Gleisi Hoffmann: O sistema político está podre, só o voto popular pode limpá-lo

gleisi_psdbA senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), em sua coluna desta segunda (8), destaca a repercussão das propinas recebidas pelo interino Michel Temer (PMDB) e pelos ministros interinos José Serra (Relações Exteriores) e Eliseu Padilha (Casa Civil). Segundo ela, o sistema político está podre e só o voto popular pode fazer a limpeza que o país precisa. Abaixo, leia, comente e compartilhe a íntegra do texto:

O sistema político está podre, só o voto popular pode limpá-lo

Gleisi Hoffmann*

As notícias recentes dando conta de que o interino Michel Temer e seus ministros, Eliseu Padilha (PMDB) e José Serra (PSDB), receberam dinheiro de caixa dois/propina para as campanhas eleitorais, atiçaram os debates e ataques nas redes sociais neste final de semana.

Compreendo perfeitamente a reação de nossa militância, petista ou de outros partidos de esquerda, parlamentares e lideranças. E agora, José? Como explicar isso e sair dessa? Até o momento notícias como essas atingiam dolorosamente os petistas e o ex-presidente Lula, tidos como patrocinadores do maior processo de corrupção da história e, por isso, merecedores de ter o registro de seu partido cassado. Fato, aliás, só visto em ditaduras, quando se colocam partidos na clandestinidade.

A presidenta Dilma Rousseff, por sua vez, está sob a ameaça de ser afastada por crime de responsabilidade contra o orçamento público: decretos suplementares e “pedaladas” fiscais, supostas manobras que, nem com muito esforço, conseguem ser enquadradas como crime. O que importa, para essas forças que apoiam o golpe, é tirá-la pela disputa política e impor retrocessos nas políticas sociais e nos direitos trabalhistas.

Dilma, Lula, o PT, vêm sendo massacrados, sistematicamente, há pelo menos quatro anos. Todos os problemas de ordem ética, principalmente, são de sua responsabilidade. O PSDB, agora mostrado seu comprometimento até a alma, tornou-se o algoz maior, o paladino da moral e dos bons costumes. Lideranças envolvidas ou de partidos envolvidos em uma série de desvios, também se revezavam nas tribunas do Congresso e na imprensa, que sempre os protegeram, para fazer acusações ao governo petista.

A Comissão Especial do Impeachment no Senado da República foi conduzida para criminalizar a política dos últimos treze anos. O discurso do “conjunto da obra” para afastar Dilma preponderou: crise econômica, corrupção, desemprego, corrupção, desequilíbrio orçamentário, corrupção… Os que a acusaram não poderiam tê-lo feito. Principalmente, porque não têm moral! A esse comportamento, os dicionários traduzem como hipocrisia.

Impávidos, os que querem transformar, anular os avanços conquistados nos mandatos de Lula e Dilma, insistem no engodo – e se revelam cada vez mais hipócritas, com ações cuidadosamente cronometradas para disfarçar o ódio que destilam contra o maior partido de esquerda do Ocidente. Agora, por exemplo, escolheram a semana das Olimpíadas, quando todas as editorias dos jornais são reduzidas para abrir espaço ao noticiário esportivo, para vazar parte das delações nas quais são denunciados seus aliados. A lista recém-iniciada é muito mais extensa. Há muitos outros ainda! Mas, ao contrário do que foi feito contra o PT, dificilmente as denúncias e as cifras relacionadas a propinas entregues a Michel Temer e seus ministros merecerão a atenção dos espaços nobres da TV Globo. Alguém duvida?

Podem se preparar. Há três semanas para o julgamento do impeachment, o vazamento que farão com mais estardalhaço será contra o PT e seus dirigentes, para a criação de clima propício, entre os senadores, a favor do golpe. Agora o que querem é mostrar neutralidade. Não podemos deixar de denunciar isso e o envolvimento daqueles que sempre nos acusaram e são precursores de práticas de corrupção.

Quem tem moral no Senado, ou no Congresso Nacional, para julgar e condenar Dilma? Ninguém! As acusações recíprocas, os ataques histriônicos de antes e de agora, as caças às bruxas não vão melhorar nosso sistema político. Por essa razão, disse e repito que compreendo perfeitamente a reação agressiva de nossa militância nas redes. Afinal, apanhamos muito, em todos esses anos, de pessoas que praticaram e praticam atos pelos quais estavam a nos condenar.

Aliás, a sessão do Senado da próxima terça-feira (9), quando o plenário avaliará a pronúncia do voto pelo impeachment, deveria ser aberta com o evangelho de João 8:7-9: “Se algum de vocês estiver sem pecado, seja o primeiro a atirar pedra nela”. Essa resposta de Jesus aos mestres e fariseus de seu tempo, que reclamavam a Lei de Moisés, nunca esteve tão atual em nosso tempo.

Precisamos aproveitar a oportunidade para realmente mudarmos nosso sistema político, que está podre, sem que isso signifique prejuízo das responsabilizações individuais e partidárias.

Aí, penso como o senador Roberto Requião: só o voto popular pode fazer essa limpeza. A maior ação que podemos ter na política, dos políticos, é a convocação de eleições gerais, precedidas de uma profunda reforma política.

O Brasil precisa disso! E isso requer coragem e desprendimento.

*Gleisi Hoffmann é senadora da República pelo Paraná. Foi ministra-chefe da Casa Civil e diretora financeira da Itaipu Binacional. Escreve no Blog do Esmael às segundas-feiras.

26 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. PLEBISCITO PARA CONSTITUINTE PARA REFORMA POLÍTICA URGENTE E LEI ANTICORRUPÇÃO – Todos POLITICOS conhecem o REMÉDIO, só que NINGUÉM TEM CORAGEM E INTERESSE de faze-lo porque irá contra TODOS INTERESSES dos senhores políticos.

  2. E SOBRE O FLAT EM CURITIBA,UTILIZADO PARA RECEBER PROPINA,SEGUNDO ESSAS MESMAS REPORTAGENS SENADORA NARIZINHO,NENHUMA PALAVRA HEM……..AH MAS O SERRA E O TEMER ESTÃO ENVOLVIDOS ENTÃO OLHEMOS PARA O DEFEITO DELES E QUEM SABE ESQUEÇAM DOS MEUS NÉ,BARBIE FALSIFICADA,VERGONHA DO PARANÁ,JUNTO COM O BOQUIRROTO DO COMEDOR DE MAMONAS,EM BRASÍLIA.

    • kkkkkkkkkkkk
      sou seu fã Esmael…..
      não bloqueia mais os comentários…..meus….
      e nem do povo da direita….
      se for para dar ibope e polêmica..tá fungando
      mais essa puxação de saco da Dilma…deve vir uma verbinha
      para sua mão….é muito esquerdista….só falta plantar mamona
      com o Requeijão grosso…pense nisso…comissionado…

  3. FALANDO EM CORRUPÇÃO,JÁ DEVOLVEU OS 2 MILHÕES QUE O JANOT LHE PEDIU PARA DEVOLVER,DINHEIRO ESTE DE CORRUPÇÃO,RECOLHIDO DE EMPRESAS ENVOLVIDAS NO PETROLÃO……..É MUITA CARA DE PAU DA BARBIE FALSIFICADA,NARIZINHO SEM VERGONHA MESMO…….VERGONHA DOS PARANAENSES DE BEM EM BRASÍLIA……….#FORAPT……#FORADILMA….#FORAGLEISIPETROLÃO

  4. Desculpe senhora, se a população tiver caráter, com certeza, todos tomariam a decisão de ” anular voto “. Ai, sim, os político serão mudados.

  5. Difícil de acreditar que ainda tem pessoas que defendem os quadrilheiros.

  6. Quer dizer então que a Odebrecht delatou o José Serra e o Michel Temer?

    Não estou acreditando nisso! Eu vi num vídeo do Gregorio Duvivier que a Lava Jato e o Sergio Moro só perseguem o Lula! Como que pode a Odebrecht delatar o Serra?

    A Monica Iozzi me garantiu que o impeachment enterraria a Lava Jato! Era tudo um plano! E a Mônica não ia errar um negócio destes.

    O Tico Santa Cruz então, foi taxativo: O golpe foi feito pra acabar com a Lava Jato e esconder os podres do Temer!

    Porra, que mundo é esse em que a gente não pode confiar nas análises políticas de um comediante, um músico meia boca e uma pessoa que faz seja lá o que a monica faça? Estou desnorteado!

    Aliás, agora que o Lula recorreu a ONU pra coibir o Sergio Moro, a gente deve desacreditar desta delação que entregou o Temer?

    Fora Moro Golpista!!!

  7. Gleise Hoffman criticando alguém por receber dinheiro de propina é a mesma coisa que o Eduardo Gayeviski criticando um estuprador……. é de cair o K U da bunda!

  8. A Senadora Gleisi sempre falando em utopias, usando uma falsa lógica, e
    passando a responsabilidade da faxina para o povo.
    Assim, se não der certo, o povo é o culpado porque não soube votar.
    Ora senadora, você sabe muito bem, e eu também, que o voto do jeito como
    está, é um cheque em branco que somos obrigados a assinar, e que os
    políticos eleitos põe o valor que querem, e fazem o que querem com esse
    cheque, e simplesmente dão uma “banana” para os seus eleitores.
    E dizer que o voto limpará o sistema, é como atirar em miragem: nunca
    acertaremos a dita cuja, e ainda seremos culpados por ela continuar visível
    ante os nossos olhos.
    A sua “esperteza” e o seu “embromation” são convincentes em uma leitura
    mais superficial, mas não resiste a uma interpretação rigorosa e crítica.

  9. Só falta ela dizer agora que é contra os homens que estupram meninas e crianças.

    • POLAQUINHA,,,,ALÔ GAIESKI…
      Fedeu pro seu lado…sua imoralista….
      Santana…..ná POLAQUINHA….
      SEU MARIDO É RÉU,,,,,ISSO É PODRE MESMO….POLAQUINHA….
      TEM CORAGEM DE FALAR AQUI NESSE BLOG….TANTA PORCARIA….
      AAAHHAHAHAHAHAHAH

      NÃO TEM MAIS ARGUMENTO…..ME VEM COM CADA UMA,,,VAI TOMAR
      CEMANCOL……

      TEM UNS “BAÚCOS”…QUE IDOLATRAM ESSA POLAQUINHA…..ahhahahahaha

  10. aiaiaiaiaiaiaiai!

    POLAQUINHA, ESTE SEU DISCURSSO MORALISTA NÃO TEM NADA HAVER COM A REPOSTAGEM DA VEJA DESTE FINAL DE SEMANA!

    ALIÁS, UM DOS SEUS GRANDES AMIGOS (JOÃO SANTANA) VAI ABRIR O BICO E SOLTAR MUITA COISA …….

    EU SE FOSSE VC POLAQUINHA, IRIA COMEÇAR A PAGAR PENITÊNCIA …… SEUS PECADOS SÃO GRANDE!

    hahahahahaha

  11. podre esta vc seumarido e seu partido de tanto roubar o pais, por favor senardozinha poupe os paranaenses da vergonha q vc e como polica.

  12. Sra. senadora!!! O seu telhado é de vidro. No mínimo diante de suas palavras só posso dizer assim: discurso até correto, mas na boca errada!!! A senhora e seu partido foram a cereja estragada posta num bolo podre! A propósito, não use palavras bíblicas fora de lugar! A senhora deveria ter vergonha na cara e ficar bem calada!!! A senhora não é digna de citar a Bíblia!!!

  13. Olha quem falando que o sistema político do Brasil está podre. Como se a própria e os seus não fizessem parte desse mesmo sistema.

    É muito cinismo!

    FORA DILMA!

  14. Que voto popular Senadora??? todos vocês foram eleitos pelo voto popular e, olha a quadrilha que esta aí. Agora é tempo de prender e por na cadeia esses canalhas todos… e aprendermos votar em gente seria e honesta. Vamos fazer uma limpa nessa próxima eleição, vocês(politicos) não vão te grana para comprar votos.

  15. Só para lembrar ,lei d ficha limpa justiça eleitoral tudo corja da mesma merda,MENTIRAS mentiras ,não vote em ficha suja??????????.limpa.ou podre.

  16. Rodrigues???,a senadora tem uma situação qual onde estão as provas ,com gilmar mendes dr,de merda com quem esta as provas contra gleisi,???,não estou defendendo pois quem rouba só tem um caminho CADEIA,mas as provas que a mídia golpista apresenta contra os Últimos tres ,não são mentiras,gleisi grasiotim e Requião e outros estão em defesa do brasil,golpe sujo golpe mídiatico golpe do golpe.isso e bem vergonhoso a cada dia mais .

  17. Senadora Gleisi o que fez para que a classe política não seja podre, pois vc faz parte dessa podridão, é muito difícil o povo digerir tanta corrupção numa vez só.

  18. Primeiramente, Fora Temer!!!
    Cara e inocente Senadora.
    O Brasil está podre como um todo, incluindo a Casa em que a Senhora desempenha suas funções, que tem como Presidente um multi delatado em corrupção, e cuja prisão foi pedida pelo PGR.
    O Judiciário está podre, desde sua instância maior.
    Será que a Odebrecht vai delatar alguma Juiz??
    O Coronel Diamantino Mendes anda muito agitado ultimamente.
    O Ministério Público mostrou quem é, na perseguição implacável a LULA e ao PT.
    A Câmara Federal, foi comandada por um delinquente que estava lá há séculos corrompendo a tudo e a todos, e o Janot não manda prender o AlibabáCunha.
    A PF, prendendo acusados e usando um policial corrupto e condenado.
    Agora me digam qual a Instituição que vale alguma coisa?
    Não são só os políticos.
    E vamos fechar a lista, lembrando que o Brasil é o País onde existe o maior número de empresários corruptos por metro quadrado.
    Aqueles que se reúnem numa sociedade de portas fechadas, representados por um empresário que não tem empresa, cujo objetivo é não pagar impostos e destruir os direitos sociais dos trabalhadores.
    Faltou alguém aí ?
    Ah, sim, os coxinhas midiotas e a elite mais podre do mundo, a brasileira.

  19. Fora Temer e República Capivariana!

  20. Limpeza só se nós elegermos o Barak Obama para presidente do Brasil pois cadê a listagem dos candidatos que não estão envolvidos na lava jato e outras falcatruas.
    O Brasil tá falido a culpa é de quem administra ou estou errado me ajuda ai, como diz o Datena.

  21. O castigo minimo para os Golpistas é serem chamados de golpistas sempre.

    Nunca maus terão sossego.

    Alo eleitores de Caiado, Carlão, Álvaro, Aluysio, Renan, Sarneys, Maluf. Ahhhh, esse não se importa. Perdeu a cócega.
    Ladrão golpista é elogio .

  22. A senadora Gleisi Hoffmann e também o marido dela, o ex-ministro Paulo Bernardo são os últimos a terem moral para condenar atos de corrupção. Sou contra a desclassificação de denunciantes, mas eles deveriam se dar conta das suas situações.

  23. ISSO SE O POVO, IGNORANTES DE PAI E MÃE, NÃO CAGAREM E SENTAREM EM CIMA DE NOVO, COMO EM 2014!!!!

  24. Mais de 300 picaretas e os acovardados e covardes ,assim mesmo segue com o golpe agora golpe dos golpe,para livrar a cara de si e dos golpistas vergonha ,vergonhoso.SENADORA tem toda razão.