUS PERMITIR ESTAREI VIVO PARA VER CADA UM, SOFRENDO NUM LEITO DE UM HOSPITAL COMO O ARISTIDE MALTES, QUE ELES FIZERAM DE TUDO PARA FECHAREM AS SUAS PORTAS, PORQUE ELES TEM ROUBADO DO POVO, BRASILEIRO TANTO DINHEIRO PARA SE TRATAREM EM HOSPITAIS? PARA ONDE MANDARAM. NOSSO DINHEIRO.

  3. Enquanto nós mortais nos digladiamos para defender um ou outro, esses políticos hoje se dizem inimigos e querendo serem cada um o mais correto, amanhã estão eles comendo no mesmo coxo, mesmo sendo lavagem para tirarem vantagem, não importa o partido mas o que importa é o caráter de cada um, Não é Dilma, não é Termer mas os que estão junto a eles querendo tirar vantagem e esses governantes não são autossuficiente para darem um chega para lá para governarem dignamente para o povo.

  4. JB é o grande culpado de tudo que está acontecendo e mandou prender sem provas e fortaleceu esses que aí estão saqueando o nosso Brasil.

  5. Fala a verdade o ex ministro.
    O governo interino é composto de políticos ladrões, corruptos, condenados que usam a imunidade parlamentar para não serem presos.
    No entanto esse é o grupo que o PT escolheu e conviveu harmoniosamente durante 10 anos, compartilhando do mesmo prato, do mesmo pão. Estão separados por conveniência de um dos grupos, mas é a mesma turma de bandidos.
    Essa turma que agora está no poder foi escolhida e aplaudida pelos membros do PT.
    Os juízes do Supremo Tribunal Federal em sua ampla maioria foram escolhidos e nomeados pelo governo do PT.
    A oposição seria insignificante se os membros deste bando de marginais não tivessem se matado entre si.
    Assumam seus crimes e seus erros, aceitem JESUS e voltem em outra reencarnação tentando nova eleição.

  6. Interessante o silêncio da mídia quando o ministro Joaquim Barbosa abre a boca pra falar dos golpistas, ou pra dizer a realidade: os golpistas são ladrões. No entanto, quando o assunto divo petistas, sí s mídia fica um mês repetindo i comentário supremo !!!

  7. Joaquinzão é um covarde. Abandonou sua missão dez anos antes do prazo. Sua palavra não vale nada. Seu carater esta elameado.

  8. Eu respeito o Joaquim Barbosa, pois no Mensalão mostrou quem eram os corruptos do Brasil, hoje se fala no Moro, mas este ai só processa a turma do PT, e esquece que os tucanos também já foram denunciados como também outros políticos dos demais partidos.

    A diferença entre JB e Moro, é que o JB investigou todos e não poupou ninguém, já o Moro pelo visto é seletivo e só vai em cana os petistas, porque os tucanos são amigos ou será que gosta da máxima popular, “Para os amigos todos os benesses, para os inimigos o rigor da Lei”.

  9. Essa declaração lúcida e coerente do Joaquim Barbosa seria talvez uma forma de tentar se redimir de uma atuação parcial e seletiva que teve enquanto ministro do STF??

    Depois dessa e outras declarações que ele já deu, será que veremos ainda muitos adesivos nos automóveis com os dizeres “Joaquim Barbosa e Sergio Moro: orgulho dos brasileiros”, ou o pessoal dito “apartidário, isento e imparcial” vai tirar o nome do JB das homengens que têm estampadas em seus automóveis, deixando só o nome do SM???

  10. Eu não conheço Bunlai e não quero conhecer. Mas vocês imaginam um juiz britânico enviando Ronald Bigs com 71 anos para a cadeia, numa cela úmida e fétida, sem luz, recentemente passado por uma cirurgia cardíaca, sem imunidade alguma, pois está detonado de antibióticos, e com um câncer de bexiga, que como sabemos tem uma reincidencia alta e índice de cura reduzidíssimo.?

    Foi o que Sergio Moro fez a Bunlai.

    Os delatores devem estar até com sentimento de culpa de estarem em suas mansoes vendo a desgraca do outro.Sergio Moro nunca ficou doente. E nunca foi velho. Não faltará oportunidade. A vida dá suas voltas.

    Isso se Bunlai não morrer na prisão, o que é muito provável que aconteça .

    Será que Moro é bem certinho da cabeça?

    • Fico aqui imaginando quantos hospitais e escolas poderiam ser construídos com os 60 bilhões de dólares desviados pelo governo PT e cia. ltda. Quantos brasileiros que sofrem e morrem nas filas do SUS poderiam ter um destino melhor se o dinheiro público desviado por esse Sr. Bumlai chegassem até eles. Com certeza o Sr. Moro é certinho da cabeça, ele está simplesmente cumprindo a lei.

    • Bunlai, se não conhece, é um suposto empresário, sócio de Galvão Bueno (da globo) e de João Saad (dono da Band). mas, parece que para a mídia, é amigo do lula. Mais nada.

      • Você está certo Bono Vox. Esse Bumlai não é o cara que fazia pescarias com o mollusco e que não precisava de autorização para entrar no planalto. Esse é um replicante criado pelos americanos para derrubar o governo Dilma e ficar com o pré-sal.

    • Que peninha que eu um coxinha sacana estou sentindo desse tranqueira do Bunlai, amicíssimo do líder da quadrilha!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Pelego que desvia recurso público tem mais é que apodrecer atrás das grades, e falo apodrecer mesmo, pois precisam pagar pelas milhares de vidas perdidas por falta de medicação, exames e leitos de UTI. Tô cagando pra gente como este pilantra, seja ele do PT, do PSDB ou de que porra de partido for. Que mofem na cadeia, que lá é o lugar de ladrão.

  11. É histórico.
    Falta estadista. Melhor, estadistas.
    As pessoas que ingressam na política no Brasil, o fazem com a intenção de se perpetuar no que entendem como profissão. E embutem a família. Não raramente se toma conhecimento de pai, filho e esposa ocupando cargos nos poderes Executivo e Legislativo.
    Aqui no Paraná, temos os Barros, os Richa, os Requião, o casal Hoffmann – Bernardo e Gleisi.
    Nas prefeituras interioranas, famílias vivendo às expensas da prefeitura, o pai prefeito, a mãe na assistência social, os filhos esparramados pelas diversas secretarias.
    Quando não acontece, a triangulação.
    E não se tem conhecimento da derrubada dum poder para se instalar outro.
    Desde Getúlio, desde antes dele.
    O PT praticava política denunciando a ditadura, para instalar a dele, já que tinha perdido a hegemonia nas repúblicas socialistas soviéticas, transformando o Brasil, numa Nova Cuba.
    E o filme se repete, com Temer e seus apaniguados.

    • Senhor Parreiras,
      Historia maluca.

      O PT perder a hegemonia na União Soviética? Ele nunca esteve representado lá. O PT sempre foi apoiador capitalista se você sabe quais as condições para se creditar como um capitalista.

      Os comunistas e etc socialistas eram ou são PCdo B, PCB que acabou, PSTU.

      O PSOL acho que é só o nome e discurso, mas não é socialista , acho que é social democrata.

      Esses partido todos são arquiinimigos do PT por ser muito apoiador de capitalistas.

      Você fala da Cuba pré Obama ou pos Obama?

      Vamos estudar.

  12. JB é direitista. Se voce usa tudo, todos, qualquer assunto , e força só para xingar o PT com “cambada” perde seu tempo.

    E não terá credibilidade pois todos percebem.

    JB é incoerente por si mesmo e nunca esteve próximo ao PT. Jamais estará.
    Direito dele.

    Esperto, não faria parte do PSDB. Nem de um Bolsonaro. Disse apenas a verdade sobre o PMDB.

    Pode apenas estar ganhando dinheiro com palestras , direito dele.

  13. O joaquim foi primeiro herói dos coxinhas quanto não nem tinham nome de coxinhas hoje fala a verdade e vira bandido na boca dos coxinhas

    • Isso aí. Bem lembrado.

      Pediam autografo para quem eles supunham o Messias.

      Bem, os verde amarelos são um complexo de loucos, devedores, processados, sem currículo, espertalhões e vigaristas de todo tipo, broncos.

      JB não tem essa culpa. Mas eles não tem fidelidade alguma. Beijam a mao de quem passar na frente. Se der uma grana acampam trinta dias.

      Boa pergunta, quem é o candidato dos amarelos neste momento?

  14. JB agora passará a ser o novo herói da cambada do PT e partidos aliados, uma vez que começou a criticar os tais “golpistas”. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Logo chamam ele para se filiar ao PT, pois indicação do Lula no STF ele era, então é um passo para ser PTista em breve. kkkkkkkkkkk

  15. Antes era odiado, agora quer ser amado pelo PT e outros partidos de esquerda. #VazaJB

  16. Agora, fica fácil esse otário fazer campanha política.
    Porque não denunciou a quadrilha quando ainda estava no STF??
    Peitou só o pessoal do PT, e os quadrilheiros do PMDB que mandam na Corte ficaram impunes. Explica isso aí Barbosa !!!!
    Vai ter que fazer muita palestra pra não cair no esquecimento, porque a história já lhe reservou o lixo!

    • Quem colocou ele de ministro mesmo? Dica: tem nove dedos e é da família dos molluscos.

      • Eu não gosto da politica de Meirelles, mas não uso frase rasa e odienta usando a indicação de Temer pra isso. Nem falo se Temer seria chifrudo ou nao. A política dele é nociva. Entende como funciona uma discussão? Ou é difícil?

        Debochar de deficiência é o cúmulo.

      • Fróide, quem colocou ele lá, por falta de informação sua, é uma tal de “lista tríplice” que desde que Lula e dilma entraram, ficaram com essa conversinha de colocar no STF e STJ esses indicados pela tal lista que, não consta em qualquer constituição, lei ou alguma coisa que o valha. Essa lista nada mais é que um monte de babacas das próprias instituições que se arvoram no direito de indicar quem eles querem. FHC que não é bobo nem nada, meteu o Gilmar na conta dele. Collor, meteu o primo. Lula e Dilma, meteram esses daí que nunca tiveram respeito nenhum pela constituição, apesar de jurar defendê-la. Então, a partir dos sem votos, que são juízes, desembargadores (também juízes), Ministério Público, vão se enfiando lá desse jeito, com a tal lista que ninguém autorizou ninguém a fazê-la. Mas se acham no direito disso. EU, fosse Lula, ou Dilma, enfiaria lá quem eu quisesse e de minha confiança. Fodam-se quem não gostar. Eu fui eleito pra isso, coloco quem eu quiser. Que adiantou? Tomaram lá … bem atrás do “saco”, ou da “chana”, no caso da Dilma. A PF começou a fazer listinhas tríplices também … se a moda pega …

        • Cara….é muito divertido ver o desespero da “cumpanheirada”. Hilário mesmo, durmo feliz.

        • Bem isso mesmo! Lula e Dilma se portaram como republicanos e deu no que deu. Se fosse eu também enfiava gente de minha confiança e do meu lado e mandava as favas a tal de lista e teria garantida meu governo. Foram agir corretamente, olha a brecha que abriram para o fascismo.

      • Lula indicou seu nome. Quem o aprovou foi o Senado, depois de sabatinado. “É melhor ficar calado e deixar as pessoas pensarem que você é um idiota do que falar(ou escrever) e acabar com a dúvida”(A.Lincoln).

      • Racista e canalha.

    • Não podemos esquecer dos outros partidos políticos que nem sequer foram denunciados no mensalão esse Sr não tem credibilidade

  17. Exmo. Sr. Joaquim Barbosa,

    O senhor ainda acaba fundando um partido radical. Pela sua evolução tao rápida , não acredito que aceite se filiar ao PSTU. É um partido conservador e gagá.

    Pra quem fez aquelas estrepulias todas contra o PT e Zé Dirceu, até atrasando um processo e dispensando provas, acho que se informava com William Wack como outros juizes. Agora,que tem tempo pra leituras esta evoluindo e surpreendendo.

    Só não vale o ISIS. Mas contamos com o senhor para mudanças.

    Respeitosamente,

    Maria A.

    • Realmente…A posição parcial, partidarizada de J.B no Mensalão, depõe sua credibilidade.

    • Macacos/as olha primeiro o seu rabo.para falar dos outros. se vcs c onhece os corruptos , começando pelos marido e mulher , ex Prefeito de Nova Iguaçu. faça processo e de entrada na Justiça…Faça como fez a dra. Janaina Pascoal. que calou a boca de muitos no Congresso .Ajuda o Juiz Sergio Moro e seus companheiros de luta…fala a verdade para o povo..Vcs nunca defendeu a democraçia ..defende sim e o regime de cuba.Temos 35 partidos ..com bem poucos de pessoas serias temos mas 34 aguardando registrs ao todos são 69..que alem do governo da verba partidaria ainda suga as industrias ….pense nisso . e perde prdão a Deus …Vou advertir que suas batatas esta assando..breve vcs vão ver o resultado

    • Se esse cara fundar um partido, com certeza vai colocar o Lula de presidente e a Dilma de vice.